OTOTVS Gestão de Vendas está disponível a partir do release 12.1.33
Ao acessar a opção de menuMeus Pedidos, o Usuário podeConsultartodos os seusPedidos de Vendas, Incluir umNovo Pedido e através da opção
...
"..." também é possível Visualizar Detalhes,Editar ou Excluir um Pedido de Venda.
Ao Incluir um Novo Pedido, Editar ou Excluir, este Pedido de Venda será enviado para o servidor Protheus e ao finalizar o seu processamento Notificará o Usuário/Vendedor.
Informações
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Vinculo Vendedor
Serão apresentados somente os Pedidos de Vendas vinculados ao Vendedor, este vinculo ocorre através do campos Vendedor 1 (C5_VEND1) e Código do Vendedor (A3_COD).
Aviso
title
Administrador
Ao utilizar um usuário Administrador serão carregados todos os Pedidos de Venda.
Aviso
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Chave de Segurança
Caso a Chave Security não seja informado no "appserver.ini" ou seja informado com o valor 0, não serão validados as permissões de acesso do usuário.
Para maiores informações consulte o documento de referenciada da rotina clicando aqui.
...
Informações
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Pedidos com mais de 100 itens - Númeração dos itens
A numeração dos itens no Portal Gestão de Vendas usa letras e números. Quando chega ao número 99, novas combinações com letras são preparadas. Essas combinações são diferentes das usadas no pedido de vendas do Protheus (rotina MATA410), pois ela é gerada de outra forma. Mas essa sequência é válida para a inclusão dos pedidos de vendas com mais de 100 itens sem impactos para o seu respectivo processo de faturamento.
Informações
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Cálculo de Desconto
Cálculo de Desconto do Pedido - Portal Gestão de Vendas
Aviso
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Importante
Descontos Considerados
O Portal Gestão de Vendas considera apenas os descontos informados diretamente nos itens (SC6), pois não permite a digitação de descontos (na solução padrão) no cabeçalho (SC5). Descontos adicionados no cabeçalho dos Pedidos de Vendas diretamente pelo Protheus não serão calculados no Resumo dos Pedidos de Vendas e nem aparecerão no PDF. O total dos descontos, tanto dos itens quanto do cabeçalho, só aparecem por completo na função Planilha Financeira.
Ao inserir um desconto na linha do item do Pedido de Venda, dependendo do valor o sistema recalcula o valor/percentual de desconto.
Isso ocorre, pois o percentual aplicado sempre será calculado proporcionalmente ao valor do item e à sua quantidade.
Este proporcional deve ser um valor comportado pelo tamanho de duas casas decimais (o PGV está preparado para trabalhar com valores em apenas duas casas decimais), pois caso contrário, ocorrerá diferença no cálculo.
Abaixo demonstramos o cálculo realizado pelo sistema para determinar o Valor e o Percentual de desconto nos itens:
Exemplo de desconto pretendido incompatível com as decimais em relação à QUANTIDADE:
Quantidade: 218
Valor Unitário: 10,00
Desconto Pretendido: 3,96
O sistema tenta chegar ao valor do desconto por unidade:
Ou seja, são necessárias dezesseis casas decimais para registro exato do resultado do cálculo de desconto por item.
Porém, por nativo, o sistema possui dois decimais apenas, e dessa forma o campo só pode registrar os dois primeiros números das casas decimais, logo impactando diretamente no cálculo do desconto.
Neste caso, o Portal Gestão de Vendas realiza o arredondamento do valor do desconto calculado por unidade. Ou seja, o desconto por unidade neste exemplo, será 0,02.
Proporcional de Desconto Comportado X Quantidade:
Após obter o resultado da divisão do valor de desconto pela quantidade, o sistema realiza o processo inverso, ou seja, multiplica novamente o "Desconto por unidade" pela "Quantidade":
0,02 (Desconto por unidade) X 218 (Quantidade) = 4,36 (Desconto comportado).
Então o valor do desconto aplicado no valor unitário será de 9.98.
Todo esse cálculo é executado após o preenchimento do desconto pretendido e refletido nos campos do valor total, valor do desconto e percentual de desconto, conforme o GIF a seguir:
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A mesma regra se aplica quando é digitado o percentual de desconto no campo Desconto percentual e a quantidade de casas decimais do valor unitário do desconto calculado ultrapasse duas casas, a mesma regra de arredondamento será aplicada.
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Âncora
EXEMPLOS_DE_USO
EXEMPLOS_DE_USO
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
Painel
Ao acessar a opção de menu Meus Pedidos, o usuário pode consultar os Pedidos.
Caso o vendedor acesse a opção de menu Meus Pedidos antes da conclusão do sincronismo dos dados, será informado da sincronização em processamento e será direcionado automaticamente para a opção escolhida após a conclusão do sincronismo conforme abaixo:
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Abaixo um exemplo pratico de utilização da opção de menu Meus Pedidos, onde será incluído um Pedido de Venda através da opção Novo Pedido.
Âncora
NOVO_PEDIDO
NOVO_PEDIDO
a. Novo Pedido
Painel
Meus Pedidos > Novo Pedido
Ao selecionar a opção Novo Pedido, o Usuário deve selecionar um Cliente, nesta opção o usuário pode pesquisar um Cliente utilizado o Código, Nome ou CNPJ/CPF.
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2. Na aba Dados Gerais, o usuário deve preencher todos os campos obrigatórios, tais como Modo de Pagamento e Tipo de Operação.
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3. Na aba Itens do Pedidos, o usuário pode pesquisar um Produto utilizando o seu Código ou Descrição.
a. Para adicionar um Produto, o usuário deve pesquisar o produto é deve preencher os campos Preço Unitário e Quantidade e em seguida clicar em Adicionar.
b. O campo Preço Unitário é preenchido automaticamente utilizando o Preço de Venda (B1_PRV1) informado no cadastro de Produtos ou utilizando da Tabela de Preços (DA1_PRCVEN).
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c. Caso o Vendedor deseje informar a Quantidade e apenas o Valor Total do produto o Preço Unitário será calculado automaticamente.
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4. Para adicionar um desconto no Produto selecionado, basta selecionar a opção + Informações e preencher o campo Desconto percentual ou Valor do desconto, em seguida clicar em fechar.
a. Caso o usuário modifique o "Preço Unitário" de um produto cujo valor é preenchido automaticamente, a diferença entre o valor digitado e o valor anterior não será computada como desconto no item selecionado. Este é um comportamento esperado no PGV.Caso haja necessidade de implementação de um comportamento diferente na gravação do Pedido de Vendas pelo PGV, é recomendado utilizar o ponto de entradaM410AGRV.
b. Ao adicionar um novo Produto todos os campos do Produto serão zerados e será adicionada uma Tagno campo superior deste produto informando que o mesmo foi Selecionado, e um novo Produto será adicionado na sessão Produtos Selecionados.
c. Ao utilizar a sessão produtos selecionados é possível excluir um Produto selecionado, alterar o seu Preço Unitário, Quantidade e aplicar um Desconto.
5. Na aba Resumo do Pedido é possível consultar os Valores Totais do Pedido e pesquisar todos os itens adicionados.
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6. Ao clicar na opção Salvar pedido o usuário será redirecionado para a tela de Visualizar Detalhes.
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Informações
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Importante
Para incluir um Pedido de Venda com a condição de pagamento do tipo 9, pode ser utilizado o ponto de entradaGVOrdFldque possibilita adicionar novos campos que serão processados na gravação de um Pedido de Vendas.
Âncora
CONFIRMACAO
CONFIRMACAO
b.Confirmação de Inclusão
Painel
1. Ao salvar o Pedido de Venda, o servidor Protheus envia um Notificação para o Vendedor/Usuário, informando se ouve êxito ou se ocorreu algum erro no processamento do Pedido.
a. Ao clicar na Notificação o usuário poderá ser redirecionado para o Pedido de Venda que foi incluído ou Exibir todas as notificações.
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Informações
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Status do Pedido
Ao incluir um Novo Pedido, o Status será definido como Aberto.
Âncora
TPOPER
TPOPER
c.Tipo de Operação
Painel
O campo Tipo de operação disponibiliza uma lista de opções para que o vendedor selecione qual é a operação utilizada no Pedido de Venda, está operação será utilizada para o preenchimento do Tipo de saída em todos os itens do Pedido de Venda utilizando o recurso de TES Inteligente.
