Histórico da Página
WebServices RNº 395 - Cooperativas Médicas
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus | ||||||||||||||
Segmento: | Saúde | ||||||||||||||
Módulo: | Plano de Saúde | ||||||||||||||
Rotina: |
| ||||||||||||||
Parâmetro(s): | Informe os parâmetros utilizados. | ||||||||||||||
Ponto de Entrada: | Informe o ponto de entrada relacionado (link). | ||||||||||||||
País(es): | Brasil | ||||||||||||||
Banco(s) de Dados: | Todos relacionais | ||||||||||||||
Tabelas Utilizadas: | B00 - Protocolo de Atendimento B4I - Repostas RN 395 B4J - Control Trans Web RN395 | ||||||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Todos |
Descrição
Implementada melhoria no processo da RNº 395 para Operadoras Cooperativas Médicas Unimed. Foram criados WebServices, para gerenciamento de protocolos de atendimento de beneficiários de intercâmbio.
Os WebServices criados são:
- Solicitar Protocolo - P395SolPro.APW
- Complementar Protocolo - P395ComPro P395ComPro.APW
- Responder Protocolo - P395ResAte.APW
- Consulta Status Protocolo - P395ConSta.APW
- Consulta Histórico - P395ConHis.APW
- Cancelamento - P395CanAte.APW
- Encaminhar Execução - P395EncExe.APW
Estes WebServices vão utilizar o endereço e porta de seu Portal do Plano de Saúde. Assim a URL para acessar um WebService será: http://[endereçoportal]:[porta]/portal/[nome do webservice].APW
Exemplos:
http://127.0.0.1:83/portal/P395SolPro.APW
http://127.0.0.1:83/portal/P395ComPro.APW
Estes endereços serão seus EndPoints que deverão ser informados para a Unimed do Brasil.
A solicitação do protocolo será realizada via WebService e será acionada em todas as rotinas que já são utilizadas para a geração do protocolo. Nas rotinas do Atendimento de Guias, Liberação (PLSA094B), Autorização SADT (PLSA094A) e e Internação (PLSA092) o protocolo vai ser integrado com o número da transação de intercâmbio PTU Online.
Assim, o fluxo de transações atendidas pelo SIGAPLS é esse:
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o UPDPLSHI é UPDPLSHN é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
---|
- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o U_UPDPLSHIUPDPLSHN no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 04/08/2016.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Procedimento para Implantação
O sistema
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
- No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável: | Informe o Nome da Variável |
Tipo: | Informe o Tipo |
Descrição: | Informe a Descrição |
Valor Padrão: | Informe o Valor Padrão |
Schemas
- Baixe a ultima versão dos schemas disponibilizados através dos Boletins Mais Informações Tecnologia da Unimed do Brasil.
- Em seu rootpath, crie a estrutura de pastas \pl395web\schemas.
- Copie os schemas disponibilizados pela Unimed do Brasil para o diretório \pl395web\schemas.
Certificado
- Solicite para a Unimed do Brasil um certificado para sua operadora.
- Renomeie o arquivo de certificado .p12 para certificado.p12.
- Em seu rootpath, crie a estrutura de pastas \pl395web\certificados. Copie o arquivo certificado.p12 para este diretório.
- Ao utilizar a comunicação PTU pela primeira vez, o sistema criará os arquivos para comunicação cert.pem e key.pem.
Importante: Informe no parâmetro MV_P510SEN a senha do certificado disponibilizado pela Unimed do Brasil.
Binário
- Para a utilização dos novos recursos do PTU Online 6.0, PTU Batch A510 e A515, RN 395 com troca de informações via Web Service é necessário a atualização do binário para a Build 7.00.131227A-20161109
- Consulte a documentação: PSIGABD0053 - Procedimento para atualizar o binário do Protheus.
- Entre em contato com o suporte técnico para solicitar o arquivo appserver_http11.zip com os arquivos do binário específicos para a funcionalidade do PTU Online.
