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  • DT 2.4 - Parametrização do cadastro de Clientes na Rotina 302 e liberação de limite no Mais Negócios

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Chave

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01. DADOS GERAIS

Produto:

Solucoes_totvs
SolucaoTOTVS Distribuição e Varejo

Linha de Produto:

Linhas_totvs
LinhaLinha Winthor

Segmento:

Segmentos_totvs
SegmentoDistribuição

Módulo:3 - Vendas
País:Brasil
Ticket:DMAISNEG-103
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DMAISNEG-103, DMAISNEG-1314

02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Adaptar a rotina 302 - Cadastrar Clientes as informações relacionadas à integração com o projeto Mais Negócios, para direcionar os usuários nas rotinas do ERP Winthor a identificação da liberação dos clientes.

...

Expandir
titleDMAISNEG-103

Critérios de Aceitação

  • Criar dentro da rotina 302 - Cadastrar Clientes campos que identifiquem e controle os cadastros dos clientes, referentes a limites, bloqueio e status do cliente junto a Supplier;
  • Garantir que apenas clientes Pessoas Jurídicas tenham acesso a parametrização do Mais Negócios;
  • Garantir que o parâmetro Informar se utiliza a integração com os produtos da TECHFIN (Antecipa ou Mais Negócios) na rotina 132 - Parâmetros da Presidência esteja como Sim e consequentemente garantir que clientes parametrizados como Mais Negócios não possam sofrer alteração de CNPJ's.

03. SOLUÇÃO

Ajustada a rotina 302 - Cadastrar Clientes para ilustrar aos usuários, os novos controles referente ao Mais Negócios, para que ele possa analisar se o cliente está liberado ou não a comprar utilizando o limite autorizado pela Supplier e se por ventura o mesmo estiver bloqueado, saber esse status de bloqueio e o respectivo motivo


Dica
titleClique nos Menus abaixo

Nos menus abaixo segue o fluxo de Parametrização do cadastro de Clientes na Rotina 302 e liberação de limite no Mais Negócios.

, Liberando Limite na Plataforma TOTVS Gestão de Risco de Crédito,passo3
Deck of Cards
ida,b
Totvs custom tabs box
tabsRotina 132 - Parâmetros da presidência, Rotina 302
- Cadastrar Cliente
idspasso1,passo2
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapasso1

O primeiro passo, é acessar a rotina 132 - Parâmetros da Presidência e marcar o parâmetro Informar se utiliza a integração com os produtos da TECHFIN (Antecipa ou Mais Negócios) esteja marcado como Sim. Isso garantirá que não seja enviado para o ambiente da TOTVS Carol cadastros duplicados e alteração de CNPJ's de forma incorreta.

Image Modified

Após essa parametrização, pode-se seguir para a rotina 302 - Cadastrar Clientes

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso2

Acessando, agora, a rotina 302 - Cadastrar Clienteso usuário deverá parametrizar os seus clientes que irão utilizar o processo de venda do Mais Negócios. Para isso, foram criados 5 novos parâmetros:

Image Removed

Image Added

  • Cliente Mais Negócios: Editável. Por default todos os clientes já existentes, no banco de dados, ficarão com o campo igual a Não. Então, se deseja utilizar esse cliente como cliente Mais Negócios, deve-se marcar como Sim;
  • Permite Venda a Prazo Mais Negócios:
 Apenas

Após cadastrar/atualizar o cliente na rotina 302 - Cadastrar Clientesdeve-se aguardar o tempo de sincronização dos cadastros dos cliente entre o ERP Winthor e o banco de dados da TOTVS Carol. Geralmente ocorre de hora em hora, mais pode estar disponível o cadastro do cliente antes disso na plataforma.

Poderá certificar se o cliente já está disponível na plataforma 
  • Por default é igual S (Sim) e apenas para visualização. Esse parâmetro indica se a Supplier, de acordo com a integração, está liberando ou não esse cliente a comprar nos planos de pagamento a prazo. Essa validação ocorrerá na rotina 316 - Digitar Pedido de Venda; Obs:  Este retorno da posição de bloqueio da venda a prazo, somente será realizado após ser feito a concessão de crédito (cliente possui contrato ativo com a supplier). 
  • Data consulta no Mais Negócio: Apenas para visualização. Esse parâmetro indica qual foi o dia e a hora da última atualização de dados entre o ERP Winthor e a Supplier.  Isso auxiliará o usuário a verificar se o cadastro está defasado ou não;
  • Limite Liberado Venda Mais Negócios: Apenas para visualização. Esse parâmetro indica qual o atual limite liberado para venda na rotina 316 - Digitar Pedido de Venda;
  • Status Mais Negócios: Apenas para visualização. Esse parâmetro, irá mostrar ao usuário, qual o status o cliente se encontra. Se ele estiver ativo e sem bloqueio, ficará com o status 0 - Ativo. Se o cliente tiver qualquer tipo de bloqueio, irá apresentar o status 1 - Bloqueio por Crédito, 2 - Bloqueio por Atraso ou 4 - Cartão não Habilitado. Se o cliente estiver qualquer um desses bloqueios, deverá entrar em contato com a Supplier para averiguação.
Informações
titleInformações

Vale lembrar novamente que clientes Pessoas Físicas não serão permitidas utilizarem o limite do Mais Negócios. Logo, os 5 parâmetros acima, ficarão desabilitados para edição.

Aviso

Importante!

Como esses dados são atualizados de hora em hora, geralmente, caso compare o limite liberado pela rotina 302 - Cadastrar Clientes e o portal TOTVS Gestão de Risco de Crédito e eles estejam divergentes, a recomendação é aguardar uma nova integração ou entrar diretamente na plataforma TOTVS Gestão de Risco de Crédito para certificar o cadastro em tempo real do cliente.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso3

Após toda essa parametrização e aguardar o envio/retorno das informações de integração junto a Supplier o usuário estará apto a realizar a solicitação de limite de crédito, na plataforma

TOTVS Gestão de Risco de Crédito

dentro da aba Clientes.

Image Removed

Ao acessar a plataforma, deve-se clicar no botão Image Removed para abrir os detalhes do cadastro do cliente. Feito isso, deve-se acessar a última sub-aba chamada Crédito e ao acessa-la apresentará uma opção em destaque para solicitar o limite (APROVEITE AGORA!). Basta clicar nesse botão para apresentar uma nova janela de solicitação de limite. Por fim, basta digitar o valor desejado e aguardar o retorno da Supplier, na própria plataforma, para ver o status da solicitação, ou seja, se foi aprovado ou não o limite solicitado.

Image Removed

Image Removed

Image Removed

Image Removed

Ao final da solicitação de limite no portal TOTVS Gestão de Risco de Crédito deve-se aguardar o retorno da integração dos dados de cliente. Isso, geralmente, ocorre de 15 em 15 minutos. Somente após retornar o limite dentro do ERP Winthor é que será possível digitar um pedido utilizando o limite Mais Negócios.

, conforme explicado no link DT 4.1 - Concessão de limite do Mais Negócios dentro da Plataforma e no ERP Winthor

Composition Setup
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04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Aviso

Importante!

As versões estarão disponíveis para download no CCW. 

https://centraldecontrole.pcinformatica.com.br/

Mantenha suas rotinas sempre atualizadas!

05. ASSUNTOS RELACIONADOS

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