Páginas filhas
  • Manual de Customização RM - Relatórios Oficina

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

...

Expandir
titleConsulta de Monitoria de conteúdos

Sobre

Wiki Markup
\\
Na solução customizada de oficinas de aprendizagem poderemos ter um número elevado de conteúdos por disciplina bem como poderemos, a cada oficina, ter parte destes conteúdos associados (ou todos). A consulta de monitoria de conteúdos destina-se a apresentar o cruzamento das informações entre os conteúdos cadastrados (cadastro geral de conteúdos, customizado) e os conteúdos programados nas oficinas de maneira a assinalar qual conteúdo foi programado por qual oficina em determinado período de tempo.
\\
A recuperação/apresentação destas informações abrangerá todas as oficinas selecionadas pelo usuário do período (selecionado pelo usuário), mas sempre considerando oficinas ofertadas ou em oferta (ambas através da Manutenção de ofertas\[Sala da oficina\]). Ainda como filtro, disponibilizaremos as opções de seleção da unidade de ensino, curso, série/ano, período letivo e bimestre/etapa como auxílio para balizar as oficinas a serem apresentadas para que o usuário efetue a seleção. A opção de disciplina, que estará presente entre as opções de filtro, fará com que as informações sejam recuperadas (e apresentadas) apenas para as disciplinas selecionadas pelo usuário.
\\
O resultado apresentado para a Monitoria de conteúdos poderá ser exportada para arquivo (PDF, CSV).
\\
O acesso a esta consulta será através do menu 'Monitoria de Conteúdos' no dashboard (web) e será controlado através do perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão acessar a consulta de monitoria de conteúdos.
\\

Emissão (Web)


Para auxiliar o filtro de oficinas, para a seleção pelo usuário, será utilizado o cadastro de Manutenção de oferta no sentido de recuperar (por unidade de ensino, curso, série/ano, período letivo, bimestre/etapa, turno) as salas das oficinas ofertadas e, por conseguinte, as oficinas.
A base do relatório envolverá o cadastro geral de conteúdos, onde serão recuperadas todos os conteúdos de acordo com o curso das oficinas selecionadas (para as disciplinas selecionadas), e do cadastro de conteúdos das oficinas, onde serão recuperadas os conteúdos associados às oficinas selecionadas (para as disciplinas selecionadas).
Assim que o usuário acionar o atalho de acesso à "Monitoria de Conteúdos" o sistema apresentará uma interface para que sejam informados/selecionados para quais oficinas e disciplinas a monitoria de conteúdos será exibida.


Figura 15 – Emitindo o relatório

Uma tela de filtros será exibida contendo os seguintes filtros:
Unidade de ensino: Lista das unidades de ensino/filiais as quais o usuário logado possui permissão de acesso.
Por padrão virá preenchido com a unidade de ensino que o usuário está logado;
Aluno: será exibida uma lista com todos os alunos da unidade selecionada matriculados nos cursos com metodologia oficina (campo complementar do curso METODOLOGIAOFICINA marcado/selecionado como 'Sim').
Curso: Lista de todos os cursos cadastrados no SGE (que estejam com o campo complementar METODOLOGIAOFICINA marcado/selecionado como 'Sim'). A lista de cursos será filtrada de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado.
Este campo NÃO permitirá a multi-seleção;
Série/Ano: Lista com as séries do curso selecionado para que seja informado pelo usuário para quais séries/anos as salas das oficinas/oficinas serão filtradas.
Campo do tipo multi-seleção permitindo a seleção de mais de uma série/ano.
Período letivo: Lista de períodos letivos de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado.
Tal opção de filtro estará disponibilizada no modo multi-seleção permitindo que o usuário selecione/marque um ou mais períodos letivos;
Bimestre/Etapa: Lista de bimestres/etapas (cadastradas no modelo de etapas da matriz aplicada no TOTVS Educacional – SGE) para o período letivo selecionado acima ou todos os bimestres/etapas cadastrados (caso não tenha sido feita a seleção de um período letivo).
Opção a ser disponibilizada como multi-seleção permitindo que o usuário selecione um ou mais registros de Bimestre/Etapa;
Turno: Lista de turnos previamente cadastrados no TOTVS Educacional - SGE. Os registros de turnos disponíveis para a seleção estarão filtrados pelo nível de ensino do contexto (onde o usuário está logado), a unidade de ensino (Filial) informada para a sala da oficina. Tal opção de filtro será disponibilizada como multi-seleção permitindo ao usuário selecionar mais de um turno;
Oficinas: Lista das oficinas, cuja situação/status seja 'FINALIZADA' e que sua unidade de ensino seja, ou a mesma da unidade de ensino selecionada acima ou uma das unidades de ensino que o usuário logado possui acesso (caso não a unidade de ensino acima não tenha sido selecionada).
Para a montagem da lista de oficinas o sistema recorrerá ao cadastro de Manutenção de ofertas (Salas das oficinas) aplicando os filtros citados acima e mais a situação/status 'PROGRAMAÇÃO FINALIZADA' ou 'ENCERRADA'. As oficinas a serem apresentadas nesta lista serão as oficinas resultantes das salas das oficinas retornadas da aplicação destes filtros.
Este parâmetro é o principal para a recuperação e exibição da monitoria de conteúdos e será obrigatório a seleção de ao menos uma oficina.
Esta opção de filtro será multi-seleção possibilitando a marcação de um ou mais oficinas.
Será disponibilizada uma opção 'Todas' de maneira que o relatório considere todas as oficinas presentes neste parâmetro/filtro;
Disciplina: Lista com as disciplinas do curso selecionado no filtro acima (disciplinas serão recuperadas com base nas disciplinas da matriz curricular do curso selecionado).
Esta opção de filtro será disponibilizada no modo multi-seleção possibilitando ao usuário selecionar mais de uma disciplina.
A exibição da monitoria de conteúdos será recuperada e exibida considerando, a nível de conteúdos, apenas as disciplinas aqui selecionadas.
Após o preenchimento dos parâmetros/filtros o usuário deverá acionar um atalho para a execução/geração da consulta. Neste momento teremos uma validação se as disciplinas e conteúdos das disciplinas das matrizes curriculares das séries/anos assinaladas/marcadas são EXATAMENTE as mesmas. Caso isto não se confirme então uma mensagem explicativa será apresentada ao usuário e o sistema interromperá a geração da consulta (até que se faça a equalização das disciplinas/conteúdos nas matrizes curriculares das séries/anos do curso ou o usuário altere a seleção das séries/anos).



