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indent8.1.1
exclude.*ndice
stylenone

Objetivo

 Essa funcionalidade corresponde a toda e qualquer pessoa que execute a mão de obra de serviços. A partir desse cadastro são realizados os apontamentos nas Ordens de Serviços.

 Este cadastro é utilizado na alocação automática dos atendentes. 


Informações
titleNota

A integração do Gestão de Serviços com o RH contempla a reestruturação da tabela AA1 (Atendentes) para realizar a ligação entre um atendente com o Funcionário (Tabela SRA). Dessa forma, ao selecionar o campo Cod. Funcionário é feito o gatilho nos campos Turno e Centro de Custo informando os valores dos campos Turno e Centro de Custo do cadastro de Funcionário.

Informações
titleNota

Cadastro de Atendentes pela Importação de Funcionários

A configuração de atendentes consiste em incluir por meio do assistente de geração do contrato, de forma manual ou automática, os funcionários já cadastrados no Recursos Humanos e que ainda não estão vinculados a nenhum atendente.

Importante: Existe a possibilidade de alterar informações da filial do funcionário quando o mesmo for admitido recentemente, realizando a transferência pelo RH (RH - Linha Protheus - GPE - Procedimento para transferências de funcionários) Para que a nova matricula seja apresentada na rotina de Atendentes(TECA020) é necessário que seja realizada a Importação de Funcionários na nova filial do atendente. 

Informações
titleNota

Histórico Disciplinar

No Cadastro de Atendentes, é possível consultar o histórico disciplinar por meio do menu Outras Ações\ Histórico Disciplinar.

O Sistema apresenta uma tela dividida em cinco colunas: Filial, Código, Tipo, Disciplina e Descrição, com a lista de disciplinas cadastradas para o atendente selecionado.


Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 

...

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelIncluir

Para a geração de atendimento de ordens de serviços, acesse Atualizações / Efetivo Operacional / Geração de Atendimentos de Ordens de Serviços.incluir um cadastro de atendente, clique em Incluir.

Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em OkPreencha a tela dos Parâmetros.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id2
labelAlterar

Para a geração de atendimento de ordens de serviços, acesse Atualizações / Efetivo Operacional / Geração de Atendimentos de Ordens de Serviços.Preencha a tela dos Parâmetrosalterar o cadastro, selecione o atendente e clique em Alterar.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id3
labelVisualizar

Para a geração de atendimento de ordens de serviços, acesse Atualizações / Efetivo Operacional / Geração de Atendimentos de Ordens de Serviços.Preencha a tela dos Parâmetrosvisualizar o cadastro do atendente, selecione o registro desejado e clique em Visualizar.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id4
labelExcluir

Para a geração de atendimento de ordens de serviços, acesse Atualizações / Efetivo Operacional / Geração de Atendimentos de Ordens de Serviços.

Preencha a tela dos Parâmetros.

excluir o cadastro, no browse da rotina, selecione o atendente e clique em Outras Ações / Excluir.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id5
labelCopiar

Para a geração de atendimento de ordens de serviços, acesse Atualizações / Efetivo Operacional / Geração de Atendimentos de Ordens de Serviços.Preencha a tela dos Parâmetrosrealizar uma cópia, no browse da rotina, selecione o atendente e clique em Outras Ações / Copiar.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id6
labelImportação de funcionários

Para realizar a geração de atendimento de ordens de serviços, acesse Atualizações / Efetivo Operacional / Geração de Atendimentos de Ordens de Serviços.Preencha a tela dos Parâmetrosimportação de funcionários, clique em Outras Ações / Importação de funcionários.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Importante: Está funcionalidade pode ser substituída pela implementação do ponto de entrada At020IFunc

Card
defaulttrue
id7
labelHistórico Disciplinar

No Cadastro de Atendentes, é possível consultar o Histórico Disciplinar.Selecione o atendente e clique em Alterar ou Visualizar.

Clique em Outras Ações / Histórico Disciplinar.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

 

...

Campo:

Descrição

Atendente De?

Pressione F3 e selecione o código inicial do atendente.

Exemplo:

000000000002TEC

Atendente Até?

Pressione F3 e selecione o código final do atendente.

Exemplo:

000000000003TEC

Data Início De?

Informe a data inicial.

Exemplo:

01/06/2016

Data Fim Até?

Informe a data final.

Exemplo:

15/06/2016

Cliente De?

Pressione F3 e selecione o código inicial do cliente.

Exemplo:

TEC001

Cliente Até?

Pressione F3 e selecione o código final do cliente.

Exemplo:

TEC005

Contrato De?

Pressione F3 e selecione o contrato inicial

Exemplo:

CRTATO120000013

Contrato Até?Pressione F3 e selecione o contrato final.

Exemplo:

CRTATO120000014

O.S De?Pressione F3 e selecione a ordem de serviço inicial.

Exemplo:

000001

O.S Até?Pressione F3 e selecione a ordem de serviço final.

Exemplo:

000004

Serviço Padrão?Pressione F3 e selecione o serviço padrão.

Exemplo:

000008

Local De?Pressione F3 e selecione o local de atendimento inicial.

Exemplo:

00000006

Local Até?Pressione F3 e selecione o local de atendimento final.

Exemplo:

00000006

Card
defaulttrue
id8
labelAPI's Rest

A partir do release 12.1.23 a rotina de Cadastro de Atendentes conta com as API's (Get / Put / Post / Delete) na arquitetura Rest de forma nativa, sendo assim, será necessário somente a implementação para consumir as API's de acordo com a regra de negócio e necessidade especifica. A partir das configurações estabelecidas para o Rest (Porta, URL etc) as API's estarão no seguinte Endpoint: FWMODEL/teca020, por exemplo: http://localhost:8080/rest/FWMODEL/TECA020


Saiba mais em:

Web Services REST/Server

Configuração REST do Protheus

FWRestModel - API RESTful dos modelos de dados do Protheus


Card
defaulttrue
id9
labelImportação MILE

Importação de atendentes via MILE.

