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Ficha de Extração - Comercial - Vendas

Área:Comercial
Assunto:Vendas
Programa Extrator:ems2_bi_hl4.r
Programa de Parâmetros:bfp001ab.p
Tabela Destino:HL4
Versões ERP Suportadas:EMS 2.06b / Datasul 11


Regra Principal de Extração: É utilizada como base para extração somente a data de implantação dos pedidos de vendas.

Regras Padrões de Negócio:

Pais, Estado e Cidade: estas informações são extraídas com base no cadastro do emitente.
Pedido Cancelado ou Suspenso: todos os pedidos de vendas com situação de cancelado ou suspenso são extraídos, nos quais os seus respectivos valores e quantidades são zerados. 

Nota
Nota:
Recomenda-se uma atenção especial na reextração deste assunto, para que o período parametrizado abranja o período dos pedidos de vendas canceladas ou suspensos em períodos posteriores a sua implantação.

 

Parâmetro

Descrição

TIPOCOTAC

Tipo de Cotação da Moeda*

DATACOTAC

Data Referência de Cotação*

 *Os detalhes dos parâmetros globais estão definidos na ficha principal.

Conferência das Informações

Medidas:

Vl Venda Total (HL4_VVENDA): indica o valor bruto da venda, relacionado às movimentações dos pedidos. Esse valor corresponde ao valor de venda da mercadoria acrescida de todos os impostos e das despesas da venda. Validar essa medida com o “Valor Total” do Relatório de Pedidos por Cliente (PD0606).

Nota

Nota:
Podem ocorrer divergências entre as duas informações, pois o programa PD0606 não considera Valor de ICMS de Substituição, enquanto que o extrator considera. Para identificar o Vl ICMS Substituição, deve se usar o programa FT0904B (Consulta Relacionamento Nota Fiscal), se na aba “Inf Fiscal” existir valor na coluna “Vl ICMS Subst”, esse valor deve ser somado ao obtido no programa PD0606. 

Validação Mensal – por Amostragem, facilita se a validação for feita por estabelecimento e cliente.

Relatório Base

Deve-se utilizar o Relatório de Pedidos por Cliente (PD0606).

Parâmetros no Relatório:

Na aba “Seleção”:
Data Emissão: informar o período de validação.
Data Implantação: informar o período de validação.
Data Entrega: informar a data inicial do período de validação como data inicial de entrega.  A data final deverá ficar aberta (31/12/9999).

Os demais parâmetros, se informado, devem ser considerados na validação.

Na aba “Parâmetros”:
Campo Pedidos: selecionar apenas “Abertos”, “Atendidos Total”, “Atendidos Parcial”, “Não Avaliados”, “Avaliados”, “Aprovados”, “Reprovados” e “Pendentes Inf.”.
Campo Itens: selecionar apenas “Abertos”, “Atendidos Total”, “Atendidos Parcial”.
Código do Item: interno.
Opções do Relatório: Estabelecimento/Cliente.
Data de Referência: informar ?.  A data de referência informada será utilizada para buscar a cotação e fazer as conversões para a moeda. Quando informado “?” neste campo o sistema irá considerar a data de emissão de cada pedido para buscar a cotação da moeda.
Caso esteja validando em outra moeda, a extração deve obedecer ao mesmo parâmetro para data de referência.
Pedidos Aprovados no WF de Desconto: desmarcado.

Caso esteja validando por Cliente, informar na aba Digitação.

Qtde Vendida (HL4_QVENDA): indica a quantidade vendida na unidade de medida do item. Para validar essa medida, deve-se usar o programa consulta itens do pedido (PD1001E), folder Item, campo Qtd Pedida. Validação por amostragem, por Pedido.

Qtde Vendida Família Comercial (HL4_QVENFC): indica a quantidade vendida na unidade de medida da família comercial.

Qtde Vendida Família Material (HL4_QVENFM): indica a quantidade vendida na unidade de medida da família material.

Vl Desconto Venda (HL4_VLDESV): indica o valor de desconto concedido no valor da mercadoria vendida.

Para validar essa medida, deve-se usar a seguinte formula: (ped-item.vl-preori * ped-item.qt-pedida) - (ped-item.vl-preuni * ped-item.qt-pedida), onde:
* ped-item.vl-preori e ped-item.qt-pedida - deve ser consultado no item do Pedido no PD4000.
* * Preço Líquido e ped-item.qt-pedida - no PD1001E (folder Item).

A validação será por amostragem, por Pedido.

Outra forma de validar é por meio do Relatório PD1101 – Estatística Vendas.

Validação Mensal – por Amostragem, por dia.

Parâmetros no Relatório:

Na aba “Seleção”:
Estab: informar o estabelecimento para validação

Os demais parâmetros, se informados, devem ser considerados na validação.