Figura 16 – Filtros do relatório


Figura 17 – Relatório de Monitoria de Conteúdos

...

Expandir
titleBoletim da Oficina

Sobre


Este relatório visa apresentar uma lista de alunos x disciplinas onde nestes cruzamentos apresentar os conceitos/número de faltas obtidos pelos alunos em cada disciplina. As informações serão os dados dos alunos (equipe, RA, nome e ano/série em que está matriculado no TOTVS Educacional – SGE), os conceitos (da etapa de maior código e do tipo 'Notas' entre o mesmo bimestre/etapa) obtidos pelos alunos na disciplina e os totais de faltas dos alunos na disciplina considerando a etapa/bimestre.
As informações sobre conceitos e faltas deste requisito serão recuperadas diretamente da gestão customizada de oficinas.
A sua emissão (geração) será considerando como referência a sala da oficina e, caso informada, a equipe onde estes serão informadas/selecionadas pelo usuário como filtro. As informações de unidade de ensino, curso, período letivo, bimestre/etapa, turno e oficina apesar de já estarem contempladas na sala da oficina, estarão disponíveis entre os filtros para restringir o número de salas da oficina (e equipes) a serem apresentadas para que o usuário efetue a seleção.

Emissão (Win)


Para a emissão do "Boletim da Oficina", acesse o módulo "Customização", em seguida o Menu Relatórios e escolha o item "Relatório de Boletim da Oficina".

Figura 28 – Emitindo o relatório

Uma tela de filtros será exibida contendo os seguintes filtros:
Unidade de ensino: Lista das unidades de ensino/filiais as quais o usuário logado possui permissão de acesso.
Por padrão virá preenchido com a unidade de ensino que o usuário está logado.
Curso: Lista de todos os cursos cadastrados no TOTVS Educacional - SGE (que estejam com o campo complementar METODOLOGIAOFICINA marcado/selecionado como 'Sim'). A lista de cursos será filtrada de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado.
Período letivo: Lista de períodos letivos de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado. Por padrão virá preenchido com o período letivo relativo ao ano da data atual do sistema (data corrente).
Bimestre/Etapa: Lista de bimestres/etapas (cadastradas no modelo de etapas da matriz aplicada no TOTVS Educacional – SGE) para o período letivo selecionado acima ou todos os bimestres/etapas cadastrados (caso não tenha sido feita a seleção de um período letivo). Apenas as etapas do tipo 'Notas' estarão presentes nesta lista. Por padrão virá preenchido com o bimestre/etapa correspondente ao mês corrente (data atual) de acordo com as datas de início/fim das etapas cadastradas (em Modelo de etapas da matriz) no TOTVS Educacional – SGE.
Turno: Lista de turnos previamente cadastrados no TOTVS Educacional - SGE. Os registros de turnos disponíveis para a seleção estarão filtrados pelo nível de ensino do contexto (onde o usuário está logado) e a unidade de ensino/Filial.
Oficina: Lista das oficinas, cuja situação/status seja 'FINALIZADA' e que sua unidade de ensino seja, ou a mesma da unidade de ensino selecionada acima ou uma das unidades de ensino que o usuário logado possui acesso (caso não a unidade de ensino acima não tenha sido selecionada).
Sala da oficina: Lista das salas das oficinas de situação/status 'PROGRAMAÇÃO FINALIZADA' ou 'ENCERRADA' devidamente filtrada pelos campos acima citados ou, caso não preenchidos, será filtrado pelas unidades de ensino que o usuário possui acesso.
Equipes: Lista com as diferentes equipes das salas de oficinas selecionadas acima no filtro acima. A lista de equipes somente será apresentada caso a sala da oficina seja informada. Esta opção de filtro será multi-seleção possibilitando a marcação de um ou mais equipes.
Obs.: Como as salas das oficinas já possuem as informações de Unidade de ensino, Curso, Período letivo, Bimestre/Etapa, Turno e Oficina então estes campos estarão disponíveis entre os filtros (não obrigatórios) e servirão para restringir a quantidade registros a serem apresentados pelo filtro 'Salas das oficinas'. O filtro 'Salas das oficinas' devem ser obrigatoriamente informados/selecionados e será esta a referência para a emissão do relatório.
Após inserir os filtros desejados, clique em "Gerar" para visualizar o relatório.


Figura 29 – Filtros do relatório

Figura 30 – Relatório Boletim da Oficina

Histórico de Atualização do Documento

...

Autor

...

Versão

...

Data

...

Descrição das alterações

...

Seção

...

Pag.

...

Luiz Henrique R. Abranches

...

1.0

...

01/09/2015

...

Criação do manual