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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Imagem padrão
  4. Cuidados que precisam ser observados
  5. Tela Principal e Outras rotinasRecomendações
  6. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Sempre que Quando uma batida por geolocalização é realizada em data superior ao término do atual período de apontamento, o sistema verifica configuração a definição dos parâmetros MV_PONMES e MV_PAPONTA para projetar o período do próximo mês, e assim fazer o correto o devido apontamento da batida.


Exemplo
1 - Batida realizada dentro do período atual

Período atual = 10/06/2020 a 09/07/2020

MV_PONMES : = 2020061020200709

MV_PAPONTA : = 10/09

Isso indica que o período de apontamento está compreendido entre dois meses, iniciando no dia 10 de junho 06 e finalizando no dia 09 de julho 07.

Dessa forma, ao gerar o período de apontamento do próximo período ele ficará compreendido entre os dias 10 de julho e 09 de agosto.

Restrições ao tamanho do arquivo

No Repositório de Imagens do Protheus é possível incluir imagens dos tipos JPG e BMP, com limite até 9 Megabytes por arquivo. Contudo, para que o sistema possa atender as requisições do Meu RH de forma satisfatória, e apresentar corretamente a foto do funcionário, é necessário que os arquivos de imagem possuam no máximo 204800 Bytes, ou 200 Quilobytes.

Para auxiliar essa verificação foi incluída uma validação no Cadastro de Funcionários (GPEA010) para checar o tamanho da imagem. Caso o funcionário possua imagem, e ela ultrapasse o tamanho de 204800 Bytes, o sistema emitirá um alerta não impeditivo ao usuário.

Exibição de uma imagem padrão 

Quando o funcionário não possui imagem cadastrada, ou possuir uma imagem em que o arquivo ultrapasse o tamanho de 204800 Bytes, o sistema exibirá uma imagem padrão no lugar da foto do funcionário, para indicar que existe um problema na imagem. Vide exemplos abaixo.

Sempre que uma imagem padrão for carregada o sistema apresentará no LOG do console uma mensagem informativa, indicando a matrícula que apresenta problemas na imagem: 

"A matricula (Filial/Matricula) não possui imagem, ou ela ultrapassa o limite (204800 Bytes). Será utilizada uma imagem padrão"

Manipulação do tamanho limite da imagem 

É possível manipular o tamanho limite de 204800 Bytes que é verificado no Meu RH. Para isso foi disponibilizado o Ponto de Entrada "MRHLOADIMG", e por meio deste será possível ampliar ou reduzir o tamanho do arquivo que será verificado para exibição no Meu RH.

Porém, ressaltamos que é preciso muito cuidado ao estabelecer limites superiores ao valor padrão de 204800 Bytes, pois, quando um líder acessa a Gestão do Time o sistema realiza o carregamento das fotos de seus subordinados. Dessa forma, caso existam muitas imagens de alta resolução, o carregamento dos arquivos poderá acarretar em lentidão, ou até mesmo travamento do sistema.

Maiores informações sobre esse Ponto de Entrada poderão ser obtidas no link: MRHLOADIMG.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Mensagem exibida no cadastro de funcionários quando o registro possuir uma imagem que ultrapasse o limite de 204800 Bytes.

"O tamanho da imagem do funcionário supera 204800 Bytes. Isso afeta o desempenho de rotinas executadas via Job/WebServices"

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03. TELA IMAGEM PADRÃO

Imagem padrão exibida no perfil quando o funcionário não possuir imagem cadastrada, ou quando o arquivo da imagem ultrapassar o limite de 204800 Bytes.

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04. TELA PRINCIPAL E OUTRAS ROTINAS

A imagem padrão poderá ser exibida nas seguintes rotinas: Dashboard, Perfil do Colaborador, Gestão do Time, Aniversariantes, entre outras.

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05. TABELAS UTILIZADAS

Uma batida por geolocalização realizada em 15/06/2020, ou seja, dentro do período atual, ficará registrada na tabela de marcações (SP8) da seguinte forma:

Data de apontamento (P8_DATAAPO) = 20200615

Período de apontamento (P8_PAPONTA) = 2020061020200709


Exemplo 2 - Batida realizada fora do período atual

Ao realizar uma batida após o dia 09/07/2020, com base nos dados do exemplo 1 o sistema irá gerar o próximo período que apontamento, que nesse caso ficará compreendido entre os dias 10/07/2020 a 09/08/2020.

