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Manutenção Motivo de Rejeição de Cobrança - ACR006AA
Visão Geral do Programa
Os Bancos recebem os arquivos de movimentações, tratam as informações e retornam arquivos contendo dados de confirmação de entrada, liquidação, outros e rejeição.
No momento em que são importados os arquivos enviados pelos bancos, os títulos rejeitados trazem um código para identificar o motivo da rejeição.
Como não existe um padrão de códigos entre os bancos, o Contas a Receber possui um cadastro próprio de motivos de rejeição. Assim, o mesmo motivo de rejeição, que em bancos diferentes pode ter códigos diferentes, tem apenas um código no Contas a Receber, o que evita duplicidade de informações.
Nesta Manutenção de Motivo de Rejeição de Cobrança são implementadas as rejeições existentes com um código padrão para o Módulo de Contas a Receber. Este código implementado deve ser relacionado com o código correspondente em cada Banco.
Exemplo:
No Módulo de Contas a Receber implementou-se o código:
Motivo Rejeição = 10
Descrição = Data de Vencimento Inválida
No Banco A este código é 35, no Banco B é 20 e no Banco C é 18.
Efetua-se o relacionamento dos códigos dos bancos com o código interno implementado:
Bancos | Rejeição | Códigos |
Banco A | Data de Vencimento Inválida | 35 |
Banco B | Data de Vencimento Inválida | 20 |
Banco C | Data de Vencimento Inválida | 18 |
Módulo | Data de Vencimento Inválida | 10 |
Desta forma, cada vez que os bancos enviarem um retorno de rejeição com estes códigos, no Módulo de Contas a Receber é apresentado o Código 10.
Outros exemplos de Motivos de Rejeição de cobrança são:
- Código da ocorrência inválida
- Nosso número inválido
- Nosso número duplicado
- Carteira Inválida
- Vencimento fora do prazo de operação e outros.
Devem ser analisados os motivos de rejeição de cada banco a ser utilizado.
Informações | ||
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Como este programa é também muito utilizada pelo módulo de Cobranças Especiais, alguns campos e opções deste programa não se aplicam ao Módulo de Contas a Receber. |
Motivo de Rejeição de Cobrança
Objetivo da tela: | Permitir implementar para o Módulo de Contas a Receber, códigos Padrões para Rejeição de Cobrança, relacionando-os com os códigos dos Bancos. |
Outras Ações/Ações Relacionadas:
Ação: | Descrição: |
Inclui | Quando acionado, é possível implementar dados de identificação e parâmetros para um Motivo de Rejeição de Cobrança. Ver detalhes na descrição da tela Inclui Motivo de Rejeição de Cobrança. |
Movimentos | Quando acionado, é possível implementar Agentes de Cobrança para o Motivo de Rejeição. Ver detalhes na descrição da tela Manutenção Motivo de Rejeição do Banco. |
Formação | Quando acionado, é possível relacionar Agentes de Cobrança para o Motivo de Rejeição. Ver detalhes na descrição da tela Formação Motivo Rejeição do Banco – Opção Agente de Cobrança. |
Informações | ||
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A opção Espécies não é utilizada para Motivos de rejeição do Módulo de Contas a Receber. |
Inclui Motivo de Rejeição de Cobrança
Objetivo da tela: | Permitir implementar dados de identificação e parâmetros para um Motivo de Rejeição de Cobrança. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição | |||||
Motivo Rejeição | Inserir o código para identificar o Motivo de Rejeição de Cobrança que está sendo implementado. | |||||
Descrição | Inserir a descrição para identificar o Motivo de Rejeição de Cobrança. | |||||
Agente Cobrança | Selecionar uma das opções, definindo qual o agente de cobrança relacionado ao Motivo Rejeição que está sendo implementado. O relacionamento do Motivo de Rejeição só pode ser efetuado com Agentes de Cobrança do tipo selecionado. A seleção de uma das opções define a apresentação das telas de Agentes de Cobrança.
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Nro Transmissão | Esta opção é somente utilizada no Módulo de Cobranças Especiais. | |||||
Situação Crédito | Esta opção é somente utilizada no Módulo de Cobranças Especiais. | |||||
Destinação | Esta opção é somente utilizada no Módulo de Cobranças Especiais. | |||||
Mensagem | Inserir código de mensagem a ser inserida no título retornado. |
Manutenção Motivo de Rejeição do Banco
Objetivo da tela: | Permitir implementar Agentes de Cobrança para o Motivo de Rejeição de Cobrança. |
Informações | ||
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A apresentação da tela de Agentes de Cobrança depende da opção selecionada no campo Agente Cobrança da tela apresentada pelo acionamento do botão Inclui. Quando Selecionada a opção Banco, é apresentada a tela de Manutenção Motivo Rejeição relacionado a Banco, e assim respectivamente, conforme opção selecionada. Ver detalhes no campo Agente Cobrança. |
Outras Ações/Ações Relacionadas:
Ação: | Descrição: |
Inclui Agentes de Cobrança | Quando acionado, é possível relacionar códigos de Motivo de Rejeição de Administradoras, Bancos ou Concessionárias com o código do Motivo de Rejeição que está sendo Implementado. Ver detalhes na descrição da tela Inclui Motivo de Rejeição do Banco. |
Modifica | Quando acionado, é possível efetuar alterações em códigos de Motivos de Rejeição de agentes relacionados. |
Elimina | Quando acionado, é possível eliminar relacionamentos de código de Motivos de Rejeição de agentes de cobranças. |
Detalhe | Quando acionado, é possível visualizar detalhes do código do Motivo de Rejeição de agente de cobrança relacionado. |
Faixa | Quando acionado, é possível efetuar pesquisa de relacionamentos por faixa de código de agente de cobrança ou nome, conforme opção de faixa assinalada. |
Inclui Motivo de Rejeição do Banco
Objetivo da tela: | Permitir relacionar o código do Motivo de Rejeição de Cobrança implementado com os códigos de Motivo de Rejeição do Agente de Cobrança selecionado. |
Informações | ||
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As características desta tela dependem da opção selecionada no campo Agente Cobrança, da tela apresentada pelo acionamento do botão Inclui. Ver detalhes no campo Agente Cobrança. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição |
Administradora / Banco / Concessionária | Inserir código que represente o Agente de Cobrança a ser relacionado com o Motivo de Rejeição de Cobrança. |
Rejeição | Inserir código que represente o Motivo de Rejeição do Agente de Cobrança a ser relacionado com o Motivo de Rejeição de Cobrança implementado. |
Ação Ocorrência | Esta opção é somente utilizada no Módulo de Cobranças Especiais. |
Informações | ||
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Também é possível relacionar Agentes de Cobrança, por intermédio do acionamento do botão Formação com a opção Agentes Cobrança assinalada. Ver detalhes na descrição Formação Motivo Rejeição do Banco – Opção Agente de Cobrança. |
Formação Motivo Rejeição do Banco - Opção Agente de Cobrança
Objetivo da tela: | Permitir relacionar Agentes de Cobrança para o Motivo de Rejeição. Para isso, é necessário assinalar a opção Agentes de Cobrança e acionar o botão Formação. |
Informações | ||
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A disposição desta tela depende da opção selecionada no campo Agente Cobrança, da tela apresentada pelo acionamento do botão Inclui. Quando selecionada a opção Banco, é apresentada a tela Formação Motivo de Rejeição Banco, e assim respectivamente, conforme opção selecionada. Ver detalhes campo Agente Cobrança. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição |
Motivo de Rejeição | Exibe o código e descrição do Motivo de Rejeição de Cobrança implementado. Este é o Motivo de Rejeição que recebe os relacionamentos efetuados nesta tela. |
Rejeição Admin / Banco / Conces | Inserir código que represente o Motivo de Rejeição do Agente de Cobrança relacionado com o código do Motivo de Rejeição implementado. |
Ação Ocorrência | Esta opção é somente utilizada no Módulo de Cobranças Especiais. |
Para efetuar o relacionamento de Agentes de Cobrança com o Motivo de Rejeição implementado, deve-se selecionar o Agente de Cobrança na tabela da esquerda e transferi-la para a tabela da direita, por intermédio das Setas de Movimentação.
Após o relacionamento do Agente de Cobrança, deve-se inserir as informações no campo Rejeição.