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Contabilidade Nova

 

Objetivo

Consolidar os melhores conceitos de integração entre os módulos do sistema e aprimorar a integridade de relacionamento entre os lançamentos Contábeis e os Módulos a que deram Origem aos Lançamentos.

Conceito

O Módulo de Contabilidade é responsável pelos lançamentos contábeis das operações da empresa e de suas filiais.
As informações podem ser digitadas diretamente no módulo de contabilidade quanto serem integradas automaticamente dos demais módulos do sistema RMS. Esse recurso é a grande vantagem do sistema, em termos operacionais, eliminando a digitação de lançamentos e garantindo a atualização dos registros no menor tempo possível.
Este manual foi desenvolvido considerando que o usuário já está familiarizado com o RMS, sua navegação e principalmente tenha conhecimento em contabilidade. No decorrer dos próximos tópicos demonstraremos as configurações para o módulo de contabilidade.
Principais Implementações

  • Totalização de Contas Contábeis em Códigos Associados.
  • Plano de Contas Gerencial.
  • Plano de Contas Alternativo.
  • Centros de Custos.
  • Consulta Origem de Lançamentos.
  • Análise do Lançamento Contábil antes que a integração ocorra.
  • Maior quantidade de Níveis e Tamanho da conta Contábil.
  • Diferenciação entre "Lotes - Movimentos e Lançamentos".
  • Eliminação das Agendas de faixa reservada para a RMS em versões anteriores.
  • Criado um Termo "Conceitos-Contábeis".
  • Importação de Lançamentos da Contabilidade anterior.
  • Possibilidade de utilização das 2 versões da Contabilidade para fins de Comparativo.

 

Parametrização


Pré-Requisitos (para Clientes já em Produção com a CTB Versão Anterior).

...



 OBSERVAÇÃO
Requisitos não aplicáveis para Novos Clientes, pois, estas implementações já estão previstas no início do Projeto.
As demais parametrizações que se fizerem necessárias serão apresentados dentro dos respectivos processos da nova contabilidade.

Descrição do processo

 

Utilizando os Novos Conceitos


Conceitos da contabilidade
Os conceitos da contabilidade são os nomes dados aos valores possíveis de contabilização de cada movimento. Veja maiores informações no tópico "Tabela Contábil".

Totalização de Contas Contábeis em Códigos Associados:

...

    • INTEGRAÇÃO Menu Integração:



Configurando o módulo de Contabilidade

Painel de Controle
Essa é a primeira tarefa para utilização do módulo de contabilidade, para tal entre no programa de nome "Parametrização Contábil" dentro da subpasta manutenção na pasta Contabilidade, será exibida a tela correspondente à figura abaixo:


...

Nome do Campo

Descrição

Ano

Ano informado automaticamente.

    • Contabilidade RMS
    • Contabilidade por Filial

Assinale a opção desejada.

  • Âncora
    _Toc487525237
    _Toc487525237
    Âncora
    _Toc488032972
    _Toc488032972
    Âncora
    _Toc488033995
    _Toc488033995
    Âncora
    _Toc488034092
    _Toc488034092
    Âncora
    _Toc488035423
    _Toc488035423
    Âncora
    _Toc488035841
    _Toc488035841
    Âncora
    _Toc501780287
    _Toc501780287
    Âncora
    _Toc501789743
    _Toc501789743
    Âncora
    _Toc501873153
    _Toc501873153
    Âncora
    _Toc501873376
    _Toc501873376
    Âncora
    _Toc501873615
    _Toc501873615
    Âncora
    _Toc501873959
    _Toc501873959
    Âncora
    _Toc502027801
    _Toc502027801
    Movimento de Empresa e Filial:

    Esse campo ativa ou desativa todas as verificações de integração dos outros módulos do sistema com o Módulo de Contabilidade.

    No primeiro campo você indica se a empresa utiliza, ou não, a contabilidade da RMS.
    No campo seguinte informa se a empresa deseja contabilizar por filiais.

Qtd. Meses:
Informe a quantidade de meses desejada para a parametrização.

  • 12 meses.
  • 13 meses.
  • 14 meses.

LOTES

 

  • Fiscais.
  • Conciliação.
  • Manuais.
  • Contas a Pagar.
  • Contas a Receber.
  • Trade.
  • Lucro Presumido.
  • Apuração.
  • Outros Débitos / Créditos.

O usuário deverá determinar a Faixa de lotes.

CONTA CONTÁBIL

 

Grupo

Grupo do Plano de Contas:

Informe quantos grupos o plano de contas da empresa possui. Eles determinam os níveis de quebra do plano de contas e dos balancetes. O sistema permite até sete agrupamentos de contas.

Dígito

Quantidade de Dígitos do Código das Contas:

Informe quantos dígitos compõe o código da conta. (Soma de todos os níveis). O sistema permite até dezoito dígitos no código da conta. O último grupo do plano de contas tem que ter, no mínimo, 5 dígitos.

Grau

Informe o "grau" da Conta.

Grau = Número máximo de níveis (Grupos) que essa possui.

Valor Contas a Pagar:

Se as contas referentes ao Contas a Pagar devem ser contabilizadas pelo Valor Original ou pelo Valor Pago.

O = Original.
P = Pago.

Data Contas a Receber:

Se as contas referentes ao Contas a Receber devem ser contabilizadas pela Data do Movimento ou pela data de Crédito.




M = Movimento.
C = Crédito.

Valor Contas a Receber:

Se as contas referentes ao Contas a Receber devem ser contabilizadas pelo Valor Original ou pelo Valor Pago.

O = Original.
R = Recebido.

Data Caixa e Bancos:

Se as contas referentes ao Caixa e Bancos devem ser contabilizadas pela Data da Agenda, Data do Pagamento ou pela data de Crédito.

A = Agenda.
P = Pagamento.
C = Crédito.

Data Fiscal:

Se as contas referentes ao Livro Fiscal devem ser contabilizadas pela Data da Agenda ou pela data de Emissão.

A = Agenda.
E = Emissão.

Lanctos. Lote

Número máximo de Lotes

Meses para digitação:

A permissão para a digitação dos lotes será dada pelo usuário responsável pela Contabilidade, fazendo com que nenhum usuário possa (sem autorização), criar lotes de acerto dentro desse mês.

Assinale os meses desejados.
Campos com os Meses de JAN a DEZ.

Moedas - Tabela de Moeda (Conversão):

Indique qual a tabela de conversão que o sistema deve utilizar para converter os valores digitados. Os balancetes, diários e livros serão baseados nessa informação.

  • Tab. Moeda 1. (Ex.: Euro).
  • Tab. Moeda 2. (Ex.: Dolar).
  • Tab. Moeda 3. (Ex.: IGPM).


    Observação: Estas tabelas devem ser atualizadas, diariamente, sempre que utilizadas.

Nro. Arquivamento

  • Anual.
  • Anual por Diário
  • Mensal.
  • Mensal por Diário.

     Sem tratamento
    (Número indicativo para arquivamento de documentos).

     Observação Importante:
    No Brasil esta função não é utilizada e será sempre assinalada como SEM TRATAMENTO.

 

Plano de Contas

O plano de contas é o programa onde cadastramos as contas contábeis da empresa, permitindo ao sistema gerar as informações contábeis e seus relatórios.
Para tal cadastro, entre no programa "Plano de contas" dentro da subpasta Manutenção do menu Contabilidade.
Lembrando que na Nova Contabilidade o Plano de Contas é sempre anual.




Ao apertar o botão F6 Incluir são necessárias as seguintes informações baseadas na quantidade de graus e dígitos informados no Painel de Controle do sistema:
Campos de Tela:

...

Nome da Função

Descrição

Fim

Encerra o programa.

Confirma

Confirma as informações inseridas.

Alterar

Permite alteração nos campos disponibilizados

Incluir

Disponibiliza os campos para inclusão de uma nova Conta.

Excluir

Exclui a(s) Conta(s) selecionada(s).

Detalhe

Disponibiliza informações detalhadas da Conta assinalada, conforme código associado.

Filial

Permite visualizar a Conta selecionada por Filiais.

Empresa

Abre a tela de Manutenção de Plano de Contas para Saldo da conta selecionada nas empresas cadastradas na base, na data atual, apresentando Número e Descrição da Conta selecionada, Número de redução da Conta, Grau da Conta, Código e nome da Empresa, Saldo Anterior da Conta, Débitos e Créditos da Conta e Saldo Atual.

Filtrar

Exibe o Plano de Contas na tela.

Imprimir

Gera o relatório para o Plano de Contas.

 

Importação de Plano de Contas – RMS

EDI CONTABILIDADE NOVA.
Importação de Movimento Contábil RMS.
Considerações:

...

Campo

Posição

Tam

Fmt

Dec

Conteúdo

Observação

ARQUIVO

001-008

8

Alfa

0

FIM

Fixo

REGISTROS

009-015

7

Num

0

Quantidade de registros do arquivo

 

CONTROLE

016-06

1

Alfa

0

*

Fixo

 

Saldos Iniciais – VCTMINIC

Este programa é utilizado para cadastramento dos Saldos Iniciais das contas contábeis, provenientes de outros sistemas.
Geralmente, utiliza-se o programa apenas uma vez, no momento da implantação da Contabilidade RMS.

Funções do Programa:

...

Nome do campo

Descrição

Conta Inicial

Número da conta inicial cadastrada no plano de contas da empresa

Conta Final

Número da Conta final cadastrada no plano de contas da empresa

Empresa

Número da Empresa que serão cadastrados os Saldos Iniciais.

Descrição

Nome da Empresa

Mês/Ano

Será considerado sempre o mês 01 do ano cadastrado.

Conta

Número da Conta Contábil cadastrado no Plano de Contas.

Descrição

Descrição da Conta Contábil cadastrado no Plano de Contas.

Empresa

Número da Empresa onde serão cadastrados os Saldos Iniciais.

Filial

Código da filial.

Detalhe

Informe o código do detalhe SEM dígito

Saldo Inicial

Valor do Saldo Inicial da conta.

D/C

Se o saldo da conta for devedor utiliza-se D e se for credor utiliza-se C.

Implantando Saldos Iniciais

Seleciona-se a conta para inclusão do saldo inicial e clica em F2 Alterar.

Inclui o código da empresa, da filial, detalhe da conta (se houver), o valor do saldo inicial e se esse saldo é devedor(D)ou credor(C). Logo após clicar em para salvar as informações digitadas na linha. Em seguida clicar em F4 Confirmar.

Os saldos iniciais foram cadastrados, como demonstra a tela abaixo:

Consultando Saldos Iniciais cadastrados

Selecione mês/ano e empresa


Na tela do Plano de Contas, verificamos o Saldo Inicial cadastrado no mês 01.

...

Nome da Função

Descrição

Fim

Finaliza o programa.

Confirma

Confirma as informações inseridas.

Alterar

Permite alterar as informações dos campos.

Incluir

Disponibiliza os Campos para Inclusão do histórico.

Excluir

Exclui o histórico assinalado

Imprimir

Gera relatório com as informações do Histórico assinalado


Tabela Contábil

Conjunto de informações contábeis relativas à empresa, as quais serão utilizadas para possibilitar a efetiva contabilização das compras, pagamentos, transferências, vendas, enfim de todas as operações contempladas pela contabilidade.
A tabela contábil possibilita a integração com o módulo de Contabilidade do sistema, do qual obtém as contas para os lançamentos contábeis com o respectivo histórico padrão.
As informações da tabela contábil são ordenadas por agenda e código fiscal (maiores detalhes no Módulo de Cadastro / CADASTRO DE TABELAS).
Agenda é cada transação comercial ou financeira realizada na empresa, de forma simples como uma "agenda pessoal", onde você anota em determinadas divisões às informações de seu dia a dia.
Sempre existirá o conjunto agenda + código fiscal = 000 (Zeros) para cada agenda. Essa situação é chamada de agenda resumo, que contém os atributos básicos das operações de Contabilidade, Contas a Pagar/ Receber e Caixa e Bancos, Tesouraria e Caixa e Bancos, referente à agenda e será utilizado como base de todos os códigos fiscais de operação a ela ligados.
Assim, todas as variações de códigos fiscais que seguirão para essa agenda assumirão o conteúdo dessa parametrização padrão da agenda resumo.
Se houver alguma particularidade específica, poderá ser feita a modificação, no registro do código fiscal específico que tenha essa particularidade.
Existem operações na empresa que não contêm desdobramentos de códigos fiscais. Então, atribui-se no campo código fiscal um valor diferente de um C.F.O. (Código Fiscal de Operação) não valido, não usado oficialmente, cadastrando o mesmo na tabela 19 - Tabela de Códigos Fiscais.
Para facilitar a explicação vejamos a seguir dois exemplos:
Agenda com desdobramento:
AGENDA: 001 - Compra de mercadorias para comercialização.
CÓDIGO FISCAL: 112 - Dentro do Estado, ou
CÓDIGO FISCAL: 212 - Fora do Estado
Agenda sem desdobramento:
AGENDA: 448 - Quebras de inventário.
CÓDIGO FISCAL: 001 – Diversos.
Devemos salientar que o uso da Tabela Contábil é de extrema importância no sistema, já que todos os procedimentos de integração entre os módulos fiscais, comerciais e administrativos dependem da parametrização da mesma.
A quantidade de códigos de agenda será diretamente proporcional ao nível de detalhamento contábil da Empresa. Quanto mais agendas, maior será o número de operações contabilizadas automaticamente.
 IMPORTANTE:
Para configuração da tabela contábil, é necessário primeiro parametrizar o Plano de Contas e
Histórico Padrão da Contabilidade.
Para efetuar alterações nas agendas pressione o botão F2 Alterar e o sistema libera os campos para serem alterados com exceção dos campos referentes à contabilidade.
Para alterar as contas de integração nas agendas, pressione o botão CtF5 Contab, o sistema exibirá uma janela para informar a seleção de mês, conforme tela abaixo:

Informe o mês e o ano que valerá a alteração das contas contábeis e aperte o botão F4 Confirmar.
Feito isso o sistema libera a digitação dos campos da Contabilidade para digitação.

