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Painel
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HTML
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	<div class="flows-callout">
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		</div>
		<div class="flows-callout-body">
			<p class="flows-callout-text"><b>NOTA:</b><br>Esse <i>flow</i> não está integrado a nenhum ERP e nem a sistemas de abertura de chamados.</p>
		</div>
	</div>
</div>
Dica

Este flow segue as leis gerais de proteção de dados - LGPD. O tratamento de dados pessoais realizado, possibilita que o administrador do Fluig faça a anonimização de dados, caso deseje ou seja solicitado. Para isso, basta acessar: Painel de controle > Segurança e acesso > Anonimizar e exportar dados pessoais.


Como adquirir

...

O flow de abertura de chamado é listado como uma solução paga no recurso Itens da Store do TOTVS Fluig Plataforma a partir da atualização Mist - 1.8.0-230523.

...

Depois de adquirir esse flow, ele estará liberado para instalação a partir do recurso Itens da Store.


Requisito para uso

...

Para instalar e utilizar esse flow, é necessário:

...

Durante a instalação desse flow, é necessário definir as seguintes parametrizações:

  • cadastro de tipos de ocorrência;
  • atribuição de responsável por atividade;
  • definição de gestor do processo;

algumas parametrizações, que são divididas em quatro etapas:

  • Geral: onde são definidos os dados gerais do processo, como gestor e prazos de expiração e de aviso;
  • Responsáveis: onde são definidos os responsáveis e o SLA de cada atividade;
  • Cadastros: onde são definidas as opções que serão selecionadas durante a abertura de solicitação do processo que, nesse caso, são os tipos de ocorrência;
  • Revisão: onde são listados os principais dados do processo que será criado para conferênciapersonalização de SLA por atividade.


Instalar e configurar flow 
Âncora
instalar
instalar

...

Multimedia
nameInstalar e configurar instalando flow Abertura abertura de chamado.mp4
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autostarttrue
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...

02. No agrupador Aplicativos, clique em Itens da Store.

Painel
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É possível ainda acessar diretamente pelo ícone da Store Image Added localizado no menu lateral, para ir diretamente para os aplicativos.

Por padrão, apenas administradores da plataforma tem acesso ao Painel de controle e, consequentemente ao recurso Itens da Store. Porém, como as permissões podem ser personalizadas, o acesso a esse recurso segue o que foi definido na sua plataforma.

03. Na área Flows do recurso Itens da Store, localize e clique no flow Abertura de chamados.

04. Clique em Instalar Configurar.

Painel
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A instalação é iniciada e, quando concluída, uma notificação é emitida.

05. Com a instalação concluída, clique em Configurar – localizado no quadro do flow.06. Em Dados gerais, defina Na etapa Geral, em Dados gerais, defina as informações solicitadas.

Painel
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Código identificador do processo
Exibe o código de identificação do processo. Não é possível alterá-lo.

Título do processo
Título que visa facilitar o reconhecimento do processo e do seu objetivo. Esse título será exibido posteriormente no recurso Iniciar solicitação.

Instruções
Breve descrição sobre os detalhes do processo e instruções para os solicitantes utilizarem.

Categoria
Categoria na qual o processo se enquadra. Ele será exibido dentro dessa categoria no recurso Iniciar solicitação.

Pessoa gestora do processo
Pessoa que será definida como gestora do processo, ou seja, na ausência do responsável por alguma atividade, essa pessoa pode substitui-lo e continuar com a movimentação da solicitação. Se não for definida uma pessoa gestora, apenas os responsáveis pelas atividades poderão movimentar a solicitação, ou seja, na ausência de algum responsável, a solicitação permanecerá parada. As opções disponíveis são:

  • Um grupo específico: quando selecionada, determina que os gestores serão as pessoas que fazem parte de um determinado grupo;
  • Um papel específico: quando selecionada, determina que os gestores serão as pessoas que fazem parte de um determinado papel;
  • Uma pessoa específica: quando selecionada, determina que o gestor será uma pessoa específica.