Na aba “Parâmetros”:
Campo Situação dos Itens: selecionar apenas “Abertos”, “Atend Parcial”, “Atend Total” e “Pendentes”.
Campo Workflow de Desconto: desmarcado.
Campo Avaliação de Crédito: selecionar todos.
Campo Data de Início: informar a data inicial para validação.
Campo Data de Referência: informar a data final para validação.
Campo Moeda: informar a moeda para validação.
Campo Preço com Desconto: executar o relatório com o campo marcado e logo em seguida com o campo desmarcado.

Para validar o desconto deve-se considerar o Total Geral, campo Vl Merc Vendidas.  Deve-se subtrair o Vl Merc Vendidas do relatório gerado com desconto do Vl Merc Vendidas do relatório gerado sem desconto.

Vl Impostos Venda (HL4_VIMPVD): indica o valor referente a impostos vinculados ao pedido de venda. Para validar essa medida, deve-se usar o Relatório Curva ABC Clientes (PD1105), executando com o Parâmetro “Valor do Pedido – Com Impostos” ligado e logo em seguida com o parâmetro desligado. Desta forma deve-se subtrair os dois valores para se chegar ao Valor dos Impostos na Venda.

Validação por Amostragem – por dia

Relatório Base

Deve-se utilizar o Relatório Curva ABC Clientes (PD1105).

Parâmetros no Relatório:

Na aba “Seleção”:
Data Entrega: informar a data inicial do período de validação como data inicial de entrega.  A data final deverá ficar aberta (31/12/9999).
Data Implantação: informar a data inicial e final para validação.

Na aba “Classificação”:
Selecionar a opção Código do Cliente.

Na aba “Parâmetros”:
Data de Referência: quando a validação for por dia, conforme recomendado, a data de referência informada deverá ser igual a data do dia que será validado.  A data de referência será utilizada para buscar a cotação e fazer as conversões para a moeda. Quando informado “?” neste campo o sistema irá considerar a data de emissão de cada pedido para buscar a cotação da moeda.
Moeda: informe a moeda a ser validada.
Valor do Pedido: marcar a opção “Com Impostos”.
Pedidos Bonificação: desmarcar.

Executar o PD1105 novamente alterando apenas o parâmetro COM IMPOSTOS - deixar desmarcado.
Desta forma deve-se subtrair os dois valores “Total do Período” com e sem impostos para se chegar ao valor a ser validado.

Vl Venda Mercadoria (HL4_VVMERC): indica o valor líquido da mercadoria vendida, relacionado as movimentações dos pedidos. Para validar essa medida, deve-se usar o programa Curva ABC Itens (PD1106), conferindo o valor “Total do Período” apresentado no final do relatório.

Validação – por Amostragem – por dia

Relatório Base

Deve-se utilizar o Relatório Curva ABC Itens (PD1106).

Parâmetros no Relatório:

Na aba “Seleção”:
Data Entrega: informar a data inicial do período de validação como data inicial de entrega.  A data final deverá ficar aberta (31/12/9999).
Data Implantação: informar a data inicial e final para validação.

Na aba “Parâmetros”:
Data de Referência: quando a validação for por dia, conforme recomendado, a data de referência informada deverá ser igual a data do dia que será validado.  A data de referência informada será utilizada para buscar a cotação e fazer as conversões para a moeda. Quando informado “?” neste campo o sistema irá considerar a data de emissão de cada pedido para buscar a cotação da moeda.
Moeda: informe a moeda a ser validada.
Valor do Pedido: desmarcado.
Quantidade/Valor: marcar a opção “Pedido”.
Pedidos Bonificação: marcar.

Vl Venda Líquida (HL4_VVNDLQ): indica o valor líquido da venda, relacionada às movimentações dos pedidos, sem os impostos IPI, PIS, COFINS, IRRF, ISS, INSS e descontos. O valor do ICMS pode estar descontado dependendo da origem da informação. Para validar essa medida, deve-se usar o programa Curva ABC Clientes (PD1105), conferindo o valor “Total do Período” apresentado no final do relatório.

Validação por Amostragem – por dia

Relatório Base

Deve-se utilizar o Relatório Curva ABC Clientes (PD1105).

Parâmetros no Relatório:

Na aba “Seleção”:
Data Entrega: informar a data inicial do período de validação como data inicial de entrega.  A data final deverá ficar aberta (31/12/9999).
Data Implantação: informar a data inicial e final para validação.

Na aba “Classificação”:
Selecionar a opção Código do Cliente.

Na aba “Parâmetros”:
Data de Referência: quando a validação for por dia, conforme recomendado, a data de referência informada deverá ser igual a data do dia que será validado.  A data de referência será utilizada para buscar a cotação e fazer as conversões para a moeda. Quando informado “?” neste campo o sistema irá considerar a data de emissão de cada pedido para buscar a cotação da moeda.
Moeda: informe a moeda a ser validada.
Valor do Pedido: desmarcar a opção “Com Impostos”.
Pedidos Bonificação: desmarcar.