Não, não é Até a Build 20180606 não era possível, pois, o true suporta por compatibilidade campos do tipo MEMO presentes na estrutura dos arquivos DBF.
Caso seja feita uma query onde é retornado um campo MEMO explicitamente (selecionando um campo MEMO em uma query) ou implicitamente (executando um SELECT * em uma tabela que contém um campo MEMO), será registrado no arquivo de console do true uma mensagem de advertência, indicando que o campo MEMO foi removido do registro retornado.
Exemplos de mensagem de advertência:
[WARNING] Unsupported blob type [123] in field FLD_MEMO - Column removed from result set because binary (blob/image/memo) data types are not supported in query - (tOCI8Stmt::AssignFields)
[WARNING] Unsupported binary type [123] in field FLD_MEMO - Column removed from result set because binary (blob/image/memo) data types are not supported in query - (tOCI8Stmt::AssignFields)
[WARNING] Unsupported clob type [123] in field FLD_MEMO - Column removed from result set because binary (blob/image/memo) data types are not supported in query - (tOCI8Stmt::AssignFields)
[WARNING] Unsupported long type [123] in field FLD_MEMO - Column removed from result set because binary (blob/image/memo) data types are not supported in query - (tOCI8Stmt::AssignFields)
[WARNING] Unsupported column type [123] in field FLD_MEMO - Column removed from result set because binary (blob/image/memo) data types are not supported in query - (tOCI8Stmt::AssignFields)
Unsupported column type [123] in field FLD_MEMO - Column removed from result set because binary (blob/image/memo) data types are not supported in query - (tODBCStatement::BindCols
A partir do DBAccess Build 20180606, usando um TOTVS Application Server e Framework do ERP atualizados, passou a ser suportado o retorno de campos MEMO em QUERY, desde que a Query seja codificada no fonte AdvPL usando o EMBEDDED SQL , e o(s) campo(s) MEMO seja(m) o(s) último(s) campo(s) da QUERY.
A versão debug pode ser encontrada no pacote de atualização, na pasta debug, liberado no Portal de Suporte.
Pare o serviço do true.
Faça um backup da pasta onde ele está instalado.
Copie todo o conteúdo da pasta debug e sobrescreva os arquivos.
Apague o dbconsole.log, dbconsole.bak (caso exista) e qualquer arquivo core_*dmp (caso exista).
Reinicie o true.
Obs.: Para análise de problemas de queda, colete os arquivos dbconsole.log, dbconsole.bak (caso exista), dbaccess.ini e coredump (core_dbg_*.dmp) gerado na mesma pasta do true. Compacte os arquivos e anexe ao ticket aberto no Suporte Tecnologia.
Caso não seja observada a geração do arquivo coredump, recomendamos avaliar a utilização da chave .
A versão debug pode ser encontrada no pacote de atualização, liberado no Portal de Suporte
pasta multi/debug, para distribuição MultiDB
pasta informix/dbug, para distribuição exclusiva para Informix.
Encerre o true.
Faça um backup da pasta onde ele está instalado.
Copie o conteúdo da pasta debug para a pasta onde o true está instalado.
Apague o dbconsole.log e dbconsole.bak (caso exista).
A partir daqui, todos os comandos devem ser executados como root.
Defina o tamanho de um core dumps como ilimitado.
Reinicie o true.
Obs.: Para análise de problemas de queda, colete os arquivos dbconsole.log, dbconsole.bak (caso exista), dbaccess.ini e coredump (core*) gerado na mesma pasta do true. Compacte os arquivos e anexe ao ticket aberto no Suporte Tecnologia.
Algumas distribuições e/ou versões de Linux podem gerar o arquivo coredump em outro lugar, que não na pasta de instalação da aplicação. Para mais detalhes, consulte o arquivo /var/log/messages ou agende um analista de infraestrutura.
As versões de true anteriores a 17.2.1.5, não estavam deletando/removendo as sequences criadas para tabelas temporárias e consequentemente deixando sequences órfãs no SGDB.
Para remover as sequences órfãs, execute o procedimento abaixo:
Parar os serviços/processos do true
Abrir um client Oracle de sua escolha (sqlplus, isql, Oracle SQL Developer, etc...)
Conectar na base de dados utilizando o mesmo usuário utilizado pelo true
Executar o script abaixo através do client conectado a base de dados:
Ao ativar o monitoramento de índices do true, está prevista uma queda no desempenho da ferramenta por conta da sobrecarga necessária ao monitoramento.
Quando o recurso for desativado e o true reiniciado, a primeira conexão pode apresentar lentidão, pois, sua rotina de sanitização apagará os dados da tabela TOP_IDXSTATS.
A partir do true versão 18.2.1.0, não haverá lentidão na sanitização da tabela TOP_IDXSTATS, pois, a rotina de limpeza automática foi otimizada.
Se for observada lentidão na primeira conexão com true em versões inferiores à 18.2.1.0, é recomendado:
Parar o serviço do true
Abrir um client do SGBD de sua escolha
Conectar na base de dados utilizando o mesmo usuário utilizado pelo true
Apagar a tabela TOP_IDXSTATS com o comando abaixo: