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Comentário: AB0138A, aba tipo proprietário

...

Ação:

Descrição:

Matriz Unidade Negócio

Quando acionado Image Removed Image Added, apresenta a tela Matriz Unidade Negócio. Nesta tela é possível consultar a matriz de unidade de negócio existente para o equipamento em questão.

Nota
titleNota:
Este botão ficará disponível apenas se existir matriz de unidade de negócio cadastrada para o equipamento e se a função de unidade de negócio estiver ativa no EMS.

Exportação XML

Quando acionado, apresenta a tela de exportação dos dados de abastecimento para o rastreamento, na qual é possível selecionar os abastecimentos por empresa, equipamento, modelo, marca, tag, centro de custo e estabelecimento.

Informações
titleImportante:
Este botão ficará disponível apenas se o parâmetro 10 - Integra Sistema Rastreamento, da Função Manutenção Parâmetros Integração (AB0116) estiver selecionado.

...

Manutenção Equipamento – AB0138A

Objetivo da tela:

Cadastrar e

Incluir nova ocorrência de cadastro do equipamento de manutenir, dados iniciais e informações

aos equipamentos controlados

no sistema de Manutenção de Frota.

Essa tela é apresentada ao acionar um dos botõesImage Added, na tela Equipamento Frota – AB0138.



Deck of Cards
idManutenção Equipamento – AB0138A
Card
id1
labelDados

Objetivo da tela:

Cadastrar e manutenir os equipamentos controlados no sistema de Manutenção de Frota.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição

Tipo Equipamento

Selecionar se o equipamento é motorizado (consome combustível) ou se não é motorizado (não consome combustível).

Modelo

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do modelo de equipamento. 

Estrutura Mecânica

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição na qual estrutura mecânica o equipamento se encontra.

Situação

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição na qual situação o equipamento se encontra.

Caso seja informada uma situação do tipo “Inativo”, será solicitada a data da situação (que não poderá ser igual a nula). 

Tipo Proprietário

Selecionar se o equipamento é próprio ou de terceiros.

Quando próprio,
  • Próprio: a própria empresa do equipamento indica o proprietário.
Quando terceiro, habilita o campo código do proprietário que
  • Terceiro: o proprietário deve ser informado pelo usuário.
 

Proprietário

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do proprietário quando o equipamento for de terceiros. 

Informações
titleImportante:

Quando a opção Terceiro é selecionada fica habilitada a opção Alugado para informar se o equipamento é alugado.

A informação do tipo alugado é utilizada apenas quando EAI 1 estiver implantado. Neste caso a mensagem XML (Equipments_204_000) irá conter a informação tipo de propriedade (PropertyEquipmentType) igual 3 (alugado).

Essa alternativa não impacta nas demais funcionalidades do Frotas, ou seja, o tipo de Proprietário continua sendo igual a Próprio ou Terceiro.

Proprietário

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do proprietário quando o equipamento for de terceiros. 

Bem

Na inclusão de um novo registro, são consideradas as novas parametrizações da Função Manutenção Parâmetros Integração - AB0116 e habilita ou desabilita os campos Bem, Conta e Sequencial,

BEM

Na inclusão de um novo registro, são consideradas as novas parametrizações da Função Manutenção Parâmetros Integração (AB0116) e habilita ou desabilita os campos Bem, Conta e Sequencial, desta tela, conforme a seguinte regra:

  • Se Integração Patrimônio = Não, os campos não serão habilitados;

  • Se Integração Patrimônio = Sim e Criar Bem Patrimonial a partir do Frotas = Não, os campos serão habilitados;

  • Se Integração Patrimônio = Sim e Criar Bem Patrimonial a partir do Frotas = Sim, os campos não serão habilitados. 

Conta Patrimonial

Exibe a conta patrimonial do bem do EMS 5.

Usuário

Exibe o nome do usuário que realizou a inclusão ou última alteração de registro.

Data

Inserir a data da situação do equipamento. 

Hora

Inserir a hora da situação do equipamento.

Nota
titleNota:

O bem e o índice serão apresentados somente quando, na Função Cadastro Parâmetros Frota (- AB0101) – parâmetro 35 “Integração com Patrimônio”, estiver selecionado como “Integra EMS”.

A Conta Patrimonial será apresentada somente quando, além da integração com patrimônio, o produto for EMS 5.

Card
id2
labelInicial

Objetivo da tela:

Solicitar os dados sobre o início de controle do equipamento no sistema.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição

Data Início Controle

Inserir a data de início de controle do equipamento no sistema. A partir desta data será permitido lançar abastecimentos e manutenções para o equipamento informado.

Bloqueia Informar Contador na OM

Quando assinalado, indica que o equipamento permite apontamento de contador por meio da ordem de manutenção.

Nota
titleNota:
Quando assinalado, desabilita o campo “Contador” existente na Função Ordem de Manutenção (MV0301).

Contador Inicial

Inserir o valor do contador do equipamento no momento do cadastro do equipamento. O contador é o hodômetro (ou horímetro) do equipamento.

Uso Inicial

Inserir o total de percurso já realizado pelo equipamento até o momento do cadastro. Esses valores de contador inicial e uso inicial são importantes, pois é a partir deles que o sistema calculará a próxima quilometragem em função da primeira ficha de abastecimento ou lubrificação.

O uso inicial é controlado separado do contador porque em muitos casos os valores podem não coincidir:

  • Em alguns equipamentos, o contador (no caso hodômetro) tinha apenas 5 dígitos. Assim, quando o mesmo ultrapassava o valor de 99.9999,9, os valores eram zerados. 
    Neste caso o contador inicial seria 5.000,0, no entanto o uso inicial que deve ser informado é 105.000,0.

  • É comum (principalmente em caminhões) a quebra de contadores (hodômetros). Dessa forma, o valor da vida atual do equipamento em quilômetros podem não coincidir com o valor do contador atual.

Utiliza Contador Secundário

Quando assinalado, considera que o equipamento utiliza contador secundário.

Informações
titleImportante:
Estes valores de contador inicial e uso inicial são importantes pois é a partir deles que o sistema irá calcular a próxima quilometragem em função da primeira ficha de abastecimento ou lubrificação.

Utiliza Contador Secundário

Quando assinalado, considera que o equipamento utiliza contador secundário.

Contador Inicial Secundário

Contador Inicial Secundário

Inserir o valor do contador secundário do equipamento no momento do cadastro.

Uso Inicial Secundário

Inserir o total de percurso já realizado pelo equipamento até o momento do cadastro.

Nota
titleNota:

Os campos de contador secundário somente estarão habilitados quando o modelo do equipamento tiver controle de contador secundário.

Caso o equipamento já tenha movimentações no histórico de vida, o controle de contador secundário não poderá ser alterado.

Card
id3
labelDocument

Objetivo da tela:

Inserir informações complementares do cadastro do equipamento no sistema.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição

Placa

Inserir a placa do veículo. Valor pode ser informado em branco, no entanto, se informado, o sistema não permitirá cadastrar dois equipamentos com a mesma placa.

Integra Rastreamento

Quando assinalado, indica que o equipamento cadastrado está integrado com o sistema de rastreamento.