Grupo, papel ou usuário
Grupo, papel ou pessoa que será definida como gestora do processo, de acordo com a opção que foi selecionada em Pessoa gestora do processo.

Prazo de expiração (em horas)
Tempo máximo acordado, em horas, durante o qual a solicitação ficará disponível. Ao atingir o tempo máximo, uma notificação é emitida informando que a solicitação expirou. Ao ser configurado, o tempo é calculado levando em conta o expediente padrão cadastrado na plataforma. Esse prazo não pode ser menor que o prazo de notificação.

Prazo de notificação (em horas)
Tempo máximo acordado, em horas, durante o qual uma notificação informando o status da solicitação é enviadapara que uma notificação seja enviada antes do prazo de expiração da solicitação. Ao ser configurado, o tempo é calculado levando em conta o expediente padrão cadastrado na plataforma. Esse prazo não pode ser maior que o prazo de expiração.

0706. Clique em Avançar.

08. Em 07. Na etapa Responsáveis, em Solicitante, defina as informações necessárias para cada atividade de quem vai abrir solicitações.

Painel
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1 - ABRIR SOLICITAÇÃO

Quem poderá abrir uma solicitação
Pessoas que podem abrir solicitação no processo criado por esse flow. As opções disponíveis são:

  • Um grupo específico: quando selecionada, determina que todas as pessoas que fazem parte de um determinado grupo podem abrir solicitação;
  • Um papel específico: quando selecionada, determina que todas as pessoas que fazem parte de um determinado papel podem abrir solicitação;
  • Uma pessoa específica: quando selecionada, determina que apenas uma pessoa específica pode abrir solicitação;
  • Qualquer pessoa: quando selecionada, determina que qualquer pessoa pode abrir solicitação.

Grupo, papel ou usuário
Grupo, papel ou pessoa que pode abrir solicitações nesse processo, de acordo com a opção que foi selecionada em Quem poderá abrir uma solicitação.

Acompanhamento
Envio de notificação sobre o início da solicitação para as pessoas envolvidas. As opções disponíveis são:

  • Notificar responsável: quando assinalada, determina que uma notificação sobre o início da solicitação será enviada ao responsável pela primeira atividade;
  • Notificar requisitante: quando assinalada, determina que uma notificação sobre o início da solicitação será enviada ao requisitante/solicitante;
  • Notificar gestor: quando assinalada, determina que uma notificação sobre o início da solicitação será enviada ao gestor do processo.

Prazo de conclusão (em horas)
Tempo, em horas, dentro do qual essa atividade deve ser concluída.

COMPLEMENTAR OS DADOS DA SOLICITAÇÃO

. Após esse tempo, ela será considerada atrasada. Se configurado, o tempo é calculado levando em conta o expediente padrão cadastrado na plataforma e o momento em que o solicitante iniciou a solicitação.


2 - COMPLEMENTAR OS DADOS DA SOLICITAÇÃO

Acompanhamento
Envio de notificação sobre o início Acompanhamento
Envio de notificação sobre o início da atividade de complemento de informações para as pessoas envolvidas. As opções disponíveis são:

  • Notificar responsável: quando assinalada, determina que uma notificação sobre o início da atividade de complemento de informações será enviada ao responsável por ela;
  • Notificar requisitante: quando assinalada, determina que uma notificação sobre o início da atividade de complemento de informações será enviada ao requisitante/solicitante;
  • Notificar gestor: quando assinalada, determina que uma notificação sobre o início da atividade de complemento de informações será enviada ao gestor do processo.

Prazo de conclusão (em horas)
Tempo, em horas, dentro do qual a atividade de complemento de informações deve ser concluída.

ANALISAR SERVIÇO

. Após esse tempo, ela será considerada atrasada. Se configurado, o tempo é calculado levando em conta o expediente padrão cadastrado na plataforma e o momento em que o solicitante recebeu ou assumiu a atividade.


3 - ANALISAR SERVIÇO

Acompanhamento
Envio de notificação sobre o início da análise do serviço para as Acompanhamento
Envio de notificação sobre o início da análise do serviço para as pessoas envolvidas. As opções disponíveis são:

  • Notificar responsável: quando assinalada, determina que uma notificação sobre o início da análise do serviço será enviada ao responsável por ela;
  • Notificar requisitante: quando assinalada, determina que uma notificação sobre o início da análise do serviço será enviada ao requisitante/solicitante;
  • Notificar gestor: quando assinalada, determina que uma notificação sobre o início da análise do serviço será enviada ao gestor do processo.

Prazo de conclusão (em horas)
Tempo, em horas, dentro do qual a análise do serviço deve ser concluída.

09. Em Analista, defina as informações necessárias.

Após esse tempo, ela será considerada atrasada. Se configurado, o tempo é calculado levando em conta o expediente padrão cadastrado na plataforma e o momento em que o solicitante recebeu ou assumiu a atividade.

08. Ainda na etapa Responsáveis, em Analista, defina as informações necessárias para a atividade de quem vai analisar as solicitações.

Painel
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Painel
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1 - ANALISAR SOLICITAÇÃO

Quem poderá analisar a solicitação
Pessoas que podem assumir e analisar a solicitação do processo criado por esse flow. As opções disponíveis são:

  • Um grupo específico: quando selecionada, determina que a solicitação será enviada para um grupo específico e qualquer um do grupo pode analisá-la;
  • Um papel específico: quando selecionada, determina que a solicitação será enviada para um papel específico e qualquer um do papel pode analisá-la;
  • Uma pessoa de um grupo específico: quando selecionada, determina que a solicitação será enviada para uma pessoa de um grupo específico e apenas ela pode analisá-la;
  • Uma pessoa de um papel específico: quando selecionada, determina que a solicitação será enviada para uma pessoa de um papel específico e apenas ela pode analisá-la;
  • Uma pessoa específica: quando selecionada, determina que apenas uma pessoa específica pode analisar a solicitação.

Grupo, papel ou usuário
Grupo, papel ou pessoa que pode assumir a solicitação, de acordo com a opção que foi selecionada em Quem poderá analisar a solicitação.

Acompanhamento
Envio de notificação sobre o início da análise da solicitação para as pessoas envolvidas. As opções disponíveis são:

  • Notificar responsável: quando assinalada, determina que uma notificação sobre o início da análise da solicitação será enviada ao responsável por ela;
  • Notificar requisitante: quando assinalada, determina que uma notificação sobre o início da análise da solicitação será enviada ao requisitante/solicitante;
  • Notificar gestor: quando assinalada, determina que uma notificação sobre o início da análise da solicitação será enviada ao gestor do processo.

Prazo de conclusão (em horas)
Tempo, em horas, dentro do qual a análise da solicitação deve ser concluída.

10. Clique em Avançar.

Após esse tempo, ela será considerada atrasada. Se configurado, o tempo é calculado levando em conta o expediente padrão cadastrado na plataforma e o momento em que o responsável recebeu ou assumiu a atividade.

09. Clique em Avançar.

10. Na etapa Cadastros, em 11. Em Categorizar solicitações, defina os tipos de ocorrência que podem ser atendidas pelo processo criado por esse flow. Esses tipos são as opções que poderão ser selecionadas no momento de abertura da solicitação.

Painel
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Ordenação
Ordem dos tipos de ocorrência. Ela não pode ser alterada.

Rótulo
Nome dos tipos de ocorrência que podem ser atendidas pelo processo, como dúvida, apoio, suporte, dentre outros.

Adicionar mais itens à lista
Número de itens que deseja adicionar à lista de tipos de ocorrência. Para adicionar, basta informar o número e clicar em Confirmar.

1211. Clique em Avançar.

13. Revise os dados 12. Na etapa Revisão, em Dados do processo, confira as principais informações do processo que será criado.

Painel
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Se necessário, clique em Voltar até a etapa desejada para ajustar alguma configuração.

