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LOGTMS01

Réplica -

57 RÉPLICA

Agendamento de Entrega

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga

Protheus®

Protheus

Segmento:

Logística

Módulo:

SIGATMS - Gestão de Transportes

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

TMSA014
 Manutenção
Manutenção de Agendamento de Entrega - (Rotina descontinuada).
TMSA015Cadastro de Prioridades - Agendamento de Entrega.

TMSA018 

Monitor de Agendamento de Entrega.

TMSA050 Notas Fiscais do Cliente.
TMSA141 

Geração de Viagens de Coleta / Entrega.

TMSA144 

Manutenção de Viagem  (Mod.2).

TMSA146 

Programação de Carregamento.

TMSA200 
Calculo
Cálculo do
frete
Frete.
TMSA210 

Manutenção no Carregamento de

transporte

Transporte.

TMSA360 

Registro de Ocorrências.

TMSA500 

Manutenção de

documentos

Documentos.

TMSAE55 

EDI - Notas Fiscais Importadas. 

TMSAE75EDI - Notas Fiscais Importadas - Automático.  
TMSC030  Consulta de Documentos.
TMSR630 

Demonstrativo de Agendamento.

TMSXFUNA Funções Genéricas do
TMS 
TMS. 
TMSXFUNB Funções Genéricas do
TMS 
TMS. 
TMSXFUNC Funções Genéricas do
TMS 
TMS. 
TMSXFUND Funções Genéricas do
TMS 
TMS. 
RTMSR27 Impressão da DACTE.
Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

TMSA013

Componentes de Frete por Destinatário.
TMSA012Tabela de Frete por Destinatário
 
.

 

Chamados Relacionados

TSMPJ7 - Chamado da Versão 11

Requisito (ISSUE):
 LOGTMS01

 LOGTMS01-58

País(es):

Todos

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

DYD – Agendamento de Entrega.

DYJ –

Historico

Histórico de Agendamentos.

DT6 – Documentos de Transporte.

DTC – Doc Cliente para Transporte.

DE5 – EDI - Notas Fiscais.

DYF – Itens Comp. de Frete por Dest.

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®

Windows /

Linux®

Linux


Descrição

 Objetivo 

Objetivo 

Permitir a O objetivo desta melhoria é permitir  a utilização do agendamento Agendamento de entregasEntregas, agilizando o processo de distribuição de carga e fornecer ao usuário uma visão detalhada do trabalho a ser executado, dentro de cada prioridade de distribuição definida pelo transportador.

Definição da Regra de

Negocio 

Negócio 

Definir na tabela de “Componentes de Frete por Destinatário” o cliente (quando destinatário), se é participante de agendamentos de entregas (Sim, Não, Obrigatório).

A partir do lançamento da Nota Fiscal do cliente, o usuário terá a opção para definir a Data/Hora das entregas a serem efetuadas pelo transportador.

O usuário terá

Haverá uma interface para monitoramento dos agendamentos, com o devido posicionamento de cada agendamento (status) definidos nos parâmetros, para que cada decisão seja o mais breve possível e ágil para definição das situações adversas.

Nesse monitor de agendamento o usuário terá acesso a inclusão, cancelamento, monitoramento e reagendamento dos documentos trazidos pelo filtro, onde serão informados, responsabilidade pela ocorrência (prioridade cliente, prioridade transportador, cliente, transportador).

Implementada melhoria no módulo Gestão de Transportes (SIGATMS), com a disponibilização da rotina:

Implementação Realizada - Monitor de Agendamentos (TMSA018)

:

Através

Por intermédio do

monitor

Monitor do

agendamento

Agendamentos será possível monitorar os agendamentos disponíveis para entrega.

  • Incluir
  • agendamento
  • Agendamento do tipo
  • operacional
  • Operacional:

A inclusão do agendamento de entrega operacional ou a manutenção poderá ser realizada em qualquer filial.

Foi realizado tratamento para verificar se já existe agendamento para o documento:

Caso – Sim, não será

Sim: não é possível realizar a inclusão

devendo o usuário

, sendo necessário realizar a manutenção do agendamento do documento.