Através da tabela contábil, todas as operações feitas no "Gestão" podem ser integradas à Contabilidade, desde que a estrutura do plano de contas esteja montada para receber as movimentações do Contas a Pagar, Contas a Receber e do Livros Fiscais.
Dentro da tabela contábil somente o campo Contábil "S" ou "N" e o quadro Contabilidade são utilizados para a integração do módulo contábil.
Existem quatro tipos de integrações:

...

Nome

Conteúdo

Descrição


Agenda


Tabela 014


Código da agenda definido em tabela com 3 dígitos.

Código Fiscal

Tabela 019

Código Fiscal definido em tabela.

Agenda Destino

Tabela 014

Código da agenda destino definido em tabela (para agendas com dobra).

Fiscal Destino

Tabela 019

Código fiscal destino definido em tabela (para agendas com dobra).

Agenda de Agrupamento

Tabela 014

Código da Agenda para agrupamento de despesas com fins de relatório gerencial. Só utilizado em agendas de despesa e seu uso é opcional.

Série NF

 

Série da Nota Fiscal (opcional).

Modelo NF

 

Informar qual o modelo da Nota Fiscal – (Campo utilizado para o SINTEGRA)

Contabilidade

 

 

Débitos

 

 


Conceito

 

São as variáveis dos padrões da RMS que serão utilizados para integrar os lançamentos.
Os conceitos da contabilidade são os nomes dados aos valores possíveis de contabilização de cada registro contábil

Integração

 

Forma de Integração por:

  • "O" = origem.
  • "D" = destino.
  • "L" = loja.
  • "S" = seção.
  • "P" = portador.
  • "B" = banco.
  • "A" = analítico.
  • "F" = figura,
  • "Q" = alíquota.

    E se integra o movimento:
  • "A" = analítico.
  • "S" = sintético.


Conta Débito

 

Número da conta devedora do plano de contas para as operações de pagamentos e recebimentos através do Banco (o plano de contas já deve estar cadastrado no modulo contabilidade).

Descrição

 

Nome da Conta Débito

Hist.

 

Código de histórico do lançamento na conta devedora de compra /venda. (o histórico padrão já deve estar cadastrado no modulo contabilidade).

Conta Crédito

 

Número da conta credora do plano de contas para as operações de compra ou venda (o plano de contas já deve estar cadastrado no modulo contabilidade).

Descrição

 

Nome da Conta Crédito

Histórico

 

Código de histórico do lançamento na conta credora de compra /venda. (o histórico padrão já deve estar cadastrado no modulo contabilidade).

Filial

 

Se vai contabilizar pela Filial. SEMPRE "F"

Diar

 

Informar o número do diário onde será impresso Movimento. Ex: 1 = Diário Geral, 2 = Diário geral de Fornecedor, 3 = Diário Auxiliar de Clientes.

Ctb

 

C – Contábil, G - Gerencial ou O – Outros.

Integração

 

 


Contas a Pagar

 


Esta operação deve ser integrada no Contas a Pagar?

  • S =Sim.
  • N =Não.

Emite Nota

 

Emite NF para essa operação?

  • S =Sim.
  • N =Não.

Entrada/ Saída

 

É uma operação de Entrada ou Saída?

  • E =Entrada.
  • S =Saída.

Lista Livro Fiscal

 

Esta operação deve ser listada no Livro Fiscal?

  • S =Sim.
  • N =Não.

Contas a Receber

 

Esta operação deve ser integrada no Contas a Receber?

  • S =Sim.
  • N =Não.

Contábil

 

Esta operação deve ser integrada na Contabilidade?

  • S =Sim.
  • N =Não.

Atualiza Estoque

 

Esta operação deve atualizar Estoque?

  • S =Sim.
  • N =Não.

Atualiza Custo

 

Esta operação deve atualizar Custos?

  • S =Sim.
  • N =Não.

Nota Fiscal com Item

 

Nesta operação a Nota Fiscal contém item?

  • S =Sim.
  • N =Não.

Confere Custo

 

Esta operação confere custo com Pedido ou Cadastro

  • S =Sim.
  • N =Não.

    Se for pelo recebimento o sistema vai buscar o custo que está no pedido.
    Se for pela nota fiscal de saída vai buscar no valor do cadastro do produto.

Tipo de Nota

 

  • Tipo de operação:
  • Compra "C".
  • Transferência "T".
  • Venda "V".
  • Devolução "D".
  • Remessa "R".
  • Frete "F".
  • Outros" O".

Dobra Automática

 

Esta operação dobra Nota Fiscal?

  • S =Sim.
  • N =Não.

Tipo Emissão

 

Tipo de documento:

  • "1" = Nota Fiscal.
  • "2" = Fechamento máquina registradora.
  • "3" = Remarcação / Demarcação.
  • "4" = Venda máquina registradora / Nota Fiscal.
  • "5" = Estado.
  • "6" = Livro Fiscal.
  • "7" = E. Futura.
  • "8" = NF Débito.
  • "9" = NF Complementar.

Romaneio

 

Nesta operação deve-se digitar se o sistema deve emitir o Romaneio

  • S =Sim.
  • N =Não.

    (estrela) Para emitir o Romaneio Consolidado, selecione todas as ordens de produção a consolidar as quantidades e emita o Romaneio.

Relatório

 

Nesse campo deve-se informar se o sistema irá emitir essa movimentação em relatório.

  • S =Sim.
  • N =Não.

Juros Recebidos

 

Gera ou não cobrança no Contas a Receber de títulos referentes a juros de atrasos ou pagamentos a menor.

  • S =Sim.
  • N =Não.

Empenha Estoque

 

Nesse campo deve-se definir se será dado baixa no sistema antes de a Nota Fiscal ser atualizada, estando o produto fisicamente no estoque.

  • S =Sim.
  • N =Não.

Controla IPI

 

Controla o cálculo de IPI na nota?

  • S =Sim.
  • N =Não.

I.R.R.F.

Tabela 306

Incide IRRF?

  • S =Sim.
  • N =Não.

Caixa/ Bancos

 

Integra no modulo Caixa e Bancos?

  • S =Sim.
  • N =Não.

Tesouraria

 

Integra no modulo Tesouraria?

  • S =Sim.
  • N =Não.

Rateio na Seção

 

Há rateio na seção?

  • S =Sim.
  • N =Não.

I.N.S.S.

 

Incide INSS?

  • S =Sim.
  • N =Não.

Dígito Extra

 

Esse campo identifica no CFO (Código Fiscal de Operação). Ex.: o digito adicional nos CFO 1.99.1 ou 1.99.9. Só deve ser preenchido em CFO que possuem digito extra.

PIS/ COFINS

 

Apuração de PIS / COFINS.

  • "S" sim.
  • "N" não.
  • "R" retém na entrada.
  • "P" retém no pagamento para apuração de PIS.

Controla ISS

 

Apuração de ISS.

  • "S" sim.
  • "N" não.
  • "R" retém na entrada.
  • "P" retém no pagamento para apuração de ISS.

Controla CSLL

 

Apuração de CSLL.

  • "S" sim.
  • "N" não.
  • "P" retém no pagamento para apuração de CSLL.

Classe Finan.

 

  • "C" = Comercial.
  • "N" = Não Comercial.

Ativa

 

Determina se a Tabela está sendo utilizada pela filial.

  • A= Agenda Ativa
  • N = Agenda Inativa

Incl. Manual

 

Determina se a Nota Fiscal pode ser incluída manualmente ou se é utilizado o sistema de EDI.

  • S = Agenda Aceita Inclusão manual.
  • N = Agenda Só aceita Inclusão Automática.

 

Conceitos da contabilidade (**)

 

Os conceitos da contabilidade são os nomes dados aos valores possíveis de contabilização de cada registro contábil. Cada movimento, uma entrada de Nota Fiscal, um pagamento ou recebimento, possui alguns valores associados. A cada um destes valores está associado um conceito.
Quando um conceito é colocado na tabela contábil, o valor associado a este passa a ter um lançamento contábil nas contas descritas na tabela contábil.
Os conceitos fixos disponíveis no sistema são:

...

Conceito

I

Descrição

Contabilização

Visualização

VAL_CONT

F

Valor contábil

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

BASE_ICMS

F

Base do ICMS

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

ICMS

F

ICMS

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

PVV

F

PVV

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

ICMS_FONTE

F

ICMS Fonte

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

CRED_PRES

F

Crédito presumido

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

IPI

F

IPI

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

COMPLEMENTO

F

Complemento

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

DIFERENÇA

F

Diferença

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

DESP_FIN

F

Despesa financeira

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

FRETE

F

Frete

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

FUNRURAL

F

Funrural

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

FUNRURAL

P

Funrural

Pagamento

Consulta de títulos a Pagar (VAPALTPG)

IRRF

F

IRRF

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

IRRF

P

IRRF

Pagamento

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

INSS

F

INSS

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

INSS

P

INSS

Pagamento

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

PIS

F

Valor do PIS

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

COFINS

F

Valor do COFINS

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

PIS_ANT

F

Base PIS antecipado

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

COF_ANT

F

Base COFINS antec.

