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Aviso
titleImportante

Esta funcionalidade está em Fase de Piloto


 

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Section

VISÃO GERAL

Painel
borderStylesolid
titleVisão geralResumo

O Dashboard do TOTVS TSS, é uma plataforma disponibilizada para usuários com intuito de, através de uma interface gráfica, reunir e exibir de forma direta, amigável e de fácil entendimento os dados presentes no TSS.


Com o Dashboard Documentos Processados,os usuários conseguem verificar a volumetria de seus documentos processados no TSS, de forma rápida e clara. Para isso, basta informar os poucos parâmetros solicitados, clicar no botão de Pesquisar e o painel será montado com os seguinte dados:

  • Modelos de documento requisitado;
  • Quantidade mensal emitidas para o documento;
  • Total mensal de todos os documentos emitidos.


Tudo isso em poucos segundos.


Abaixo destacaremos os detalhes funcionais e técnicos desta plataforma.


REQUISITOS MÍNIMOS
Âncora
requisitos
requisitos
 

Painel
borderColorlightgray
borderWidth1
borderStylesolid
titlePRÉ-REQUISITOS MÍNIMOSConfiguração mínima
Aviso

O Dashboard necessita do TSS® Release 12.1.2310 ou superior e arquivos binários com data de expedição igual ou superior a Outubro/2022.

Aviso

O Dashboard necessita do último pacote da Expedição Contínua do TSS, para manter sua versão atualizada. 

https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/1080454

Informações
titlePorta Multiprotocolo e REST 2.0


O Dashboard necessita que esteja habilitada a Porta Multiprotocolo esteja habilitada e também se faça presente a configuração de Appserver do REST 2.0 no Appserver do TSS.


Abordaremos estes tópicos a seguir:


Na rotina de Dashboard temos mais uma opção de menu que é a Documentação. Esta opção basicamente leva o usuário ao documento mais atualizado sobre a interface de Dashoboard.

Image Removed

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Na rotina de Dashboard temos mais uma opção de menu que é a Documentação. Esta opção basicamente leva o usuário ao documento mais atualizado sobre a interface de Dashoboard.

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Totvs custom tabs box
tabs01 - Porta Multiprotocolo, 02 - REST 2.0
idsconf1,conf2
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciaconf1
Informações
titlePage Acessando Dashborad de Documentos ProcessadosPorta Multiprotocolo


Desenvolvido com novas tecnologias de mercado e recursos avançados o Dashboard garante melhor desempenho, eficiência e segurança. Para o correto funcionamento deste portal e de todos os artefatos é necessário habilitar a Porta Multiprotocolo.

Para isso:

  • Na seção GENERAL, deve-se incluir a chave “App_Environment”, cujo valor deve ser o nome do ambiente onde os serviços serão executados. 
  • Na seção DRIVERS,  deve-se habilitar a porta multiprotocolo na chave “MultiProtocolPort” com o valor = 1.
  • Por padrão a conexão SSL está ativa na porta multiprotocolo, os detalhes das configurações estão disponíveis na documentação Application Server - Porta Multiprotocolo. Para desabilitar a conexão por SSL é necessário informar a chave “MultiProtocolPortSecure = 0”


Bloco de código
firstline1
titleExemplo Appserver.ini
linenumberstrue
[General]
Port=7890
App_Environment=TSS_12.1.2210


[Drivers]
ACTIVE=TCP
MultiProtocolPortSecure=0
MultiProtocolPort=1


Image RemovedImage Added

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Para mais detalhes da configuração da sobre Porta Multiprotocolo, por favor verificar aqui.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapnf2conf2

Uma vez posicionado dentro da opção de menu Dashboard, basta preencher os parâmetros de filtros:

CNPJ: Informar o código de CNPJ da empresa cadastrada no TSS a qual deseja-se realizar a consulta dos documentos processados por esta empresa. Caso não seja informada a entidade, o sistema irá retornar dados de todas as entidades cujo CNPJ seja igual ao informado, independente dos valores de UF, IE e IDEMPRESA, aglutinando os documentos por CNPJ.

Entidade: Informar o código de entidade TSS para a qual deseja-se realizar a consulta dos documentos processados. Importante: Quando informados os campos CNPJ e ENTIDADE, o campo entidade irá complementar como filtro a mais ao campo CNPJ, desta forma tornando-se uma combinação de dados CNPJ e Entidade como filtro de busca.

Modelos de documento: Informar um ou mais modelos de documento eletrônico que serão levados em conta para apresentação do painel com resultado de volumetria de documentos processados.

