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Falando de segurança...

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O TOTVS Identity oferece Essa tela reúne os recursos de segurança adicionais que podem ser habilitados pelo administrador pela administração da empresa para aprimorar a defesa contra acessos indesejados.

Senha Pessoal

O administrador poderá habilitar/desabilitar o uso da senha pessoal para o acesso à empresa no Identity. Nesse caso, os usuários poderão acessar o Identity apenas com a senha do Active Directory e o Launchpad pessoal será desativado.

A senha pessoal é cadastrada pelo usuário durante o primeiro acesso dele ao Identity. Para usuários importados do Active Directory, o Identity não exige o cadastro da senha pessoal, mas o usuário poderá fazê-lo através da opção Meu Perfil.

Um administrador corporativo sempre poderá autenticar-se no contexto utilizando sua senha pessoal, mesmo que essa opção tenha sido desabilitada nas configurações de segurança da empresa. Esta regra também se aplica ao recurso de troca de contextos.

Consulte a documentação completa sobre Senha Pessoal para mais informações.

Informações
titleMulti-contexto

Caso o usuário possua cadastro em mais de uma empresa e tenha utilizado a senha pessoal para autenticar-se no Identity, ao tentar fazer a troca para uma empresa que não permita o login via senha pessoal o acesso será negado e ele deverá autenticar-se utilizando as credenciais de Active Directory da empresa que deseja acessar.

Segurança com CAPTCHA

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Multi-Factor Authentication

A autenticação multifator fornece uma camada adicional de segurança nos acessos à sua empresa através de tokens temporários gerados pelo aplicativo autenticador safe id. Quando ativada, a autenticação multifator será oferecida como um recurso opcional para os usuários, podendo o administrador alterar esta configuração para torná-la obrigatória. A documentação completa de ativação deste recurso está disponível em Multi-Factor Authentication.

Filtro de Acesso por IPs Externos

O filtro de acesso por IPs externos permite bloquear o acesso ao domínio da empresa no Identity a todos os endereços IP externos, exceto aqueles explicitamente liberados pelo administrador.

Caso o usuário já esteja conectado a um aplicativo, a sessão continuará ativa mesmo que o filtro de acesso do Identity tenha sido habilitado e o IP externo utilizado pelo usuário não tenha sido cadastrado pelo administrador.

Nota
titleImportante

Este recurso é voltado apenas à restrição de acessos realizados via IP externo. Endereços IP internos não serão bloqueados por essa configuração.

Autenticação CAS

Para empresas que possuem um servidor de autenticação CAS (Centralized Authentication System), o Identity permite utilizar o serviço existente de autenticação para autorizar o acesso aos seus recursos. O objetivo é permitir que um servidor CAS seja o responsável pela autenticação e provisionamento de usuários ao Identity.

Consulte a documentação Autenticação CAS para obter mais informações sobre a configuração deste recurso.

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Acessar configurações de segurança

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01. Acionar Acione o ícone Configurações Image Modifiedno canto superior direito.

02. Selecionar  Selecione a opção opção Segurança.

...

Image Removed Veja a imagem

01. No grupo Dados e privacidade, acionar a opção Dados pessoais.

02. Visualizar a listagem com os dados pessoais cadastrados.

Painel

Nessa listagem são apresentados todos os dados pessoais requisitados ao usuário que utiliza o TOTVS Identity, tanto os dados padrão do sistema quanto os customizados pelo administrador. É possível visualizar os detalhes do dado pessoal por meio do ícone VisualizarImage Removed.

Nos campos customizados, é possível ainda alterar e excluir informações de privacidade do dado:

Alterar AlterarImage Removed
Para saber mais sobre essa configuração, consulte os itens Configurar privacidade e Alterar privacidade.

Excluir ExcluirImage Removed

Para saber mais sobre a exclusão de privacidade do campo customizado, consulte o item Excluir informações de privacidade do campo customizado

Definir termo de consentimento

01. No grupo Dados e privacidade, acionar a opção Termo de consentimento.

02. Incluir o documento que deve ser aceito pelos novos usuários que se autenticarem no TOTVS Identity.

Painel

Somente são aceitos documentos no formato PDF. Para incluir, é possível clicar e arrastar o documento até a área de upload ou acionar o botão Enviar.

Esse documento será utilizado como termo de consentimento, e irá aparecer para novos usuários no primeiro login, e para todos os usuários a cada vez que esse documento for alterado. Sempre que ele for apresentado ao usuário, será necessário aceitar o termo, para que o login no Identity seja efetuado com sucesso.

Habilitar uso da Senha Pessoal

01. No grupo Senha Pessoal, definir se será permitido aos usuários da empresa no Identity a escolha de uma senha pessoal.

Painel

Caso esta opção seja desabilitada o recurso de Auto-inscrição, em que os usuários cadastram-se manualmente na empresa através de um link na página de Login, será desativado.

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03. Acione as configurações desejadas.

Painel
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HTML
<!-- Hotjar Tracking Code for http://tdn.totvs.com/display/fb -->
<script>
    (function(h,o,t,j,a,r){
        h.hj=h.hj||function(){(h.hj.q=h.hj.q||[]).push(arguments)};
        h._hjSettings={hjid:1280165,hjsv:6};
        a=o.getElementsByTagName('head')[0];
        r=o.createElement('script');r.async=1;
        r.src=t+h._hjSettings.hjid+j+h._hjSettings.hjsv;
        a.appendChild(r);
    })(window,document,'https://static.hotjar.com/c/hotjar-','.js?sv=');
</script>

...

01. No grupo Senha Pessoal, marcar Habilitar troca de e-mail para definir se os usuários da empresa poderão realizar a troca de e-mail.

Painel

Caso esta opção seja marcada, será apresentada uma mensagem de confirmação ao administrador, informando os seguintes itens:

  • O novo endereço de e-mail não é automaticamente substituído nos aplicativos associados ao usuário.
  • O novo endereço de e-mail informado pelo usuário deve ser único no Identity.
  • A troca de e-mail não é sincronizada com o Active Directory.
  • Caso o usuário esteja cadastrado em mais de uma empresa no Identity, a troca de e-mail só será efetuada se essa opção estiver habilitada em todas elas.

02. Acionar Habilitar para permitir a troca de senha.

Painel

Após habilitar essa opção, a troca de e-mail será habilitada no menu Meu Perfil do usuário. Essa troca só pode ser realizada apenas pelo próprio usuário, não por um administrador.

Habilitar segurança com CAPTCHA

01. No grupo Segurança com Captcha, definir se os usuários deverão informar um CAPTCHA ao realizar o login no Identity.

Painel

Ao assinalar esta opção, a verificação de segurança por CAPTCHA é habilitada durante a autenticação do usuário no Identity. Essa verificação também está disponível por padrão para o procedimento de recuperação de senha e não pode ser desabilitada.

Filtrar acesso por IPs externos

Image Removed Veja a imagem

01. No grupo Filtrar Acesso por IPs Externos, acionar Filtrar Acesso por IPs Externos.

02. Acionar Image Removed (Editar).

03. Acionar Adicionar na lista para incluir o IP externo da máquina que está sendo utilizada pelo administrador à lista de endereços IP permitidos.

04. Informar o endereço ou faixa de IPs permitidos no campo Endereço IP permitido.

Painel

Para adicionar um intervalo de endereços IP, utilize o seguinte padrão: 192.168.4.[0-10]. O formato "192.168.4.[0-10]" indica que todos os endereços IP entre 192.168.4.0 e 192.168.4.10 terão acesso liberado à empresa no fluig Identity.

05. Para incluir mais um endereço ou faixa de IPs, acionar Adicionar novo IP.

06. Para remover um endereço ou faixa de IPs cadastrado, acionar (menos) localizado ao lado do campo desejado.

07. Acionar Habilitar Filtro de Acesso por IPs Externos.

Painel

Ao habilitar o filtro, o acesso ao domínio da empresa no Identity a partir de IPs externos não cadastrados será bloqueado.

08. Acionar Salvar.

Habilitar autenticação CAS

01. No grupo Autenticação CAS, definir se será habilitada a autenticação CAS.

Painel

Ao assinalar este recurso, a autorização dos usuários na empresa em questão será realizada por um servidor de autenticação CAS. Consulte a documentação Autenticação CAS para obter mais informações sobre a configuração deste recurso.

02. Caso a autenticação CAS tenha sido habilitada, informar o endereço do serviço CAS.

03. Acionar (seleção) para confirmar o endereço do serviço CAS informado.

Obter dados da REST API v2

01. No grupo Token REST API, consultar o ID da Empresa (companyId), único para cada contexto no Identity.

02. Consultar o ID do Cliente (clientId).

...

Painel

Consulte a documentação Introdução à API REST para obter mais informações sobre a utilização deste recurso.

Gerar nova chave secreta da API REST v1

01. No grupo Token REST API, acionar Gerar Novo.

Painel

Um novo ID  e uma nova chave secreta serão gerados para a empresa.

Obter o certificado SAML

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01. No grupo Certificado SAML, acionar Download do certificado para obter o certificado SAML da empresa.

Painel

Este certificado pode ser utilizado para configurar a autenticação SAML entre o Identity e outras aplicações que suportem esse padrão, como o Zendesk.

Os campos Renovado em e Vence em exibem, respectivamente, a data de renovação (ou criação) do certificado e a data de validade.

Renovar o certificado SAML

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01. No grupo Certificado SAML, acionar Renovar certificado.

Painel

Leia atentamente a mensagem de confirmação antes de prosseguir com a renovação. Será necessário atualizar o certificado em todas as aplicações SSO integradas ao contexto. Consulte esta FAQ para mais informações.

02. Marcar a opção Ok, desejo renovar o certificado.

03. Acionar Renovar certificado SAML.

Painel

Os campos Renovado em e Vence em serão atualizados, respectivamente, com a data atual em que o certificado foi renovado e a nova data de validade (10 anos após a renovação).

Obter o Gerador de Perfil para aplicações desktop

01. No grupo Gerador de Perfil para Aplicações Desktop, acionar Baixar Gerador de Perfil SSO para Fluig Identity para fazer o download da aplicação SSO Profile Generator.

Painel

Consulte a documentação Como configurar aplicativos Desktop no fluig Identity para obter mais informações sobre a instalação e configuração deste recurso.

Obter API do Recurso de Segurança

01. No grupo Recurso de Segurança, acionar Baixar API de reset de senha e desbloqueio para fazer o download da aplicação Fluig Identity Credential Provider.

Painel
A aplicação Fluig Identity Credential Provider permite a redefinição ou o desbloqueio da senha por meio da tela inicial de autenticação do Windows. Consulte a documentação Fluig Identity Credential Provider para obter mais informações sobre a instalação e configuração deste recurso.