Chassi / Série

Inserir o número do chassi do veículo. Valor pode ser informado em branco, no entanto, se informado, o sistema não permitirá cadastrar dois equipamentos com o mesmo chassi.

Renavam

Inserir o número do Renavam do veículo. Valor pode ser informado em branco, no entanto, se informado, o sistema não permitirá cadastrar dois equipamentos com o mesmo Renavam.

Ano Fabricação

Inserir o ano de fabricação do equipamento.

Ano Modelo

Inserir o ano de modelo do equipamento.

Data Compra

Inserir a data da compra do equipamento na empresa.

Valor Compra

Inserir o valor da compra do equipamento na empresa.

Fornecedor

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do fornecedor do equipamento.

Nota
titleNota:

Quando a opção integra rastreamento estiver selecionada, o sistema gerará automaticamente um arquivo XML contendo informações do equipamento.

Os campos informados nessa tela são para completar o cadastro do equipamento, não sendo realizados cálculos com estes campos. O ano de fabricação é utilizado para calcular a idade média do equipamento e também consultar a evolução dos custos de acordo com o ano de fabricação.

Assim que acionado o botão “OK” no Cadastro do Equipamento, será aberta a tela Histórico Estabelecimento (AB0138D) para a complementação das informações do equipamento, relacionando-o a um estabelecimento, grupo e atividade.

Consulta Matriz Unidade Negócio Equip AB0138N

Objetivo da tela:

Consultar a matriz de unidade de negócio existente para o equipamento em questão.

Exporta Abastecimento

...

Objetivo da tela:

...

Efetuar a exportação do arquivo XML do abastecimento.

Esta tela pode ser acionada através de duas funções: no botão Image Added ou através da aba Hist.Estabel. no botão "Unid Negoc".

Informações
titleImportante:
  • A Unidade de Negócio e sua validação é realizada apenas se a função de Unidade de Negócio estiver ativa no EMS.

Exporta Abastecimento

Objetivo da tela:

Efetuar a exportação do arquivo XML do abastecimento.

Equipamento Frota – Pasta Combustíveis - Tela AB0138B Manutenção Combustível

...

Objetivo da tela:

Cadastrar dos dados básicos do Bem Patrimonial.

Essa tela é apresentada ao acionar o botão Inclusão Bem Patrimonial, na tela Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1.

as informações dos combustíveis utilizados pelos equipamentos.


Principais Campos e Parâmetros:Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Data Inicial

Exibe Inserir a data inicial de inclusão do novo Histórico de Estabelecimento, conforme informado na tela Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1 (AB0138D).

Bem Patrimonial

Inserir o número do bem patrimonial.

Nota
titleNota:
Caso seja informado 0 (zero) será atribuído automaticamente o número do próximo bem de acordo com parâmetros do ativo fixo.

Cta Implantação

Inserir o a conta contábil do EMS2 para implantação do BEM.

CC Implantação

Exibe o centro de custo do EMS2 para implantação do BEM.

Nota
titleNota:
Exibe o mesmo valor informado no campo subconta, da conta de despesa, da tela AB0138D e sempre é apresentado desabilitado.

Credita PIS

Quando assinalado, indica que o bem credita PIS.

Nota
titleNota:
Este atributo é utilizado somente no Brasil.

Credita COFINS

Quando assinalado, indica que o bem credita COFINS.

Nota
titleNota:
Este atributo é utilizado somente no Brasil.

Nro Parcelas

Inserir o número de parcelas, caso o PIS ou COFINS seja parcelado.

Nota
titleNota:
A informação deste campo depende se o BEM credita PIS ou COFINS. O valor passado deverá ser 00 para não credita e 12 ou 48 vezes.

ICMS Destacado

Inserir o valor destacado de ICMS referente valor de aquisição do BEM.

Valor Crédito PIS

Exibe o valor do PIS que a empresa poderá creditar.

Valor Crédito COFINS

Exibe o valor do COFINS que a empresa poderá creditar.

Credita CSLL

Quando assinalado, indica que o BEM credita CSLL.

Exerc. Crédito CSLL

Exibe o exercício de crédito do CSLL.

Narrativa do Item

Inserir uma narrativa relacionada ao item.

Nota
titleNota:
Na efetivação do cadastro do Bem Patrimonial, o sistema acrescentará automaticamente à narrativa definida, as seguintes informações: 
Descrição do modelo do Equipamento + Chassi, conforme parâmetro 12 da Função Manutenção Parâmetros Integração (AB0116).

Manutenção Combustível – Pasta Combustíveis – AB0138B

...

Objetivo da tela:

...

Cadastrar as informações dos combustíveis utilizados pelos equipamentos.

Principais Campos e Parâmetros:

...

Data

...

Inserir a data inicial de controle do combustível no equipamento. O sistema não permite informar dois combustíveis com a mesma data.

Por intermédio desta data, pode-se guardar o histórico de tipo de combustível do equipamento. Isto é, um equipamento pode ser comprado com motor para “Gasolina”. No entanto, a partir da data 01/01/2004, o mesmo foi convertido para “álcool”, que o sistema armazena o histórico desta conversão. 

...

Tipo Material

...

Inserir o tipo de material utilizado pelo equipamento.

Para equipamentos que são multi-combustíveis (por exemplo, funciona a gasolina e a álcool), é recomendado que se crie um tipo de material chamado “Gasolina + Álcool” e relacionar este tipo de material com os itens de estuque “gasolina” e “álcool”.

Dessa forma, no apontamento dos abastecimentos, o programa permitirá que sejam informados qualquer um dos dois tipos (álcool ou gasolina) ou ainda que sejam informados X litros de gasolina mais X litros de álcool. 

...

Reservatório

...

Inserir a capacidade do reservatório de combustível do equipamento. 

...

Consumo

...

Selecionar se o tipo de material informado para o equipamento terá seu consumo controlado ou não.

  • Não Controla: são para combustíveis secundários do equipamento. Por exemplo, um veículo a álcool possui um reservatório de 1 litro para gasolina, a fim de facilitar seu acionamento. Este reservatório de gasolina é um tipo de material que “não controla consumo”. Assim, as quantidades são registradas no sistema, os custos são calculados, no entanto a gasolina (neste caso) não sairá na consulta de km/litro no período.

  • Percurso/Quantidade: quando informada esta opção, indica que o sistema deve, para calcular o consumo do equipamento, sempre dividir o percurso realizado pelo equipamento pela quantidade abastecida no período. Esta opção geralmente é para veículos controlados com hodômetro.

  • Quantidade/Percurso: quando informada esta opção, indica que o sistema deve, para calcular o consumo do equipamento, sempre dividir a quantidade de combustível abastecida pelo percurso rodado pelo equipamento no período. Esta opção geralmente é para máquinas, controladas por horímetro (em que o consumo é medido litros/hora).

...

Consumo Padrão

...

Inserir o valor do consumo padrão do veículo.

Para consistir o abastecimento, o sistema procurará se existe um consumo padrão para o modelo do equipamento informado dentro da atividade registrada no abastecimento. Caso não encontre consumo por atividade cadastrado, o sistema utilizará o valor do consumo padrão desta tela para calcular os desvios. 

...

Consumo Secundário

...