Data Inicial - Data Final: Informar a data completa inicial e data completa final (range) de processamento de documentos processados no TSS a serem considerados para apresentação de resultados.

Importante destacar que apesar de ser possível informar o dia especifico do mês, este não será considerado como filtro, sendo considerado o mês completo. Também não serão considerados meses excedentes à 3 meses a partir da data inicial.

Exemplo 1:

Data inicial: 15/01/2023

Data final: 25/03/2023 

A consulta será realizada para o meses completos: 01/01/2023 à 31/03/2023.

Exemplo 2:

Data inicial: 15/01/2023

Data final: 25/06/2023 

A consulta será realizada para o meses completos: 01/01/2023 à 31/03/2023.

Após preenchimento dos parâmetros de filtro, o botão Pesquisar é habilitado para que efetivamente seja realizada a consulta da volumetria dos documentos informados.

A seguir, vídeo com exemplo da interface em funcionamento:

Image Removed

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Informações
titlePage Dashboard Documentos processados
Aviso
titleImportante

Para o mercado internacional utilizar o campo entidade e selecionar os modelos de documentos internacionais (REMITO ou FACT) irá retornar a quantidade desses documentos caso possuir dados.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapnf3
Informações
titlePage Documentação
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapnf4
Informações
titlePage Documentação
Comunicação REST 2.0


Devido a arquitetura simplificada, de plataformas independentes, escalabilidade e desempenho, a comunicação Dashboard com o servidor TSS é realizada através da comunicação REST. Para que essa comunicação ocorra será necessário efetuar algumas configurações no servidor APPServer do TSS. Para maiores informações sobre REST consulte o documento de referenciada da rotina:


Informações
titleEmpresa/Filial

Deve ser informado ao menos uma empresa e filial no cadastro do Mingle

Bloco de código
firstline1
titleExemplo Appserver.ini
linenumberstrue
;===================================================
;======================= REST ======================
;===================================================
[HTTPJOB]
MAIN=HTTP_START
ENVIRONMENT=TSS_12.1.2210

[HTTPV11]
Enable=1
Sockets=HTTPREST
TimeOut=120

[HTTPREST]
Port=1323
IPsBind=
URIs=HTTPURI
Security=0
;Para correto funcionamento do uso de REST com TSS o conteúdo da chave Security não deve ser alterado, permanecendo como 0
;Mais detalhes de uso consulte: https://tdn.totvs.com/x/gkkSCw

[HTTPURI]
URL=/tss/nfse
PrepareIn=ALL
Instances=1,10
CORSEnable=1
AllowOrigin=*
EXPIRATIONTIME=120
EXPIRATIONDELTA=1

;===================================================
;===============  Chamada dos Jobs  ================
;===================================================
[ONSTART]
JOBS = JOB_HTTP,JOB_WS,IPC_ONDEMAND,IPC_CONT,TSSTASKPROC,IPC_SMTP, HTTPJOB
REFRESHRATE=10


Image Added

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Para mais detalhes sobre Porta Multiprotocolo, por favor verificar aqui.

PRÉ-CONDIÇÃO

Âncora
CONFIG_PILOTO
CONFIG_PILOTO

Painel
titleCONSOLIDAÇÃO DE DADOSConsolidação de dados


Para a apresentação dos dados no Dashboard de documentos processados, é necessário que o TSS realize a consolidação dos documentos presentes no TSS de forma antecipada à consulta realizada através deste painel.

Para isso, há um processo de consolidação dos documentos presentes no TSS, realizado diariamente e de forma automática disparado internamento, coletando e consolidando todos os documentos recepcionados, independentemente do status do documento (autorizado ou não).

Após este processamento de consolidação, os dados são armazenados e disponibilizados de forma otimizada para futuras consultas.

Não se faz necessária nenhuma configuração adicional para tal procedimento, uma vez que já está embarcado nos processos realizados pelo TSS. Com o repositório TSS atualizado com o Expedição Continua destacado anteriormente em Requisitos Mínimos, o sistema já é capaz de realizar tal procedimento detalhado anteriormente.


Aviso
titleImportante

Importante ressaltar que, após atualização do sistema TSS, como primeira carga de dados, somente serão consolidados os todos documentos processados no mês corrente. Os documentos de meses passados não serão considerados para consolidação de forma automáticadesde 01/01/2023 até o dia anterior a data corrente. Todos os dias serão atualizados os valores para o mês atual.


