Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice

Índice
maxLevel5
outlinetrue
indent8.1.1
exclude.*ndice
stylenone

Objetivo

É permitido o Permitir cadastro de calendários feriados no calendário do Gestão de Serviços, com validações de acordo com o cadastro na escala.


Informações
titleNota

Para cadastrar exeções para os feriados cadastrados no Gestão de Pessoal utilize a aba exceções no cadastro de escala.

Para utilização correta das A utilização da mesma é submissa ao cadastro realizado no SIGAGPE por meio da rotina Feriados GPE (PONA020), por isso para utilização correta as validações na alocação, recomenda-se utilizar somente o cadastro Cadastro de Feriados GS (TECA790), onde é permitido informar as exeções no Cadastro de Escalas (TECA580), incluindo folgas e feriados trabalhados.

Cadastro de Escalas - TECA580 - Gestão de Serviços - P12


Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 

Image RemovedImage Added

Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelCadastro de Feriados

Para cadastro de feriados no GS, Acesse Gestão de Serviços Acesse: Atualizações → Cadastro → Prest. Service → Cadastro GPE → Feriado GS

Na parte No grid de inclusão de feriado é possível adicionar selecionar as datas do mesmo.:

Figura 1 - Cadastro de feriados.

CampoDescrição
RR0_DATA

Data do Feriado

RR0_DESC

Descrição do Feriado

RR0_TPEXT

Tipo de Hora Extra Normal

1 - Normal

2 - D.S.R

3 - Compensado

4 - Feriado

5 - Noturna Normal

6 - Noturna D.S.R

7 - Noturna Compensada

8 - Noturna Feriado

RR0_TPEXTN

Tipo de Hora Extra Noturno

1 - Normal

2 - D.S.R

3 - Compensado

4 - Feriado

5 - Noturna Normal

6 - Noturna D.S.R

7 - Noturna Compensada

8 - Noturna Feriado

RR0_FIXO

Determina se o tipo de feriado será repetido para todos os anos ou não.

S - Sim

N - Não

Informações
titleImportante

Para que o cadastro de feriados seja utilizado corretamente, tanto no Gestão de Escalas quanto na nova mesa operacional, é necessário fazer o relacionamento Posto x Calendário, indicando qual calendário será considerado na escala do posto.

Card
defaulttrue
id2
labelCadastro de Exceções na Escala

No gestão de escalas é possível configurar para deixar Cadastro de Escalas (Cadastro de Escalas - TECA580 - Gestão de Serviços - P12) é possível configurar o dia da semana como trabalhado independente do feriado cadastrado., criando uma exceção para o feriado: 

Figura 2 - Cadastro de Exceções

CampoDescrição
TDY_DIASEM

Dia da Semana que sera considerado a exceção para os feriados.

1 - Domingo

2 - Segunda

3 - Terça

4 - Quarta

5 - Quinta

6 - Sexta

7 - Sabado

TDY_ENTRA1Horário de entrada 1
TDY_SAIDA1Horário de Saída 1
TDY_ENTRA2Horário de entrada 2
TDY_SAIDA2Horário de Saída 2
TDY_ENTRA3Horário de entrada 3
TDY_SAIDA3Horário de Saída 3
TDY_ENTRA4Horário de entrada 4
TDY_SAIDA4Horário de Saída 4
TDY_HREXT

Tipo de hora.

1 - Normal. Será marcado como dia normal de trabalho

2 - F.T. Será marcado como hora extra

TDY_TROSEQ

Indica se a sequencia do turno será

alterada caso ocorra a exceção

TDY_HORMEN

Limite minimo, em horas, para a marcações do dia.

TDY_HORMAILimite máximo, em horas, para as marcações do dia.
Card
id3
labelVisualização da Projeção da Agenda e das Marcações

Permite exibir as informações Na projeção da agenda dos atendentes por meio do gráfico de Gantt.

Para gerar o gráfico, acesse Atualizações / Alocação / Agenda

No browse da rotina selecione o atendente e clique em Outras Ações / Alocação Gantt

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

...

Campo:

...

Descrição

...

Preenchimento automático e/ou pressione F3

para selecionar o código do atendente.

Exemplo:

00000000002TEC

...

Data Inicial

...

Informe a data inicial da alocação.

Exemplo:

13/06/2016

...

Hora Inicial

...

Informe a hora Inicial da alocação.

Exemplo:

09:00

...

Informe a data final da alocação.

Exemplo:

13/06/2016

...

Informe a hora final da alocação.

Exemplo:

17:00

...

Informe se a alocação está sacramentada.

Exemplo:

S - Sim

N - Não

...

Informe o comparecimento do atendente no cliente.

Exemplo:

S - Sim

N - Não

...

Pressione F3 e selecione o código da entidade.