- Baixe o arquivo appserver_http11.zip e atualize no binário os arquivos: AppServer.exe, apwin32.dll e apwinnt.dll
Informações | ||
---|---|---|
| ||
Recomendamos isolar o binário utilizado nas transações PTU Online 6.0, PTU Batch A510 e RN 395. O prazo previsto para a liberação oficial do binário com as alterações acima é de Abril de 2017 |
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
1
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
Pergunte | (X1_PERGUNT) |
Nome |
|
Grupo | (X1_GRUPO) |
Ordem | (X1_ORDEM) |
Tipo | (X1_TIPO) |
Tamanho | (X1_TAMANHO) |
2. Criação de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
B4I | Repostas RN 395 | C | N |
B4J | Control Trans Web RN395 | C | N |
2. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela B00 - Protocolo de Atendimento:
Campo | B00_MANIF | |
Tipo | Caracter | |
Tamanho | 1 | |
Decimal | 0 | |
Formato | @! | |
Título | Tipo Manif. | |
Descrição | Tipo Manifestação | |
Nível | 1 | |
Usado | Sim | |
Obrigatório | Não | |
Browse | Não | |
Opções | 1=Elogio;2=Reclamação;3=Denúncia;4=Sugestão;5=Dúvida;6=Solicitação | |
Help | Indica o tipo da manifestação. | When
Relação
Val. Sistema
Help
Indica o tipo da manifestação.
Campo | B00_CATEG | ||
Tipo | Caracter | ||
Tamanho | 2 | ||
Decimal | 0 | ||
Formato | @! | ||
Título | Categ.Man. | ||
Descrição | Categoria Manifestacao | ||
Nível | 1 | ||
Usado | Sim | ||
Obrigatório | Não | ||
Browse | Não | ||
Opções | #PLCtManBox() | When | |
Relação |
| ||
Val. Sistema |
| ||
Help | Indica a categoria da manifestação |
Campo | B00_SENTIM |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Sentimento |
Descrição | Sentimento Cliente |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções | 1=Calmo;2=Desconfiado;3=Nervoso;4=Satisfeito |
When |
|
Relação |
|
Val. Sistema |
|
Help | Indica o sentimento do cliente. |
Campo | B00_STAINT |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Stat.Interc. |
Descrição | Status Intercâmbio |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções | 1=Pendente;2=Em Andamento;3=Finalizado;4=Cancelado |
When |
|
Relação |
|
Val. Sistema | |
Help | Indica o status de intercâmbio. |
Campo | B00_OPESOL | |
Tipo | Caracter | |
Tamanho | 4 | |
Decimal | 0 | |
Formato | @! | |
Título | Ope.Solic. | |
Descrição | Operadora Solicitante | |
Nível | 1 | |
Usado | Sim | |
Obrigatório | Não | |
Browse | Não | |
Opções |
| |
When |
| |
Relação | PlsIntPad() | |
Val. Sistema |
| |
Help | Help | Código da Operadora Solicitante. |
Campo | B00_DESOPS | ||
Tipo | Caracter | ||
Tamanho | 60 | ||
Decimal | 0 | ||
Formato | @! | ||
Título | Desc.Oper | ||
Descrição | Desc.Oper.Solicitante | ||
Nível | 1 | ||
Usado | Sim | ||
Obrigatório | Não | ||
Browse | Não | Opções
| |
When |
| ||
Relação | If(!INCLUI,Posicione("BA0",1,xFilial("BA0")+B00->B00_OPESOL,"BA0_NOMINT"),"") | ||
Val. Sistema |
| ||
Help | Descrição da Operadora Solicitante. |
Campo | B00_OPEDES |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 4 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Ope.Destin. |
Descrição | Operadora Destino |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções |
|
When |
|
Relação |
|
Val. Sistema |
|
Help | Código da Operadora Destino. |
Campo | B00_DESOPD |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 60 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Desc.Oper |
Descrição | Desc.Oper.Destino |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções |
|
When |
|
Relação | If(!INCLUI,Posicione("BA0",1,xFilial("BA0")+B00->B00_OPEDES,"BA0_NOMINT"),"") |
Val. Sistema |
|
Help | Descrição da Operadora Destino. |
Campo | B00_TRAPRE |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Trans.Prest. |
Descrição | Transação Prestadora |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções |
|
When |
|
Relação | |
Val. Sistema |
|
Help | Código de controle da transação da Operadora Prestadora. |
Campo | B00_TRAORI | ||
Tipo | Caracter | ||
Tamanho | 10 | ||
Decimal | 0 | ||
Formato | @! | ||
Título | Trans.Origem | ||
Descrição | Transação Origem | ||
Nível | 1 | ||
Usado | Sim | ||
Obrigatório | Não | ||
Browse | Não | ||
Opções |
| ||
When |
| ||
Relação |
| ||
Val. Sistema |
| ||
