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INTRODUÇÃO
O plugin Nexxera é uma solução para conciliar todas as vendas de cartões de débito e crédito (com utilização ou não de TEF), conectando bancos e adquirentes com o cliente por meio da integração com a plataforma parceira Nexxera, concentrando na mesma operação a baixa automática dos documentos.
ÍNDICE
- Visão GeralObjetivo
Âncora topo topo - Configurações
- ProcedimentosProcedimento
- Estrutura do Arquivo
- Exemplo Solução de UtilizaçãoProblemas
01.
Âncora geral geral
VISÃO GERAL
geral | |
geral |
Tem como objetivo a integração dos dados das transações de cartões de crédito com a parceira Nexxera. Os arquivos com os extratos dos cartões são enviados e recebidos através de um serviço de troca eletrônica de dados (Skyline) e importados e interpretados pelo plugin para conciliação e baixa automática desses recebimentos.
02. Âncora config config
CONFIGURAÇÕES
config | |
config |
Configuração dos Cartões
Cadastro necessário para geração do Log de Vendas. Todos os clientes cartão de créditos associados aos Tipos de Débitos Créditos devem ser associados a esse cadastro, caso contrário não será gerado no log de vendas desses cartões e não haverá conciliação automática na liquidação de vendas.
O cadastro será realizado Para execução do plugin, deve ser realizado o cadastro da administradora/operadora dos cartões, acessando o caminho no menu (Passo 1) e em seguida incluindo todos os dados solicitados no formulário (Passo 2):
Passo 1 | Passo 2 | Códigos Nexxera | ||||||
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|
As etapas da integração consistem na geração do log de vendas, importação/exportação dos arquivos de retorno da Nexxera e conciliação e baixa dos documentos no sistema.
Diagrama da integração
Importação dos Arquivos de Retorno da Nexxera
Essa rotina é executada simultâneamente com a geração do log de vendas (âncora). Os arquivos importados são lidos, interpretados e salvos na base do cliente. Caso não hajam mais arquivos de retorno na pasta inbox a serem importados, deve ser realizada a execução da aplicação Skyline para que seja feito o tráfego de novos arquivos.
04. Âncora arq arq
ESTRUTURA DO ARQUIVO
arq | |
arq |
A Nexxera disponibiliza diversos tipos de extrato para o layout de baixa. O layout homologado é o do extrato de venda, onde são demonstradas todas as vendas reconhecidas pela administradora e enviadas à Nexxera em uma determinada data de referência. Esse arquivo geralmente vem com a descrição "RELATORIO_LPN_VENDA_cnpj_data", na extensão CSV.
. No entanto, caso conste no log de vendas enviado pelo cliente alguma transação não enviada no extrato de vendas (administradora), esta não irá constar neste extrato, portanto, neste caso o cliente deve acionar a administradora de seu cartão e/ou a Nexxera.
03.02. NSU
No caso do cliente possuir o TOTVS PDV
O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF
O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF
Cadastro dos Clientes Operadora
Cadastro necessário para geração do Log de Vendas, todos os clientes cartão de créditos associados aos Tipos de Débitos Créditos devem ser associados a esse cadastro, caso contrário o mesmo não será gerado no log de vendas e não haverá conciliação automática na liquidação de vendas.
Passo
Ação
Descrição
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
Integração Envio e recebimento de Arquivos
A integração Nexxera X Totvs é realizado de acordo com diretório em rede disponibilizado pela Nexxera, o SkyLine. É necessário acompanhamento nas primeiras semanas para garantir que todos os cartões estão configurados para integração.
A tela principal pode ser conciliado com borderô de débitos e créditos do front e caso necessário o campo transação pode ser alterado antes da geração do log de vendas. Assim que a integração estiver conciliada com painel Nexxera solicitar a automatização da integração por Robot .
Passo
Ação
Descrição
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
Alteração de NSU após integração
Passo
Ação
Descrição
Atualização Getnet
A adquirente Getnet gera o NSU com zeros à esquerda, porém, a Nexxera remove esses dígitos em seu arquivo CSV, impossibilitando a localização do documento na base CAR para conciliação e baixa. Para ajustar, o plugin foi adequado para consultar e localizar o o NSU com os zeros à esquerda, removendo eles ao listar o documento na tela Nexxera Baixa Liquidação.
05. Âncora prob prob
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
prob | |
prob |
Checklist em caso de problemas de funcionamento.
01. Documento não aparece na tela de baixa
R: Verificar se todo o procedimento de execução do plugin foi realizado e se mesmo assim o documento ainda não for exibido, entrar em contato com a operadora e /ou Nexxera.
02. Documento não aparece na tela de baixa apenas no lado direito (CAR)
R: Verificar se os dados de Data Programada e NSU do documento no CAR conferem com os do crédito recebido da Nexxera. Caso negativo, os dados precisam ser corrigidos para exibição, conciliação e baixa.
03. Por que as linhas ficam amarelas no lado esquerdo do grid (Nexxera)?
R: O grid receberá a coloração amarela nas linhas dos lançamentos que estiverem nas seguintes condições:
- Documento não localizado
- Numeração do documento em branco
- Status do documento diferente de 0 (Aberto)
- Coluna Tipo Venda do grid igual a “A” (Pagamento Carnê)
04. Os créditos da operadora não conferem com os documentos no CAR
R: O plugin realiza a alteração apenas de valores de documentos gerados pelo sistema TOTVS, os valores do arquivo Nexxera não podem ser modificados pelo plugin. Em caso de divergência, entrar em contato com a operadora e /ou Nexxera.
05. A baixa foi realizada por engano
R: A operação de conciliação e baixa do plugin não pode se revertida.
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
O sistema exibirá a Tela Nexxera Log de Vendas.
Para realizar alteração de NSU após a integração, o usuário deve excluir a integração, em seguida na tela de integração alterar o número do NSU e gerar novamente o log de vendas.
Definir os diretórios:
Passo
Ação
Descrição
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
O sistema exibirá a Tela Nexxera Log de Vendas.
Arquivo de Remessa – Log de Vendas;
Retorno – Arquivo Liquidação de Vendas - CSV;
Retorno de Importados – Assim que a importação for finalizada é transferida para esse segundo diretório;
Retorno Erros na importação – Em caso de erro no processamento da liquidação;
Conciliação Automática
Passo
Ação
Descrição
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
Na tela de conciliação é montado o valor dos cartões por Operadora depois por Bandeira, onde é possível incluir ou excluir um documento ao lote de recebimento, e realizar lançamento de alteradores.
A opção de realizar a baixa somente será habilitada se o total enviado pela administradora for igual ao total de documento selecionados por cartão de crédito.
Alterar NSU antes da integração
Passo
Ação
Descrição
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
Na opção altera NSU, todo usuário que realizou lançamentos pode alterar o número da transação antes da auditoria.
Os usuários que estão no grupo "Gerente" no PDV, podem alterar a transação de qualquer cartão realizado no dia antes da auditoria.
Atualização
O NSU também pode ser alterado através da tela "Nexxera Integração Log de Vendas". Editando a coluna Transação e confirmando a operação do Log de Vendas, o NSU será alterado.
HTML |
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