Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Índice
maxLevel5
outlinetrue
exclude.*ndice
stylenone

Introdução

A rotina de Distribuição de Fechamento de S.S. permite ao gestor disseminar as Solicitações de Serviço em aberto aos seus colaboradores possibilitando a definição da prioridade da mesma. Após a distribuição da Solicitação de Serviço será possível realizar o seu acompanhamento como a geração de uma Ordem de Serviço se for o caso. executante encerrar a solicitação após solucionar o incidente reportado ou cancelar a mesma. Na finalização também é informada pelo executante a solução aplicada e o tempo de execução e no caso de cancelamento, é informado o motivo do cancelamento da solicitação de serviço.

Objetivo

A partir da criação distribuição e execução de uma solicitação de serviço, a mesma necessita da aprovação de um superior para que assim possa ser dado continuidade ao processo de atendimentopode ser finalizada ou canceladaAs solicitações de serviço distribuídas finalizadas possuem o status (TQB_SOLUCA)"D - Distribuição"E - Encerrada e as solicitações canceladas possuem o status C - CanceladoÉ importante mencionar que este é o final do fluxo de execução de uma solicitação de serviço e que após encerrada (ou cancelada), não é possível reabrir a solicitação.

Através da rotina de  Distribuição de S.S. além de aprovar a solicitação direcionando-a a um executante e definindo sua prioridade, também é possível gerar Ordens de Serviço (caso necessário) relacionada à Solicitação de Serviço.

É possível gerar múltiplas ordens de serviço (MV_NGMULOS - S) e também ordens de serviço do tipo preventiva relacionadas à uma solicitação de serviço (MV_NGSSPRE).

Ao realizar a distribuição da Solicitação de Serviço, caso esteja configurado será enviado um WorkFlow de aviso de solicitação de serviço a ser atendida para o executante da mesmade  Fechamento ao encerrar a solicitação, o executante deve informar a solução aplicada e o tempo da aplicação. Ao cancelar, o responsável deve informar apenas o motivo do cancelamento da solicitação. Vale ressaltar que não é possível finalizar ou cancelar uma solicitação de serviço caso a mesma tenha uma ordem de serviço em aberto. Neste caso, será necessário finalizar ou cancelar a ordem de serviço inicialmente para após isso dar seguimento à solicitação.

Página Inicial

Na página inicial da rotina, além das opções a seguir, também estão disponíveis as opções de Pesquisar , e Imprimir Browser e Conhecimento.

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
id1
labelFechamento

Permite encerrar a Solicitação de Serviço informando a solução (TQB_DESCSO) , o tempo de execução (TQB_TEMPO), a data de encerramento (TQB_DTFECH) e hora de encerramento (TQB_HOFECH).

Após o fechamento distribuir e definir a prioridade de uma Solicitação de Serviço.Após a distribuição da Solicitação de Serviço, a mesma estará com o status "D E - DistribuiçãoEncerrada" (TQB_SOLUCA).

As informações de distribuição fechamento da Solicitação de Serviço devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Card
id2
labelVisualizar

Permite a visualização de informações de uma determinada Solicitação de Serviço já cadastrada.

Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

As informações da Solicitação de Serviço distribuída podem a ser fechada podem ser visualizadas conforme as orientações descritas em Campos Gerais.

Card
id3
labelCancelar

Permite o relacionamento de uma Ordem de Serviço à cancelamento de uma Solicitação de Serviço em especifico . Após distribuir uma solicitação é possível relacionar uma ou várias (caso o parâmetro MV_NGMULOS esteja como S) ordens de serviço à mesma, seja ela corretiva ou preventiva (caso o parâmetro MV_NGSSPRE esteja como Sinformando o motivo do cancelamento (TQB_MECANC).

Para isso, basta selecionar a solicitação e acessar Outras Ações / Gera OS / Incluir. Será apresentada a tela de inclusão de OS com o bem já definido. Informe o serviço e os demais dados que desejar e selecione a opção Salvar. Cancelar.

Após o cancelamento  da Solicitação de Serviço, a mesma estará com o status "C - Cancelada" (TQB_SOLUCA).

As informações de cancelamento da Solicitação de Serviço devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Campos Gerais 
Âncora
camposgerais
camposgerais

...

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelPrincipais
Campo:

Descrição:

Solicitacao (TQB_SOLICI)

Código da Solicitação de Serviço de serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de fechamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.

Bem/Localiz. (TQB_CODBEM)


Código para identificação do Bem/Localização  que será relacionado à Solicitação de Serviço. 

Informações
titleObservações
  • No processo de fechamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
  • Para informar uma localização, basta utilizar F11.
Centro Custo (TQB_CCUSTO)

Permite informar o Centro de Custo do Bem/Localização selecionado.

Informações
titleObservações
  • No processo de fechamento, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
  • O centro de custo deve referenciar um centro de custo da tabela CTT - Centro de Custos.
Centro Trab. (TQB_CENTRA)

Permite informar o Centro de Trabalho do Bem/Localização selecionado.

Informações
titleObservações
  • No processo de fechamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Dt. Abertura (TQB_DTABER)

Contem a Data de Abertura da Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de fechamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Hr. Abertura (TQB_HOABER)

Contem a Hora de Abertura da Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de fechamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Ramal (TQB_RAMAL)

Contêm o número do ramal do responsável pela abertura da Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de fechamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Situação S.S (TQB_SOLUCA)

Contém a situação da Solicitação de Serviço. Este campo define se a solicitação já foi distribuída (D) ou está aguardando análise (A). O preenchimento é automático.

Informações
titleObservações
  • No processo de fechamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Servico (TQB_DESCSS)

Descrição para auxilio na identificação do Serviço que será realizado na Solicitação de Serviço, informando o ocorrido para necessidade da abertura de Solicitação de Serviço.

Com base nessas informações será selecionado um especialista para melhor atender a Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de fechamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Tipo Servico (TQB_CDSERV)

Permite informar o Tipo do Serviço que será realizado na Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de fechamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Data Enc. (TQB_DTFECH)

Data do fechamento da Solicitação de Serviço. Esta é a data que o executante solucionou a solicitação de serviço.

Informações
titleObservações
  • O campo é obrigatório.
  • Deve possuir uma Data menor ou igual a atual. 
Hora Enc. (TQB_HOFECH)

Hora de fechamento da Solicitação de Serviço. Esta é a hora que o executante solucionou a solicitação de serviço.

Informações
titleObservações
  • O campo é obrigatório.
  • Deve possuir uma Hora menor ou igual a atual. 
Tempo SS (TQB_TEMPO)

Tempo gasto para atendimento à Solicitação de Serviço. Este tempo compreende somente à avaliação e execução da solicitação de serviço.

Informações
titleObservações
  • O campo é obrigatório.
  • Deve ser maior que zero (0).
Solucao SS (TQB_DESCSO)

Descrição da solução da Solicitação de Serviço. Esta informação descreve a avaliação e o que foi executado para solucionar o incidente da solicitação de serviço. 

Informações
titleObservações
  • O campo é obrigatório.
Executante (TQB_CDEXEC)

Representa o nome do responsável pela execução do serviço da solicitação de serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de fechamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Prioridade (TQB_PRIORI)

Define o nível de prioridade para a SS. Este pode ser 1- Alto, 2 - Média ou 3 - Baixa.

Informações
titleObservações
  • No processo de fechamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Contador (TQB_POSCON)

Permite informar o valor do primeiro Contador do Bem durante a abertura da Solicitação de Serviço. 

Informações
titleObservações
  • No processo de fechamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
2. Contador (TQB_POSCO2)

Permite informar o valor do segundo Contador do Bem durante a abertura da Solicitação de Serviço. 

Informações
titleObservações
  • No processo de fechamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Solicitante (TQB_USUARI)

Representa o nome do Solicitante responsável pela abertura da Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de fechamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Card
id2
labelCancelamento
Campo:

Descrição:

Solicitacao (TQB_SOLICI)

Código da Solicitação de Serviço de serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de cancelamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.

Bem/Localiz. (TQB_CODBEM)


Código para identificação do Bem/Localização  que será relacionado à Solicitação de Serviço. 

Informações
titleObservações
  • No processo de fechamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
  • Para informar uma localização, basta utilizar F11.
Centro Custo (TQB_CCUSTO)

Permite informar o Centro de Custo do Bem/Localização selecionado.

Informações
titleObservações
  • No processo de cancelamento, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
  • O centro de custo deve referenciar um centro de custo da tabela CTT - Centro de Custos.
Centro Trab. (TQB_CENTRA)

Permite informar o Centro de Trabalho do Bem/Localização selecionado.

Informações
titleObservações
  • No processo de cancelamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Dt. Abertura (TQB_DTABER)

Contem a Data de Abertura da Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de cancelamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Hr. Abertura (TQB_HOABER)

Contem a Hora de Abertura da Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de cancelamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Ramal (TQB_RAMAL)

Contêm o número do ramal do responsável pela abertura da Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de cancelamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Situação S.S (TQB_SOLUCA)

Contém a situação da Solicitação de Serviço. Este campo define se a solicitação já foi distribuída (D) ou está aguardando análise (A). O preenchimento é automático.

Informações
titleObservações
  • No processo de cancelamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Servico (TQB_DESCSS)

Descrição para auxilio na identificação do Serviço que será realizado na Solicitação de Serviço, informando o ocorrido para necessidade da abertura de Solicitação de Serviço.

Com base nessas informações será selecionado um especialista para melhor atender a Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de cancelamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Tipo Servico (TQB_CDSERV)

Permite informar o Tipo do Serviço que será realizado na Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de cancelamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Data Canc. (TQB_DTCANC)

Data do cancelamento da Solicitação de Serviço. Esta é a data que o responsável cancelou a solicitação de serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de cancelamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Hora Canc. (TQB_HOCANC)

Hora de cancelamento da Solicitação de Serviço. Esta é a hora que o responsável cancelou a solicitação de serviço.


Informações
titleObservações
  • No processo de cancelamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Tipo Solicit (TQB_TPSERV)

Define o tipo da solicitação de serviço, podendo ser 1 - Incidente ou 2 - Melhoria.

Informações
titleObservações
  • No processo de cancelamento, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
Mot. Canc. (TQB_MECANC)

Descrição do motivo de cancelamento da Solicitação de Serviço. Esta informação descreve a avaliação e o motivo pelo qual a solicitação de serviço esta sendo cancelada. 

Informações
titleObservações
  • O campo é obrigatório.
Executante (TQB_CDEXEC)

Representa o nome do responsável pela execução do serviço da solicitação de serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de cancelamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Prioridade (TQB_PRIORI)

Define o nível de prioridade para a SS. Este pode ser 1- Alto, 2 - Média ou 3 - Baixa.

Informações
titleObservações
  • No processo de cancelamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Contador (TQB_POSCON)

Permite informar o valor do primeiro Contador do Bem durante a abertura da Solicitação de Serviço. 

Informações
titleObservações
  • No processo de cancelamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
2. Contador (TQB_POSCO2)

Permite informar o valor do segundo Contador do Bem durante a abertura da Solicitação de Serviço. 

Informações
titleObservações
  • No processo de cancelamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Solicitante (TQB_USUARI)

Representa o nome do Solicitante responsável pela abertura da Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de cancelamento, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.



Regras de Negócio


Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idRegras de Negócio
effectTypefade
Card
id1
labelFechamento

Regras de negócio para o processo de Fechamento  Fechamento ou cancelamento de uma Solicitação de Serviço.

Regra
01

Não é permitido finalizar ou cancelar uma solicitação de serviço que não está distribuída.

02Não é permitido finalizar ou cancelar uma solicitação de serviço que possui ordem de serviço em aberto.
03

A data informada no campo Data Enc. (TQB_DTFECH) não pode ser maior que a data atual ou menor que a data de abertura da solicitação de serviço.

04A hora informada no campo Hora Enc. (TQB_HOFECH) não pode ser maior que a data atual ou menor que a data de abertura da solicitação de serviço.
05Campo Tempo SS (TQB_TEMPO) deve ser preenchido com valor maior que zero.
06Não é permitido informar contador no Fechamento da Não é permitido informar contador no Fechamento ou Cancelamento da solicitação de serviço.

Utilizações Gerais

Deck of Cards
idgerais
Card
defaulttrue
labelParâmetros
CampoDescrição
MV_NGMULOSPermite gerar múltiplas OS's a partir do retorno da Distribuição.
MV_NG1FAACIndica se utiliza Facilities ou Solicitação de Serviço. 1=Facilities; 2=Solicitação  

MV_NGSSWRK

Identifica se no processo de solicitação de serviço será utilizado o envio de mensagens por workflow aos solicitantes.
Card
labelPontos de Entrada

DT PE MNTA290A Preenchimento de campo automatico no fechamento da SS vinculada a OS

DT PE MNTA2901 - Permite adicionar condições ao filtro do browse de Fechamento de SS (MNTA290)

DT PE MNTA2902 - Permite ocultar campos na rotina de Fechamento das Solicitações (MNTA290)

DT PE MNTA2908 - Validação de campos não vazios da tabela TQB no Fechamento da Solicitação de Serviço (MNTA290)

DT PE MNTA2909 - Grava dados da SS em outras tabelas na rotina de Fechamento de Solicitação de Serviço (MNTA290)


Conteúdos Relacionados

...

  • Bem
  • Localização
  • Tipo de Serviço
  • Solicitação de Serviço
  • Fechamento
  • Cancelamento

Referências

...