Inserir o valor do consumo secundário do veículo. Para consistir o abastecimento, o sistema procurará se existe um consumo secundário para o modelo do equipamento informado dentro da atividade registrada no abastecimento. Caso não encontre consumo por atividade cadastrado, o sistema utilizará o valor do consumo secundário desta tela para calcular os desvios.

Nota
titleNota:
O consumo secundário estará habilitado somente aos equipamentos que contem controle de contador secundário.

...

Desativação

...

Inserir a data de desativação do tipo de material no equipamento.

Quando tipo de material estiver ativo, a data deve ficar em branco. Quando o tipo de material não for mais utilizado pelo equipamento, a data deve ser informada. No caso do veículo que funciona a “gasolina” e passou a funcionar somente com “álcool”, deve-se desativar o tipo de material “gasolina” antes de registrar o tipo de material “álcool” para o equipamento.

Manutenção Equipamento Frota – Pasta Comp./Filtr

...

Objetivo da tela:

...

Permitir informar os compartimentos de óleo e filtros que serão controlados no equipamento.

Essa tela é apresentada ao acionar a pasta Comp./Filtr, localizado na tela Manutenção Equipamento Frota.

Manutenção Compartimentos/Filtros – Pasta Período – AB0138C

...

Objetivo da tela:

...

Apresentar os compartimentos de óleo e filtros de acordo com o período informado.

Essa tela é apresentada ao acionar o botão Manutenção, na tela Manutenção Equipamento Frota – Pasta Comp./Filtr.

Principais Campos e Parâmetros:

...

Empresa

...

Exibe o código da empresa do equipamento. 

...

Equipamento

...

Exibe o código do equipamento. 

...

Compartimento

...

Exibe o código e a descrição do compartimento cadastrado para o equipamento.

Nota
titleNota:
O uso real é calculado automaticamente pelo sistema, conforme os lançamentos de abastecimentos e lubrificações.

Compartimentos/Filtros do Equipamento – AB0138C1– Pasta Pag. 1 

...

Objetivo da tela:

...

Cadastrar os compartimentos e filtros do equipamento.

Principais Campos e Parâmetros:

...

Compartimento

...

Inserir o código e a descrição do compartimento de óleo ou filtro que deseja controlar no equipamento. 

...

Inicial

...

Inserir a data de início de controle do compartimento no equipamento. 

...

Tipo Material

...

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição o tipo de material utilizado por este compartimento.

Nota
titleNota:
O tipo de material pode estar associado a um ou mais itens de estoque.

...

Capacidade

...

Inserir a capacidade nominal do compartimento. Quando for filtro, informar capacidade = 1. 

...

Uso Inicial

...

Inserir o uso do tipo de material dentro do compartimento. Geralmente utilizado para as trocas. Dessa forma, é possível cadastrar um compartimento de óleo, informando que o uso do óleo é de 3.000 km. Neste caso, se a troca de óleo for efetuada a cada 5.000 km, o sistema alertará usuário já nos próximos 2.000 km. Este uso inicial somente é válido após a primeira troca de óleo (ou filtro). 

...

Subsistema

...

Inserir o código e apresenta a descrição o subsistema relacionado ao compartimento de óleo. Por intermédio deste relacionamento, o sistema poderá, no sistema de manutenção mecânica, gerar movimentos de lubrificação para os compartimentos relacionados ao sub-sistema. 

...

Tipo Remonta

...

Quando assinalado, indica que é comum remontar (ou repor) óleo no compartimento. Este indicador tem a finalidade de registrar os “desperdícios” de lubrificante no módulo Gerencial.

Para o sistema, todo o óleo “completado” em compartimentos cuja remonta é anormal, é considerado “desperdício”. (Normal ou Anormal). 

...

% Remonta

...

Inserir o percentual de remonta motor padrão para o equipamento. Este indicador somente é habilitado quando o compartimento de óleo for do tipo “Motor”. Este é o padrão da “queima de óleo” aceitável pelo compartimento. O cálculo para se encontrar o percentual de remonta motor é dividir o total de óleo “completado” (ou remontado) entre duas trocas de óleo e dividir esta quantidade pela quantidade de combustível abastecida no mesmo período (entre as duas trocas de óleo). 

Período Manutenção Compartimento –  – AB0138C2– Pasta Pag. 1

...

Objetivo da tela:

...

Cadastrar e manutenir os períodos dos compartimentos e filtros do equipamento.

Essa tela é apresentada ao acionar os botões Incluir, Modificar e Copiar, na tela Compartimentos/Filtros do Equipamento – Pasta Pag. 1.

Os períodos de vencimentos são independentes entre os compartimentos. Isto é, não há vínculo entre os períodos de manutenção dos compartimentos.

Exemplo:

Um compartimento possui dois eventos relacionados:

  • Troca de Óleo: que ocorre a cada 10.000.

  • Amostra de Óleo: que ocorre a cada 5.000.

Se no momento da amostra de óleo, a vida do óleo estiver com 5.900, ocorrerá a seguinte situação:

  1. O usuário realizará a amostra com 5.9000.

  2. O uso para a amostra de óleo retorna para 0 km.

  3. O uso para a troca de óleo se mantém 5.900.

Quando vencer a troca de óleo com 10.000, o período de amostragem acumulado estará apenas com 4.100 e não será cobrado. Isto porque não há vínculo entre um evento e outro.

Para este problema há três situações:

...

Cadastrar os eventos separadamente e, quando vencer algum evento, sempre consultar o equipamento para analisar se há outro evento que pode ser realizado.

...

Cadastrar os períodos de manutenção entre os compartimentos nos planos de manutenção do módulo Manutenção Mecânica.

controle do combustível no equipamento. O sistema não permite informar dois combustíveis com a mesma data.

Por intermédio desta data, pode-se guardar o histórico de tipo de combustível do equipamento. Isto é, um equipamento pode ser comprado com motor para “Gasolina”. No entanto, a partir da data 01/01/2004, o mesmo foi convertido para “álcool”, que o sistema armazena o histórico desta conversão. 

Tipo Material

Inserir o tipo de material utilizado pelo equipamento.

Para equipamentos que são multi-combustíveis (por exemplo, funciona a gasolina e a álcool), é recomendado que se crie um tipo de material chamado “Gasolina + Álcool” e relacionar este tipo de material com os itens de estuque “gasolina” e “álcool”.

Dessa forma, no apontamento dos abastecimentos, o programa permitirá que sejam informados qualquer um dos dois tipos (álcool ou gasolina) ou ainda que sejam informados X litros de gasolina mais X litros de álcool. 

Reservatório

Inserir a capacidade do reservatório de combustível do equipamento. 

Consumo

Selecionar se o tipo de material informado para o equipamento terá seu consumo controlado ou não.

  • Sem Consumo: são para combustíveis secundários do equipamento. Por exemplo, um veículo a álcool possui um reservatório de 1 litro para gasolina, a fim de facilitar seu acionamento. Este reservatório de gasolina é um tipo de material que “não controla consumo”. Assim, as quantidades são registradas no sistema, os custos são calculados, no entanto a gasolina (neste caso) não sairá na consulta de km/litro no período.

  • Percurso/Quantidade: quando informada esta opção, indica que o sistema deve, para calcular o consumo do equipamento, sempre dividir o percurso realizado pelo equipamento pela quantidade abastecida no período. Esta opção geralmente é para veículos controlados com hodômetro.

  • Quantidade/Percurso: quando informada esta opção, indica que o sistema deve, para calcular o consumo do equipamento, sempre dividir a quantidade de combustível abastecida pelo percurso rodado pelo equipamento no período. Esta opção geralmente é para máquinas, controladas por horímetro (em que o consumo é medido litros/hora).

Consumo Padrão

Inserir o valor do consumo padrão do veículo.

Para consistir o abastecimento, o sistema procurará se existe um consumo padrão para o modelo do equipamento informado dentro da atividade registrada no abastecimento. Caso não encontre consumo por atividade cadastrado, o sistema utilizará o valor do consumo padrão desta tela para calcular os desvios. 

Consumo Secundário

Selecionar se o tipo de material informado para o equipamento terá seu consumo secundário.

  • Sem Consumo: são para combustíveis secundários do equipamento. Por exemplo, um veículo a álcool possui um reservatório de 1 litro para gasolina, a fim de facilitar seu acionamento. Este reservatório de gasolina é um tipo de material que “não controla consumo”. Assim, as quantidades são registradas no sistema, os custos são calculados, no entanto a gasolina (neste caso) não sairá na consulta de km/litro no período.
  • Percurso/Quantidade: quando informada esta opção, indica que o sistema deve, para calcular o consumo do equipamento, sempre dividir o percurso realizado pelo equipamento pela quantidade abastecida no período. Esta opção geralmente é para veículos controlados com hodômetro.
  • Quantidade/Percurso: quando informada esta opção, indica que o sistema deve, para calcular o consumo do equipamento, sempre dividir a quantidade de combustível abastecida pelo percurso rodado pelo equipamento no período. Esta opção geralmente é para máquinas, controladas por horímetro (em que o consumo é medido litros/hora).

Para informar o valor do consumo secindário é necessário que uma das Percurso/Qtd ou Qtd/Percurso opção esteja selecionado.

Para habilitar o Consumo Secundário a opção Percurso/Qtd ou Qtd/Percurso deve estar selecionado.

  • Consumo Secundário: Inserir o valor do consumo secundário do veículo. Para consistir o abastecimento, o sistema procurará se existe um consumo secundário para o modelo do equipamento informado dentro da atividade registrada no abastecimento.

Caso não encontre consumo por atividade cadastrado, o sistema utilizará o valor do consumo secundário desta tela para calcular os desvios.

Nota
titleNota:
O consumo secundário estará habilitado somente aos equipamentos que contém controle de contador secundário.

Desativação

Inserir a data de desativação do tipo de material no equipamento.

Quando tipo de material estiver ativo, a data deve ficar em branco. Quando o tipo de material não for mais utilizado pelo equipamento, a data deve ser informada. No caso do veículo que funciona a “gasolina” e passou a funcionar somente com “álcool”, deve-se desativar o tipo de material “gasolina” antes de registrar o tipo de material “álcool” para o equipamento.

Equipamento Frota – Pasta Comp./Filtr 

Objetivo da tela:

Permitir informar os compartimentos de óleo e filtros que serão controlados no equipamento.

Essa tela é apresentada ao acionar a pasta Comp./Filtr, localizado na tela Equipamento Frota.

Manutenção Compartimentos/Filtros – Pasta Período – AB0138C

Objetivo da tela:

Apresentar os compartimentos de óleo e filtros de acordo com o período informado.

Essa tela é apresentada ao acionar o botão Manutenção na tela Equipamento Frota – Pasta Comp./Filtr.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Empresa

Exibe o código da empresa do equipamento. 

Equipamento

Exibe o código do equipamento. 

Compartimento

Exibe o código e a descrição do compartimento cadastrado para o equipamento.

Nota
titleNota:
O uso real é calculado automaticamente pelo sistema, conforme os lançamentos de abastecimentos e lubrificações.

Compartimentos/Filtros do Equipamento – AB0138C1– Pasta Pag. 1 

Objetivo da tela:

Cadastrar os compartimentos e filtros do equipamento.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Compartimento

Inserir o código e a descrição do compartimento de óleo ou filtro que deseja controlar no equipamento. 

Inicial

Inserir a data de início de controle do compartimento no equipamento. 

Tipo Material

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição o tipo de material utilizado por este compartimento.

Nota
titleNota:
O tipo de material pode estar associado a um ou mais itens de estoque.

Capacidade

Inserir a capacidade nominal do compartimento. Quando for filtro, informar capacidade = 1. 

Uso Inicial

Inserir o uso do tipo de material dentro do compartimento. Geralmente utilizado para as trocas. Dessa forma, é possível cadastrar um compartimento de óleo, informando que o uso do óleo é de 3.000 km. Neste caso, se a troca de óleo for efetuada a cada 5.000 km, o sistema alertará usuário já nos próximos 2.000 km. Este uso inicial somente é válido após a primeira troca de óleo (ou filtro). 

Subsistema

Inserir o código e apresenta a descrição o subsistema relacionado ao compartimento de óleo. Por intermédio deste relacionamento, o sistema poderá, no sistema de manutenção mecânica, gerar movimentos de lubrificação para os compartimentos relacionados ao sub-sistema. 

Tipo Remonta

Quando assinalado, indica que é comum remontar (ou repor) óleo no compartimento. Este indicador tem a finalidade de registrar os “desperdícios” de lubrificante no módulo Gerencial.

Para o sistema, todo o óleo “completado” em compartimentos cuja remonta é anormal, é considerado “desperdício”. (Normal ou Anormal). 

% Remonta

Inserir o percentual de remonta motor padrão para o equipamento. Este indicador somente é habilitado quando o compartimento de óleo for do tipo “Motor”. Este é o padrão da “queima de óleo” aceitável pelo compartimento. O cálculo para se encontrar o percentual de remonta motor é dividir o total de óleo “completado” (ou remontado) entre duas trocas de óleo e dividir esta quantidade pela quantidade de combustível abastecida no mesmo período (entre as duas trocas de óleo). 

Período Manutenção Compartimento –  – AB0138C2– Pasta Pag. 1

Objetivo da tela:

Cadastrar e manutenir os períodos dos compartimentos e filtros do equipamento.

Essa tela é apresentada ao acionar os botões Incluir, Modificar e Copiar, na tela Compartimentos/Filtros do Equipamento – Pasta Pag. 1.

Os períodos de vencimentos são independentes entre os compartimentos. Isto é, não há vínculo entre os períodos de manutenção dos compartimentos.

Exemplo:

Um compartimento possui dois eventos relacionados:

  • Troca de Óleo: que ocorre a cada 10.000.

  • Amostra de Óleo: que ocorre a cada 5.000.

Se no momento da amostra de óleo, a vida do óleo estiver com 5.900, ocorrerá a seguinte situação:

  1. O usuário realizará a amostra com 5.9000.

  2. O uso para a amostra de óleo retorna para 0 km.

  3. O uso para a troca de óleo se mantém 5.900.

Quando vencer a troca de óleo com 10.000, o período de amostragem acumulado estará apenas com 4.100 e não será cobrado. Isto porque não há vínculo entre um evento e outro.

Para este problema há três situações:

  • Cadastrar os eventos separadamente e, quando vencer algum evento, sempre consultar o equipamento para analisar se há outro evento que pode ser realizado.