O MILE é o acrônimo para Model Integrator Layout Engine. O intuito desta ferramenta é facilitar a importação/exportação de dados para o sistema através do uso de rotinas automáticas (MSExecAuto) e/ou rotinas desenvolvidas em MVC utilizando arquivos em formato texto (TXT).

Conceito básico da ferramenta

A ideia básica é mapear as informações que serão importadas ou exportadas em um layout. Esse layout trabalha no conceito de canais, é feita a leitura do arquivo texto e através do layout enviasse os dados para serem processados pelo adapter


Criação layout importação

Para importação de atendentes, segue exemplo de como configurar o modelo de importação:

Image Added

Folder "Geral", informar os campos:

Tipo Adapter = 2- MVC

Adapter = TECA020.

Image Added

Os campos do Folder "Formatação de arquivo" deverão seguir as particularidades e formatação do arquivo que será importado, contudo, segue exemplo de como utilizar com separador "fixo" com o carácter "|" (pipe) .

Image Added

Folders Canais, Incluir.

Image Added

Informe um ID para o canal (saiba mais sobre canais de importação em MILE - Model Integrator Layout Engine) de importação.

Image Added

O campo ID Saída, deverá ser igual a "AA1MASTER"

Image Added Image Added


Folder Campos, informar quais campos (tipos e origem) serão alimentados na importação:

Image Added

Importante:

1: Todos os campos obrigatórios da tabela deverão ser informados na listagem de campos.

2: O campo Origem Dado deve ser informado de onde o dado será coletado, neste exemplo, o campo AA1_FILIAL será coletado da posição 0001 do arquivo texto, até que seja encontrado o carácter "|" (Pipe), conforme a configuração deste exemplo.


Confirme a configuração do Layout.

Image Added


Execução importação.

Posicione o cursos no layout desejado e Acesse a opção Outras Ações \ Proc. TXT

Image Added

Selecione o arquivo desejado.

Image Added

O arquivo que será importado, possui os seguintes dados:

Image Added

Importante: observe que os dados do arquivo estão seguindo rigorosamente o layout de importação utilizado neste exemplo , qualquer ocorrência que não respeite o layout comprometerá o processamento da importação.

Confirme a execução.

Image Added Image Added

Image Added

Dados importados com sucesso.

Image Added

Saiba mais em MILE - Model Integrator Layout Engine.

Card
id10
labelIntegração com RH (MV_GSXINT)

Integração com o módulo de RH

Por padrão, a rotina de Cadastro de Atendentes (TECA020) é integrada com a rotina de Funcionários do RH Protheus (GPEA010).

Esta integração ocorre através do campo AA1_CDFUNC, que representa o código do atendente no RH. Para desabilitar essa integração, basta alterar o parâmetro MV_GSXINT para 1, assim, o usuário pode informar qualquer valor no campo AA1_CDFUNC, desabilitando o vínculo com o RH Protheus.


Ao realizar a transferência de filial de um atendente, será realizado a integração excluindo as agendas do atendente transferido e gerando as novas agendas para o novo atendente, essa funcionalidade será feita de acordo com as datas utilizadas no período de ponto.

Exemplo:

O período de ponto está configurado de 21/12/2021 até 20/01/2022 e o atendente está com agendas criadas até 30/03/2022.

Ao realizar a transferência no dia 10/01/2022 as agendas do atendente transferido serão mantidas até o dia 20/12/2021 e as agendas do novo atendente serão criadas do dia 21/12/2021 até 30/03/2022. 

As agendas só serão excluídas se elas não forem atendidas

Para maiores informações clique aqui

Card
id11
labelConvocação: Atendente Intermitente

Botão "Convocações" em outras ações

Com vinculo do atendente com o RH Protheus(GPEA010), e o mesmo for do tipo de contrato intermitente, estrará disponível a opção de convocação, assim como a legenda deles estará com a cor "Azul".

Para utilizar é preciso: 

  • Parâmetro MV_GSXINT = 2, pois só será possível utilizar o recurso com integração com RH Protheus.
  • Vinculo com funcionário da SRA, o atendente precisa ter um código de funcionário(AA1_CDFUNC).
  • Funcionário, cadastrado no SIGAGPE, precisa ser do tipo de contrato Intermitente.

Image Added

Figura 1 - Botão "convocações".

Image Added

Figura 2 - Legenda.



Informações
titleNota

De acordo com as informações cadastradas nas pré-condições, os Principais Campos podem ser preenchidos por meio da utilização da consulta padrão (tecla F3).

Principais Campos 
Âncora
principaiscampos
principaiscampos

Campo:

Descrição

Atendente

Preenchido automaticamente e/ou informe o código manualmente.

Exemplo:

TEC018000

Nome Atend.

Informe o nome do atendente.

Exemplo:

João Silva

Função

Selecione a função do atendente.

Exemplo:

Vigilante

Turno

Selecione o código do turno de trabalho.

Exemplo:

5X2

Tipo

Informe a modalidade de atuação do atendente.

Exemplo:

1 - Field Service

2 - Help Desk

3 - Ambos

Alocação

Informe se o atendente está ou não disponível para alocação.

Exemplo:

1 - Disponível

2 - Indisponível

Vistoriador ?

Informe se o atendente realiza vistoria técnica.

Exemplo:

1 - Sim

2 - Não

Supervisor?

Informe se o atendente é supervisor

1 - Sim

2 - Não

...


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