Caso o parâmetro MV_PGVTPOP esteja preenchido com uma das opções, o campo será preenchido automaticamente no formulario de inclusão do Pedido de Venda.
Informações
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Importante
O parâmetro MV_PGVTPOP estará disponível somente no release 12.1.2310 ou após a aplicação do pacote de dicionário da Expedição Contínua do Faturamento com previsão para 28/04/2023.
Âncora
PLNFIN
PLNFIN
d.Planilha Financeira
Painel
Informações
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Versão
Essa funcionalidade está disponível apenas a partir da versão 1.8.1 do back-end Protheus, com atualização da expedição contínua e aplicação do UPDDISTR.
Aviso
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Importante
Descontos Considerados
No Portal Gestão de Vendas ao utilizar a opção Planilha Financeira, o sistema apresentará também a parte de Desconto, os descontos apresentados nessa parte são referente a todo o pedido em sua totalidade, ou seja, caso seja inserido descontos no cabeçalho do Pedido de Vendas via Protheus, o sistema irá mostrar o total do cabeçalho do Pedido de Vendas somado ao total de desconto da linha de Itens do Pedido de Vendas.
OBS: Os descontos apresentados no PDF são apenas os Descontos inseridos na linha de itens no Portal Gestão de Vendas.
Dentro do PGV é possível obter uma previsão dos impostos que serão aplicados na nota fiscal referente ao pedido, por meio da funcionalidade da Planilha Financeira. Estes dados estão detalhados no nível da base de cálculo, alíquota e valor dos impostos. Também são apresentados os valores do frete, seguro, despesas, descontos e o valor final previsto da nota fiscal. Assim, o vendedor e o cliente podem ter total clareza sobre o que estará pagando no momento da venda.
Deseja utilizar esta funcionalidade? Basta configurar o parâmetro MV_GVPLFIN! Ele precisa de dois valores separados por vírgula. Veja como preencher cada valor:
O primeiro valor indica se o botão para acesso à funcionalidade será apresentado ou não:
1 = Apresenta o botão na tela
2 = Oculta o botão de acesso à funcionalidade
O segundo valor indica se os dados do detalhamento dos impostos serão apresentados no PDF do pedido de venda:
1 = Apresenta os dados no PDF
2 = Não apresenta os dados no PDF
Abaixo são apresentados alguns exemplos válidos e inválidos do preenchimento deste parâmetro:
"1,1": Mostra o botão de acesso à tela e apresenta os dados do detalhamento dos impostos no PDF.
"1,2": Mostra o botão de acesso à tela, mas não apresenta os dados do detalhamento dos impostos no PDF.
"2,1": Oculta o botão de acesso à tela, mas apresenta os dados do detalhamento dos impostos no PDF.
"2,2": Oculta o botão de acesso à tela e não apresenta os dados do detalhamento dos impostos no PDF.
"1": Preenchimento inválido.
"2": Preenchimento inválido.
"1,0": Preenchimento inválido.
"A,$": Preenchimento inválido.
Exemplo de preenchimento no configurador Image Added
Você pode acessar essa importante funcionalidade em diferentes momentos do uso do PGV: enquanto visualiza, inclui, altera ou gera o PDF do pedido de venda.
Agora, vamos apresentar exemplos de como utilizar e acessar essa funcionalidade em cada um desses momentos:
Visualizar Pedido de Vendas
Painel
Acesse Meus Pedidos > ... > Visualizar Detalhes > Outras ações > Planilha Financeira Assim que os dados forem carregados no seu navegador, o botão estará disponível para uso. É só aguardar um pouquinho e você poderá acessar.
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Incluir Pedido de Vendas
Painel
Acesse Meus Pedidos > Novo Pedido > Planilha Financeira Assim que os dados obrigatórios forem preenchidos, o botão estará disponível para uso e você poderá acessar.
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Editar Pedido de Vendas
Painel
Acesse Meus Pedidos > ... > Editar > Planilha Financeira Caso os dados obrigatóriosnão estejam preenchidos, o botão ficará indisponível para uso e você não poderá acessar.
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Gerar PDF
Painel
Acesse Meus Pedidos > ... > Visualizar Detalhes > Outras ações > Gerar PDF Assim que os dados forem carregados no seu navegador, o botão estará disponível para uso. É só aguardar um pouquinho e você poderá acessar.
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Âncora
FILTROS
FILTROS
03. FILTROS
Painel
A página Meus Pedidospossibilita filtrar os registros de duas formas, sendo elas:
a. CONSULTA RÁPIDA
Âncora
CONSULTA
CONSULTA
Painel
Este tipo de Consulta é utilizada para efetuar uma busca simplificada nos Pedidos permitindo efetuar a busca pelo Código (Número do Pedido), Código do Cliente ou Data de Emissãosendo efetuada ao usuário informar três ou mais caracteres no campo de busca.
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Âncora
AVANCADO
AVANCADO
b. FILTRO AVANÇADO
Painel
Meus Pedidos > Filtro Avançado
Este tipo de consulta é indicada quando o Usuário deseja efetuar uma busca especifica, fazendo uma junção dos campos existentes na opção Filtro Avançado, a busca é efetuada ao selecionar a opção Aplicar Filtro.
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Âncora
FILTROTABELADEPRECOS
FILTROTABELADEPRECOS
c. FILTRO POR TABELA DE PREÇOS
Painel
Meus Pedidos > Novo Pedido ou Editar Pedido > Itens do Pedido
Esta opção tem como objetivo filtrar os produtos que estão relacionados a tabela de preço selecionada na aba Dados Gerais.
Caso o campo Tabela de Preço esteja vazio o campo será desabilitado e a busca retornará todos os produtos que atendam o filtro.
Informações
O Portal Gestão de Vendas grava em memoria a ultima seleção do campo enquanto o usuário estiver conectado, desta forma ao incluir ou editar um Pedido de Venda o campo já será habilitado/desabilitado considerando a ultima seleção. Caso seja realizado o acesso com outro usuário o o armazenamento da ultima seleção do usuário anterior será excluído.
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Âncora
VISUALIZACOES
VISUALIZACOES
04. TIPOS DE VISUALIZAÇÕES
Painel
A pagina Meus Pedidos possibilita que o Usuário selecione o tipo de visualização por Lista (Padrão Desktop) ou por Cards(Padrão mobile).
Âncora
LISTA
LISTA
a. LISTA
Painel
Ao selecionar o tipo de visualização porListao usuário poderá visualizar os Pedidos no formato de Lista.
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Âncora
CARD
CARD
b. CARD
Painel
Ao selecionar o tipo de visualização por Card o usuário poderá visualizar os Pedidos no formato de Card.
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Informações
O Tipo de visualização de Card e indicado monitores pequenos ou Celulares, pois a visualização do tipo de Lista pode dificultar a leitura dos Dados.
Âncora
DETALHES
DETALHES
05. VISUALIZAR DETALHES
Painel
Meus Pedidos > Visualizar Detalhes
Ao Utilizar a opção"..." o usuário pode acessar as opções Visualizar Detalhes,Excluir Pedido e Editar Pedido.
Âncora
EDITAR
EDITAR
a. EDITAR PEDIDO
Painel
Meus Pedidos > ... > Editar Pedido
Ao Utilizar a opçãoEditar Pedido o usuário pode Alterar um Pedido de venda.
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Âncora
EXCLUIR
EXCLUIR
b. EXCLUIR PEDIDO
Painel
Meus Pedidos > ... > Excluir Pedido
Ao Utilizar a opção Excluir Pedido o usuário pode Excluir um Pedido de venda.
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Notificação ao excluir um Pedido de venda.
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Não é Permitida a Exclusão de Pedidos com o Status Liberado, Encerrado ou Não Sincronizado.
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Âncora
PDF
PDF
c. GERAR PDF
Painel
Meus Pedidos > Visualizar Detalhes > Gerar PDF
Ao Utilizar a opção Gerar PDF será gerado um PDF com todos os detalhes do pedido.