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

ISS

F

ISS

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

CSLL

F

CSLL

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

PIS_RET

F

PIS retido

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

COF_RET

F

COFINS retido

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

ISS_RET

F

ISS retido

Entrada da NF

Manutenção de notas (VGLUCFIS)

VAL_BRUTO

P

Valor do titulo

Pagamento

Consulta de títulos a Pagar (VAPALTPG)

VAL_BRUTO

R

Valor do titulo

Recebimento

Consulta de títulos a Receber (VARCTITU)

VAL_CONC

X

Valor Conciliado

Caixa e Bancos

Utilizado Somente no México.

VAL_LIQ

P

Valor líquido do título

Pagamento

Consulta de títulos a Pagar (VAPALTPG)

VAL_LIQ

R

Valor líquido do título

Recebimento

Consulta de títulos a Receber (VARCTITU)

DESCONTO

P

Desconto

Pagamento – carteira

Consulta de títulos a Pagar (VAPALTPG)

DESCONTO

R

Desconto

Recebimento

Consulta de títulos a Receber (VARCTITU)

DESCONTO

P

Desconto

Pagamento – banco

Consulta de títulos a Pagar (VAPALTPG)

DESCONTO

R

Desconto

Recebimento

Consulta de títulos a Receber (VARCTITU)

ABATIMENTO

P

Abatimento

Pagamento – carteira

Consulta de títulos a Pagar (VAPALTPG)

ABATIMENTO

R

Abatimento

Recebimento

Consulta de títulos a Receber (VARCTITU)

ABATIMENTO

P

Abatimento

Pagamento – banco

Consulta de títulos a Pagar (VAPALTPG)

ABATIMENTO

R

Abatimento

Recebimento

Consulta de títulos a Receber (VARCTITU)

JUROS

P

Juros

Pagamento – carteira

Consulta de títulos a Pagar (VAPALTPG)

JUROS

R

Juros

Recebimento

Consulta de títulos a Receber (VARCTITU)

JUROS

P

Juros

Pagamento – banco

Consulta de títulos a Pagar (VAPALTPG)

JUROS

R

Juros

Recebimento

Consulta de títulos a Receber (VARCTITU)

CORREÇÃO

P

Correção

Pagamento – carteira

Consulta de títulos a Pagar (VAPALTPG)

CORREÇÃO

R

Correção

Recebimento

Consulta de títulos a Receber (VARCTITU)

CORREÇÃO

P

Correção

Pagamento – banco

Consulta de títulos a Pagar (VAPALTPG)

CORREÇÃO

R

Correção

Recebimento

Consulta de títulos a Receber (VARCTITU)

ABA_PAG

R

Abatimento do C.Pag.

Recebimento

Consulta de títulos a Receber (VARCTITU)
Manutenção de abatimentos (VAPMABAT)

ABA_REC

P

Abatimento do C.Rec.

Pagamento

Consulta de títulos a Pagar (VAPALTPG)
Manutenção de abatimentos (VAPMABAT)

DESPESAS

P

Despesas

Pagamento

Consulta de títulos a Pagar (VAPALTPG)

PIS_PAG

P

PIS retido no pagto.

Pagamento

Consulta de títulos a Pagar (VAPALTPG)

COF_PAG

P

COFINS retido no pagto.

Pagamento

Consulta de títulos a Pagar (VAPALTPG)

CSLL_PAG

P

CSLL retido no pagto.

Pagamento

Consulta de títulos a Pagar (VAPALTPG)

ISS_PAG

P

ISS retido no pagto.

Pagamento

Consulta de títulos a Pagar (VAPALTPG)

 

Conceitos

Cadastro de Conceitos


Recomendações Úteis para utilização do Módulo de Contabilidade.
O Plano de Contas deve ser o mais simples possível. Observe que não é necessário criar contas por filial, como fornecedores, caixa, etc.... O sistema cria essas contas automaticamente. Também não é necessário criar um plano de contas para cada filial.
O Sistema RMS não trabalha com o conceito de Centros de Custo. Para ele Centros de Custo é igual à Seção.
Os Lançamentos automáticos na Contabilidade são consequência dos processos de Recebimento, Faturamento, Contas a Pagar e Contas a Receber, Caixa e Bancos, Tesouraria da Empresa.
Para que você não tenha problemas com a Contabilidade é necessário que:

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A integração com a contabilidade deve ser feita após a atualização de todos os registros nos módulos de origem das informações. Deve ser evitada a atualização tardia de documentos, pois estes podem se referir a meses já encerrados contabilmente.