Help | Código de controle | Help | Código de controle da transação da Operadora Origem (transação encaminhada). |
Campo | B00_MSGINT |
Tipo | Memo |
Tamanho | 999 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Mensagem |
Descrição | Mensagem Livre |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções |
|
When |
|
Relação |
|
Val. Sistema |
|
Help | Mensagem livre da manifestação. |
Campo | B00_USUSOL |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 100 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Usuar.Solic |
Descrição | Usuário Solicitante |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções |
|
When |
|
Relação |
|
Val. Sistema |
|
Help | Usuário que solicitou a manifestação. |
Campo | B00_PROANT |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 20 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Protoc.Ant |
Descrição | Protocolo Anterior |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções |
|
When |
|
| |
Val. Sistema |
|
Help | Indica o protocolo anterior. |
Campo | B00_NRTROL | ||
Tipo | Caracter | ||
Tamanho | 20 | ||
Decimal | 0 | ||
Formato | @! | ||
Título | Nr.Tr.OnLine | ||
Descrição | Numero Trans. On-Line | ||
Nível | 1 | ||
Usado | Sim | ||
Obrigatório | Não | ||
Browse | Não | ||
Opções |
| ||
When |
| ||
Relação |
| ||
Val. Sistema |
| ||
Help | Número | Help | Número da transação de intercâmbio online (PTU Online). |
Campo | B00_CANCEL |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Cancelado |
Descrição | Cancelado |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções | 0=Não;1=Sim |
When |
|
Relação |
|
Val. Sistema |
|
Help | Protocolo de intercâmbio online. |
Campo | B00_DATRES |
Tipo | Data |
Tamanho | 8 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Data Resp. |
Descrição | Data Resposta |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções |
|
When |
|
Relação | |
Val. Sistema |
|
Help | Data da resposta. |
Campo | B00_TRAENCHORRES |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 14 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | TranHora Resp.Encamin. |
DescriçãoTransação | EncaminhadaHora Resposta |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Hora da resposta. |
Campo | B00_TRAENC |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Tran.Encamin. |
Descrição | Transação Encaminhada |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções | 1=Oper. Origem;2=Oper. Repasse |
Opções | 1=Oper. Origem;2=Oper. Repasse |
When |
|
Relação |
|
Val. Sistema |
|
Help | Transação encaminhada. |
- Tabela B4I - Repostas RN 395:
Campo | B4I_FILIAL | ||
Tipo | Caracter | ||
Tamanho | 8 | ||
Decimal | 0 | ||
Formato | @! | ||
Título | Filial | ||
Descrição | Filial | ||
Nível | 1 | ||
Usado | Não | ||
Obrigatório | Não | ||
Browse | Não | ||
Opções |
| ||
When |
| ||
Relação |
| ||
Val. Sistema |
| ||
Help | Filial do | Help | Filial do sistema. |
Campo | B4I_PROTOC |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 20 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Cód.Protoc |
Descrição | Código Protocolo |
Nível | 1 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções |
|
When |
|
Relação |
|
Val. Sistema |
|
Help | Registro ANS da Operadora. |
Campo | B4I_SEQUEN |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 3 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Sequencia |
Descrição | Sequencia |
Nível | 1 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções |
|
When |
|
Relação |
|
Val. Sistema |
|
Help | Sequencia do evento. |
Campo | B4I_MENSAG |
Tipo | Memo |
Tamanho | 100 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Mensagem |
Descrição | Mensagem Livre |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções |
|
When |
|
Relação |
|
Val. Sistema |
|
Help | Mensagem Livre. |
Campo | B4I_STATUS | ||
Tipo | Caracter | ||
Tamanho | 1 | ||
Decimal | 0 | ||
Formato | @! | ||
Título | Status | ||
Descrição | Status | ||
Nível | 1 | ||
Usado | Sim | ||
Obrigatório | Não | ||
Browse | Não | ||
Opções | 1=Pendente;2=Em andamento;3=Finalizado;4=Cancelado | ||
When |
| ||
Relação |
| ||
Val. Sistema |
| ||
Help | Status | Help | Status informado na resposta. |
Campo | B4I_DATRES |
Tipo | Data |
Tamanho | 8 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Data Resp. |
Descrição | Data Resposta |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções |
|
When |
|
Relação |
|
Val. Sistema |
|
Help | Data da resposta. |
Campo | B4I_HORRES | ||
Tipo | Caracter | ||
Tamanho | 4 | ||
Decimal | 0 | ||
Formato | @! | ||
Título | Hora Resp. | ||
Descrição | Hora Resposta | ||
Nível | 1 | ||
Usado | Sim | ||
Obrigatório | Não | ||
Browse | Não | ||
Help | Hora | Help | Data da resposta. |
Campo | B4I_USUMAN | |
Tipo | Caracter | |
Tamanho | 100 | |
Decimal | 0 | |
Formato | @! | |
Título | Usuar.Manif | |
Descrição | Usuário Manifestação | |
Nível | 1 | |
Usado | Sim | |
Obrigatório | Não | |
Browse | Não | |
Opções |
| |
When |
| |
Relação |
| |
Val. Sistema |
| |
Help | Help | Usuário que solicitou a manifestação. |
- Tabela B4I - Repostas RN 395:
Campo | B4J_FILIAL |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 8 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Filial |
Descrição | Filial |
Nível | 1 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções |
|
When |
|
Relação |
|
Val. Sistema |
|
Help | Filial do sistema. |
Campo | B4J_CODIGO |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Cód.Control |
Descrição | Código Protocolo |
Nível | 1 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções |
|
When |
|
Relação |
|
Val. Sistema |
|
Help | Código de controle. |
Campo | B4J_OPESOL |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 4 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Ope.Solic. |
Descrição | Operadora Solicitante |
Nível | 1 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções |
|
When |
|
| |
Val. Sistema |
|
Help | Código da Operadora Solicitante. |
Campo | B4J_OPEDES | ||
Tipo | Caracter | ||
Tamanho | 4 | ||
Decimal | 0 | ||
Formato | @! | ||
Título | Ope.Dest. | ||
Descrição | Operadora Destino | ||
Nível | 1 | ||
Usado | Não | ||
Obrigatório | Não | ||
Browse | Não | ||
Opções |
| ||
When |
| ||
Relação |
| ||
Val. Sistema |
| ||
Help | Código | Help | Código da Operadora Destino. |
Campo | B4J_DATA |
Tipo | Data |
Tamanho | 8 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Data |
Descrição | Data |
Nível | 1 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções |
|
When |
|
Relação |
|
Val. Sistema |
|
Help | Data da transação. |
Campo | B4J_HORA |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 4 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Hora |
Descrição | Hora |
Nível | 1 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções |
|
When |
|
Relação |
|
Val. Sistema |
|
Help | Hora da transação. |
Campo | B4J_TIPTRA |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 3 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Tipo Trans |
Descrição | Tipo transação |
Nível | 1 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções |
|
When |
|
| |
Val. Sistema |
|
Help | Tipo da transação. |
Campo | B4J_DESTRA | ||
Tipo | Caracter | ||
Tamanho | 50 | ||
Decimal | 0 | ||
Formato | @! | ||
Título | Descr.Trans. | ||
Descrição | Descrição Transação | ||
Nível | 1 | ||
Usado | Não | ||
Obrigatório | Não | ||
Browse | Não | ||
Opções |
| ||
When |
| ||
Relação |
| ||
Val. Sistema |
| ||
Help | Descrição | Help | Descrição da transação. |
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração 3. Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLSB00ANT:
Alias | (XB_ALIAS)B00ANT |
Tipo | (XB_TIPO)1 |
Sequência | (XB_SEQ)01 |
Coluna | (XB_COLUNA)DB |
Descrição | (XB_DESCRI)Protocolo |
Contém | (XB_CONTEM) |
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | AA1 |
Ordem | 6 |
Chave | AA1_FILIAL+AA1_CODVEN |
Descrição | Cod. Vendedor |
Proprietário | S |
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | (X6_VAR) |
Tipo | (X6_TIPO) |
Descrição | (X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2) |
Valor Padrão | (X6_CONTEUD) |
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela BD5 – Contas Médicas:
Campo | Informe o conteúdo do (X7_CAMPO) |
Sequência | Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC) |
Campo Domínio | Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN) |
Tipo | Informe o conteúdo do (X7_TIPO) |
Regra | Informe o conteúdo do (X7_REGRA) |
Posiciona? | Informe o conteúdo do (X7_SEEK) |