1413. Clique em Instalar .

Painel
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Ao finalizar a instalação, um processo com o nome e na categoria definidos na configuração é listado no recurso Iniciar solicitações.


Editar flow

...

Multimedia
nameEditar editando e atualizando flow Abertura abertura de chamadochamados.mp4
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...

02. No agrupador Aplicativos, clique em Itens da Store.

Painel
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Por padrão, apenas administradores da plataforma tem acesso ao Painel de controle e, consequentemente ao recurso Itens da Store. Porém, como as permissões podem ser personalizadas, o acesso a esse recurso segue o que foi definido na sua plataforma.

03. Na área Flows do recurso Itens da Store, localize o flow Abertura de chamados.

...

02. No agrupador Aplicativos, clique em Itens da Store.

Painel
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Por padrão, apenas administradores da plataforma tem acesso ao Painel de controle e, consequentemente ao recurso Itens da Store. Porém, como as permissões podem ser personalizadas, o acesso a esse recurso segue o que foi definido na sua plataforma.

03. No recurso Itens da Store, localize e clique no flow de abertura de chamados.

04. Clique em Atualizar.

Painel
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As novidades e correções liberadas para o flow serão aplicadas na sua instalação.

Para pode utilizar as informações e melhorias da atualização liberada será necessário acessar o configurador do processo clicando em Configurar e passar pelas etapas Geral, Responsável, Cadastros e na etapa Revisão clicar no botão Atualizar.

Ao clicar em atualizar, uma nova versão do processo será criada com todas as correções e melhorias. As solicitações que estão em andamento continuarão com as configurações da versão antiga. Apenas as novas solicitações que forem abertas terão as configurações da nova versão do processo.

Ao realizar estes passos, as novidades e correções serão liberadas para o flow Abertura de chamado.


Processo criado

...

Ao finalizar a instalação do flow, o processo criado é listado juntamente com os demais processos existentes na plataforma, tanto no recurso Configurar processos quanto no Iniciar solicitações.

...

As atividades que compõem o processo são:

Estado
titleInício

...

titleInício

Solicitante inicia o processo, preenche as informações necessárias e envia a solicitação.

Estado
titleAnalisar solicitação

1

...

1. Atribuição → quem será atribuído como responsável pela solicitação:

    1. Se estiver configurada, é enviada para o responsável.
    2. Se não estiver configurada, o solicitante precisa escolher um responsável dentre os usuários cadastrados na plataforma.

2. Prazo de expiração → tempo em horas para execução da atividade até que seja considerada em atraso:

    1. Se estiver configurado, o tempo é calculado levando em conta o expediente padrão cadastrado na plataforma e o momento em que o responsável recebeu ou assumiu a atividade.
    2. Se não estiver configurado, a tarefa fica com o status "sem prazo definido".

3. Prazo de aviso → tempo em horas para o responsável ser avisado antes do prazo de expiração:

    1. Se estiver configurado, no tempo determinado o responsável é notificado sobre a expiração da atividade;
    2. Se não estiver configurado, não é emitida nenhuma notificação.

4. Responsável entende a demanda e pode tomar as seguintes ações:

1a. Consegue resolver?

      1. Sim - envia para a atividade Analisar Serviço, de forma que o solicitante possa validar a solução proposta;
      2. Não - surgem duas opções:
        1. a atual solicitação possui inconsistências que impedem sua movimentação: nesse caso, a solicitação será finalizada;
        2. a atual solicitação carece de informações, o que limita o entendimento da real necessidade do usuário: nesse caso, a solicitação é enviada para a atividade Solicitar informações ao usuário, onde a atribuição é automática devolvendo-a para quem solicitou o serviço pedindo mais informações.

...

É necessário que o flow Abertura de chamado esteja instalado e devidamente parametrizado para abrir uma solicitação. Os usuários que podem abrir solicitação são os que foram definidos na configuração do flow, no campo "Quem poderá abrir uma solicitação?".

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