Utilizando o módulo de Contabilidade

Seleção de mês

Para utilização do módulo de Contabilidade o primeiro passo é determinar o mês de referência que se deseja trabalhar as informações.
Para efetivar tais alterações entre no programa "Seleção de Mês" dentro da pasta Contabilidade, o sistema retorna com a tela abaixo:

Informe o mês e o ano no formato MM / AA e o código da empresa que consta no cadastro de empresas e finalize com o botão F4 Confirma.

Efetuando as Integrações dos Módulos do RMS

O passo lógico seguinte é efetuar as integrações dos demais módulos do sistema para a contabilidade. Devemos ressaltar que para a correta integração das informações é necessário que a tabela contábil esteja corretamente parametrizada e os demais módulos devem estar encerrados / fechados corretamente, no entanto, caso precise integrar novamente devido a alterações nos resultados dos demais módulos é preciso apenas processar novamente à integração.
Para efetuar a Integração do Livro Fiscal, Contas a Pagar e Contas a Receber entre no programa "Integração Contábil" dentro do subpasta Integração no módulo de Contabilidade o sistema retorna com a tela correspondente à figura 6, visualize na figura as informações sobre os campos da integração.

Selecione qual o módulo deseja integrar.
Informe o período de Integração.
Informe o código das Empresas e Filiais a serem integradas.

Após a seleção pressione o botão F4 Confirmar, o sistema processará a integração.

No final o sistema exibirá uma crítica com os documentos não integrados, essa listagem exibe as divergências na integração.














Movimentação Contábil

Apesar do sistema RMS oferecer um sistema contábil praticamente automatizado é possível efetuar lançamentos manuais utilizando o sistema de lotes de digitação.
Para incluir um lote entre no programa "Manutenção" dentro da pasta Contabilidade do RMS, pasta "Consulta de Lotes".

Aperte o botão F6 Incluir, o sistema libera os campos no quadro Lote.

Informe a data e o valor total do lote, finalize com o botão F4 Confirmar.

O sistema exibe o lote incluído na grade "Consulta de Lotes"com o status Incorreto.

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Nome do campo

Descrição

 

Conta Inicial

Número da conta inicial cadastrada no plano de contas da empresa

 

Conta Final

Número da Conta final cadastrada no plano de contas da empresa

 

Tipo de Movimento

D = Débitos
C = Créditos
A = Ambos

 

Faixa de lotes

Número de lote desejado como inicial até o número de lote desejado como final

 

Movimento

Número do movimento

 

Registro

Informe o número do registro

 

Nota

Informe o número da nota fiscal

 

Série

Informe o número de série da nota fiscal

 

Agenda

Informe o código da agenda

 

Filial

Código da filial

 

Empresa

Código da empresa

 

Seção

Código da Seção

 

C. Custo

Informe o Centro de Custo

 

Detalhe

Informe o código do detalhe SEM dígito

 

Tipo Detalhe

Informe o tipo de detalhe:
E = Entidade
C = Custo
S = Seção
D = Departamento
P = Portador
B = Banco
Outro

 

Arquivamento

Informe o número de arquivamento

 

Diário

Informe o código do diário

 

Data inicial

Informe a data inicial desejada para início do período

 

Data Final

Informe a data final desejada para o fim do período

 

Status Movimento

Situação atual do Movimento

 

 

  1. Atualizado
  2. Correto
  3. Incorreto

1. Importado
2. Exportado
3. Integrado
4. Apurado


CRÍTICA DO LOTE




Integração de Nota Fiscal na Contabilidade


Notas Fiscais

Entre no programa de Cadastro Fiscal.
Indique o período desejado e selecione a Nota Fiscal que deseja integrar na Contabilidade.

Digitados os lançamentos na movimentação.



O passo seguinte é efetuar a crítica do lote digitado.
Para tal entre no programa "Critica do Movimento" dentro da pasta Manutenção no módulo contábil do RMS.

Nesta etapa o sistema oferece o recurso onde criticará o movimento tanto integrado como dos lotes digitados na movimentação contábil.
Informe o intervalo de lotes que deseja criticar e se necessário flag a opção "Somente Lotes Incorretos" e/ ou o período que deseja que o sistema critique.
Aperte o botão F4 Confirma e o sistema processa a crítica.

O sistema retorna um relatório em tela onde são exibidas as divergências na crítica para que possam ser efetuadas as correções necessárias.

 Note que:
É possível a opção de efetuar uma crítica geral na contabilidade apenas pressionando o botão F2 Geral e confirmando com F4 Confirmar.






Atualização do Movimento Contábil

Efetuado a crítica como demonstrado no tópico anterior os lotes aparecem como o status "Criticado" no programa de Movimentação Contábil.

A partir do momento que os lotes foram criticados é possível efetuar a atualização dos mesmos para efeito de fechamento do lote, portanto, a partir do momento que atualizar um lote o mesmo não poderá ser alterado sem se realizar uma nova crítica antes de atualizá-lo novamente.
Para atualizar os lotes com os lançamentos contábeis, entre no programa "Atualização do Movimento" dentro da subpasta Manutenção no Módulo de Contabilidade.

A tela exibe o período base definido na seleção de mês e com flag os meses que se pode realizar a atualização dos lançamentos.
Selecione o último mês para atualização (não pode ser inferior ao mês selecionado na base) e pressione o botão F4 Confirmar para o sistema processar as informações, atualizando todos os lotes com o status "criticado" até o último mês definido para atualização.







Reabilita Débito e Crédito – VCTMZERA

Depois que se faz à atualização do movimento é possível se desatualizar esse mesmo movimento em caso de ser verificado que algum lançamento de débito ou crédito ficou faltando, ou incorreto.
Entre no programa VCTMZERA, através do Menu do RMS:
>Modulo Administrativo Financeiro > Contabilidade > Operações > Reabilita Débito e Crédito.
O Sistema abrirá a tela:

...

O sistema "ZERA" os lançamentos contábeis, no período estipulado, para que se possam fazer as correções necessárias.

Após esse processo recomece novamente o processo de integração e / ou movimentação contábil, passo a passo como informado nos tópicos anteriores.

Manutenção de Agrupamentos

Os agrupamentos são responsáveis em agrupar as contas contábeis como também da sinalização que vai ter o saldo acumulado no relatório.




 Função F6 Incluir








Apuração de Resultados - Fechamento Mensal

Quando necessário é possível efetuar apurações de resultado parciais durante o exercício corrente de forma mensal.
Utilize o programa "Apuração" dentro do subpasta "Operações".
IMPORTANTE:
Parâmetro: 168
Acesso: CHKDIAORIG
Conteúdo: "S"
Descrição: Bloqueia as baixas com a Contabilidade Fechada.


Neste programa são apresentados: o período base selecionado no programa "Seleção de Mês", o histórico padrão utilizado para o fechamento mensal e as contas contábeis de fechamento.
Informe o complemento necessário no campo correspondente e aperte o botão F4 Confirma, o sistema automaticamente transporta os saldos para as contas de fechamento, assim apurando o resultado no mês selecionado.



 

Fechamento Anual

Essa opção permite que o usuário inicie o saldo das contas ou transporte os saldos para, um novo ano, em um novo arquivo, mantendo a estrutura do plano de contas atual na empresa principal e nas filiais, se houverem, com a atualização dos saldos das contas do Ativo e Passivo para o exercício seguinte.
 INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

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Para tal entre no programa de nome "Fechamento Anual" dentro da subpasta Manutenção na pasta Contabilidade.

Relatórios

O módulo contábil do RMS oferece diversos relatórios para atender as obrigações oficiais como também para análise das informações nele alimentadas, para ter acesso a esses relatórios entre na pasta de mesmo nome.

Balancete

Existe a possibilidade de emissão do balancete por empresa ou por filial.
Observação:
Para que na crítica do programa o relatório informe ao invés de + ou – (para valores de Débito e Crédito) as Letras D= Débito e C= Crédito basta incluir o parâmetro:
Parâmetro 116
Acesso: HABCODDCCR
Conteúdo: 1º, 2º e 3º igual a zero
No relatório do balancete os valores serão expresso como D = Débito e C= Crédito (ao invés do indicativo + ou -).

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  • Informações Gerais: Grau Máximo.
  • Separa Contas.
  • Pagina Inicial.
  • Data.
  • Nome conta em cascata.
  • Emite saldo Zero.
  • Valores em Moeda.
  • Quebra pagina por Grupo.
  • Emite Totais.

Diário

Emite os dados do diário auxiliar.


Informe os dados solicitados para a emissão do relatório:

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  • Opções Gerais:
  • Totais do Dia
  • Emite Termo
  • Agrupamento:
  • Agenda CFO
  • Agendas
  • Detalhes
  • Filial

Razão

Emite o relatório Razão.

  • Informe os dados solicitados para a emissão do relatório:

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