Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O TOTVS Automação de ponto realiza seus cálculos (horas trabalhadas, extras, atrasos) a partir do horário planejado e das batidas do funcionário. O horário planejado deve ser previamente cadastrado no sistema, já as batidas fazem parte da jornada executada e são provenientes de um terminal de coleta.
A importação de batidas consiste em registrar as batidas no TOTVS Automação de ponto. O Sistema irá ler o arquivo-texto gerado pelo relógio de ponto, onde estão registradas as batidas dos funcionários, utilizando layout customizável ou layout AFD (arquivo de fonte de dados) exigido pela portaria 1.510/2009. Para isso é necessário uma correta parametrização dos Terminais de coleta e do Layout de relógio. Esse último, quando criado no sistema, deve estar precisamente de acordo com o arquivo que será gerado pelo Relógio de ponto Eletrônico.
A importação das batidas para o controle de ponto deverá estar de acordo com o layout AFD da Portaria 1510/2009, e para ser utilizado basta marcar o parâmetro "Utiliza layout AFD para importação" no cadastro de layout de relógio. Veja mais detalhes na página de Adequações do TOTVS Automação de ponto à Portaria 1510/2009.
Outras formas de registrar as batidas é utilizando a Integração com TSA ou a  Integração com a Carol ou a Importação de acordo com o Layout da Portaria 671/2021  e Adequação ao Layout da Portaria 671, no momento que o funcionário executa a batida no relógiono relógio, a mesma é inserida em uma tabela no banco de dados, por sua vez a importação consiste em buscar essas batidas que estão armazenadas nessa tabela e as transferir para o espelho de ponto do funcionário.
O período de importação será sugerido pelo sistema conforme o período atual e ativo, ou deverá ser informado corretamente, pois somente serão importadas as batidas do arquivo que estão dentro desse período informado.

Ao utilizar a integração com o TSA, será possível , Importar batidas integradas via API.

O arquivo de importação deverá ser do tipo texto, sendo informado para que o sistema o leia no momento da importação. Caso esteja utilizando a importação automática, informe o caminho de rede do arquivo, no qual deverá estar compartilhado.
Exemplo
\\servidor\batidas.txt

Será possível realizar a importação da Justificativa da Falta .
A natureza da batida é uma informação fundamental para o cálculo da movimentação, caracterizando-a como uma entrada ou saída. No momento da importação o sistema precisa decidir a natureza de cada uma para ser registrada, lembrando que para cada batida de entrada deve existir uma batida de saída. E para tratar as adversidades e relações dessas batidas com a jornada planejada, o sistema disponibiliza algumas opções para acerto da natureza.
Considerando o período: A primeira batida do período a ser importada, não levará em consideração a última batida do período anterior, ou seja, o sistema calculará a natureza verificando se existe batida menor que a batida a ser importada somente no período, caso exista a natureza será a contrária da batida anterior. Caso não encontre nenhuma batida no período, o sistema calculará a natureza pela proximidade da natureza do horário planejado, assim como é feita a importação considerando o horário planejado.
Considerando o horário planejado: A importação levará em consideração o horário planejado no dia, ou seja, o horário cadastrado para o funcionário. O sistema calculará a natureza pela proximidade da natureza do horário planejado. Se no horário estiver cadastrado como saída a primeira batida do dia, esta será importada como saída.

Exemplo
 
Image Modified  
Se já existe a batida em vermelho, a importação será feita da seguinte maneira:
Image Modified
 
Considerando a jornada: O sistema calculará a natureza das batidas conforme a jornada(s) planejada(s) do funcionário. Ao invés de considerar a proximidade da natureza, é considerada a proximidade da jornada planejada. Tratando situações em que o funcionário tem mais de uma jornada planejada no dia, ou mesmo, funcionários que possuem jornada de um dia para o outro.

Exemplo
Para situações em que o funcionário possui duas jornadas planejadas na mesma data conforme abaixo.
: 
Image Modified
 
Se já existe a batida em vermelho, a importação será feita da seguinte maneira:
 
Image Modified
 
Observação
Caso não marque nenhum dos parâmetros para acertar a natureza, o sistema verificará a natureza da última batida do período anterior para definir a natureza da primeira batida do período a ser importada.
 
Considerações da importação de batidas
Exibe informação de inatividade do funcionário no log: Os funcionários de férias ou afastados terão suas batidas importadas normalmente, porém, ao fim do processo será apresentado um aviso para as datas que o funcionário deveria estar ausente.

Exemplo
Funcionário '00001' não está ativo na data 26/04/2010. Motivo Tipo Inatividade: AtestadoFolha - Descrição: Acidente grave no trabalho!
 
É possível cadastrar o tempo mínimo entre batidas no sindicado do funcionário. As batidas seguidas, cuja diferença seja menor que o tempo estipulado, serão desconsideradas na importação.
Exemplo
Tempo mínimo entre batidas: 00:10
O funcionário chegou à empresa e registrou sua batida as 08:00h, no qual foi importada normalmente. Esquecendo-se de que já "batera o cartão", registrou nova batida no terminal as 08:07h. Esta segunda batida não será considerada. Já se houver outra às 08:11h, o sistema a importará normalmente.
 