Chave | Informe o conteúdo do (X7_CHAVE) |
Condição | Informe o conteúdo do (X7_CONDIC) |
Proprietário | Informe o conteúdo do (X7_PROPRI) |
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: |
|
Tipo: | Informe o Tipo do parâmetro |
Cont. Por.: | Informe o Conteúdo padrão |
Descrição: |
|
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Introdução: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Passo a Passo: | Capturar diretamente do sistema. |
Finalização: | Disponibilizado pelo Marketing. |
B00 |
Alias | B00ANT |
Tipo | 2 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Protocolo |
Alias | B00ANT |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Protocolo |
Contém | B00->B00_COD |
Alias | B00ANT |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 2 |
Descrição | Data Protoc |
Contém | B00->B00_DTPROT |
Alias | B00ANT |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 3 |
Descrição | Hora Protoc |
Contém | Substr(B00->B00_HRPROT,1,2)+":"+Substr(B00->B00_HRPROT,3,2) |
Alias | B00ANT |
Tipo | 5 |
Sequência | 01 |
Contém | B00->B00_COD |
Alias | B00ANT |
Tipo | 6 |
Sequência | 01 |
Contém | B00->B00_MATRIC == BA1->(BA1_CODINT+BA1_CODEMP+BA1_MATRIC+BA1_TIPREG+BA1_DIGITO) |
4. Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | B4I |
Ordem | 1 |
Chave | B4I_FILIAL+B4I_PROTOC+B4I_SEQUEN |
Descrição | Protocolo+Sequencia |
Proprietário | S |
Índice | B4J |
Ordem | 1 |
Chave | B4J_FILIAL+B4J_CODIGO |
Descrição | Codigo |
Proprietário | S |
Índice | BQV |
Ordem | 5 |
Chave | BQV_FILIAL+BQV_NRTROL |
Descrição | Trans.Online |
Proprietário | S |
Índice | B00 |
Ordem | 5 |
Chave | B00_FILIAL+B00_NRTROL |
Descrição | Trans.Online+Ope.Solic. |
Proprietário | S |
Procedimento para Configuração
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie o(s) parâmetro(s) a seguir:
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_PL395WS |
Tipo: | Caracter |
Cont. Por.: | 1 |
Descrição: | Habilita a funcionalidade de WebServices para RN 395 |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_PLRESRN |
Tipo: | Caracter |
Descrição: | Usuário utilizando nas respostas automáticas WebServices RNº 395 |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_R395XSD |
Tipo: | Caracter |
Cont. Por.: | gp_Transacoes-V1_00_00.XSD |
Descrição: | Nome do XSD WebServices RNº 395 |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_R395VER |
Tipo: | Caracter |
Cont. Por.: | V1_00_00 |
Descrição: | Versão do XSD WebServices RNº 395 |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_R395LAY |
Tipo: | Caracter |
Cont. Por.: | 001 |
Descrição: | Versão do layout RNº 395 (indicado no manual) |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_R395SEN |
Tipo: | Caracter |
Descrição: | Senha fornecida pela Unimed do Brasil para o certificado emitido |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_R395SOL |
Tipo: | Caracter |
Descrição: | Informe a URL do WSDL solicitarProtocoloWS da RNº 395 |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_R395COM |
Tipo: | Caracter |
Descrição: | Informe a URL do WSDL complementoProtocoloWS da RNº 395 |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_R395RES |
Tipo: | Caracter |
Descrição: | Informe a URL do WSDL respostaAtendimentoWS da RNº 395 |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_R395CAN |
Tipo: | Caracter |
Descrição: | Informe a URL do WSDL respostaAtendimentoWS da RNº 395 |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_R395HIS |
Tipo: | Caracter |
Descrição: | Informe a URL do WSDL consultaHistoricoWS da RNº 395 |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_R395STA |
Tipo: | Caracter |
Descrição: | Informe a URL do WSDL consultaStatusProtocoloWS da RNº 395 |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_R395ENC |
Tipo: | Caracter |
Descrição: | Informe a URL do WSDL encaminharExecucaoWS da RNº 395 |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_R395LOG |
Tipo: | Caracter |
Cont. Por.: | 0 |
Descrição: | Informe "1" para habilitar a criação de logs da rotina. |
Procedimento para Utilização
Pré-etapas:
- No pasta de seu rootpath crie a pasta plsrn395web. Dentro, desta pasta, crie as pastas env, rec, schemas e certificados.