Exemplo:

AB6 - Ordens de Serviço

AB7 - Itens de Ordens de Serviço

AAT - Vistoria Técnica

...

Pressione F3 e selecione o código do

agendamento relacionado a entidade.

Exemplo:

000001

...

Preenchido automaticamente.

Exemplo:

000001

...

Indica se agenda está ativa.

Exemplo:

1-Sim

2-Não

é possível observar a influência dos cadastros anteriores, para o exemplo foi utilizado um feriado interno no dia 09/10/2019:

Image Added

Figura 3 - Exemplo de cadastro de feriado.

Projeção e Marcações sem o cadastro de exceção na escala :

No momento da alocação o dia é apresentado como "Folga"

Image Added

Figura 4 - Folga para o dia do feriado.

Envio das marcações:.

Image Added

Figura 5 - Folga nas marcações.

Projeção e Marcações com cadastro de exceção na escala com o campo TDY_HREXT = 2 ( F.T):

Projetando as agendas o dia é exibido como "Hora Extra"

Image Added

Figura 6 - Hora Extra na projeção.

Envio das marcações:

Image Added

Figura 7 - Marcações de entrada para o dia.

Projeção e Marcações com cadastro de exceção na escala com o campo TDY_HREXT = 1 ( Normal ):

Projetando as agendas o dia é apresentado como "Trabalhado"

Image Added

Figura 8 - Projeção trabalhado.

Envio das marcações:

Image Added

Figura 9 - Marcações de entrada para o dia.

Card
id4
labelAjustar datas dos feriados

A partir do release 12.1.30, é possível realizar alterações em lote nas datas dos feriados cadastrados. 

A funcionalidade fica localizada no menu outras ações → Ajustar Datas


Exemplo de utilização:

O feriado do carnaval, por exemplo, pode variar de data de um ano para o outro. Para alterar a data desse feriado, pesquisando-o em todos os meus calendários, basta fazer o seguinte:

Acesse a rotina de cadastro de feriados (TECA790).

Image Added

Clique no menu Outras Ações  em seguida escolha a opção Ajustar Datas

Image Added

Será exibida a seguinte janela:

Image Added

Em nosso exemplo temos apenas 2 calendários que possuem o feriado do Carnaval. Nesse caso vou utilizar o filtro Descrição do feriado, digitando parte da descrição do feriado e clicando em filtrar.

Image Added

Após clicar em filtrar, os dados do tela mostrarão apenas os feriados de carnaval. Marcar todos ou selecionar apenas os que deseja alterar.

Image Added

Escolher uma nova data, no campo Nova Data e clicar no botão Alterar Datas.


Image Added


Após o processamento, será exido um log, com informações sobre feriados alterados ou sobre eventuais erros no processamento.


Card
defaulttrue
id1
labelCancelamento de Feriado

Em outras ações existe a opção de Cancelamento de Feriado.

Aviso
titleAtenção

Para o uso das opções "Cancelamento de Feriado" e "Remanejamento de feriado" é preciso atualizar os fontes TECA790 e TECA790A com data igual ou superior 15/03/2021

Image Added

Figura 1 - Cancelamento de feriados.

Nessa tela é possível selecionar o calendário e o dia em que o feriado foi cancelado. Após a seleção do dia, o sistema lista os postos relacionados que serão afetados.

Image Added

Figura 2 - Tela de cancelamento de feriado.

Ao confirmar a rotina processará os atendentes seguindo as regras já cadastradas de exceções, manutenção planejada e horário flexível.

Image Added

Figura 3 - Conclusão da Rotina.

Por ter seu processamento em lote, a rotina gera um log na pasta definida no appserver com o item de nome "Cancelamento Fer."

Image Added

Figura 4 - Exemplo de log de processamento da rotina.

Card
defaulttrue
id1
labelRemanejamento

Em outras ações existe a opção de Remanejamento.

Aviso
titleAtenção

Para o uso das opções "Cancelamento de Feriado" e "Remanejamento de feriado" é preciso atualizar os fontes TECA790 e TECA790A com data igual ou superior 15/03/2021.

Image Added

Figura 1 - Remanejamento de feriados.

Nessa tela é possível selecionar o calendário, o dia do novo feriado, o tipo de cancelamento e o dia que um feriado foi cancelado, feito isso, o sistema busca todos os posto afetados por essa mudança.

Image Added

Figura 2 - Tela de cancelamento de feriado.

Ao confirmar a rotina processará as agendas dos atendentes.

Image Added

Figura 3 - Conclusão da Rotina.

Por ter seu processamento em lote a rotina gera um log na pasta definida no appserver com o item de nome "inclusao de feriado".

Image Added

Figura 4 - Exemplo de log de processamento da rotina.

...

Indica se a agenda teve alteração.

Exemplo:

1-Sim

...