Caso -
permite ao usuário

Não

exista, irá permitir a inclusão. Validação para verificar se já existe algum agendamento de entrega para o documento selecionado se sim permiti apenas realizar reagendamento, se não existir

existe: permite realizar a inclusão manual, desde que o destinatário seja participante do agendamento de entrega.

No processo de inclusão do agendamento operacional deverá ser

gravado

gravada as informações do agendamento de entrega tanto no documento de transporte (DT6), quanto no documento do cliente (DTC) vinculado ao documento de transporte.

  • Realizar
  • reagendamento
  • Reagendamento de
  • entregasReagendamento de documentos para entrega, será disponibilizado a opção “Reagendamento” no browse onde será possível
  • Entregas:

Disponibilizada a opção “Reagendamento"a qual permite reagendar o agendamento posicionado no

Browse

browse.

Através desta opção o usuário poderá

Por intermédio dessa opção é possível alterar a data / hora, período e tipo do agendamento.

O histórico do agendamento anterior será controlado a partir da tabela DYJ – Histórico de

agendamentos

Agendamentos, que possibilitará

ao usuário

saber

quantos

quantas vezes aquele agendamento sofreu reagendamentos e quem foi o responsável pelo reagendamento. 

  • Acompanhar
  • status
  • Status de
  • entregas
  • Entregas.
  • Cancelar um
  • agendamento
  • Agendamento de
  • entregaAtravés do Browse opção
  • Entrega:

Em Ações Relacionadas será

disponibilizado o botão “Cancelar” através deste botão será aberto a

disponibilizada a opção “Cancelar”.

Ao clicar nessa opção será aberta uma tela com o agendamento posicionado

. Onde o usuário deverá informar

, na qual deverá ser informado o motivo do cancelamento. 

 

Alteração nas seguintes rotinas:

Alterações Realizadas Nas Rotinas

  • Componente de
frete
  • Frete por
destinatário
  • Destinatário (TMSA013):

O Componente do tipo por destinatário pode ser configurado com a nomenclatura que o cliente desejadesejada, podendo ser, por exemplo: TAG, Carro dedicado, TDE entre outros. Desde

Isto ocorre desde que a opção calcula sobre Calcula Sobre, da configuração do componente, seja igual a 15 = Cliente Destinatário.

Através desta rotina definimos quais Nessa rotina podem ser definidos quem são os clientes destinatários participantes do agendamento de entrega.  Podendo , podendo ser Sim, Não ou Obrigatório.:

    1. Sim:será

    SIM – Será
    1. possível incluir agendamentos de entregas para este destinatário.

    2. Não

    – Destinatário
    1. :destinatário não é participante do agendamento de entrega.

    2. Obrigatório

    – Sempre
    1. :sempre deverá ser gerado um agendamento de entrega para este destinatário.
      Caso não seja informado

    os
    1. , nos dados do agendamento na rotina de entrada de documento do cliente

    ,
    1. será gerado automaticamente, após o cálculo do documento, um agendamento de entrega com o status“Aguardando agendamento”

    . O inicializador padrão deste campo será igual a 1- SIM.

                Também determinamos a vigência para o cliente destinatário.

                Através da opção Ações relacionadas será possível definir quais os documentos de cobrança será calculado o componente por destinatário
    1. .

 

 

  • Manutenção de Agendamento de Entrega - Rotina
descontinuada
  • Descontinuada (TMSA014):

Rotina de Manutenção de agendamentos será descontinuada e será substituída pelo

monitor

Monitor de Agendamentos (TMSA018).

  • Cadastro de Prioridades - Agendamento de Entrega (TMSA015):

Definir

a

as Prioridades de Entregas que serão tratadas no sistema, como:

a.  
    1. Perda de Agendamento
               i.             
          1. De x Dias
               ii.             Até
          1.  Até x Dias
      b.  
        1. Data Atual
      c.  
        1. Data Futura
                   i.             
              1. De x Dias
                   ii.            
              1. Até x Dias
          d.  
            1. Sem Agendamento 
          • Notas Fiscais do Cliente (TMSA050):
                         
          •                

          Definição de Tipo do Agendamento, Data, Período (Hora) e motivo do lançamento.

          Também poderá ser importado os dados através do

          Os dados também poderão ser importados pelo EDI (NOTFIS). Para isto

          foi criado

          , foram desenvolvidos novos campos na tabela DE5 – EDI Notas Fiscais.

          Validação da data de agendamento:

            1. Na inclusão do agendamento, tanto pela entrada do documento do cliente quanto pela inclusão manual do agendamento
            deverá ser
            1. , será validado se a data e hora informada para o agendamento
            são
            1. é superior a data base do sistema.
            Caso
            1. Se o cliente destinatário
            esteja
            1. estiver configurado com a opção Agd. Entrega = Obrigatório e na entrada do documento do cliente não
            seja informado
            1. for informada a data e a hora, será criado automaticamente para o documento um agendamento de entrega com o status “Aguardando Agendamento”.

          No momento da digitação da

          nota fiscal

          Nota Fiscal do cliente, o sistema

          fará

          efetuará as seguintes análises:

            1. Se “não for” informada uma sequência de endereço para o destinatário, o sistema
            procurará
            1. procura se o próprio código do cliente destinatário (DTC_CLIDES+DTC_LOJDES) existe nos códigos de clientes relacionados no componente por destinatário.
            2. Se “for” informada uma sequência de endereço para o destinatário, o sistema deverá identificar se existe um código de cliente gravado na respectiva sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED).
            3. Se estiver preenchido, o sistema
            procurará
            1. procura se o código de cliente preenchido na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) existe nos códigos de clientes relacionados no componente por destinatário.
            2. Se “não” estiver preenchido, o sistema irá procurar apenas pelo código do cliente destinatário.
              No momento do cálculo, as notas serão divididas em CTRC’s diferentes, perante a data de Agendamento.
          • EDI - Notas Fiscais Importadas (TMSAE55):
          • Através do

          Pelo EDI Nota Fiscal

          ,

          será possível informar os dados do agendamento de entrega

          , para isto será criado

          .

          Para isto, foram criados novos campos na tabela DE5.

            1. Tipo Agd.
            2. Data Agd.
            3. Período Agd.
            4. Hora Ini. Agd.
            5. Hora Fim. Agd.
            6. Motivo Agendamento.
          • Viagem de Coleta / Entrega – Modelo 1 (TMSA141) e Viagem de Coleta / Entrega – Modelo 2 (TMSA144)

          Trará os documentos que atendam as condições estabelecidas para execução dos documentos agendados.

          Inclusão

          Na inclusão de aviso na viagem de entrega

          :Será criado

          foi criada uma validação para verificar se o documento que está sendo colocado

          em 

          em viagem possui agendamento de entrega e se o prazo da viagem está de acordo com a data do agendamento.

          Caso esteja com a data correta do agendamento, permite a inclusão normalmente.

          Caso a data da viagem seja diferente da data do agendamento

          apresentar

          , será apresentada uma mensagem de aviso em tela.

            1. Sim:
            ao usuário:SIM –
            1. Permite a inclusão do documento na viagem.
             Não –
            1. Não: Cancela a inclusão do documento na viagem.
            Criar

          Foi criada também uma validação para verificar se o documento que está sendo incluso na viagem o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega como "obrigatório” e se existe um agendamento para este documento.

          • Se sim permite
            1. Sim: Permite a inclusão na viagem.
            Se não exibe
            1. Não: Apresenta uma mensagem de
            help
            1. Help informando que o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega e é necessário realizar o agendamento para o documento. 
          • Cálculo do Frete (TMSA200):

          Foi disponibilizado no

          cálculo

          Cálculo do

          frete

          Frete através da tecla F12, o parâmetro se o cliente deseja gerar o agendamento de entrega automático ou manual. Se

          informado

          informada a opção “Sim”, ao gerar o documento de frete será gerado o agendamento de entrega, um para cada data de agendamento, informado nas Notas de Cliente. Caso seja

          informado

          informada a opção “Não”, não será gerado o agendamento de entrega para o documento e a inclusão deverá ocorrer de forma manual, através da rotina de Monitor de

          agendamento

          Agendamento.

          Através

          Por intermédio da pasta “Agendamento de Entrega”, no documento de frete, será possível consultar as informações do agendamento de entrega diretamente pelo documento de frete.

           

          • Registro de Ocorrências (
          TMSA200
          • TMSA360)
          :

          Realiza a atualização automática dos

          Status

          status do Agendamento, ao realizar o apontamento de Ocorrências de Entrega Realizada.

          • Demonstrativo de Agendamento (TMSR630):

          Foi disponibilizado um relatório com o mapeamento dos agendamentos a serem executados no período selecionado nos parâmetros.

          Para verificar a regra utilizada para a posição do agendamento, o sistema verifica o status do movimento da viagem

          qual

          a qual o documento se encontra.

          O cálculo do tempo é realizado da seguinte maneira:

          (Data Agd.) – (Data Entrega) = Tempo em dias dentro ou fora do prazo.

          Caso exista reagendamento o sistema irá verificar o motivo, se for “Cliente” o calculo deverá considerar a data atual do agendamento

           menos 

          menos a data de entrega, se for “Transportador” será

          considerado

          considerada a data inicial do agendamento menos a data de entrega. 

          • Carregamento do
          Modulo
          • Módulo SIGATMS
          :

          Serão atualizados, no primeiro acesso do dia ao sistema, todos os agendamentos que não foram atendidos.

          • Impressão da DACTE (RTMSR27)
          :

          A rotina

          foialterada

          foi alterada para

          exibir

          apresentar as informações do campo Motivo do Agendamento na impressão da DACTE.

          No campo

          observação

          Observação do DACTE

          trará

          serão apresentadas as informações

          referente

          referentes ao Agendamento de Entrega, desde que o agendamento tenha sido gerado

          através da

          pela entrada de documentos do cliente.

           

          • Programação de Carregamento (TMSA146)
          :

          Trará os documentos que atendam as condições estabelecidas para execução dos documentos agendados.

          Na efetivação da programação verificar o sistema verifica se os documentos que o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega como “obrigatório” estão agendados.

          Se sim
          1. Sim: permite a efetivação da programação
          Se não exibe
          1. .
          2. Não: apresenta uma mensagem de
          help
          1. Help informando que o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega e é necessário realizar o agendamento para o documento. 


      Procedimento para Configuração

      CONFIGURAÇÃO DE MENUS

       

      1.  No 
      1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013).
      2. Informe a nova opção de menu do
      modulo 
      1. módulo Gestão de Transportes (SIGATMS), conforme instruções a seguir:

      Menu

      Atualizações

      Submenu

      Transporte

      Nome da Rotina

      Monitor de Agendamento

      Programa

      TMSA018

      Módulo

      SIGATMS

      Tipo

      Função Protheus

      TabelasDTC , DYD, DYJ

      Menu

      Relatórios

      Submenu

      Agendamento de Entrega

      Nome da Rotina

      Agendamento de Entrega

      Programa

      TMSR630   

      Módulo

      SIGATMS

      Tipo

      Função Protheus

      TabelasDT6 , DTC, DYD, SA1

       

       


      Procedimento para Utilização

      1 –

      Componentes de Frete

      por destinatárioAcessar o módulo SIGATMS, opção

      Por Destinatário

      1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS) acesse Atualizações / Comercial / Componentes de Frete Por
      Destinatário. 
      1. Destinatário (TMSA013).
      2. Clique em Incluir.
      3. Inclua um Componente de Frete do tipo “TAG” para os clientes e escolha umas das opções de Agendamento de Entrega.
      Informar
      1. Informe um cliente que será participante do agendamento de entrega, determine a vigência do cliente para o componente, determine se o agendamento de entrega deverá ser
      “SIM”
      1. “Sim”, “Não” ou “Obrigatório”.
      2. Confira os dados e confirme.
      – 

      Tabela de Frete

      por Destinatário

      por Destinatário

      Para os agendamentos de entrega que serão cobrados uma taxa de entrega do cliente, sera necessário realizar o cadastro de uma tabela de frete por destinatário com o componente de frete por destinatário e o valor.

      Acessar o módulo SIGATMS, opção
      1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS) acesse Atualizações / Comercial / Tabelas de Frete Por Destinatário (TMSA012).
      2. Clique em Incluir.
      3. Inclua uma tabela para o componente de frete por destinatário
      informar
      1. .
      2. Informe um cliente e
      definir
      1. defina o valor de cobrança do componente.
      3 – 

      Cadastro de Prioridades de Entrega

      Acesse
      1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS) acesse Atualizações / Cadastros / Prioridades de Entrega

      e selecione a opção incluir
      1. (TMSA015).

      2. Clique em Incluir:

      3. Defina uma descrição.

      4. Escolha o Tipo de prioridade.

      5. Defina os dias.

      6. Selecione uma Cor para a prioridade.

      7. Confirme a inclusão.

      4 – 

      Entrada Documento Cliente

      Acesse
      1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS) acesse Atualizações / Recebimento / Entrada Documento
      de Clientes, selecione a opção incluir
      1. do Cliente (TMSA050).
      2. Clique em Incluir.
      3. Preencha os dados do cabeçalho e informe um destinatário que seja participante do agendamento de entrega, assim os campos pertinentes aos dados do agendamento de entrega serão habilitados para edição.
      4. Após preencher os dados do cabeçalho do documento, preencha os dados dos itens da
      nota fiscal
      1. Nota Fiscal, informando os dados do agendamento de entrega
      , através dos
      1. pelos campos:
      1. Tipo Agend.
      1. ,Data Agend.
      1. ,Período
      1. ,Hr. Ini. Agend
      1. .,Hr. Fim. e Agend
      1. .Motivo.
      2. Ao término do preenchimento dos campos confirme a inclusão da
      nota fiscal
      1. Nota Fiscal do cliente.
      5 – 

      Cálculo do Frete

      Acesse
      1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS) acesse Atualizações / Recebimento /
      Calculo
      1. Cálculo de Frete
      , pressione
      1. (TMSA200).
      2. Pressione a tecla F12
      do teclado e selecione a opção “Gera Agendamento” igual a “Sim”
      1. .
      2. Clique na opção “Gera Agendamento” e selecione a opção “Sim”. Selecionando esta opção, ao realizar
      o  calculo
      1. o cálculo do frete será gerado o agendamento de entrega para o documento do cliente, de acordo com os dados
      informado
      1. informados anteriormente na rotina de
      entrada
      1. Entrada de
      documento
      1. Documento do
      cliente
      1. Cliente (TMSA050).
      6 – 

      Monitor de Agendamento

      Acesse
      1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS) acesse Atualizações / Transporte / Monitor Agendamento
      , através
      1. (TMSA018).
      2. Por intermédio desta rotina será possível realizar acompanhamento dos
      agendamento
      1. agendamentos de entrega com atualização de Status, inclusão, reagendamento, cancelamento.
      Para incluir um agendamento selecione a opção incluir e preencha
      1. Clique em Incluir.
      2. Preencha os dados do agendamento de entrega
      , selecione
      1. .
      2. Selecione o documento que será agendado
      através da
      1. pela opção de pesquisa F3 e confirme
      , preencha
      1. .
      2. Preencha os demais campos e confirme a inclusão do agendamento de entrega.
      3. Após realizar a entrega do documento, ao apontar uma ocorrência
      de
      1. do tipo “Encerra Processo”, o status do agendamento de entrega do documento será atualizado para
      “Realizado”
      1. Realizado” ou “Realizado com Atraso”.
      2. A opção “Reagendamento”
      deverá
      1.  deverá ser utilizada quando por algum motivo foi determinado que este documento deverá ser entregue em uma nova data, assim o transportador poderá realizar o reagendamento da entrega e o sistema irá gravar um histórico de todos os reagendamentos que foram realizados.
      Opção “Cancelar”
      1. A opção “Cancelar, permite realizar um cancelamento de um agendamento de entrega, deixando o documento livre para ser colocado em um novo agendamento.
      7 – 

      Viagens Mod.1 / Mod.2 e Programação de Carregamento

      Através das
      1. Por meio das viagens de entrega modelo 1
      modelo
      1. e modelo 2
      serão exibidos
      1. , serão apresentados os dados de agendamento de entrega para os documentos que possuírem agendamentos.
      2. Também
      será exibidos avisos de
      1. serão apresentados alertas ao tentar colocar um documento com agendamento de entrega com data diferente do agendamento.
      8 – 

      Demonstrativo de Agendamento

      Para gerar um demonstrativo do agendamentos de entrega:

      1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS) acesse Relatórios / Agendamento de Entrega / Agendamento de Entrega (TMSR630).
      2. Preencha os parâmetros
      e confirme
      1. .
      2. Confirme a geração do relatório.
       
      1.