Histórico da Página
Mudança / Retono de Fase com Grid
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus | ||||||||
Segmento: | Saúde | ||||||||
Módulo: | Plano de Saúde | ||||||||
Rotina: |
| ||||||||
Parâmetro(s): | MV_PLSMFGR - Indica se usa Grid para mudança / retorno de fase | ||||||||
País(es): | Brasil | ||||||||
Banco(s) de Dados: | Todos os relacionais homologados | ||||||||
Tabelas Utilizadas: | BCI - Protocolo de Entrega de Guias BCL - Tipos de Guias BD5 - Processamento de Contas BE4 - Internações | ||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Windows® / Linux® |
Descrição
Implementa Implementada a melhoria que permite que as operações de "Mudança de Fase por Lote" e "Retorno de Fase por Lote" possam fazer façam uso do grid de processamento quando configurado e disponível para o usuário que estiver executando alguma das destas operações.
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
---|
- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizadorO objetivo é otimizar as operações de mudança e retorno de fase das guias utilizando a capacidade de processamento de mais de um servidor simultaneamente. É esperado que uma carga grande de guias processadas de forma distribuída seja finalizada num tempo consideravelmente menor do que no processamento sequencial.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamadoticket.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
- No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável: | Informe o Nome da Variável |
Tipo: | Informe o Tipo |
Descrição: | Informe a Descrição |
Valor Padrão: | Informe o Valor Padrão |
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
3. Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:
4. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLS:
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | (X6_VAR) |
Tipo | (X6_TIPO) |
Descrição | (X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2) |
Valor Padrão | (X6_CONTEUD) |
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela BD5 – Contas Médicas:
Campo | Informe o conteúdo do (X7_CAMPO) |
Sequência | Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC) |
Campo Domínio | Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN) |
Tipo | Informe o conteúdo do (X7_TIPO) |
Regra | Informe o conteúdo do (X7_REGRA) |
Posiciona? | Informe o conteúdo do (X7_SEEK) |
Chave | Informe o conteúdo do (X7_CHAVE) |
Condição | Informe o conteúdo do (X7_CONDIC) |
Proprietário | Informe o conteúdo do (X7_PROPRI) |
- Orientações para configurar o Load Balance acesse Load Balance.
- Orientações para configurar o Grid de Processamento acesse Grid de processamento AdvPL.
- É imprescindível que o nome da sessão que identifica o serviço coordenador do grid seja definido como [GridServer], e o nome da sessão que identifica o serviços dos agentes sejam definidos como [GridAgent].
- Todas as configurações devem ser realizadas por um administrador experiente do sistema, e o dimensionamento de carga dos servidores ( quantidade de instancias por serviço ) deve ser iniciado com poucas instâncias e ir aumentando gradativamente sempre observando a carga ( memória, processador, acesso a disco ) das máquinas envolvidas.
Procedimento para Configuração
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(Crie o(s) parâmetro(s) a seguir:(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_PLSMFGR |
Tipo:Informe o Tipo do parâmetro | Lógico |
Cont. Por.:Informe o Conteúdo padrão | .F. |
Descrição: |
|
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Indica se o PLS deve procurar por grid configurado para mudança de fase .T. - procura,.F. não procura |
Procedimento para Utilização
Mudança ou retorno de fase das guias pela rotina PLSA475
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800/ Proc. Contas / Mudar/Ret. Fase Lt. (PLSA475).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastradosProcessamento de Guias por Lote.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE) Clique no botão Param.
O sistema apresenta a janela
Tipode
Prestador – Coparticipação – Alterarparâmetros.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:3. Preencha os parâmetros de filtro para que o sistema encontre guias na fase de digitação.
4. Para a pergunta "Tipo ?" selecione a opção Mudar a Fase.
5.
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Introdução: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Passo a Passo: | Capturar diretamente do sistema. |
Finalização: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Clique em Ok para confirmar a janela de parâmetros.
6. Clique em Ok para confirmar a janela de processamento.
O sistema apresenta a pergunta "Confirma a mudança de fase dos PEGs de acordo com os parâmetros informados ?" Sim / Não.
7. Clique no botão Sim.
O sistema apresenta a pergunta "Deseja executar a mudança de fase por lote utilizando o grid de processamento ?" Sim / Não.
8. Clique no botão Sim.
O sistema inicia o processamento demonstrando na barra de progresso quantas guias já foram processadas / lançadas para o grid.
9. Clique no botão Cancelar da janela de processamento.
Está encerrada a operação de mudança de fase das guias por lote utilizando recursos do grid. É possível monitorar os agentes em execução (BUSY) ou ociosos (IDLE) pela ferramenta TOTVS | Monitor.
A guias e PEGs terão seu status atualizados assim que os agentes do grid forem concluindo o processamento, por conta disso é possível que alguma guia ou PEG envolvida no processamento ao ser consultada imediatamente ainda não esteja no status adequado. Este tipo de conferência deve ser realizado quando todos os agentes envolvidos no processamento tiverem encerrado seus respectivos processamentos.
Responda a pergunta do passo 4 selecione "Retornar a Fase" caso queira que as guias encontradas na fase Pronta retornem para a fase Digitação.
Mudança ou retorno de fase das guias pela rotina PLSA498:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Proc. Contas / Digitação Contas (PLSA498).
O sistema apresenta a janela de Seleção de Dados
2. Informe os parâmetros necessários para a busca das PEGs.
3. Confirme os parâmetros informados clicando em Confirmar.
O sistema apresenta o browse listando as PEGs encontradas.
4. Clique na opção Açõe relacionadas / Mudança fase (lote).
O sistema apresenta a pergunta "Deseja executar a mudança de fase por lote utilizando o grid de processamento ?" Sim / Não.
5. Clique no botão Sim.
O sistema inicia o processamento demonstrando na barra de progresso quantas guias já foram processadas / lançadas para o grid.
A opção de mudança de fase por lote utilizando recurso do grid pelo digitação de contas só estará disponível caso a o parâmetro MV_PLTHRE esteja configurado como .T.
Ponto de Entrada
Descrição: | Informe o Menu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Localização: | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Eventos: | Informe o Título da rotina | ||||||||||||||||
Programa Fonte: | Informe o Fonte da rotina | ||||||||||||||||
Função: | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” | ||||||||||||||||
Retorno: |
|
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab