Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

TOTVS Gestão de Pessoas

Módulo

Gestão Organizacional

Segmento Executor

RM

Projeto1

 

IRM1

 

Requisito1

 

Subtarefa1

 

Chamado2

 

País

( x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros




Objetivo

O objetivo deste projeto é definir um novo modelo de hierarquia a ser utilizado pelos sistemas de Recursos Humanos da Linha RM.
O modelo tem como base a hierarquia de seções, porém permite maior flexibilidade para os clientes e melhor usabilidade para os usuários.
A definição de chefes/subordinados utilizada pelos sistemas de RH passa a respeitar o modelo de posições.

 

Definição da Regra de Negócio


História: RHUAGIL-116 Listagem de auxiliares no Portal

Como: Chefe de uma posição

Eu Preciso: Uma lista de auxiliares ativos para as posições que ocupo.

Para conseguir: visualizar e tomar ações relacionadas a auxiliares.

 

Critérios de aceitação:

  •  Deve haver uma lista dos auxiliares ativos para as posições que o chefe ocupa. Por meio da lista deve ser possível editar os registros de auxiliares (edição será implementada em outra história).

Tela: 

 

História: RHUAGIL-117 Definição de auxiliar no Portal

Como: Chefe de uma posição

Eu Preciso: Ter a possibilidade de definir e editar auxiliares (funcionário ou externo), que poderão atuar como chefes auxiliares de minhas posições. Posso escolher para quais posições desejo atribuir o auxiliar e para qual período.

Para conseguir: delegar tarefas para auxiliares executarem na minha ausência ou simplesmente me auxiliando em minhas tarefas.

Critérios de aceitação:

  • A partir da lista dos auxiliares ativos para as posições que o chefe ocupa, deve ser possível editar os registros de auxiliares.
  •  É É possível editar o período de substituição. Alterando a Data Final o chefe pode finalizar a atuação do auxiliar.
  • Na tela de inclusão deve haver uma lista das posições que o chefe ocupa, e onde podem ser selecionadas as posições que o participante indicado deve ser incluído como auxiliar. Pelo menos uma posição deve ser marcada para salvar o registro. Se tiver só uma posição, esta já deve vir marcada.
  •  Deve Deve ser possível escolher um funcionário ou um externo. Só subordinados estarão disponíveis para serem escolhidos.
  • É obrigatório informar o período. Data inicial deve ser menor ou igual a data final. 
  • O sistema gera um registro de auxiliar para cada posição marcada na tela. Nos registros gerados, além das informações exibidas na tela, o sistema grava o usuário responsável e o momento em que o auxiliar foi definido.


Tela:

 

História: RHUAGIL-170  Gerar cópia de Gestões por Posição

 

Como: Analista de RH

 Eu preciso: ter um assistente que permita criar cópias de uma Gestão por Posições e seu conteúdo. Criando uma cópia de gestão, posso iniciar um planejamento ou revisão da nova gestão sem impactar a gestão oficial. Em outro momento, se necessário, a nova gestão poderá tornar-se a gestão ativa.

 Para conseguir: Planejar uma Gestão por Posições antes de colocá-la em prática.

 Critérios de aceitação:

  • O processo só pode ser acionado se uma única gestão estiver selecionada na visão de gestões.
  • O usuário deverá informar o nome da nova gestão que será gerada. Além disso, O assistente deverá dar as seguintes opções ao usuário:
  • Cópia de times: deve ser escolhida uma opção.
    • Copiar todos os times da gestão (marcado por padrão);
    • Copiar apenas os times que possuem participantes;
    • Nenhum.
  • Cópia de posições: se a primeira opção for marcada, as duas seguintes estarão disponíveis.
    • Copiar as posições da gestão (marcado por padrão);
    • Copiar os líderes da posição (só pode ser marcado se a opção anterior estiver marcada) (marcado por padrão);
      • Copiar somente os líderes vigentes (habilitado somente se o usuário selecionar a opção de cópia dos líderes, se estiver marcado os líderes não vigentes não serão copiados para a nova Gestão a ser criada);
    • Copiar os vínculos de times com posições (só pode ser marcado se alguma cópia de times foi marcada e se o item “Copiar as posições da gestão” foi marcado) (marcado por padrão).
  • O padrão de opções para abertura da tela é o que está definido no protótipo anexado.
  • A execução do processo irá criar uma nova Gestão e copiará, além das informações básicas, os itens escolhidos entre as opções acima expostas.
  • Não deve ser copiado o histórico de ativações da gestão.

Tela:

Image Added


História: RHUAGIL-311 Processo de exclusão de gestão de hierarquia

Como: analista de RH 

Eu preciso: excluir uma gestão de hierarquia não ativa independente se a mesma possui posições, times, lideres e etc vinculadas a ela.

Para conseguir: remover completamente e rapidamente uma gestão não utilizada.

Critério de aceitação:

  • Garantir que todos os registros vinculados a gestão foram removidos.
  • Garantir que a gestão foi removida.
  • Não permitir que o processo seja executado se a gestão estiver ativa.
  • Exibir numa etapa do processo a quantidade de times, posições lógicas, posições físicas e líderes existentes na gestão.

Tela:

 

 

 

 

Image Added


História: RHUAGIL-314  Gestão de hierarquia multi-coligada

Como: analista de RH

Eu preciso: definir gestões de hierarquia que se relacionam entre as coligadas existentes.

Para conseguir: gerir a hierarquia de toda a empresa.

Critérios de aceitação:

  • No cadastro de líder deve ser possível cadastrar líderes de qualquer coligada. Para isso deve ser incluído um lkp para a escolha da coligada antes dos lkps de funcionário e externo. Na inclusão, por padrão este lkp será carregado com a coligada corrente.
    • Todas as validações do cadastro de líder devem olhar para o campo codcoligadalider.

 


Impactos em funcionalidades

As seguintes funcionalidades dos produtos de RH foram adaptadas para, de acordo com a parametrização, utilizar a regra de hierarquia correta para a coligada:

  • Processo de criação de atendente no RM Agilis
  • Análise Salarial
  • Inclusão de Metas no Portal
  • Avaliação de Desempenho por Competências
  • Organograma
  • Envio de e-mail para Gestor no Mapa de Conhecimento e Análise de Potencial
  • Visão de Subordinados
  • Fluxo padrão de requisições
  • Requisições – Winforms
  • Requisições – Portal
  • Cadastro de Anotação Pessoal - Winforms
  • Aprovação de Batidas
  • Saldo de Banco de Horas
  • Aprovação de Batidas em Grupo
  • Aprovar Abonos
  • Encerrar liderança de um funcionário ao demitir o funcionário
  • Gestão de Ferias
  • Anexo de Funcionários Lotados na Seção
  • Rotinas de chefia do Agilis (CRM)

 Em todos os pontos citados acima, o sistema irá validar se deve exibir chefe/subordinado de acordo com a regra de hierarquia por posições ou por seções, de acordo com a parametrização.

O comportamento interno dos itens não foi alterado. 

 

 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.