Caso o funcionário esteja bloqueado, provavelmente por causa de alterações manuais em sua movimentação, a importação não será realizada.

Observação
Visualize esses avisos na memória da importação.
 
Considerações da importação de batidas conforme o layout cadastrado
A importação utilizando o layout de relógio customizado faz referência à chapa ou ao código do crachá, esse último deve estar associado ao funcionário.
Ao utilizar o parâmetro 'Prioriza crachá e não chapa para importação de batidas', o sistema passa a considerar o crachá associado ao funcionário para importação. Caso a batida a ser registrada não estiver dentro do período de utilização do crachá, a mesma não será importada.
Ao realizar a importação considerando o crachá e na base de dados tiver um crachá onde seu código for igual a uma chapa de funcionário, o sistema importará batida apenas para o funcionário que estiver associado ao crachá.
Caso o layout do relógio contemple o terminal de coleta, a importação validará a utilização desse terminal pelo funcionário. O terminal pode ser lançado para o funcionário através do processo 'Alterações Globais de Terminais de Acesso'.
Caso o layout do relógio contemple funções, o sistema desconsidera as opções para acerto de natureza e considera apenas os tratamentos das funções de relógio.
 
Considerações da importação de batidas conforme o layout AFD
A importação utilizando o layout AFD, conforme Portaria 1510671/20092021, faz referência ao PIS CPF do funcionário, assim como a 15/10/2009 faz referência ao PIS.
Há situações em que o funcionário possui dois registros junto a empresa, ou seja, um mesmo PIS/CPF é associado a duas chapas diferentes. Nesse caso o sistema compara a batida por aproximação de horário.

Exemplo
 
Image Modified
 
Considerando que os dois funcionários utilizem o mesmo PIS/CPF, a batida de 14:10h a ser importada será registrada para o funcionário 2.
 
Importar Batidas para visitantes
O TOTVS Automação de ponto permite o controle de visitantes na empresa, possibilitando a manutenção de batidas e as refeições. A importação de batidas para os visitantes é feita a partir do crachá associado.
 
Importar Batidas de refeição
O sistema identifica as batidas de refeição pelo terminal de coleta ou pela função de relógio. As batidas de refeição são importadas para a pasta refeição no cadastro do funcionário ou visitantes. São utilizadas apenas pelas empresas que possuem refeitório e querem descontar a refeição do funcionário.
Observação
A importação de batidas de refeição depende do cadastramento das refeições e do terminal de coleta de refeição.
 
Importação automática de batidas
É possível automatizar a importação de batidas, no qual o sistema efetuará o recolhimento automático das batidas dos arquivos gerados pelo relógio (o relógio deverá gerar automaticamente o arquivo).
A partir de agora o agendamento de processos dos serviços globais é utilizado para programar a importação de batidas. As configurações para importação é realizada normalmente, devendo utilizar o parâmetro 'Considera a última linha importada', e em uma segunda etapa o agendamento dessa importação é realizada conforme o Gerenciamento de Jobs.
Observação
Considera a última linha importada: Esse parâmetro deve ser utilizado para a importação automática de batidas
Logo abaixo está disponível um arquivo auxiliar para configurar a importação automática. (Como fazer)
 
Para facilitar a gestão e conferência das importações realizadas o sistema disponibiliza as ferramentas abaixo:
Histórico de importações: Cada processo de importação realizado registrará informações que identificam a ação. Como o usuário responsável, a data e hora da importação e os dados do arquivo.
Log da importação: O log é definido por período do TOTVS Automação de ponto, disponibilizando informações que permita avaliar a importação de cada competência. Esse processo é bastante útil para importação automática, identificando os avisos.
Memória da importação: Disponibiliza informações das importações por funcionário, facilitando a análise das batidas de acordo com o arquivo de importação.
 
Considera Natureza Fixa: Será fixado a Natureza da Batida como Entrada ou Saída, quando for ultrapassado o tempo mínimo entre as batidas parametrizado pelo usuário ou não houver batidas até 3 dias anteriores.
Observação: Este parâmetro somente será habilitado caso o parâmetro 'Acerta Natureza Considerando o Período' estiver marcado, e o campo 'Não altera a natureza das batidas que ultrapassem xx:xx hrs' estiver preenchido. Utilizando este parâmetro, a importação será feita em apenas um lote para ordenação das batidas, independente da quantidade de linhas do arquivo, o que poderá onerar a performance.  


Executa recálculo do funcionário após importação: Ao selecionar esse parâmetro, após a importação, será executado o processo de cálculo do ponto utilizando o mesmo filtro de funcionário, considerando a seguinte parametrização:

Image Added

Aviso
titleAtenção

O processo de cálculo não deve ser executado simultaneamente à compensação do banco de horas, mesmo que o parâmetro Calcula funcionários com alterações manuais esteja desmarcado, pois o contexto do recálculo será carregado antes da compensação conseguir bloquear o movimento do funcionário, e por consequência, o recálculo irá desfazer a compensação/lançamento de banco de horas.



Image Modified

Informações Complementares


...

Layout de Relógio
Terminal de coleta
Histórico de importações
Memória da importação
Logs da importação

Movimento- Calcular


 
HelpWiki - RH - Automação de Ponto