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Informações |
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title | Atenção para os Retorno Bancários |
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- Baixas de Títulos (Retorno Bancário) por API via job FINA715 para o Banco do Brasil foi disponibilizado no pacote de expedição contínua com data igual ou superior a 23/01/2023 para as releases 12.1.33 e posteriores.
- Webhook para o Banco do Brasil disponível a partir da versão 12.1.2310 do Protheus ou Appserver igual ou superior a 20.3.1.4.
- Baixas de Títulos (Retorno Bancário) por API via job FINA715 eWebhook para o Itaú estão em fase de piloto, ainda não estão disponíveis.
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→ Itaú → Webhook - Para mais detalhes sobre a configuração do Webhook do Itaú Clique aqui.
→ Santander → Webhook - Para mais detalhes sobre a configuração do Webhook do Santander Clique aqui.
Aviso |
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- As tabelas F79 e F7A devem possuir o mesmo compartilhamento, caso contrario não será possível executar o JOB - FINA715.
- Para que seja acessível essa nova opção no novo gestor financeiro se faz necessário a existência do campo F79_ESTCOB
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1) Necessita que seja configurado o Job FINA715 para alimentar os Logs das Baixas de Títulos, caso não configurado será exibida um mensagem de alerta encaminhando o usuário para Configuração dos Jobs de boletos.
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Na execução do Job FINA715 são gravadas tabelas F79 e F7A.
- Para os bancos que possuem API de listagem → API onde é possível consultar eventos de liquidação/baixa de boletos por período:
Banco do Brasil e Itaú.
O O Job irá requisitar ao banco boletos liquidados(realizado pagamento), baixados(não foi realizado pagamento e o banco deu baixa automaticamente) e protestados no período determinado do parâmetro MV_FNGDTBX até o dia atual, ou do dia anterior até o dia atual caso não informado o parâmetro.
Totvs custom tabs box |
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tabs | Banco do Brasil, Itaú |
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ids | BB,Itau |
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Totvs custom tabs box items |
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| Para o Banco do Brasil são requisitados pelos códigos de estado de cobrança definidos pelo BB: 06 - LIQUIDADO → Pagamento realizado → Job realizará a baixa no Protheus via execauto do FINA070. 07 - BAIXADO → (Cancelado), por exemplo: não foi pago até a data limite máxima de recebimento e o banco deu baixa no boleto → Job realizará a transferência desse título no Protheus para a situação de cobrança 0 -> Carteira removendo do borderô via execauto do FINA060. 05 e 09 - PROTESTADO ELETRONICO e TITULO PROTESTADO MANUAL → banco colocou em protesto → Job realizará a transferência desse título no Protheus para a situação definida na Configuração de Contas deste banco, tendo como padrão transferir para a carteira F → CARTEIRA PROTESTO via execauto do FINA060.
Os demais códigos disponibilizados pelo Banco do Brasil atualmente não são consultados, portanto, não são tratados pelo Protheus. A saber: 01 - NORMAL 02 - MOVIMENTO CARTORIO 03 - EM CARTORIO 04 - TITULO COM OCORRENCIA DE CARTORIO 08 - TITULO COM PENDENCIA DE CARTORIO 10 - TITULO BAIXADO/PAGO EM CARTORIO 11 - TITULO LIQUIDADO/PROTESTADO 12 - TITULO LIQUID/PGCRTO 13 - TITULO PROTESTADO AGUARDANDO BAIXA 14 - TITULO EM LIQUIDACAO 15 - TITULO AGENDADO 16 - TITULO CREDITADO 17 - PAGO EM CHEQUE - AGUARD.LIQUIDACAO 18 - PAGO PARCIALMENTE CREDITADO 80 - EM PROCESSAMENTO (ESTADO TRANSITÓRIO)
Informações |
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title | Outros valores recebidos |
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| Caso a API retorne valores na tag "valorOutroRecebido" o mesmo será somado aos juros do título no movimento de baixa. |
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Totvs custom tabs box items |
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| Aviso |
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title | Fluxo em processo de pilotos |
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| - O fluxo de retorno para o processamento das baixas com o banco Itaú está em processo de piloto, sendo assim, ainda NÃO está liberado para uso!
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Para o Itaú são requisitados por API as situações: LIQUIDADO → Pagamento realizado → Job realizará a baixa no Protheus via execauto do FINA070. BAIXADO → (Cancelado), será realizada a transferência desse título no Protheus para a situação de cobrança 0 -> Carteira removendo do borderô via execauto do FINA060. PROTESTADO → banco colocou em protesto → Job realizará a transferência desse título no Protheus para a situação definida na Configuração de Contas deste banco, tendo como padrão transferir para a carteira F → CARTEIRA PROTESTO via execauto do FINA060.
Atenção→ A API do Banco Itaú não possui informacão de data de crédito. A data de crédito para retorno será considerada a data do pagamento + A6_RETENCA, sempre levando em consideração datas válidas. É possível manipular a data de crédito pelo Ponto de Entrada NGFDTDIS. |
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- Para bancos que não possuem API de listagem:
Banco Santander
Quando o banco não possui API de listagem para consultar baixas de boletos de um período determinado o job FINA715 realizará a consulta de todos os boletos em aberto na base de dados.
É realizada uma query no banco de dados para selecionar todos os boletos em aberto baseados nas tabelas SEA e SE1 e registro a registro é consultada API de consulta de boletos no banco em questão para saber se o boleto foi liquidado. Caso tenha sido liquidado o Protheus efetua a baixa do título.
Utilizando o Ponto de Entrada NGFQRRET é possível restringir a query de consulta para determinar os registros que serão processados e consultados via API, otimizando a quantidade de registros a serem processados.
Se o banco possui Webhook, como o banco Santander:
- Caso o banco em questão possua webhook e o pagamento é feito com código de barras, o boleto ainda não pode ser considerado liquidado, é considerado como Baixa Operacional. (Em alguns casos pode ser cancelado ou estornado ao longo do dia pelo banco).
- Nesse caso é gravada tabela F79 no Protheus com os dados que o banco envia e retornado status ok para o banco.
- Esse registro da tabela F79 que foi gravado pelo Webhook será processado pelo Job FINA715, que irá realizar a consulta desse boleto no banco para verificar se o boleto foi liquidado.
- Caso o boleto ainda não tenha sido liquidado, o registro da F79 continua ativo para uma próxima execução do Job FINA715.
- Caso o boleto tenha sido liquidado, o Protheus efetua a baixa do título.
Obs: Caso não exista nenhuma ocorrência de baixas/transferência/protesto no período requisitado ao banco, não será gravada F79 nem F7A, somente atualizado o parâmetro MV_FNGDTBX com a última execução do job que é mostrado em tela ao lado do título da rotina.
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Deck of Cards |
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Card |
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id | passo1 |
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label | Detalhes do erro |
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| Exibe os detalhes erros de um detalhe do Log (Título) que não foi baixado por algum motivo.
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Card |
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id | passo2 |
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label | Marcar como Resolvido |
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| Marca o registro do como resolvido e altera o status.
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Através dessa funcionalidade é possível realizar a comunicação online com o banco, e baixar os títulos a receber no ERP sem a necessidade do job (FINA715).
Todo o processamento ira irá ocorrer de forma assíncrona, ou seja, o ERP não irá aguardar a finalização, permitindo a navegação livre do usuário.
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