Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Integração SIGAJURI x Financeiro (Outros ERPs)

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Jurídico

Módulo:

SIGAJURI

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

JURA099

Despesas e Custos

JURA261Cadastro de Integrações Financeiras
JURINTFINMotor da Integração Financeira
JURXFUNFunções Genéricas
JURXFUNBFunções Genéricas do SIGAJURI
RUP_JURIFunção de Atualização

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

O0U - Cadastro de Integrações Financeiras

Sistema(s) Operacional(is):

Windows

Descrição

Disponibilizar um mecanismo que possa efetuar a Integração Financeira a partir da geração de Despesas ou Garantias do SIGAJURI.

Foi disponibilizado o Cadastro de Integrações Financeiras. Este cadastro é responsável por registrar as integração financeira existentes 

Toda a integração será iniciada a partir da inclusão\exclusão de uma Despesa ou Garantia no SIGAJURI.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina UPDDISTR.

Logo após a execução desta rotina é alterado o dicionário de dados da base, conforme especificações abaixo:


Atualizações do Compatibilizador

  1. Criação de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

O0U

Configuração Integração 

Compartilhado

Não


Tabela O0U - Configuração Integração.  

Criação  de Campos no arquivo SX3 – Campos:

Campo

O0U_FILIAL

Tipo

C

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Help

Filial do Sistema

Campo

O0U_COD

Tipo

C - Caracter

Tamanho

5

Decimal

0

Formato

@!

Título

Código

Descrição

Código Integração.       

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim
ValidaçãoExistChav('O0U',M->O0U_COD,1)
Inicializador PadrãoGetSXENum("O0U","O0U_COD")

Visual

Visualizar

Contexto

Real

Modal

Sim

Help

Código Integração.

Campo

O0U_TIPO

Tipo

C - Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato@!

Título

Tipo           

Descrição

Tipo Integração          

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim
ValidaçãoPertence("12")

Visual

Alterar

Contexto

Real

Modal

Sim
Combo1=Garantia;2=Despesa

Campo

O0U_ACAO 

Tipo

C - Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato@!

Título

Ação

Descrição

Ação da Integração

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim
ValidaçãoPertence("12")

Visual

Alterar

Contexto

Real

Modal

Sim
Combo1=Inclusão de título;2=Consulta de Saldo;3=Exclusão de Título

Campo

O0U_STATUS

Tipo

C - Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Título

Status      

Descrição

Status Integração        

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim
ValidaçãoPertence("12") 
Inicializador Padrão"1"
Combo1=Ativa;2=Inativa           

Visual

Alterar

Contexto

Real

Modal

Não

Help

Status da integração.

Onde (1- Ativa ou 2-Inativa).

Campo

O0U_WSDL

Tipo

C - Caracter

Tamanho

200

Decimal

0

Formato@!

Título

Web Service 

Descrição

WSDL do Web Service      

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Visual

Alterar

Contexto

Real

Modal

Nâo

Help

Informe o WSDL do Web Service ao qual será conectado.a URL do webservice para conexão

Campo

O0U_OPERAC

Tipo

C - Caracter

Tamanho

200

Decimal

0

Formato@!

Título

Oper. WSDL  

Descrição

Operação WSDL            

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Visual

Alterar

Contexto

Real

Modal

Não

Help

Informe a operação WSDL que será acionada no Web Service.

Campo

O0U_USER  

Tipo

C - Caracter

Tamanho

30

Decimal

0

Título

Usuário

Descrição

Usuário de Autenticação

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Visual

Alterar

Contexto

Real

Modal

Sim

Help

Nome do usuário que será utilizado para efetuar a autenticação no web-service externo.

Campo

O0U_SENHA 

Tipo

C - Caracter

Tamanho

30

Decimal

0

Título

Senha

Descrição

Senha de Autenticação

Picture@*

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Visual

Alterar

Contexto

Real

Modal

Sim

Help

Senha do usuário que será utilizado para efetuar a autenticação no web-service externo.

Campo

O0U_TAGSTA

Tipo

C - Caracter

Tamanho

100

Decimal

0

Título

Tag Sta Ok

Descrição

Tag com status Ok

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Visual

Alterar

Contexto

Real

Modal

Sim

Help

Informe o nome e o conteúdo da TAG de retorno que conterá o status da integração.

Exemplo: <STATUS>ok</STATUS>

Campo

O0U_TAGCOD

Tipo

C - Caracter

Tamanho

100

Decimal

0

Título

Tag Msg Ok

Descrição

Tag com Mensagem Ok

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Visual

Alterar

Contexto

Real

Modal

Sim

Help

Informe a TAG que terá o Código de retorno.

Campo

O0U_CMPCOD

Tipo

C - Caracter

Tamanho

100

Decimal

0

Formato@!

Título

Cmp Msg Ok

Descrição

Campo Salvar Mensagem Ok

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Visual

Alterar

Contexto

Real

Modal

Não

Help

Informe o campo que irá salvar o retorno da TAG COD (chave do título gerado no sistema destino).

Campo da tabela NT3 (Despesas) ou NT2 (Garantias)

Campo

O0U_TAGERR

Tipo

C - Caracter

Tamanho

100

Decimal

0

Formato

@!

Título

Tag Msg Erro

Descrição

Tag com Mensagem de Erro

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Visual

Alterar

Contexto

Real

Modal

Não

Help

Informe a TAG que contém a mensagem de erro, caso ocorra.

Campo

O0U_CMPERR

Tipo

C

Tamanho

100

Decimal

0

Formato@!

Título

Cmp Msg Erro

Descrição

Campo Salvar Mensagem Err

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

VisualAlterar

Help

Informe o campo que irá salvar o retorno da TAG ERRO (terá a mensagem de erro).

Campo da tabela NT3 (Despesas) ou NT2 (Garantias)

Campo

O0U_LAYOUT

Tipo

M - MEMO

Tamanho

10

Decimal

0

Título

Layout      

Descrição

Layout XML               

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Não

Visual

Alterar

Contexto

Real

Modal

Sim

Help

LAYOUT do XML que será enviado ao outro ERP, este campo deve ser enviado o XML inteiro.

Quando o valor de alguma TAG deve ser preenchido com valores do SIGAJURI, a informação deve estar entre %.

Exemplo: <DATA_FATURA>%NT3_DATA%</DATA_FATURA>

Para executar alguma formula ou macro executar o conteúdo de uma TAG o valor deve estar entre $.

Exemplo: <TEXTO>$M->NT3_CAJURI+'-'+U_PARTECON()+'-'+M->NT3_COD+'-'+M->NT3_CTIPOT+'-'+NSZ->NSZ_CCORRE$</TEXTO>

Os campos das tabelas que podem ser utilizadas são: NT3, NT2, SA2 e NSZ.


Criação de índices

ÍndiceChaveDescrição
1O0U_FILIAL+O0U_CODCódigo
2O0U_FILIAL+O0U_TIPO+O0U_ACAO+O0U_STATUSTipo + Ação Integra + Status



Procedimento para Utilização 

Passo 01: Configuração de parâmetros

    MV_JINTVAL = '1'


Passo 02: Cadastros Básicos

    Módulo Financeiro

        Natureza

        Será necessário efetuar o cadastro de ao menos uma natureza no módulo Financeiro

        Para maiores detalhes Acesse a documentação da rotina no seguinte link: http://tdn.totvs.com/x/qgBlDw


        Forma de Pagamento

        Será necessário efetuar o cadastro das formas de pagamento no módulo Financeiro

        a) Acesse o módulo 06 - Financeiro, menu: Atualizações > Cadastros > Condições Pagamento e clique em Incluir.

        b) Informe o código que será usado no sistema da integração

        c) Informe o tipo = 1

        d) No campo Cond.Pagto. Informe a quantidade de dias com 2 dígitos, caso seja parcelado separe as parcelas por vírgula.

             Exemplo para pagamento à vista : 00

             Exemplo para pagamento em 3x com entrada à vista mais duas parcelas para 30 e 60 dias : 00,30,60

   

Exemplo:

    e) informe os demais campos necessários para a rotina e salve.


    Módulo Contábil

        Centro de Custo

        Será necessário cadastrar os centros de custo utilizados no sistema com o qual faremos a integração

        Para maiores detalhes sobre cadastro de centros de custo, acesse a documentação da rotina pelo link: http://tdn.totvs.com/x/NIiqCQ


    Módulo Jurídico

    Cadastro de Integração Financeira

  1. No módulo Gestão Jurídica (SIGAJURI), acesse Atualizações / Configurações  / Integrações;
  2. Clique na opção Incluir;
  3. Preencha os dados necessários e clique em Confirmar para finalizar a operação;
  4. Clique em Fechar na mensagem de Registro inserido.

      No campo Layout, cadastraremos o XML a ser utilizado na integração

      No corpo do xml podemos usar o símobo '%' para indigar que queremos pegar a informação de um determinado campo

        Exemplo: <FORMA_PAGTO>%NT3__FORMPG%</FORMA_PAGTO>

      No corpo do xml podemos usar o símobo '$' para indigar que queremos pegar a informação de um determinado campo

        Exemplo: <FORMA_PAGTO>$iIF(M→MT3_TIPO == '001', M->NT3__FORMPG, '0001')$</FORMA_PAGTO>


Integrando uma Despesa

  1. No módulo Gestão Jurídica (SIGAJURI), acesse Atualizações / Assuntos Jurídicos / Despesas;
  2. Clique na opção Incluir;
  3. Preencha os dados necessários e clique em Confirmar para finalizar a operação;
  4. Neste momento será lida a tabela O0U (Integrações Financeiras), a procura da Integração Financeira de Despesa;
  5. Encontrando esta integração, o XML do campo Layout será atualizado com os valores dos Campos e as Formulas serão executadas e assim será enviado o XML para a integração;
  6. Após a execução da integração corretamente, será atualizado o campo Mensagem Ok e a Despesa será salva.

Este mesmo procedimento pode ser executado na Garantia.