DASHBOARD TSS

Âncora
dashboard
dashboardPortal New NFS-ePortal New NFS-e

Painel
titleDashborad TSS - Exemplo de utilização.


Demonstração pratica de utilização e das principais funcionalidades do Dashboard de Documento processados pelo TSS.


Totvs custom tabs box
tabs01 - Acessando o Dashboard, 02 - Dashboard Documentos Processados, 03 - Acessando Documentação
idspnf1,pnf2,pnf3
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapnf1
Informações
titlePage Acessando Dashborad de Documentos Processados


Para acessar o Dashboard usuário deve acessar o TSS Interface. O portal foi disponibilizado tanto para o Administrador quanto para os usuários cadastrados.

Uma vez dentro do TSS Interface, basta clicar na nova opção de menu com nome "Dashboard".


Configurações de Acesso

Para realizar o acesso às interfaces do TSS é preciso configurar um usuário com acesso ao Sistema, então:

1. Execute o SmartClient do TSS acessando o TSSINTERFACE.

2. No primeiro acesso, faça o login com o usuário ADMIN e senha ADMIN; o aplicativo solicita que seja definida uma nova senha para o usuário ADMIN.

3. O aplicativo acessa o gerenciamento de usuários que permite manipular as contas que podem acessar o Sistema.

4. Crie um usuário. Informe o nome e clique no ícone de Adição.

5. Defina a senha de acesso, que deve ser redefinida no primeiro acesso (semelhante ao acesso com o usuário ADMIN) e adicione o CNPJ da empresa/filial que o usuário deve ter acesso.

6. Clique no ícone representado pelo disquete para salvar as configurações.

7. Acesse o aplicativo com o usuário recém-criado para utilizar as funcionalidades.


Image RemovedImage Added

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Conteúdo Relacionado

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapnf2
Informações
titlePage Dashboard Documentos processados


Uma vez posicionado dentro da opção de menu Dashboard, basta preencher os parâmetros de filtros:

CNPJ: Informar o código de CNPJ da empresa cadastrada no TSS a qual deseja-se realizar a consulta dos documentos processados por esta empresa. Caso não seja informada a entidade, o sistema irá retornar dados de todas as entidades cujo CNPJ seja igual ao informado, independente dos valores de UF, IE e IDEMPRESA, aglutinando os documentos por CNPJ.

Entidade: Informar o código de entidade TSS para a qual deseja-se realizar a consulta dos documentos processados. Importante: Quando informados os campos CNPJ e ENTIDADE, o campo entidade irá complementar como filtro a mais ao campo CNPJ, desta forma tornando-se uma combinação de dados CNPJ e Entidade como filtro de busca.

Modelos de documento: Informar um ou mais modelos de documento eletrônico que serão levados em conta para apresentação do painel com resultado de volumetria de documentos processados.

Data Inicial - Data Final: Informar a data completa inicial e data completa final (range) de processamento de documentos processados no TSS a serem considerados para apresentação de resultados.

Importante destacar que apesar de ser possível informar o dia especifico do mês, este não será considerado como filtro, sendo considerado o mês completo. Também não serão considerados meses excedentes à 3 meses a partir da data inicial.

Exemplo 1:

Data inicial: 15/01/2023

Data final: 25/03/2023 

A consulta será realizada para o meses completos: 01/01/2023 à 31/03/2023.


Exemplo 2:

Data inicial: 15/01/2023

Data final: 25/06/2023 

A consulta será realizada para o meses completos: 01/01/2023 à 31/03/2023.


Após preenchimento dos parâmetros de filtro, o botão Pesquisar é habilitado para que efetivamente seja realizada a consulta da volumetria dos documentos informados.


A seguir, vídeo com exemplo da interface em funcionamento:

[Clique na imagem para ampliar]


Aviso
titleImportante

Para o mercado internacional utilizar o campo entidade e selecionar os modelos de documentos internacionais (REMITO ou FACT) irá retornar a quantidade desses documentos caso possuir dados.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapnf3
Informações
titlePage Documentação


Na rotina de Dashboard temos mais uma opção de menu que é a Documentação. Esta opção basicamente leva o usuário ao documento mais atualizado sobre a interface de Dashoboard.

Image Modified

[Clique na imagem para ampliar]

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapnf4
Informações
titlePage Documentação


Na rotina de Dashboard temos mais uma opção de menu que é a Documentação. Esta opção basicamente leva o usuário ao documento mais atualizado sobre a interface de Dashoboard.

Image Modified

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Painel
borderColorlightgray
borderWidth1
borderStylesolid
titleASSUNTOS RELACIONADOS
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