Histórico da Página
Assunto
Produto: | TOTVS Incorporação |
Versões: | a definir |
Ocorrência: | Nova Plataforma de Boletos de Pagamento-Cobrança Registrada |
Ambiente: | RM |
Objetivo
Atender a Nova Plataforma de Boletos de Pagamento-Cobrança Registrada estabelecida pela FEBRABAN, onde as cobrança bancária somente serão feitas por meio de cobrança registrada.
Regra de Negócio
Portal Atual
O Portal TOTVS Incorporação disponibiliza as incorporadoras os seguintes recursos:
- 2º via de Boleto
Apresenta todas as parcelas vencidas e em aberto até a data do atual.
Permite selecionar uma parcela por vez e gerar a 2º via do Boleto via impressão de relatório do RM Reports - Antecipação de Pagamento
Apresenta todas as parcelas em aberto, trazendo o valor para a Data Base informada.
Antes de apresentar as parcelas em aberto o usuário deverá escolher o Contrato e o Tipo de parcela;
O sistema apresenta por default como data base a data atual, mas o usuário poderá alterar para data futura desde que o sistema tenha índice de reajuste cadastrado para a data informada. Ao alterar a data base o portal atualiza as parcelas recalculando o valor dos componentes de correção como Correção Monetária e Juros Contratual, além dos valores financeiros de mora como multa, juros ou desconto.
É possível imprimir um boleto (relatório do RM Report) para cobrança não registrada, e esta forma não será mais possível a partir de janeiro de 2017.
O convênio da cobrança será definido no TIN via cadastro de Dados Bancários.
Portal Proposto
Unificação de Recursos
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Hoje temos 2 relatórios para impressão de boleto (2º via e Antecipação), mudar a parametrização para buscar um único relatório com informações do financeiro / boleto (contexto financeiro) (Definir onde no financeiro vamos obter este modelo de relatório para boleto.
...
Criar parâmetro para permitir antecipação de parcelas, já que esta funcionalidade faz sentido para clientes que tenham o reajuste on line no financeiro ligado, mas o cliente que quiser poderá manter o parametro marcado mesmo que o não esteja com o reajuste on line
Convenio default Parâmetro que identifica qual é conta financeira (banco/ conta/ Agencia) que geraria o boleto não registrado.
Afim de simplificar o processo de geração de boleto para o usuário cliente do portal, os dois menus deve ser unificados em um único menu = "Boletos", neste menu serão apresentadas as seguintes informações:
...
- Apresentar todos os contratos do cliente logado em forma de "arvore" (treeview)
- Apresentar os seguintes dados:
- nº da Subunidade;
- Unidade;
- Empreendimento;
- Nº do Contrato;
- Cod. Contrato;
- Valor Total Financiado de todos os contratos apresentados *;
- Valor Total PagoPago de todos os contratos apresentados *;
- Saldo Devedor do ContratoContrato de todos os contratos apresentados *;
- Não filtrar Coligada;
- Exibir apenas vendas efetivadas;Exibir apenas vendas , com contrato gerado e efetivado;Exibir apenas vendas , com lançamentos financeiros gerados e desbloqueados;
*quem ainda tem saldo em aberto
Lançamentos Financeiros
- Apresentar todos os lançamentos financeiros em aberto;
Campos:- Data de Vencimento
- Nome do Comprador
- Descrição do TIpo de Componente
- nº da Parcela (1 /X
- VR Parcela
- VR Juros
- VR Multa
- VR Desconto
- VR Atual (liquido)
- Permitir selecionar mais de um lançamento financeiro, mesmo que de vendas diferentes;
Rodapé
- Apresentar o somatório do valor liquido de todas as parcelas selecionadasde todos os valores apresentados na lista;
- Apresentar quantidade de parcelas selecionadas;Apresentar
- Apresentar total liquido das parcelas selecionadas;
Funções que devem estar disponível para o usuário:
- Reimprimir Boleto: apenas reimprime o um boleto já existente usando o relatório padrão configurado ;no convenio financeiro.
- Gerar Boleto: gera um novo boleto do tipo "Registro On Line", ou seja, que terá comunicação com o banco via web para que o banco faça o registro on line.
Parâmetros
Financeiros
Devem ser criados no Financeiro os seguintes parâmetros:
- Relatório de Impressão: Hoje temos 2 relatórios para impressão de boleto (2º via e Antecipação), mudar a parametrização para buscar um único relatório com informações do financeiro / boleto (contexto financeiro)
(Financeiro deve fornecer esta informação). Convênio padrão para Registro On line: A geração de um novo boleto com registro on line terá um convênio bancário padrão que deverá ser estabelecido nos parâmetros financeiros.
Não permitir desativas o convenio ou a conta financeira configurada no registro on line do convenio que esteja sendo utilizado na parametrização;
O usuário só poderá escolher entre convênios que tenham a opção de Registro on line marcado.
Não permitir desmarcar a configuração de registro on line do convenio que esteja sendo utilizado na parametrização;
O cadastro existente hoje de Dados Bancários no TIN deverá ser descontinuado.
TIN
Devem ser criados no TIN os seguintes parâmetros:
- Permite gerar novo boleto para parcelas vencidas: nem todas as empresas permitem que sejam gerados novos títulos para parcelas já vencidas sendo necessário a parametrização para que cada cliente estabeleça seus próprios critérios.
- Permite Antecipação de Pagamento no Portal TIN: Criar parâmetro no TIN, onde a incorporadora indica se o portal TIN deve ou não disponibilizar parcelas financeiras com vencimento futuro para antecipação do pagamento.
Para o correto funcionamento do recurso de Antecipação de Pagamento, o recurso de reajuste on line do financeiro deve estar ativado, caso contrário não haverá atualização dos valores contratuais (Juros e CM) de cada parcela.
Considerar cliente que já usa o portal atualmente com este recurso. - Novos Boletos: poderão ser gerados via registro on line ou pelo relatório de boleto não registrado mantendo provisoriamente a função existente anteriormente.
Tratamentos
2º Via (reimpressão de Boleto)
- O usuário deve selecionar as parcelas com vencimento menor ou igual a data atual para gerar a 2º via.
- Caso o usuário selecione parcelas com vencimento futuro o portal TIN deve informar ao usuário que não é possível gerar 2º via de parcelas futuras.
- A 2º via será gerada via Serviço Financeiro, utilizando relatório padrão parametrizado nos parâmetros Financeiros.
Atendendo aos casos onde o usuário que perdeu seu boleto o imprima novamente, mas neste caso não re-gera um novo boleto com valor atualizado de juros e multa em caso de atraso. - Permite gerar o mesmo boleto com valor de Juros de mora e multa financeiras atualizados para o novo vencimento? (esta opção já existe hoje)?
Gerar novo Boleto
- Caso os parâmetros "Permite Antecipação de Pagamento ..." e "Permite gerar novo boleto para parcelas vencidas"
...
- não estiverem marcados a Opção de Gerar novo Boleto não deve ser disponibilizada e o usuário poderá apenas re-imprimir os boletos.
- O usuário deve selecionar as parcelas desejadas onde o sistema pode apresentar todas as parcelas em aberto do plano, conforme parâmetro "Permite Antecipação de Pagamento no Portal TIN", ou apenas as parcelas em aberto até a data atual do sistema.
- Se marcar um dos dois parâmetros acima citados poderá informar se irá gerar novos boletos registrados (registro on line ) ou não registrados, ou seja, gera apenas um relatório sem a inclusão de novo boleto na base de dados.
- Caso o usuário selecione parcelas vencidas o sistema poderá gerar um novo boleto com todos os valores atualizados (CM + juros do Contrato + Multa+ Juros de Mora) desde que o parâmetro "Permite gerar novo boleto para parcelas vencidas" esteja marcado. O usuário deve ser informado de que não é possível gerar um novo boleto e que deve contatar a Incorporadora.
- Para novos boletos registrados de mesmo contrato, cliente e vencimento o sistema fará o agrupamento em um único boleto;
- O(s) novo(s) boleto(s) registrado (s) será (ão) gerado (s) via Serviço Financeiro e conforme convênio padrão parametrizado no financeiro. Conforme o banco associado ao convenio o sistema poderá apresentar o boleto já gerado e pronto para a impressão ou abrir a tela do banco de geração do boleto, pois isso dependerá dos recursos de integração disponibilizados por cada banco.
Data Base
O campo de data base permite que as parcelas apresentadas na tela tenham a atualização de correção monetária, juros de contrato e encargos moratórios (juros e Multa) bem como descontos financeiros, desde que o parâmetro financeiro para reajuste on line esteja marcado.
O portal sempre traz a data base default o dia em que o usuário está acessando o sistema.
Se o usuário informar uma data base futura onde não haja índice para atualização (correção monetária) o sistema não fará o reajuste e voltará a data base para a data de hoje.
O contrato que não tiver suas parcelas reajustadas por algum motivo terá uma marcação para fácil identificação.
Antes de iniciar o desenvolvimento a nova tela de lançamentos do portal deve ser prototipada e apresentada ao cliente IDIBRA , GDP e Evangelizador de C&P para ser aprovada.
Seria apenas um relatório buscando informações do financeiro / boleto (contexto financeiro)