Páginas filhas
  • Contabilização por Competência - Parametrizações necessárias no TOTVS Educacional

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

A contabilização de bolsas ocorrerá de forma análoga à contabilização dos serviços, onde é possível definir no evento contábil um item de evento com contas específicas para receber a contabilização dos seus valores ou ainda definir um item de evento que busque as contas contábeis diretamente do cadastro de cada bolsa, através do Default Contábil de cada bolsa.

Observação:
As bolsas Condicionais (aquelas que dependem de determinadas condições para serem atribuídas financeiramente) não serão contabilizadas pelo regime de competência.

...

Os defaults contábeis são cadastros onde informamos as contas contábeis que sempre serão utilizadas por determinadas entidades (tabelas ou cadastros) dentro do sistema. As contas contábeis, por sua vez, são utilizadas nos nos lançamentos contábeis, sendo que estes são formados necessariamente por uma ou mais partidas a débito e por uma ou mais partidas a crédito. O(s) valore(s) lançado(s) no débito sempre deve(m) fechar em 100% com o(s) valore(s) lançado(s) no crédito.

Os defaults contábeis podem ser cadastrados em algumas entidades dentro do sistema, podendo ser estas entidades indicadas para serem utilizadas nos eventos contábeis, nos dando assim a possibilidade de diversificarmos a contabilização dos fatos, utilizando o mesmo evento contábil.

Por exemplo: queremos um evento que contabilize em contas distintas conforme o serviço utilizado no contrato. Para que isto ocorra, ao criarmos o evento contábil, devemos parametrizá-lo de forma que utilize o default contábil da entidade 'Serviço'. Então, vamos supor que o evento esteja assim parametrizado e que no cadastro do serviço Mensalidade a conta contábil A esteja indicada em seu default contábil e no cadastro do serviço Apostila a conta contábil B esteja indicada em seu default. Ao realizar a contabilização por competência, o valor do serviço Mensalidade será contabilizado na conta contábil A e, se houver serviço de Apostila no contrato, este será contabilizado na conta contábil B com o seu respectivo valor.

Outro exemplo de utilização dos defaults contábeis na contabilização é a possibilidade de se controlar separadamente os valores para cada Bolsa que possa ser concedida aos alunos através da indicação de contas contábeis específicas no default contábil de cada Bolsa. Da mesma forma, através da utilização dos defaults contábeis, é possível utilizar contas contábeis distintas para cada Matriz Aplicada, obtendo da mesma forma controles específicos.

−  Parâmetros de Integração | Contabilidade*Nos parâmetros do sistema Ambiente | Parâmetros | TOTVS Educacional | Integração | Contabilidade, indique qual dos dois modelos o sistema deverá adotar para a realização da contabilização por competência. 

Se desejar adotar o primeiro modelo de contabilização por competência do contrato educacional, marque somente a primeira opção 'Utiliza contabilização por competência'.

Se desejar adotar o segundo modelo de contabilização por competência do contrato educacional, marque a opção 'Utiliza contabilização por competência' e também a opção 'Registra separadamente contabilizações de cancelamento e aumento'.

A diferença básica entre os dois modelos de contabilização por competência previstos no sistema é a forma como as alterações ocorridas no valor do contrato, sejam elas devido a aumento ou devido à redução nos valores dos serviços que o compõe, serão contabilizadas. Para obter mais informações sobre os dois modelos de contabilização por competência clique aqui.

Os 'Eventos contábeis' criados previamente para mapear e determinar as regras da contabilização devem ser indicados.
Se o primeiro modelo de escrituração for o escolhido, somente os eventos para a contabilização do valor do 'Contrato' e também para a contabilização da apropriação 'Mensal' devem ser respectivamente indicados.
Se o segundo modelo de escrituração for o escolhido, será necessário que todos os eventos contábeis solicitados nesta tela sejam indicados, cada um para sua específica utilização.
Para maiores detalhes quanto à criação de eventos contábeis clique aqui.

O 'Número do lote' contábil que receberá os lançamentos que serão criados a cada execução do processo para gerar a contabilização por competência dos contratos deve ser informado, assim como o 'Número do lote para estorno' que receberá os lançamentos de estorno que porventura forem necessários. Os números dos lotes aqui indicados ficarão fixos. Ao indica-los aqui, estes lotes serão criados automaticamente e exclusivamente para tal finalidade dentro do sistema TOTVS Gestão Contábil, onde poderão ser visualizados e consultados.

Em 'Data contábil' deve ser indicado o local onde o sistema deverá verificar o período de competência contábil para a inclusão dos lançamentos referentes à contabilização por competência do contrato educacional. Este local pode ser no cadastro do 'Período Letivo', na 'Parametrização por Curso' ou no 'Contrato e Plano de Pagamento'. Dentro do cadastro do respectivo local aqui escolhido, será habilitada uma aba chamada Contabilização, onde deve ser informado o período de competência contábil, preenchendo-se o mês/ano da competência inicial e o mês/ano da competência final.
Para obter mais informações sobre competência contábil clique aqui.

Por definição interna do sistema, somente as parcelas do tipo 'Parcela do Plano' farão parte do cálculo do valor total do contrato a ser contabilizado pelo regime de competência. Parcelas do tipo 'Parcela Extra' e do tipo 'Parcela Adicional' somente entrarão no cálculo e farão parte da contabilização dos contratos se o sistema estiver parametrizado para considerar tais parcelas no processo de contabilização. Se quiserem considerar estas parcelas na contabilização dos contratos, os parâmetros 'Contabiliza parcela do tipo Extra' e 'Contabiliza parcela do tipo Adicional' devem ser marcados.

O parâmetro 'Considera a data de cancelamento do contrato para a data do estorno contábil no processo de cancelamento de contrato' somente ficará habilitado para quem estiver utilizando o primeiro modelo de contabilização por competência do contrato educacional, onde somente a primeira opção 'Utiliza contabilização por competência' é marcada. Com este parâmetro habilitado os estornos da contabilização receberão a mesma data informada no processo de "Cancelar contrato". Com este parâmetro desabilitado a data dos lançamentos de estorno continuará igual à data de execução do processo.