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06. NOTAS FISCAIS
Painel
Ao Utilizar a opção"..." o usuário pode acessar a opção Notas Fiscais
Âncora
NOTAS
NOTAS
Aviso
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Importante
Modo de Acesso
A nova funcionalidade estará disponível apenas no modo Online!
a. Acessar Notas Fiscais
Painel
Meus Pedidos > ... > Notas Fiscais
Âncora
ACESSAR_NOTA
ACESSAR_NOTA
Ao Utilizar a opção irá apresentar as Notas Fiscais relacionadas ao pedido selecionado
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Painel
b. Download Nota Fiscal
Âncora
DOWLOAD_NOTA
DOWLOAD_NOTA
Painel
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Configurações Download da Nota
Configurações
Para utilizar o recurso de download de DANFE e XML das notas fiscais através do Portal Gestão de Vendas, é necessário que algumas premissas sejam atendidas. Estas configurações devem ser realizadas previamente pelo administrador do ambiente. A seguir estão os requisitos para o Protheus e para o TSS:
Atualize com o pacote de expedição contínua do backoffice com data superior a 15/01/2024 para funcionar com o TSS 12.1.2310 e 15/09/2024 para o TSS 12.1.2410.
Também se faz importante avaliar o correto preenchimento dos Parâmetros abaixo:
MV_FNPCTSS
MV_SPEDURL
MV_ESPECIE
MV_ESTADO
MV_XMLSIZE
MV_CODREG
TSS
REST do TSS:
Deve estar ativo.
Para TSS 12.1.2310 ou inferior:
O end-point tssapidoc/v1/nfe/retornadoc/ deve estar disponível. (Para validar, acesse o endereço: http://[seuip]:[suaporta]/[caminhorest]/tssapidoc/v1/nfe/retornadoc/).
Deve estar atualizado com o pacote de expedição contínua com data superior a 04/01/2024.
A autenticação (segurança do socket) deve estar desabilitada (security = 0).
Aviso
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Importante
Versões Anteriores do TSS
Atualmente o TSS versão 12.1.2310 e Inferioresnão são compatíveis com o (security = 1).
Dica
A partir da release 12.1.2410, a autenticação (segurança do socket) estará sempre habilitada tanto no Protheus quanto no TSS (para mais informações acesse Framework - Bloqueio de REST e SOAP sem security)
Aviso
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Importante
Configurações Incorretas
No caso de não cumprimento das premissas estabelecidas acima, o Portal Gestão de Vendas exibirá a mensagem de ambiente desatualizado para o usuário.
Ao Clicar no botão Acessar Nota Fiscal será efetuado o download da Nota Fiscal de Produtos
OBS: Se a nota não possui chave, ou seja, sua transmissão não for efetuada, não aparecerá o botão para acessar a Nota Fiscal.
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Painel
c. Nota Fiscal de Serviço
Âncora
NOTA_SERVIÇO
NOTA_SERVIÇO
Ao Clicar no botão Acessar Nota Fiscal será efetuado o redirecionamento para a Prefeitura cadastrada para o município de emissão.
OBS: Se a nota não possui chave, ou seja, sua transmissão não for efetuada, não aparecerá o botão para acessar a Nota Fiscal.
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Painel
d. Nota Fiscal Personalizada (Danfe Personalizada)
Âncora
NOTA_PERSONALIZADA
NOTA_PERSONALIZADA
Caso desejar realizar o download da Danfe Personalizada, será necessário seguir realizar algumas configurações no Protheus.
Informações
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Importante
OBS: É necessário que as configurações sejam realizadas ANTES da transmissão da nota. O download das notas transmitidas antes da realização das configurações a seguir, serão realizados com a Danfe padrão.
Abaixo, segue o passo a passo:
1 - Em seu AppServer.ini será necessário adicionar as configurações abaixo:
2 - Acesse a as seguintes opções: Protheus → rotina NFE Sefaz → botão Wiz.Config.→
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3 - No Configurador do Protheus, acesse a rotina de Parâmetros e realize a alteração do conteúdo do ParâmetroMV_SPEDGRV para 2. Caso este parâmetro não exista na base, realize a criação conforme a documentação do link a seguir:
4 - Após a realização de todas as parametrizações anteriores, reinicie o appserver (para que ative os jobs do onstart) e transmita as nota fiscais. Então será possível realizar o Download da Danfe Personalizada das notas transmitidas após as configurações anteriores terem sido devidamente realizadas.
Para adequar oTOTVS Gestão de VendasàLei Geral de Proteção de Dadosfoi necessária a adaptação da apresentação dos dados desta rotina, de modo a realizar o tratamento dos dados sensíveis e/ou pessoais, com a utilização dos processos deControle de AcessoeLog de Auditoria.
Controle de Acesso
Define se ousuárioou umgrupo de usuáriospossui a permissão de acessar/visualizar osdados sensíveis e/ou pessoaisdisponíveis nas telas das rotinas e/ou relatórios, quando for o caso.
OAdministrador do Sistemaé o responsável por estabelecer se as regras de controle das informações serão aplicadas a um único usuário ou a um grupo de usuários. A configuração desse acesso dos usuários e/ou grupo de usuários aos dados sensíveis e pessoais está disponível no móduloConfigurador(SIGACFG) através dos acessos192e193(Relação de Acessos x Rotina).
Para maiores detalhes sobre a Política de Segurança,clique aqui.
Log de Auditoria
Permite auditar as atualizações doDicionário de Dadose do Cadastro de Usuário, as autenticações de acesso às rotinas que possuem campos sensíveis e/ou pessoais, bem como as possíveis rejeições de acesso a tais dados.
Para maiores detalhes, consulte o capítuloRegras de AuditorianaPolítica de Segurança.
OSistema Protheus®disponibiliza algumas rotinas para a geração do Log de Auditoria. Os procedimentos para a configuração e geração desses relatórios podem ser obtidos através dasRotinas de Log e Auditoria.
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Âncora
COMENTARIO
COMENTARIO
09. CAMPO COMENTÁRIO DO PEDIDO
Painel
Foi realizado a criação do campo Comentário do Pedido (C5_COMENT) com o objetivo de armazenar informações importantes referente ao Pedido, por exemplo: "Entregar no período da tarde, solicitar assinatura da gerente de operação".
Card documentos
Informacao
O campo Comentário do Pedido estará disponível a partir da expedição da versão 1.2.0 do Portal Gestão de Vendas e na release 12.1.2310.
Titulo
IMPORTANTE!
Segue abaixo o passo-a-passo para criação do campo no dicionário de dados e atualização dos schemas de campos do Portal Gestão de Vendas.
Com acesso exclusivo ao ambiente, acesse o modulo Configurador.
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Totvs custom tabs box items
default
no
referencia
passo02
Acesse o menu Base de Dados>Dicionário>Bases de Dados.
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Totvs custom tabs box items
default
no
referencia
passo03
Clique para expandir as informações da empresa e selecione a opção Dicionário de Dados.
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Totvs custom tabs box items
default
no
referencia
passo04
Clique no ícone de PesquisaImage Added.
Será apresentada a opção de Buscar. Pesquise a tabela SC5.
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Totvs custom tabs box items
default
no
referencia
passo05
A tabela será apresentada ao lado da busca, conforme abaixo. Clique na linha para selecioná-la.
Com a linha selecionada, clique no ícone de Edição Image Added.
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Totvs custom tabs box items
default
no
referencia
passo06
Clique para expandir as informações da tabela e selecione a opção Campos.
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Totvs custom tabs box items
default
no
referencia
passo07
Clique no ícone de Incluir Image Added.
Será apresentada o Gerenciador de Base de Dados, preencha conforme abaixo:
Campo: C5_COMENT
Tipo: 2 - Caractere
Tamanho: 60
Formato (gerado automaticamente) : @S45
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Totvs custom tabs box items
default
no
referencia
passo08
Clique na aba Informações, preencha conforme abaixo:
Título: Comentário
Descrição: Comentário
Help: A mensagem definida será armazenada ao pedido.
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Totvs custom tabs box items
default
no
referencia
passo09
Clique na aba Uso, marque o campo como Usado conforme imagem abaixo e clique em Salvar.
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Totvs custom tabs box items
default
no
referencia
passo10
Confirme a finalização da edição da tabela no ícone de Check. Image Added
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Totvs custom tabs box items
default
no
referencia
passo11
Clique novamente em Dicionário de Dados e por meio do ícone de Disquete Image Added inicie a gravação. Depois na opção Avançar até a operação de Finalizar.
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Totvs custom tabs box items
default
no
referencia
passo12
Acesse o menu Ambiente>Cadastros>Parâmetros.
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Totvs custom tabs box items
default
no
referencia
passo13
Clique para expandir as informações da empresa e selecione a opção Parâmetros.
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Totvs custom tabs box items
default
no
referencia
passo14
Clique no ícone de PesquisaImage Added.
Será apresentada a opção de Buscar. Pesquise o parâmetro MV_PGVVERS.
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Totvs custom tabs box items
default
no
referencia
passo15
O parâmetro será apresentado ao lado da busca, conforme abaixo. Clique na linha para selecioná-lo.
Com a linha selecionada, clique no ícone de Edição Image Added.
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Totvs custom tabs box items
default
no
referencia
passo16
Altere os campos de conteúdo para o valor 1.1.0 e clique no botão Salvar.
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Totvs custom tabs box items
default
no
referencia
passo17
Acesse a página inicial do Portal Gestão de Vendas e realize um novo login.
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Âncora
CONSULTA_ESTOQUE
CONSULTA_ESTOQUE
10. CONSULTA SALDO DO PRODUTO (ESTOQUE)
Painel
Informações
Funcionalidade disponibilizada a partir da versão 1.3.0 do Portal Gestão de Vendas.
Aviso
title
Parâmetro MV_PGVCSLD
Para utilizar esta funcionalidade será necessário a inclusão do parâmetro MV_PGVCSLD conforme especificado no documento técnico.
Para consultar o saldo de um produto em estoque, o Vendedor deve clicar no botão + Informações do produto desejado, em seguida clicar no botão Consultar Estoque.
Deve ser apresentado o Saldo do produto em todos os armazéns.
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Está funcionalidade pode ser desabilitada alterando o conteúdo do parâmetro MV_PGVCSLD para falso (.F.) no ambiente Configurador (SIGACFG).
Âncora
PEDIDO_CLIENTE
PEDIDO_CLIENTE
11. CAMPO PEDIDO DO CLIENTE
Painel
Informações
Funcionalidade disponibilizada a partir da versão 1.3.0 do Portal Gestão de Vendas.
Para consultar ou manipular o Pedido do Cliente (C6_PEDCLI), o Vendedor deve clicar no botão '+ Informações' do produto desejado.
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Âncora
CONTROLE_DE_ACESSO
CONTROLE_DE_ACESSO
12. PRIVILÉGIOS DE ACESSO
Painel
É possível restringir o acesso ao menu das rotinas utilizando a rotina dePrivilégios dos usuáriosdo Protheus.
Para restringir o acesso das ações(Visualizar, Incluir, Alterar e Excluir)utilize as rotina doProtheus(MATA410), conforme o exemplo abaixo.
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...
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
Abaixo um exemplo pratico de utilização da opção de menu Meus Pedidos, onde será incluído um Pedido de Venda através da opção Novo Pedido.
...
a. Novo Pedido
Meus Pedidos > Novo Pedido
Ao selecionar a opção Novo Pedido, o Usuário deve selecionar um Cliente, nesta opção o usuário pode pesquisar um Cliente utilizado o Código, Nome ou CNPJ/CPF.
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2. Na aba Dados Gerais, o usuário deve preencher todos os campos obrigatórios, tais como Modo de Pagamento e Tipo de Operação.
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3. Na aba Itens do Pedidos, o usuário pode pesquisar um Produto utilizando o seu Código ou Descrição.
a. Para adicionar um Produto, o usuário deve pesquisar o produto é deve preencher os campos Preço Unitário e Quantidade e em seguida clicar em Adicionar.
b. O campo Preço Unitário é preenchido automaticamente utilizando o Preço de Venda (B1_PRV1) informado no cadastro de Produtos ou utilizando da Tabela de Preços (DA1_PRCVEN).
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c. Caso o Vendedor deseje informar a Quantidade e apenas o Valor Total do produto o Preço Unitário será calculado automaticamente.
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4. Para adicionar um desconto no Produto selecionado, basta selecionar a opção + Informações e preencher o campo Desconto percentual ou Valor do desconto, em seguida clicar em fechar.
a. Caso o usuário altere o Preço Unitário de um produto que tenha o Preço Unitário preenchido automaticamente, será calculado e adicionado um desconto no item selecionado.
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b. Ao adicionar um novo Produto todos os campos do Produto serão zerado e será adicionado uma Tagno campo superior deste produto informando que o mesmo foi Selecionado, e um novo Produto será adicionado na sessão Produtos Selecionados.
c. Ao utilizar a sessão produtos selecionados é possível excluir um Produto selecionado, alterar o seu Preço Unitário, Quantidade e aplicar um Desconto.
5. Na aba Resumo do Pedido é possível consultar os Valores Totais do Pedido, todos pesquisar todos os itens adicionados e adicionar um Comentário no Pedido.
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6. Ao clicar na opção Salvar pedido o usuário será redirecionado para a tela de Visualizar Detalhes.
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b. Confirmação de Inclusão
1. Ao salvar o Pedido de Venda, o servidor Protheus envia um Notificação para o Vendedor/Usuário, informando se ouve êxito ou se ocorreu algum erro no processamento do Pedido.
a. Ao clicar na Notificação o usuário poderá ser redirecionado para o Pedido de Venda que foi incluído ou Exibir todas as notificações.
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Informações
title
Status do Pedido
Ao incluir um Novo Pedido, o Status será definido como Aberto.
...
03. FILTROS
A página Meus Pedidospossibilita filtrar os registros de duas formas, sendo elas:
...
a. CONSULTA RÁPIDA
Este tipo de Consulta é utilizada para efetuar uma busca simplificada nos Pedidos permitindo efetuar a busca pelo Código (Número do Pedido), Código do Cliente ou Data de Emissãosendo efetuada ao usuário informar três ou mais caracteres no campo de busca.
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...
b. FILTRO AVANÇADO
Meus Pedidos > Filtro Avançado
Este tipo de consulta é indicada quando o Usuário deseja efetuar uma busca especifica, fazendo uma junção dos campos existentes na opção Filtro Avançado, a busca é efetuada ao selecionar a opção Aplicar Filtro.
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...
04. TIPOS DE VISUALIZAÇÕES
A pagina Meus Pedidos possibilita que o Usuário selecione o tipo de visualização por Lista (Padrão Desktop) ou por Cards(Padrão mobile).
...
a. LISTA
Ao selecionar o tipo de visualização porListao usuário poderá visualizar os Pedidos no formato de Lista.
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...
b. CARD
Ao selecionar o tipo de visualização por Card o usuário poderá visualizar os Pedidos no formato de Card.
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Informações
O Tipo de visualização de Card e indicado monitores pequenos ou Celulares, pois a visualização do tipo de Lista pode dificultar a leitura dos Dados.
...
06. VISUALIZAR DETALHES
Meus Pedidos > Visualizar Detalhes
Ao Utilizar a opção Visualizar Detalhes o usuário pode Visualizar um resumo do Pedido de venda, as opções Excluir Pedido e Editar Pedido também estão disponíveis através da opção Visualizar Detalhes.
Para adequar oTOTVS Gestão de VendasàLei Geral de Proteção de Dadosfoi necessária a adaptação da apresentação dos dados desta rotina, de modo a realizar o tratamento dos dados sensíveis e/ou pessoais, com a utilização dos processos deControle de AcessoeLog de Auditoria.
Controle de Acesso
Define se ousuárioou umgrupo de usuáriospossui a permissão de acessar/visualizar osdados sensíveis e/ou pessoaisdisponíveis nas telas das rotinas e/ou relatórios, quando for o caso.
OAdministrador do Sistemaé o responsável por estabelecer se as regras de controle das informações serão aplicadas a um único usuário ou a um grupo de usuários. A configuração desse acesso dos usuários e/ou grupo de usuários aos dados sensíveis e pessoais está disponível no móduloConfigurador(SIGACFG) através dos acessos192e193(Relação de Acessos x Rotina).
Para maiores detalhes sobre a Política de Segurança,clique aqui.
Log de Auditoria
Permite auditar as atualizações doDicionário de Dadose do Cadastro de Usuário, as autenticações de acesso às rotinas que possuem campos sensíveis e/ou pessoais, bem como as possíveis rejeições de acesso a tais dados.
Para maiores detalhes, consulte o capítuloRegras de AuditorianaPolítica de Segurança.
OSistema Protheus®disponibiliza algumas rotinas para a geração do Log de Auditoria. Os procedimentos para a configuração e geração desses relatórios podem ser obtidos através dasRotinas de Log e Auditoria.