  • Cadastrar os períodos de manutenção entre os compartimentos nos planos de manutenção do módulo Manutenção Mecânica.

  • Utilizar o programa Função Gerenciador da Manutenção (MV0613) para prever o vencimento futuro dos compartimentos de um equipamento, programando a realização destes eventos.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Compartimento

Exibe o código do compartimento.

Evento

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do evento que será realizado no compartimento.

Nota
titleNota:
Este evento deve pertencer a um grupo de evento do tipo “Manutenção Compartimento Óleo”.

Padrão

Inserir o período padrão para realização do evento no compartimento.

Nota
titleNota:
Caso o equipamento tenha contador secundário, a unidade de medida de controle das lubrificações será definida conforme a Função Cadastro Parâmetros Frota (AB0101) – parâmetro 50.

Antecipação

Inserir o período de antecipação em que o usuário quer ser avisado sobre o vencimento do evento no equipamento.

Exemplo:

Uma troca de óleo é realizada a cada 10.000km, com antecipação de 400km.

Desta forma, quando a vida do óleo chegar em 9.600km, o sistema exibirá este evento com “a vencer” nas consultas de eventos.

O período de antecipação geralmente é o tempo hábil para que o usuário seja avisado com antecedência e o evento seja realizado dentro do período estipulado.

Nota
titleNota:

Nas consultas de eventos realizados, são considerados eventos (para um período de 10.000 km com antecipação de 400 km):

  • Antes do Prazo: eventos realizados antes do Período Padrão – Antecipação (ou seja antes dos 9.600 km).

  • No prazo: eventos realizados entre o período de antecipação e o período padrão (isto é, entre 9.600 km e 10.000km).

  • Depois do Prazo: eventos realizados após o período padrão (isto é, após 10.000).

Equipamento Frota – Pasta Hist. Estabel

Objetivo da tela:

Informar o histórico de transferência do equipamento entre estabelecimento, e também com alteração de grupo, centro de custo ou atividade principal.

Por meio dos botões Incluir ou Alterar da tela (AB0138 – Pasta Hist. Estabel), serão informados os dados sobre histórico de transferência entre estabelecimentos ou alterações de centro de custo ou atividade.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Unid Negoc

Quando acionado, apresenta a tela Unidade de Negócio, em que é possível  consultar e realizar a manutenção da matriz de unidade de negócio.

Nota
titleNota:
  • Caso a integração entre os módulos de Abastecimentos e Lubrificação x BGC ou Pneus x BGC estejam ativas no AB0116, e o equipamento em questão tenha uma ficha de abastecimento ou um movimento de pneus integrado com o estoque no período do fechamento em aberto, os botões incluir, modificar e eliminar estarão desabilitados, onde na tela somente será possível consultar a Matriz de Unidade de Negócio. Isso porque o movimento de abastecimento ou de pneus integrou com o BGC com essa matriz, portanto ela não pode ser alterada (caso haja um estorno, deve estornar para essa matriz). Os botões em questão voltam a ficar habilitados após o fechamento do período (antes que tenha uma nova movimentação para o equipamento integrando com o estoque). Para mais detalhes sobre a integração do Frotas com o BGC, consulte o documento Integração de Contas da Manutenção e Frotas com Execução Orçamentária.


Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1 – AB0138D

Objetivo da tela:

Consultar os dados sobre histórico de transferência entre estabelecimentos ou alterações de centro de custo ou atividade.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Inclusão Bem Patrimonial

Quando acionado, apresenta a tela Manutenção Bem Patrimonial, que permite cadastrar dos dados básicos do Bem Patrimonial e inclusão do mesmo.

Nota
titleNota:

Esse botão ficará disponível apenas se, no parâmetro 12 - Tipo de Integração Patrimônio, da função Manutenção Parâmetros Integração - AB0116, a opção "Criar o Bem Patrimonial a partir do módulo de Frotas" estiver marcada como "SIM".

Esse botão é apresentado apenas na primeira inclusão do histórico de estabelecimento do equipamento.

OK

Quando acionado, apresenta a mensagem de advertência:

"O equipamento pode utilizar Matriz de Unidade de Negócio, a qual deve ser cadastrada para o Histórico de Estabelecimento mais atual do equipamento. Caso não cadastre uma matriz, será utilizado 100% para a Unidade de Negócio principal do equipamento."

...


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Compartimento

Exibe o código do compartimento.

Data

Inserir a data de transferência do equipamento de estabelecimento ou alteração de grupo, atividade ou centro de custo. 

EstabelecimentoEvento

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do

evento que será realizado no compartimento.
Nota
titleNota:
Este evento deve pertencer a um grupo de evento do tipo “Manutenção Compartimento Óleo”.

Padrão

Inserir o período padrão para realização do evento no compartimento.

Nota
titleNota:
Caso o equipamento tenha contador secundário, a unidade de medida de controle das lubrificações será definida conforme a Função Cadastro Parâmetros Frota (AB0101) – parâmetro 50.

estabelecimento no qual o equipamento está alocado. 

Grupo de equipamento

Inserir o código e o sistema exibirá o grupo de equipamento no qual o equipamento está alocado

Antecipação

Inserir o período de antecipação em que o usuário quer ser avisado sobre o vencimento do evento no equipamento.

Exemplo:

Uma Um exemplo de troca de grupo de óleo é realizada a cada 10.000km, com antecipação de 400km.

Desta forma, quando a vida do óleo chegar em 9.600km, o sistema exibirá este evento com “a vencer” nas consultas de eventos.

O período de antecipação geralmente é o tempo hábil para que o usuário seja avisado com antecedência e o evento seja realizado dentro do período estipulado.

Nota
titleNota:

Nas consultas de eventos realizados, são considerados eventos (para um período de 10.000 km com antecipação de 400 km):

  • Antes do Prazo: eventos realizados antes do Período Padrão – Antecipação (ou seja antes dos 9.600 km).

  • No prazo: eventos realizados entre o período de antecipação e o período padrão (isto é, entre 9.600 km e 10.000km).

  • Depois do Prazo: eventos realizados após o período padrão (isto é, após 10.000).

Manutenção Equipamento Frota – Pasta Hist. Estabel

...

Objetivo da tela:

...

Informar o histórico de transferência do equipamento entre estabelecimento, e também com alteração de grupo, centro de custo ou atividade principal.

Outras Ações/Ações Relacionadas:

...

Ação:

...

Descrição:

...

Unid Negoc

...

Quando acionado, apresenta a tela Unidade de Negócio, em que é possível realizar a manutenção da matriz de unidade de negócio.

Nota
titleNota:
Este botão ficará disponível apenas se existir a unidade de negócio principal cadastrada na própria manutenção do histórico estabelecimento.

equipamento é quando um “Caminhão Transporte Cana” após anos de uso, pode sofrer alterações e entrar para o grupo de “Transporte Água”. Dessa forma, sua característica operacional foi alterada, no entanto, o sistema deve registrar o histórico dos custos conforme o grupo em que atuava na época. 