Dessa forma, uma batida por geolocalização realizada em 15/07 ficará registrada na tabela de marcações (SP8) da seguinte forma:

Data de apontamento (P8_DATAAPO) = 20200715

Período de apontamento (P8_PAPONTA) = 2020071020200809

Observação: as marcações realizadas no próximo período somente poderão ser visualizadas pelo módulo Ponto Eletrônico após o fechamento do período atual.

Necessidade de ajustes no período de apontamento

O exemplo 1, que está compreendido entre dois meses, sempre foi o padrão mais comum de configuração. Porém, com o advento do e-Social as empresas passaram a ajustar os períodos de apuração do ponto para deixá-los compatíveis com a competência da folha de pagamento.

Dessa forma, o ajuste no período de apontamento, que outrora não não era necessário, passou a se tornar cada vez mais frequente devido aos meses que possuem 28, 29, 30 ou 31 dias. 

Contudo, é preciso ter muita cautela ao fazer a alteração do período de apontamento. Porque se alguma informação dos parâmetros MV_PONMES e MV_PAPONTA estiver definida de forma incorreta, o sistema não conseguirá gerar o período futuro, e qualquer marcação por geolocalização realizada nesse interim será registrada sem a data e o período de apontamento. Como consequência, durante o fechamento do período atual as marcações do próximo período poderão ser enviadas para os acumulados, e não serão visualizadas nas marcações do funcionário após o fechamento.


Como paliativo, antes de fechar o Período Aberto, acesse a rotina de "Leitura/Apontamento de Marcações" com a data do Período Novo e execute o procedimento, ele deve alimentar as informações faltantes.

Visualização das batidas remotas

A batida realizada em data futura somente poderá ser visualizada pelo módulo Ponto Eletrônico após o fechamento do período.


02. CUIDADOS E OBSERVAÇÕES

Para se evitar o problema descrito no tópico anterior, caso seja necessário ajustar o período de apontamento é preciso tomar as seguintes precauções:

  • Momento em que a alteração está sendo realizada
    Quando a alteração ocorre no decurso de um período aberto, mesmo que seja em data superior ao término desse período, as marcações realizadas nesse intervalo deverão ser "reapontadas" para que os dados do apontamento da marcação sejam atualizados.
    Isso ocorre, por exemplo, quando o departamento de RH deseja consultar as marcações do próximo período que um funcionário realizou, e depois voltar ao período de apontamento atual.

  • Alteração do Período de Apontamento 
    A alteração dos parâmetros MV_PONMES e MV_PAPONTA deverá ser feita em conjunto, nessa ordem, e no mesmo momento. Caso contrário a configuração do período ficará incorreta. 

    O exemplo de um erro comum é realizar a alteração entre meses subsequentes de 31 dias, e em função disso alterar somente um dos parâmetros. Na imagem abaixo, o período de apontamento atual é 01/07/2020 a 31/07/2020. Caso seja necessário consultar as batidas realizadas no mês 08/2020 o usuário pode equivocamente alterar somente o parâmetro MV_PONMES, e não alterar o MV_PAPONTA, uma vez que ambos os meses possuem configuração 01/31. 

    Image Added

    Porém, quando se altera o parâmetro MV_PAPONTA o sistema apresenta a tela abaixo para ser informado o último dia do período, que nesse caso seria 31/08/2020. Caso o parâmetro não seja alterado a configuração dos períodos ficará incorreta, e o sistema não conseguirá identificar o período de apontamento caso uma batida por geolocalização seja realizada após a alteração.
    Image Added

 

03. RECOMENDAÇÕES

Contudo, é preciso ter muita cautela ao fazer a alteração do período de apontamento. Porque se alguma informação dos parâmetros MV_PONMES e MV_PAPONTA estiver definida de forma incorreta, o sistema não conseguirá gerar o período futuro, e qualquer marcação por geolocalização realizada nesse interim será registrada sem a data e o período de apontamento. Como consequência, durante o fechamento do período atual as marcações do próximo período poderão ser enviadas para os acumulados, e não serão visualizadas nas marcações do funcionário após o fechamento.


Como paliativo, antes de fechar o Período Aberto, acesse a rotina de "Leitura/Apontamento de Marcações" com a data do Período Novo e execute o procedimento, ele deve alimentar as informações faltantes.


05. TABELAS UTILIZADAS

  • SP8 - MARCACOES
  • SPG - ACUMULADO DE MARCACOES
  • SX6 - PARAMETROS
  • SRA - FUNCIONARIOS
  • RD0 - PARTICIPANTES



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