A rotina CNTA120 foi descontinuada em . Sendo assim, todos os clientes do ERP Protheus®deverão, obrigatoriamente, migrar seus processos e/ou customizações da suíte de programa CNTA121.
Objetivo da rotina, como se integra com as demais rotinas do sistema, considerações gerais do programa permitindo ao cliente obter uma visão de como e quando deve ser utilizada.
Informações
title
Nota
Coloque informações que necessitam de destaque. Este recurso pode ser utilizado em qualquer local da página.
Após início de vigência de um contrato, este estará apto a movimentar os materiais e/ou serviços negociados pelo contrato. O processo de execução do contrato no ambiente de Gestão de Contratos recebe o nome de Medição justamente pelo fato de ter o objetivo de apurar a realização do contrato. Assim, podemos resumir a medição como um processo de verificação e fiscalização da realização de um serviço ou recebimento/entrega de um material.O resultado final do processo de medição é a geração de um pedido de compra ou venda, conforme espécie do contrato.
Com a geração dos pedidos, formaliza-se a execução de parte do contrato. É neste momento que os saldos dos contratos serão atualizados com as quantidades já medidas. Tendo os pedidos emitidos e fornecedores ou clientes comunicados, processa-se o recebimento ou entrega efetiva dos materiais/serviços através da emissão de documentos de entrada ou saída, mais uma vez atualizando os saldos do contrato com as quantidades recebidas.
Informações
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Nota
Caso haja uma Nota de Devolução de uma Nota Fiscal de Saída, o valor devolvido retornará para competência devida e o status das medições referente à esta devolução será alterado para "Medição Totalmente Devolvida" ou "Medição Parcialmente Devolvida".
Exemplo:
03 parcelas medidas / encerradas e geração das NF's de Saída
Parcela: 01 - Tipo: NF 000122 - R$ 200,00
Parcela: 02 - Tipo: NF 000123 - R$ 200,00
Parcela: 03 - Tipo: NF 000124 - R$ 200,00
Inclusão Nota de devolução referente NF 000122
Neste momento, o valor devolvido será reincorporado para a parcela 01 e o status da medição será atualizado para Medição Totalmente Devolvida, NÃO sendo possível realizar nenhuma manutenção nela. Com isso essa competência ficará disponível para ser medida novamente.
Para contratos com status "Cancelado", "Finalizado", "Solicita Finalização" o processo da Nota de Devolução será Padrão, ou seja, NÃO haverá retorno do valor devolvido para o contrato.
Disponibilizado no "Tracker" da medição a consulta das Notas de Devolução.
Informações
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Nota
Visando atender a nova norma IFRS15 (Nova Forma de Reconhecer Receitas), foram criados dois novos Lançamentos Padrões nos processos de Encerramento (69H) e Estorno da Medição (69I), além do campo Data de Lançamento (CNE_DTLAN) para controle de transações e do campo (CNE_VLLIQD) que armazenará o valor líquido dos itens da medição considerando multa, bonificação, desconto, caução e adiantamento.
Eles serão válidos apenas para contratos com data inicial (CN9_DTINIC) igual ou maior que 01/01/2018.
Exemplo de configuração do lançamento padrão - Encerramento da Medição:
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Exemplo de configuração do lançamento padrão - Estorno da Medição:
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Importante
Estas melhorias estão disponíveis apenas para contratos de Vendas.
Mapa Mental
Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina:
Coloque a imagem do Mapa Mental elaborado pela equipe de SQA que evidencia de forma resumida as funcionalidades da rotina e que foram associadas os Casos de Testes. Esses arquivos ficam disponíveis no TFS em $/Protheus_Padrao/Testes/Testes_int/Serviços e Jurídico e devem ser salvos como imagem em formato *.jpg, *.jpeg.
...
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Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:
Deck of Cards
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0.5
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false
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samples
effectType
fade
Card
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id
1
label
Incluir
Permite incluir a medição da realização de um serviço ou recebimento de um material, indicando os percentuais/quantidades realizadas ou recebidos e seus respectivos valores.
Selecione esta opção, eleja a filial, clique em Ok.
Selecione o código do contrato e clique em salvar, selecione a competência.
Marque a planilha desejada, cliente em Ok
Informe os procedimentos necessários para realizar a inclusão de informações, porém, o preenchimento de campos será evidenciado por meio do acesso ao link Principais Campos, ou seja, é uma tabela que centraliza todos os campos da rotina
.
Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em
Principais
Principais Campos.
Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações. Este item de Outras Ações dispõe de funcionalidades que complementam a utilização do sistema Microsiga Protheus como a geração de relatórios, calculadora, rastreabilidade de informações e ajuda. São recursos localizados na página principal de cada rotina e/ou nas opções de Incluir, Alterar e Visualizar. Neste caso, cada módulo deverá ter uma página criada só para este item e seu link de acesso deverá constar em todas as rotinas no contexto em que ele for mencionado.
Card
default
true
id
2
label
Alterar
Informe os procedimentos necessários para realizar a alteração de informações, porém, o preenchimento de campos será evidenciado por meio do acesso ao link Principais Campos, ou seja, é uma tabela que centraliza todos os campos da rotina.
Ajuste as informações de acordo com as orientações descritas no item Principais Campos.
Veja também as funcionalidades disponíveis emOutras Ações. Este item de Outras Ações dispõe de funcionalidades que complementam a utilização do sistema Microsiga Protheus como a geração de relatórios, calculadora, rastreabilidade de informações e ajuda. São recursos localizados na página principal de cada rotina e/ou nas opções de Incluir, Alterar e Visualizar. Neste caso, cada módulo deverá ter uma página criada só para este item e seu link de acesso deverá constar em todas as rotinas no contexto em que ele for mencionado.
Card
id
3
label
Excluir
Informe os procedimentos necessários para realizar a exclusão de informações, porém, o preenchimento de campos será evidenciado por meio do acesso ao link Principais Campos, ou seja, é uma tabela que centraliza todos os campos da rotina.
Card
id
4
label
Visualizar
Informe os procedimentos necessários para visualizar as informações da rotina.
Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.Este item de Outras Ações dispõe de funcionalidades que complementam a utilização do sistema Microsiga Protheus como a geração de relatórios, calculadora, rastreabilidade de informações e ajuda. São recursos localizados na página principal de cada rotina e/ou nas opções de Incluir, Alterar e Visualizar. Neste caso, cada módulo deverá ter uma página criada só para este item e seu link de acesso deverá constar em todas as rotinas no contexto em que ele for mencionado.
Card
id
5
label
Pesquisar
Permite a pesquisa de informações com a utilização de filtros que as ordenam baseado no índice selecionado considerando, por exemplo, a filial+código.
Image Removed
Card
id
6
label
Encerrar
Permite a pesquisa de informações com a utilização de filtros que as ordenam baseado no índice selecionado considerando, por exemplo, a filial+código.
Card
id
7
label
Estornar
Permite a pesquisa de informações com a utilização de filtros que as ordenam baseado no índice selecionado considerando, por exemplo, a filial+código.
Card
id
8
label
Aut. Fornec.
Permite a pesquisa de informações com a utilização de filtros que as ordenam baseado no índice selecionado considerando, por exemplo, a filial+código.
Card
id
9
label
Med. Serviços
Permite a pesquisa de informações com a utilização de filtros que as ordenam baseado no índice selecionado considerando, por exemplo, a filial+código.
...
Campo:
Descrição
Nome do campo
Descreva a funcionalidade do campo e coloque um exemplo para seu preenchimento.
Nome do campo
Descreva a funcionalidade do campo e coloque um exemplo para seu preenchimento.
Nome do campo
Descreva a funcionalidade do campo e coloque um exemplo para seu preenchimento.
Conteúdos Relacionados
Informe os links de acessos para o conteúdo de outros documentos e/ou endereços (Fluig ou vídeos no YouTube) que estão relacionados com a rotina mencionada nesta página.
Card
default
true
id
2
label
Alterar
Permite alterar as informações da medição em aberto.
Selecione esta opção e clique em Ok.
Ajuste as informações de acordo com as orientações descritas no item Principais Campos.
Card
id
3
label
Excluir
Essa opção permite excluir as medições com a situação em aberto, ou seja, permite excluir as medições que não foram encerradas.
Na janela principal, selecione o registro desejado.
Clique em Outras Ações, selecione a opção Excluir e confirme o procedimento.
Informações
title
Nota
Para excluir as medições encerradas, deve-se utilizar a opção de menu Estornar.
Card
id
4
label
Visualizar
Permite a visualização das informações da medição.
Na janela principal, selecione o registro desejado.
Clique em Outras Ações, selecione a opção Visualizar e confirme o procedimento.
As informações são apresentadas de acordo com as orientações descritas no itemPrincipais Campos.
Card
id
5
label
Pesquisar
Permite a pesquisa de informações com a utilização de filtros que as ordenam baseado no índice selecionado considerando, por exemplo, a filial+código.
Image Added
Card
id
6
label
Encerrar
Informações
title
Importante
Para medições de contratos que estejam cadastrados com uma condição de pagamento do tipo 9, é obrigatório que existam os campos CND_PARC[ N ] e CND_DATA[ N ] onde [ N ] é a quantidade de parcelas definida no parâmetro MV_NUMPARC.
Permite encerrar as medições vinculadas aos contratos, nesta ação é gerado, pedidos de compra ou de venda que poderá ser relacionado ao recebimento das notas fiscais dos fornecedores e ao faturamento dos documentos de saída.
Na geração dos pedidos de venda, serão consideradas também as comissões dos vendedores informadas no cadastro do Contrato.
Se existirem cauções vinculadas aos contratos, no encerramento da medição, a retenção da caução é calculada e o valor retido é rateado entre seus itens na geração do pedido.
Na janela principal, selecione o registro desejado.
Clique em Outras Ações, selecione a opção Encerrar.
Confirme o procedimento, com clique no botão Sim.
Ao término deste processo, será gerado o pedido de compra/venda e o número deste documento será informado na tela.
O número do pedido gerado também será gravado no cabeçalho da medição, no campo Num. Pedido.
Card
id
7
label
Estornar
Essa opção permite desfazer o encerramento de uma medição, excluindo os pedidos gerados, retornando os saldos das planilhas, dos cronogramas e dos contratos relacionados.
O estorno da medição somente poderá ser realizado para os pedidos de compra ou de venda que estiverem totalmente em aberto.
Na janela principal, selecione o registro desejado.
Clique em Outras Ações, selecione a opção Estornar.
Confirme o procedimento, com clique no botão Sim.
Após apresentação da tela com a mensagem Medição/entrega estornada com sucesso, clique em Ok.
Informações
title
Nota
Medições geradas em revisões diferentes a do contrato com o parâmetro MV_CNREVMD desativado, não poderão ser estornadas.
Para que o estorno ocorra corretamente, faz-se necessário desfazer a revisão até a revisão original onde foi inclusa a medição.
Card
id
8
label
Aut. Fornec.
Informações
Recurso disponível somente para contratos de compras.
A autorização de fornecimento permite agilizar o recebimento dos itens da uma medição.
Para incluir uma autorização de fornecimento, utilize a opção "Aut. Fornec" na rotina de medições. O processo de inclusão de uma autorização de fornecimento segue os mesmos procedimentos de uma medição, entretanto o pedido será gerado automaticamente após a inclusão da autorização de fornecimento e não no encerramento como ocorre com as medições.
Informações
title
Nota
Caso seja configurado o bloqueio automático das movimentações financeiras (inclusão do campo E2_MSBLQL pelo configurador), estas movimentações serão geradas bloqueadas, sendo liberadas após o encerramento da autorização de fornecimento.
Card
id
9
label
Med. Serviços
Permite incluir uma medição do contrato, controlando o valor ao invés da quantidade. Esse processo é muito utilizado para contratos de prestação de serviços que necessita medir parte do valor total do serviço já entregue.
Ao incluir uma medição através da Medição de Serviços, o sistema inclui automaticamente a quantidade igual a 1 (um) e o valor unitário da medição será o valor previsto originado do cronograma financeiro. Os campos valor unitário, percentual e valor total podem ser editados caso necessite realizar uma medição parcial. O campo quantidade passa a ser desabilitado para edições. E o valor total da medição não pode ser superior ao do valor previsto do cronograma, exceto se o tipo do Contrato possuir limite medição.
Clique em Outras Ações, selecione a opção Med. Serviços
Selecione a Filial, e clique em Ok.
Selecione o contrato, competência e planilha e clique em Ok.
Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.
Card
id
10
label
Descontos
Permite aplicar valor de desconto durante a inclusão e alteração de uma medição.
Na interface de Descontos Aplicados é possível fazer a gestão dos descontos aplicados à medição, inclusive classificando-os conforme cadastro de tipos de desconto.
Clique em Outras Ações, selecione a opção Descontos.
Selecione o tipo de desconto, digite o valor do desconto clique em Ok.
Após apresentação da tela com a mensagem Medição/entrega estornada com sucesso, clique em Ok.
Após confirmação da aplicação dos descontos, o valor de desconto será totalizado no rodapé da medição e abatido do valor total.
Clique em Salvar.
Card
id
11
label
Físico
O principal objetivo do cronograma físico é permitir a automatização da medição do contrato, uma vez que, não é possível prever a quantidade real a ser medida com o valor financeiro. Desta forma, os valores quantitativos referentes à parcela que está sendo medida são preenchidos automaticamente quando o contrato possuir cronograma físico. Também é possível consultar e importar os dados do cronograma físico para a medição.
Clique em Outras Ações, selecione a opção Físico.
Clique em Carregar para atualizar a medição de acordo com as quantidades estabelecidas no cronograma financeiro.
Informações
title
Nota
No encerramento da medição, o campo Tp. Limite será aplicado em conjunto com o campo Limite Med. do cadastro Tipos de Contrato para calcular ao valor/quantidade limite excedente do total previsto no cronograma financeiro/físico conforme configuração.
Card
id
12
label
Multas
Permite selecionar as multas/bonificações na inclusão ou alteração de uma medição de contrato. É apresentado as multas/bonificações que podem ser aplicadas ao contrato.
Ao confirmar a seleção, para cada multas e bonificações pré-cadastrados, o Sistema irá processar a fórmula de validação para verificar se a multa/bonificação deverá ser aplicada.
Em caso de retorno positivo, será executada a fórmula para definição do valor da multa/bonificação.
Clique em Outras Ações, selecione a opção Multas.
Opção:
Adicionar
Permite incluir multas ou bonificações avulsas; ou seja, não definidas por regras vinculadas ao contrato. Neste caso, a informação da descrição e do valor da multa ou bonificação é livre.
Reprocessar
Permite que as regras de multas sejam reavaliadas, sendo possível reverter alterações efetuadas nas multas, tais como inclusão de multas avulsas. Esta funcionalidade sobrepõe as alterações efetuadas na janela de multas.
Alterar
Permite alterar multas ou bonificações avulsas.
Informações
title
Nota
Ao final, a somatória dos valores, incluindo multas e bonificações manuais, serão distribuídos no rodapé da medição nos campos Multas e Bonificações e serão acrescidos e somados no total da medição.
Card
id
13
label
Adiantam.
Permite compensar valores do adiantamento gerado para o contrato, durante a inclusão e alteração de uma medição.
Clique em Outras Ações, selecione a opção Adiantam.
Preencha os campos conforme indicação:
Campo:
Descrição
Num. Adiant.
Define o número do adiantamento.
Dt. Adiant.
Determina a data do adiantamento.
Vl. Adiant.
Determina o valor do adiantamento.
Saldo
Saldo em valor do adiantamento.
Informações
title
Nota
A cada medição realizada para o contrato em que o adiantamento é utilizado o saldo é atualizado.
Vlr. Compensar
Determina o valor que será adiantado na medição.
Clique em Ok.
Informações
Observação: Verificar o modo de compartilhamento da tabela Medição x Adiantamento (CZY). O compartilhamento, deve ser o mesmo da tabela Cabeçalho Medição de Contratos (CND)
Card
id
14
label
Rateio
Esta opção é utilizada para incluir os rateios contábeis dos itens realizados no contrato.
Clique em Outras Ações, selecione a opção Rateio.
Preencha os campos conforme indicação:
Campo:
Descrição
% Rat.
Define o percentual de rateio do item.
Exemplo:
30,00
Informações
title
Nota
O somatório dos percentuais atribuídos aos centros de custos deve ser 100%.
C. de Custo
Define o centro de custo do rateio do Item.
C. Contábil
Define a conta contábil do rateio do Item.
Item Conta
Define item da conta contábil do rateio do item.
Classe Valor
Define a classe de valor da conta contábil do rateio do Item
Clique em Salvar.
Card
id
15
label
Rateio Pré-Configurado
Na rotina de medições está disponível a inclusão de Rateio Pré-Configurado.
Na tela da medição clique em outras ações, rateio;
Na tela de rateio clique em outras ações, rateio pré-configurado; selecione a opção Rateio Pré-Configurado.
Será apresentada a opção de escolha do rateio;
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Informe o rateio desejado e clique em Ok.
As informações referente ao rateio pré-configurado serão levadas para a tela de rateio por centro de custo.
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Principais Campos
Âncora
principaiscampos
principaiscampos
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0.5
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id
samples
effectType
fade
Card
default
true
id
1
label
Cabeçalho
Campo:
Descrição
Nr. Medição
Determina o código de identificação da medição. Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema.
Exemplo:
000011
Nr. Contrato
Determina o código de identificação do contrato medido. Este campo é preenchido automaticamente pelo Sistema.
Exemplo:
000000000000005
Nr. Revisão
Determina o código da revisão atual do contrato medido. Este campo é preenchido automaticamente pelo Sistema.
Exemplo:
002
Fornecedor
Determina o código do fornecedor responsável pela entrega dos itens medidos. Este campo é exibido somente para contratos de compras.
Exemplo:
FOR001
Cliente
Determina o código do cliente responsável pelo recebimento dos itens medidos. Este campo é exibido somente para contrato de venda é preenchido automaticamente pelo sistema conforme cliente do contrato.
Exemplo:
CLI003
Loja
Determina o código da loja do fornecedor/cliente responsável pela entrega dos itens medidos de acordo com o preenchimento dos campos Fornecedor/Cliente.
Competência
Determina a competência do cronograma a qual se refere a medição. Este campo é preenchido automaticamente pelo Sistema.
Exemplo:
04/2016
Cond Pagto
Determina o código da condição de pagamento utilizada para pagamento dos pedidos gerados.
Exemplo:
001
Nr. Planilha
Determina o código da planilha a qual se refere a medição. Este campo é preenchido automaticamente pelo Sistema.
Exemplo:
000001
Num. Parcela
Determina o código da parcela do cronograma a qual se refere a medição. Este campo é preenchido automaticamente pelo Sistema.
Exemplo:
1
Zero? S/N
Indica se a medição é zerada, ou seja, se se não foi recebido/entregue nenhum item. Caso positivo, o sistema não permitirá a informação de quantidades/valores medidos.
Informações
title
Nota
Para contrato do Tipo Flexível, pode utilizar quantidade zero independente do conteúdo do campo Zero? S/N.
Card
default
true
id
2
label
Itens
Campo:
Descrição
Produto
Determina o código do produto medido.Em contratos tipo fixo campo bloqueado para edição.
Qtd. Solicit.
Define a quantidade do item na planilha do contrato, quantidade original. Este campo é apenas para efeito de consulta é exibido para contratos de tipo fixo com planilha.
Saldo Medir
Define o saldo a medir até o momento da inclusão da medição. Este campo é apenas para efeito de consulta é exibido para contratos de tipo fixo com planilha.
Quantidade
Informe a quantidade medida realizada do item na competência medida.
Percentual
Informe o percentual realizado pela medição em relação ao valor total do item da planilha. Este campo só é exibido para contratos de tipo fixo com planilha.
Vl. Unitário
Define o valor unitário do item da medição. Para contratos tipo fixo o campo estará preenchido conforme planilha e bloqueado para edição.
Vl. Total
Define o valor total do item da medição.
% Desc.
Define o percentual de desconto do item da medição. Para contratos tipo fixo o campo estará preenchido conforme planilha e bloqueado para edição.
Vl Desc. Contr.
Define o valor de desconto do item da medição. Para contratos tipo fixo o campo estará preenchido conforme planilha e bloqueado para edição.
Data Entrega
Define a data de entrega programa para o item da planilha.
Exemplo:
20/04/2016
Ctr. Com.
Indica se o item da medição é comissionado. Em caso positivo, os valores serão considerados no pedido de venda para pagamento de comissão aos vendedores informados no contrato.
Produto Serviço
Campo utilizado apenas pela rotina Nova Medição (CNTA121)
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true
id
3
label
Rodapé
Campo:
Descrição
Total Itens
Determina a soma do valor total dos itens da medição.
Previsto
Determina o valor previsto para medição conforme parcela do cronograma financeiro da planilha medida.
Multas
Determina a soma do total em valor de multas aplicadas na medição.
Descontos
Determina a soma do total em valor de descontos aplicados na medição.
Bonificações
Determina a soma do total em valor de bonificações aplicadas na medição.
Adiantamentos
Determina a soma do total em valor de adiantamentos aplicados na medição para abatimento.
Ret. Caução
Determina o valor retido em forma de caução quando contrato utiliza caução por método de retenção.