- Na pasta schemas copie os arquivos XSD disponibilizados pela Unimed do Brasil: gp_ComplexTypes-V1_00_00.xsd, gp_SimpleTypes-V1_00_00.xsd e gp_Transacoes-V1_00_00.xsd.
- Renomeie seu arquivo de certificado .p12 para certificado.p12 (este arquivo é disponibilizado pela Unimed do Brasil). Copie este arquivo para a pasta certificados. Ao utilizar o WebService pela primeira vez, o sistema criará os arquivos auxiliares ca.pem, cert.pem e key.pem.
- É imprescindível a criação/configuração dos parâmetros descritos acima nesta documentação.
Operações como Operadora Solicitante do Protocolo:
Atendimento de Solicitação de Guia:
- No Plano de Saúde (SIGAPLS) acesse Atualizações / Atendimento / Liberação (PLSA094B) ou Autorização SADT (PLSA094A) ou Internação (PLSA092) ou Liberação Odonto (PLSA094D)ou Autorização Odont. (PLSA094C).
- Selecione a opção Incluir. Ao informar a matrícula do beneficiário, caso o mesmo seja um beneficiário de intercâmbio e o parâmetro MV_PL395WS estiver ativado, o sistema apresenta a nova tela para solicitação de protocolo através de WebServices:
- Preencha os dados da solicitação e confirme. O sistema solicitará o Protocolo para a Operadora Origem do Beneficiário através do WebService solicitarProtocolo.
- Preencha os dados da guia e realize a comunicação PTU Online. Ao receber a resposta da Operadora de origem do beneficiário através da transação 00501 - Resposta Pedido Autorização, o sistema automaticamente realizará a transação complemento Protocolo para informar para a Operadora Origem o número da transação de Intercâmbio.
- Caso precise enviar novamente o complemento do protocolo, acesse Atualizações / Atendimento / Protocolo Atendimento (PLSA773). Selecione o protocolo gerado para este atendimento, clique em Ações Relacionadas/Complementar Protocolo.
- Para consultar o Status deste protocolo, em Atualizações / Atendimento / Protocolo Atendimento (PLSA773), selecione o protocolo gerado para este atendimento, clique em Ações Relacionadas/Cons. status protoc. O sistema irá exibir as informações das solicitação e respostas, e atualiza o Status do protocolo de acordo com a resposta recebida:
- Para consultar o Histórico de Protocolos de um beneficiário, ainda em Atualizações / Atendimento / Protocolo Atendimento (PLSA773), clique em Ações Relacionadas/Cons. histórico protoc. Preencha os parâmetros e confirme. Ao finalizar a comunicação, o sistema apresentará o histórico de protocolos do beneficiário pesquisado:
- Por padrão, é solicitado um protocolo, o status de solução dele será Pendente ou Em Andamento (vai variar da resposta da Operadora Origem do beneficiário). Quando o status está Pendente ou Em Andamento, a Operadora de Origem do beneficiário, pode enviar interações deste protocolo para a nossa Operadora (solicitante do protocolo). Essas interações são enviadas através do WebService resposta Atendimento. Quando recebemos uma transação de resposta o sistema registra a interação e muda o Status do protocolo de acordo com a interação realizada. Esta interação pode ser visualizada ao acessar: Atualizações / Atendimento / Protocolo Atendimento (PLSA773) botão Visualizar:
- Ao cancelar esta guia na rotina de Atendimento correspondente, automaticamente o sistema irá cancelar o protocolo utilizando o WebService cancelamento.