Atividade

Inserir o código e o sistema exibirá a atividade principal do equipamento. Se no cadastro de parâmetros Função Cadastro Parâmetros Frota (AB0101 – Código 8) estiver selecionado para sugerir atividade do equipamento no apontamento de Abastecimento e Lubrificação (Função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302) ou Função Abastecimento (AB0306)), o sistema gravará como atividade no abastecimento a atividade principal do equipamento informado nesta tela. 

Conta

Inserir a conta contábil para sugestão nos abastecimentos.

A conta contábil se digita em dois campos, em que:

  • O primeiro campo refere-se a conta de abastecimento que deve ser sugerida nos programas Função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302) ou Função Abastecimento (AB0306).

  • O segundo campo refere-se ao centro de custo do equipamento. Este centro de custo serve com o ”subconta” para o lançamento dos combustíveis e também na abertura de ordens de manutenção (do módulo Manutenção Mecânica).

No ato do abastecimento, o sistema consistirá se conta contábil informada é do tipo despesa e consumo. 

Conta Lubrificação

Inserir a conta lubrificação para sugestão nas Lubrificações. A conta lubrificação se digita em dois campos, onde:

  • O primeiro campo refere-se a conta de lubrificação que deve ser sugerida na função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302).

  • O segundo campo refere-se ao centro de custo do equipamento. Este centro de custo serve com o ”subconta” para o lançamento dos lubrificantes.

No ato da lubrificação, o sistema consistirá se conta lubrificação informada é do tipo despesa e consumo

Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1 – AB0138D

...

Objetivo da tela:

...

Consultar os dados sobre histórico de transferência entre estabelecimentos ou alterações de centro de custo ou atividade.

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Inclusão Bem Patrimonial

Quando acionado, apresenta a tela Manutenção Bem Patrimonial, que permite cadastrar dos dados básicos do Bem Patrimonial e inclusão do mesmo.

Nota
titleNota:
Esse botão ficará disponível apenas se, no parâmetro 12 - Tipo de Integração Patrimônio, da função Manutenção Parâmetros Integração - AB0116, a opção "Criar o Bem Patrimonial a partir do módulo de Frotas" estiver marcada como "SIM".

Esse botão é apresentado apenas na primeira inclusão do histórico de estabelecimento do equipamento.

OK

Quando acionado, apresenta a mensagem de advertência:

"O equipamento pode utilizar Matriz de Unidade de Negócio, a qual deve ser cadastrada para o Histórico de Estabelecimento mais atual do equipamento. Caso não cadastre uma matriz, será utilizado 100% para a Unidade de Negócio principal do equipamento."

Principais Campos e Parâmetros:

...

Data

...

Inserir a data de transferência do equipamento de estabelecimento ou alteração de grupo, atividade ou centro de custo. 

...

Estabelecimento

...

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do estabelecimento no qual o equipamento está alocado. 

...

Grupo de equipamento

...

Inserir o código e o sistema exibirá o grupo de equipamento no qual o equipamento está alocado.

Exemplo:

Um exemplo de troca de grupo de equipamento é quando um “Caminhão Transporte Cana” após anos de uso, pode sofrer alterações e entrar para o grupo de “Transporte Água”. Dessa forma, sua característica operacional foi alterada, no entanto, o sistema deve registrar o histórico dos custos conforme o grupo em que atuava na época. 

...

Atividade

...

Inserir o código e o sistema exibirá a atividade principal do equipamento. Se no cadastro de parâmetros Função Cadastro Parâmetros Frota (AB0101 – Código 8) estiver selecionado para sugerir atividade do equipamento no apontamento de Abastecimento e Lubrificação (Função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302) ou Função Abastecimento (AB0306)), o sistema gravará como atividade no abastecimento a atividade principal do equipamento informado nesta tela. 

...

Conta

...

Inserir a conta contábil para sugestão nos abastecimentos.

A conta contábil se digita em dois campos, em que:

  • O primeiro campo refere-se a conta de abastecimento que deve ser sugerida nos programas Função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302) ou Função Abastecimento (AB0306).

  • O segundo campo refere-se ao centro de custo do equipamento. Este centro de custo serve com o ”subconta” para o lançamento dos combustíveis e também na abertura de ordens de manutenção (do módulo Manutenção Mecânica).

No ato do abastecimento, o sistema consistirá se conta contábil informada é do tipo despesa e consumo. 

...

Conta Lubrificação

...

Inserir a conta lubrificação para sugestão nas Lubrificações. A conta lubrificação se digita em dois campos, onde:

  • O primeiro campo refere-se a conta de lubrificação que deve ser sugerida na função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302).

  • O segundo campo refere-se ao centro de custo do equipamento. Este centro de custo serve com o ”subconta” para o lançamento dos lubrificantes.

No ato da lubrificação, o sistema consistirá se conta lubrificação informada é do tipo despesa e consumo.

Nota
titleNota:
Esse campo somente será habilitado se o parâmetro “55-Diferencia contas para Lubrificação e Abastecimento” existente na função Manutenção Parâmetros Frotas (AB0101) estiver com o valor “Sim”.

Mais informações em: Contabilização Item Abastecimento / Lubrificação.

...

CC Manutenção

...

Inserir o Centro de Custo da Conta despesa da ordem, que será sugerido para contabilização da ordem.

...

Unidade Negócio

...

Inserir o código da unidade de negócio.

É validada a Unidade de Negócio do Histórico de Atividade do Equipamento.

O Histórico de Atividade do Equipamento define de acordo com a data do cadastro, onde está localizado o equipamento, com as informações de Estabelecimento, Atividade e Unidade de Negócio.

Informações
titleImportante:
A Unidade de Negócio e sua validação é realizada apenas se a função de Unidade de Negócio estiver ativa no EMS.

...

TAG

...

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição da TAG. TAG é uma localização funcional na qual o equipamento pode estar alocado. A estrutura de TAG é dinâmica, isto é, a TAG permite relacionar o veículo a uma “Região de Atuação”, “Setor”, ou alguma divisão departamental que se deseja relacionar o equipamento.

Caso não seja necessário relacionar TAGs aos equipamentos, basta criar um código de TAG em branco.

...

Placa

...

Exibe a placa do equipamento.

...

Cidade

...

Inserir a cidade da placa do equipamento.

...

UF

...

Inserir a Unidade Federativa da placa do equipamento.

...

País

...

Inserir o país da placa do equipamento.

Nota
titleNota:

Quando um veículo for transferido entre filiais, deve-se entrar nesta tela Histórico Estabelecimento (AB0138D) informando a data e demais dados solicitados. Neste momento, o sistema verifica se há pneus e componentes relacionados ao equipamento. Caso encontre, serão criadas automaticamente fichas de movimentação de pneus e componentes, retirando-os do estabelecimento em que se encontravam e alocando-os ao estabelecimento novo do equipamento.

A transferência entre estabelecimentos também é importante, pois o custo dos equipamentos é consolidado no módulo Gerencial por mês/ano e estabelecimento. Dessa forma, é possível consultar qual foi o gasto com combustível (e demais parcelas de custo) por estabelecimento dentro do mês.

No momento da confirmação do Histórico deverá ser exibida a mensagem de alerta, alertando que terá a opção de cadastrar uma Matriz de Unidade de Negócio para o Histórico.

Transferência Automática de Implementos

Além das opções de transferência de componentes e pneus relacionados ao equipamento, o sistema possibilita a transferência dos implementos relacionados ao equipamento, esse relacionamento pode ser consultado na funcionalidade “Relacionamento Equipamento x Implemento”.

No momento da confirmação de alteração/Inclusão de um Histórico de Estabelecimento, é verificado se o equipamento possui algum implemento relacionado a ele, se positivo será exibida uma mensagem questionando se o usuário deseja realizar a transferência dos implementos em questão.

Durante a transferência dos implementos de um equipamento também serão transferidos todos os componentes e pneus existentes para os implementos.

Regra utilizada para realizar a transferência de implementos quando for Inclusão de Histórico do Equipamento.

Mais informações em: Transferência Automática de Implementos.

Unidade de Negócio

...

Objetivo da tela:

...

Realizar a manutenção da matriz de unidade de negócio, tendo como pré-requisito existir a unidade de negócio principal cadastrada na própria manutenção do histórico estabelecimento.

Essa tela é apresentada ao acionar o botão Unid Negoc, na tela Manutenção Equipamento Frota – Pasta Hist. Estabel. 

campo somente será habilitado se o parâmetro “55-Diferencia contas para Lubrificação e Abastecimento” existente na função Manutenção Parâmetros Frotas (AB0101) estiver com o valor “Sim”.

Mais informações em: Contabilização Item Abastecimento / Lubrificação.

CC Manutenção

Inserir o Centro de Custo da Conta despesa da ordem, que será sugerido para contabilização da ordem.

O centro de custo poderá ser o mesmo que é utilizado na sub-conta da conta de abastecimento e lubrificação.

A conta contábil deste centro de custos é a mesma cadastrada no CD0580 - Tipo de manutenção.

Unidade Negócio

Inserir o código da unidade de negócio.

É validada a Unidade de Negócio do Histórico de Atividade do Equipamento.

O Histórico de Atividade do Equipamento define de acordo com a data do cadastro, onde está localizado o equipamento, com as informações de Estabelecimento, Atividade e Unidade de Negócio.

Informações
titleImportante:
  • A Unidade de Negócio e sua validação é realizada apenas se a função de Unidade de Negócio estiver ativa no EMS.
  • Caso a integração entre os módulos de Abastecimentos e Lubrificação x BGC ou Pneus x BGC estejam ativas no AB0116, e o equipamento em questão tenha uma ficha de abastecimento ou um movimento de pneus integrado com o estoque no período do fechamento em aberto, o campo de Unidade de Negócio ficará desabilitado. Isso porque o movimento de abastecimento ou de pneus integrou com o BGC com essa UN, portanto ela não pode ser alterada (caso haja um estorno, deve estornar para essa UN). O campo volta a ficar habilitado após o fechamento do período (antes que tenha uma nova movimentação para o equipamento integrando com o estoque). Para mais detalhes sobre a integração do Frotas com o BGC, consulte o documento Integração de Contas da Manutenção e Frotas com Execução Orçamentária.

TAG

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição da TAG. TAG é uma localização funcional na qual o equipamento pode estar alocado. A estrutura de TAG é dinâmica, isto é, a TAG permite relacionar o veículo a uma “Região de Atuação”, “Setor”, ou alguma divisão departamental que se deseja relacionar o equipamento.

Caso não seja necessário relacionar TAGs aos equipamentos, basta criar um código de TAG em branco.

Placa

Exibe a placa do equipamento.

Cidade

Inserir a cidade da placa do equipamento.

UF

Inserir a Unidade Federativa da placa do equipamento.

País

Inserir o país da placa do equipamento.

Nota
titleNota:

Quando um veículo for transferido entre filiais, deve-se entrar nesta tela Histórico Estabelecimento (AB0138D) informando a data e demais dados solicitados. Neste momento, o sistema verifica se há pneus e componentes relacionados ao equipamento. Caso encontre, serão criadas automaticamente fichas de movimentação de pneus e componentes, retirando-os do estabelecimento em que se encontravam e alocando-os ao estabelecimento novo do equipamento.

A transferência entre estabelecimentos também é importante, pois o custo dos equipamentos é consolidado no módulo Gerencial por mês/ano e estabelecimento. Dessa forma, é possível consultar qual foi o gasto com combustível (e demais parcelas de custo) por estabelecimento dentro do mês.

No momento da confirmação do Histórico deverá ser exibida a mensagem de alerta, alertando que terá a opção de cadastrar uma Matriz de Unidade de Negócio para o Histórico.

Caso a integração entre os módulos de Abastecimentos e Lubrificação x BGC ou Pneus x BGC estejam ativas no AB0116 e o equipamento em questão tenha uma ficha de abastecimento ou um movimento de pneus integrado com o estoque no período do fechamento em aberto, os botões incluir, copiar e eliminar estarão desabilitados onde na tela somente será possível Modificar as informações do Histórico e Estabelecimento (não sendo permitido, também, alterar a Unidade de Negócio). Isso porque, ao fazer a transferência do equipamento entre estabelecimento pode-se alterar a UN ou a Matriz desse equipamento, porém o movimento de abastecimento ou de pneus integrou com o BGC com a matriz ou a UN antiga, portanto ela não pode ser alterada (caso haja um estorno, deve estornar para essa matriz/UN). A transferência do equipamento para outro estabelecimento volta a ser permitida após o fechamento do período (antes que tenha uma nova movimentação para o equipamento integrando com o estoque). Para mais detalhes sobre a integração do Frotas com o BGC, consulte o documento Integração de Contas da Manutenção e Frotas com Execução Orçamentária.

Transferência Automática de Implementos

Além das opções de transferência de componentes e pneus relacionados ao equipamento, o sistema possibilita a transferência dos implementos relacionados ao equipamento, esse relacionamento pode ser consultado na funcionalidade “Relacionamento Equipamento x Implemento”.

No momento da confirmação de alteração/Inclusão de um Histórico de Estabelecimento, é verificado se o equipamento possui algum implemento relacionado a ele, se positivo será exibida uma mensagem questionando se o usuário deseja realizar a transferência dos implementos em questão.

Durante a transferência dos implementos de um equipamento também serão transferidos todos os componentes e pneus existentes para os implementos.

Regra utilizada para realizar a transferência de implementos quando for Inclusão de Histórico do Equipamento.

Mais informações em: Transferência Automática de Implementos.


Manutenção Matriz Unidade de Negócio His – AB0138L

Objetivo da tela:

Realizar cadastramento, permite modificar ou eliminar unidade de negócio para o equipamento.

Essa tela é apresentada ao acionar o botão Unid Negoc, na tela Manutenção Equipamento Frota – Pasta Hist. Estabel

Aviso
titleImportante:
  • Caso o equipamento tenha uma ficha de abastecimento integrada com o estoque no período de fechamento em aberto, ao clicar no botão "Unid Negoc", a tela é exibida apenas para consulta, pois o equipamento possui movimentação de estoque e integração com o BGC, para mais detalhes consulte o documento Integração de Contas da Manutenção e Frotas com Execução Orçamentária.
  • Caso não tenha matriz, e tenha movimento, não é possível incluir, modificar ou eliminar a Unidade de Negócio, sera exibido somente a tela AB138N para consulta.
  • Quando não ocorrer nenhuma das opções acima, o processo segue normalmente e permite a inclusão e alteração da Unidade de Negócio.

Inclui/Modifica Matriz Unidade de Negóci – AB0138M

Objetivo da tela:

Efetuar a inclusão ou modificar uma

Incluir Unidade de Negócio – AB0138L

Objetivo da tela:

Efetuar a inclusão da matriz de unidade de negócio.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição

Unidade Negócio

Inserir o código da unidade de negócio. 

%Unid Negoc

Inserir a porcentagem de unidade de negócio.

Nota
titleNota:
A somatória dos percentuais da Matriz de Unidade de Negócio relacionadas não deve ser maior ou menor que 100%.

Exemplo:

M001 = 50%
M002 = 50% 

...

Equipamento Frota – Pasta Prog. Eventos

Objetivo da tela:

Informar os períodos de realização dos eventos (na maioria taxas) para equipamentos. 

Programação Eventos –

...

AB0138E


Deck of Cards
idProgramação Eventos – AB0138E
Card
id1
labelSequencial

Objetivo da tela:

Cadastrar e manutenir as programações de eventos no equipamento.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Evento

Inserir o código do evento que será controlado no equipamento. 

Dia / Mês Vencimento

Inserir o dia e mês de vencimento do evento no equipamento.

Validade

Inserir o período de validado do evento para o equipamento. Isto porque alguns impostos (como IPVA) são cobrados durante um período de anos do equipamento. Após vencer este período, não mais será necessário pagar estes impostos. 

Antecipação

Inserir com quantos dias de antecedência se deseja visualizar os eventos. Isto é, um evento que vence no dia 10/06, pode ser avisado no dia 01/06. 

Parcelas

Inserir se deseja que o evento seja dividido em parcelas. Pode ocorrer quando o mesmo evento for pago em 3 vezes, por exemplo.

...

Card
id2
labelAlternado

...

Objetivo da tela:

Efetuar prestações em meses alternados como, por exemplo, uma parcela para o mês de março e outra somente para agosto.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Evento

Inserir o código do evento que será controlado no equipamento. 

Parcelas Alternadas

Quando assinalado, habilitará os próximos campos dessa pasta, para que se possa cadastrar eventos com meses alternados. 

Dia Base Vencimento

Inserir o dia do vencimento do evento. 

Meses

Assinalar os meses em que o evento acontecerá.

Nota
titleNota:

O fato de cadastrar a programação de eventos para os equipamentos não faz com que o sistema avise ao usuário sobre estes vencimentos. Este cadastro serve de base para a Função Geração dos Eventos Programados (AB0405) gerar documentos com os eventos que precisam ser dados baixa.

Esta programação de eventos é “cíclica”, isto é, será cobrada até que o período de validade expire. Para eventos esporádicos, é recomendado utilizar a Apontamento de Eventos (AB0303), que permite programar um evento para um equipamento e, após sua realização, não será mais cobrado.

...


Equipamento Frota – Pasta Planos Prev.

Objetivo da tela:

Informar os planos de manutenção relacionados ao equipamento.

A pasta somente estará habilitada se o módulo de “Manutenção Mecânica” estiver instalado.

O uso real dos planos é calculado automaticamente pelo sistema, por meio dos lançamentos de abastecimentos e lubrificações.

...

Campo:Descrição:

Modelo

Exibe o código do modelo do equipamento. 

Plano Manutenção

Inserir o código e a descrição do plano de manutenção relacionado ao equipamento.

Inicial

Inserir a data de início de controle do plano de manutenção no equipamento. 

Uso Inicial

Inserir o uso inicial do plano no equipamento. Este atributo tem a finalidade permitir que se cadastre um plano de manutenção que já foi realizado para o equipamento.

Exemplo:

Há um plano de manutenção que deve ser realizado a cada 10.000 no modelo. No entanto, no ato do cadastro do plano para o equipamento, este equipamento já rodou 3.000 (desde a última realização do plano). Assim, deve informar estes 3.000 km com uso inicial, fazendo com que o sistema informa o vencimento do plano após os 7.000 a partir da data de início de controle.

O uso inicial somente é utilizado quando não existe registro de baixa do plano para o equipamento. A partir da primeira baixa, o sistema sempre calcula o uso do plano em função da última realização.

O uso inicial é de acordo com a unidade de percurso do equipamento (km, horas, etc.). Para uso do plano em dias, informar a Data de Baixa (que é o campo em que o sistema calcula o uso em dias). 

Última Baixa

Inserir a última data de baixa do plano no equipamento. Por intermédio desta data o sistema calcula o uso em dias do plano de manutenção.

Cada vez que se executar o plano de manutenção, o sistema alimentará automaticamente a data de baixa do plano. 

Validade

Inserir a data de validade do plano de manutenção, que determina se o plano está ativo ou não.

Nota
titleNota:

Somente é permitido alterar a data de validade se o plano em questão não está em nenhum calendário da manutenção mecânica.

Ao realizar o planejamento, serão ignorados todos os planos que estão com a data de validade vencida.

...

Equipamento Frota – Pasta Eixos Eq.

Objetivo da tela:

Configurar os eixos do equipamento para posterior utilização no módulo Pneus.

Essa tela é apresentada ao acionar a pasta Eixos Eq., na tela Manutenção Equipamento Frota.

...

Campo:Descrição:

Número Eixo

Inserir o número do eixo do equipamento.

% Suspenso

Inserir a porcentagem do tempo em que o eixo permanece suspenso no equipamento (isto é, sem tocar o solo).

Utilizado pelo módulo Pneus, esta porcentagem tem a finalidade de registrar a quilometragem proporcional para os pneus deste eixo, isto é, se o eixo permanecer 30% do tempo suspenso, para cada 100 km rodados, somente serão alocados aos pneus do eixo 70 km.

Tipo Eixo

Assinalar se o tipo de eixo é direcional ou de tração. Informar também se o eixo é simples ou duplo.

...

Equipamento Frota – Pasta Layout Pos.

Objetivo da tela:

Informar o layout dos pneus dentro dos eixos. Este cadastro é utilizado (e habilitado) somente se o módulo Pneus estiver implantado.

Um layout está relacionado à configuração das posições dos pneus para o equipamento. Dessa forma, é possível realizar uma visualização gráfica dos pneus para o equipamento.

...

Campo:Descrição:

Início Controle

Inserir a data de início de controle do layout no equipamento.

Com isto, é possível que o equipamento sofra manutenções, ganhando mais um eixo ou mais uma posição dentro do eixo. Por meio desde cadastro fica registrado o histórico da configuração do equipamento ao longo do tempo. 

Layout

Inserir o código e apresenta a descrição do layout no qual o equipamento está alocado. 

Utiliza Estepe

Quando assinalado, indica que o veículo utiliza estepe. Isto porque alguns layouts podem possuir estepe na sua configuração, mas o veículo em específico pode não carregar este estepe. Isto ocorre com o layout de um carro de passeio. Possui 2 pneus na dianteira, 2 na traseira e um estepe. Uma carreta pequena pode possuir o mesmo layout, no entanto, não carregar estepe.

...

Equipamento Frota – Pasta Característic

Objetivo da tela:

Identificar as características dos equipamentos, somente para detalhamento da documentação do equipamento.

...