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Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

PIMSCS

Módulo

PGTOFORN

Segmento Executor

Agroindústria

Projeto1

AGRO PIMS

IRM/EPIC1

AGRPIMS01-432

Requisito/Story/Issue1

AGRPIMS01-433

Subtarefa1

AGRPIMS01-473

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

Desenvolver o cálculo de IOF para os contratos com parcela pre definidas.

 

 

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio


Desenvolver o cálculo de IOF para os contratos com parcela pre definidas.

 

***********************************

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 Image Removed

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

1.1       Tabelas já existentes

 

Incluir na tabela CF_CONTRATO as colunas:

  1. VL_SOLICITADO      number(13,2).
  2. VL_IOF                        number(13,2).

 

Incluir nas tabelas CF_HISTCONTR as colunas:

  1. VL_PARCELA            number(13,2).
  2. VL_IOF                        number(13,2).

 

Incluir na tabela CF_TP_ADIANT a coluna FG_IOF varchar(1).

 

 

1.2       Nova tabela

 

Criado uma nova tabela para configuração da alíquota de IOF.

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

Formulário de cadastro de contrato

 

Obs.: Aplicar as alterações auxiliares abaixo nos dois formulários de cadastro de contrato. Objetos: frmCad_Contrato e frmCad_Contrato1.

 

Ao informar o valor do atributo “Valor do Contrato” (coluna CF_CONTRATO.VL_ORIGINAL) mover o mesmo valor informado para a nova coluna CF_CONTRATO.VL_SOLICITADO

 

Novo Formulário

 

Desenvolver um  formulário de inclusão, alteração, consulta e deleção da aliquota de de IOF, contendo as colunas “Data de Validade Inicial”, “Tipo de Pessoa” (física ou jurídica), “Percentual da Alíquota”, “Percentual Adicional”, “Percentual Máximo”  e “Observação”.

 

Image Added 


 

Esse novo formulário dever ser incluso no menu após a opção “Tabelas” à “Motivo de Devolução”, e deve ser habilitado somente se o parâmetro com seção Seção “COFINANC” e entrada “FG_CALCULA_IOF” estiver configurado com “S”

Image Added

Nova Impressão

 

Desenvolver uma impressão para a tabela de  aliquotade IOF, contendo as colunas “Data de Validade Inicial”, “ Data de Validade “Final”, “Tipo de Pessoa” (física ou jurídica), “Percentual da Alíquota”, “Percentual Adicional”, “Percentual Máximo” e “Observação”.

 

Obs.: A data de Validade Final da impressão da tabela de alíquota de IOF deve ser recuperada da data inicial – (menos) 1 dia do registro imediatamente posterior. Se for o último registro, a data de validade final deve ficar em branco.

Ajuste na tabela de Tipos de Adiantamentos

 

Ajuste no formulário de inclusão, alteração, consulta e deleção de Tipos de Adiantamentos para inclusão da coluna de controle do cálculo de IOF (CF_TP_ADIANT.FG_IOF).

 

A nova coluna “FG_IOF” da tabela “CF_TP_ADIANT” deve estar vsível e habilitada somente se o parâmetro com seção Seção “COFINANC” e entrada “FG_CALCULA_IOF” estiver configurado com “S”.

 

A tabela de Tipos de Adiantamento está no aplicativo COFINANC.EXE, na opção “Tabelas” à “Tipos Adiantamento”.

 

Novos Parâmetros:

Controle de valor automático das parcelas

 

 Seção “COFINANC” e entrada “FG_VL_PARC_AUT”. 

 

Controle de calculo de IOF

 

 Seção “COFINANC” e entrada “FG_CALCULA_IOF”.   


 

Consultas

 

Exibir o valor do IOF nas consultas “Movimentação de Contratos” e “Resumos de Contratos”.

 

 Relatórios

 

Exibir o valor do IOF nos relatoros COFI_002 (Movimentação de Contratos) e no relatório COFI_003/COFI_103 (Resumos de Contratos).


 

Processos

 

Obs.: As implementação ocorrerão no formulário de cadastro de parcelas ao efetivar a inclusão (ou alteração ) de cada parcela do contrato:

 

 

Ao abrir o fomulário

 

Recuperar os valores dos novos parâmetros:

 

  1. Seção “COFINANC” e entrada “FG_VL_PARC_AUT”.
  2. Seção “COFINANC” e entrada “FG_CALCULA_IOF”.

 

 

Se o valor do novo parâmetro com seção “COFINANC” e entrada “FG_CALCULA_IOF” for “S”

 

 

Ler a tabela CF_CONTRATO onde:

 

CF_CONTRATO.INSTANCIA           = Instância logada,

 

CF_CONTRATO.CD_EMPRESA     = coluna colCD_EMPRESA,

 

CF_CONTRATO.NO_CONTRATO = coluna colNO_CONTRATO.

 

 

 

Recuperar na leitura acima as colunas CF_CONTRATO.CD_TP_ADIANT e CF_CONTRATO.CD_CLASSIFCONTR, CF_CONTRATO.DT_INI_VIG

 

 

 

Ler a tabela CF_TP_ADIANT  onde:

 

CF_TP_ADIANT.CD_TP_ADIANT =  CF_CONTRATO.CD_TP_ADIANT (recuperado na leitura acima) e recuperar a  coluna CF_TP_ADIANT.FG_IOF

 

 

 

Ler a tabela CF_CLASSIFCONTR onde:

 

CF_CLASSIFCONTR. CD_CLASSIFCONTR = CF_CONTRATO.CD_CLASSIFCONTR (recuperado na leitura acima) e recuperar a  coluna CF_CLASSIFCONTR.FG_TIPO_FAVOREC

 

 

 

Se o valor da coluna CF_CLASSIFCONTR.FG_TIPO_FAVOREC for “F”

 

Ler tabela de fornecedores (tabela FORNECS), onde:

 

 FORNECS.CD_FORNEC = CF_CONTRATO.CD_FAVORECIDO

 

                                           e recuperar a coluna FORNECS.FG_TP_PESS

 

 

 

Guardar o valor da coluna FORNECS.FG_TP_PESS recuperada acima em uma variável (variável TIPO_PESSOA)

 

 

 

Se não (o valor da coluna CF_CLASSIFCONTR.FG_TIPO_FAVOREC diferente “F”)

 

Ler tabela de prestadores de serviço (tabela FORNECS), onde:

 

 TRANSPORTA.CD_TRANSP = CF_CONTRATO.CD_FAVORECIDO

 

                                           e recuperar a coluna TRANSPORTA.FG_TP_PESS

 

 

 

Guardar o valor da coluna TRANSPORTA.FG_TP_PESS recuperada acima em uma variável (variável TIPO_PESSOA).

 

 

 

Ler nova tabela CF_ALIQUOTA_IOF classificada por ordem descendente (para recuperar o registro com a maior data) onde:

 

CF_ALIQUOTA_IOF.DT_VAL_INI <= E

 

CF_ALIQUOTA_IOF.TP_PESSOA = variável TIPO_PESSOA

 

e recupear as colunas CF_ALIQUOTA_IOF.PC_ALIQUOTA, CF_ALIQUOTA_IOF.PC_ADICIONAL e CF_ALIQUOTA_IOF .PC_MAXIMO.


 

Ao informar a data da parcela

 

 

 

         Se o valor do novo parâmetro com seção “COFINANC” e entrada “FG_VL_PARC_AUT” for “S”

 

              Ou

 

              o valor do novo parâmetro com seção “COFINANC” e entrada “FG_CALCULA_IOF” for “S”

 

 

 

Calcular o valor da parcela (decrito no sub item 8.3).

 

Calcular a quantidade de índices da parcela (descrito no sub item 8.4).

 

 

 

Setar a nova coluna CF_HISTCONTR.VL_PARCELA

 

 

 

Se o valor do novo parâmetro com seção “COFINANC” e entrada “FG_CALCULA_IOF” for “S”

 

 

 

Se o valor da coluna  CF_TP_ADIANT.FG_IOF for “S”:

 

 

 

                                        Calcular:

 

O valor do IOF da parcela (decrito no sub item 8.4).

 

 

 

Calcular o valor da parcela pela equação abaixo

 

               Valor da parcela = Valor da parcela (calculado no sub item 8.3 + IOF

 

               Calcular a quantidade de índices da parcela (descrito no sub item 8.4).

 

Cálculo do valor da parcela

 

Se o número da parcela for igual à quantidade da parcela (CF_CONTRATO.QT_PARCELA):

            Calcular o valor da parcela pela diferença abaixo:

Valor da parcela = CF_CONTRATO.VL_ORIGINAL – Somatório das demais parcelas abaixo  (arredondado em 2 casas decimais)

 

Se não (número da parcela diferente da quantidade da parcela):

            Calcular o valor da parcela pela equação abaixo:

Valor da parcela = CF_CONTRATO.VL_ORIGINAL / CF_CONTRATO.QT_PARCELA (arredondado em 2 casas decimais)

 

Acumular em uma variável o somatório do valor resultante acima.

 

Obs.: Lembrar de zerar a variável a cada vez que entrar no formulário de cadastro de parcelas ao efetivar a inclusão (ou alteração ) de cada parcela do contrato.

 

 

Cálculo do IOF

 

 

IOF adicional = Valor da parcela (Calculado no sub item 8.3) * coluna CF_ALIQUOTA_IOF.PC_ADICIONAL

 

                         (arredondado em 2 casas decimais).

 

 

Variavel QT_DIAS                            = Data da Parcela informa - CF_CONTRATO.DT_INI_VIG 

 

               

Variavel ALIQUOTA                         = CF_ALIQUOTA_IOF.PC_ALIQUOTA *  Variavel QT_DIAS

 

    (arredondado em 4 casas decimais)

 

 

Se Variavel ALIQUOTA                    > CF_ALIQUOTA_IOF.PC_MAXIMO

 

               Setar Variavel ALIQUOTA = CF_ALIQUOTA_IOF.PC_MAXIMO

 

 

 

IOF = Valor da parcela (Calculado no sub item 8.3) * Variavel ALIQUOTA

 

          (arredondado em 2 casas decimais).

 

 

 

IOF = IOF + IOF adicional

 

 

Acumular o valor acima para em uma variável (variável Tot_IOF) para atualizar o contrato CONFINANC (descrito no sub item 8.6. 


 

 Índices da parcela

 

Após preencher a coluna “Valor Parcela” com o resultado do cálculo descrito no sub item 8.3, executar a mensagem “On SAM_Validate” constante da mesma coluna “Valor Parcela” (descrito no sub item 8.4).

 

 Atualização do Contrato

 

Após calcular todas as parcelas, executar comando update no contrato COFINANC, e atualizar a coluna CF_CONTRATO.VL_IOF com o valor acumulado na variável Tot_IOF.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

Cadastro de Contratos - TODOS

Alteração

Movimentação \ Cadastro de Contratos \ Todos

-

Cadastro de Contratos - FORNECEDORES

Alteração

Movimentação \ Cadastro de Contratos \ FORNECEDORES

-

Cadastro de Contratos - PRESTADORES DE SERVIÇOS

Alteração

Movimentação \ Cadastro de Contratos \ PRESTADORES DE SERVIÇOS

-

 

 

Opcional

Dicionário de Dados


1.1       Tabelas já existentes

 

Incluir na tabela CF_CONTRATO as colunas:

  1. VL_SOLICITADO      number(13,2).
  2. VL_IOF                        number(13,2).

 

Incluir nas tabelas CF_HISTCONTR as colunas:

  1. VL_PARCELA            number(13,2).
  2. VL_IOF                        number(13,2).

 

Incluir na tabela CF_TP_ADIANT a coluna FG_IOF varchar(1).

 

 

1.2       Nova tabela

 

Criado uma nova tabela para configuração da alíquota de IOF.

 Image Added



 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

As implementações ocorrerão em objeto já existe conforme abaixo:

 

Objeto tblHist_Contrato (botão “Parcelas” do Cadastro de Contrato ) que está na opções:

“Movimentação” à “Cadastro Contratos” à “Todos”.

“Movimentação” à “Cadastro Contratos” à “Fornecedores”.

“Movimentação” à “Cadastro Contratos” à “Prestadores de Serviço”.


 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 

[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.