Atendimento no Portal do Prestador:
- No Portal do Prestador, caso o pacote da ficha TVVELN esteja aplicado, o sistema vai utilizar o WebService solicitarProtocolo para definir o número de protocolo.
- Acesse Principal / Atendimento. Selecione um beneficiário de intercâmbio e confirme o tipo de atendimento.
- É apresentando uma nova aba Protocolo.
- Ao selecionar o Incluir é apresentada uma tela pra informar os dados básicos para solicitação do protocolo.
- Ao confirmar, o sistema solicitará o número do protocolo através do WebService solicitar Protocolo.
- Ao finalizar o atendimento, o sistema realizará a comunicação PTU Online com a Operadora.
Atendimento de Call Center
- No Call Center (SIGATMK) acesse Atualizações / Atendimento / Call Center (TMKA271). Clique no botão Chamadas.
- Selecione o campo Contato (UC_CODCONT) e pressione F3. No quadro entidades selecione a opção 8 - Beneficiário de Plano de Saúde. No quadro Informações da entidade, informe o beneficiário da guia de atendimento. Confirme a rotina.
- Preencha o campo Motivo.ANS (UC_MOTPLS). Se o motivo selecionado estiver com o campo Gera Protoc. (B3B_GERPRO), como = Sim, o sistema apresentará uma tela para gerar um Protocolo de Atendimento no padrão ANS. Se o beneficiário selecionado for de intercâmbio e o parâmetro MV_PL395WS estiver ativado, o sistema apresentará a nova tela para solicitação de protocolo através de WebServices:
- Como não há número de atendimento de intercâmbio, o sistema não envia o número do mesmo através do WebService complementoProtocolo. As demais transações seguem o mesmo padrão do processo Atendimento de Solicitação de Guia.
Operações como Operadora Origem do Beneficiário:
Atendimento de Solicitação de Guia:
- Através do WebService solicitarProtocolo, a Operadora que está atendendo o beneficiário solicita um número de protocolo. Ao receber esta solicitação, o sistema processa e retorna um número de protocolo para a Operadora Solicitante. Com o número de protocolo em mãos, é realizada a solicitação do Atendimento através da transação 00600 - Pedido de Autorização do PTU Online. Concluída a solicitação do Atendimento, a Operadora Executante envia o número da transação de intercâmbio através do WebService complementoProtocolo.
- Se o atendimento estiver encerrado (Autorizado, Negado ou Autorizado Parcialmente), o sistema envia uma transação respostaAtendimento para a Operadora Executora para finalizar o protocolo.
- Caso o atendimento esteja em Auditoria, no Plano de Saúde (SIGAPLS) acesse Atualizações / Auditoria/ Procedimentos (PLSA790). Preencha os parâmetros e confirme.
- Dê duplo clique no Atendimento correspondente e realize a análise da Auditoria. Ao confirmar, o sistema realiza a transação PTU Online 00404 - Resposta de Pedido de Auditoria e a transação para responder o protocolo através do WebService respostaAtendimento.
- As demais transações o sistema responde automaticamente quando recebidas: consultaStatusProtocolo, consultaHistorico e cancelamento.
- Importante: quando recebida uma solicitação de protocolo (solicitarProcotocolo), a transação é encaminhada para a Operadora Origem através do WebService encaminharExecucao.
- Através do WebService solicitarProtocolo, a Operadora que está atendendo o beneficiário, solicita um número de protocolo. Ao receber esta solicitação, o sistema processa e retorna um número de protocolo para a Operadora Solicitante.
- Para responder esta solicitação, no Plano de Saúde (SIGAPLS) acesse Atualizações / Atendimento / Protocolo Atendimento (PLSA773).
- Selecione o protocolo correspondente.Clique em Ações Relacionadas / Responder protocolo. Preencha as informações e confirme. O sistema envia a reposta para a Operadora Solicitante através do WebService respostaAtendimento.
Ponto de Entrada
Descrição: | Informe o Menu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Localização: | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Eventos: | Informe o Título da rotina | ||||||||||||||||
Programa Fonte: | Informe o Fonte da rotina | ||||||||||||||||
Função: | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” | ||||||||||||||||
Retorno: |
|
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab