Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

A Baixa pode ser executada a partir do menu Operações Patrimoniais/Baixa ou pela visão de patrimônios. No ultimo caso deve-se selecionar o(s) patrimônio(s) desejado(s) e escolher a opção Baixa em Processos (na barra de ferramentas).

Seleção de Patrimônios

Nesta etapa devem Devem ser selecionados todos os patrimônios a serem utilizados na baixa. Esta opção será exibida caso o processo seja executado a partir do menu Operações Patrimoniais.
 
Seleção dos dados complementares

Ao baixar totalmente o(s) patrimônio(s) o valor a ser considerado para cálculo será o valor corrigido do patrimônio. Todos os
ajustes serão realizados de forma que o(s) patrimônio(s) fique(m) com saldo residual zerado(s).

A baixa total permite que seja informado um valor de venda para cada patrimônio selecionado, caso sejam escolhidos mais de um patrimônio. Para isto deve-se marcar a opção "Informar valor de venda por patrimônio".

...

As opções "Baixar agregados" e "Informar valor de venda por patrimônio" são validas somente para o tipo de baixa Total.
Se o campo "Informar valor de venda por patrimônio" não estiver marcado as informações da baixa (valor, data, etc.) irão valer para todos os patrimônios (patrimônios principais e patrimônios agregados). Caso contrário irá valer para todos os patrimônios (patrimônios principais e patrimônios agregados), exceto o valor, pois cada um possuíra o próprio.
 

Informar valor de venda por patrimônio

Caso a baixa contenha mais de um patrimônio a ser baixado totalmente, é possível informar o valor de venda para cada patrimônio, para isso basta marcar esse campo que uma nova aba "Patrimônios" irá ser exibida.

Informar valor de venda por cenário

Caso os patrimônios a serem baixados totalmente tenham mais de um cenário de cálculo, é possível informar o valor de venda para cada cenário, para isso basta marcar esse campo que uma nova aba "Patrimônios" irá ser exibida.

Apura perda e ganho

Mais informações

Data da baixa

A data a ser utilizada no processo deverá considerar a data base do patrimônio, a última ocorrência para este patrimônio e a
data de aquisição do mesmo, ou seja, a data precisa estar dentro do período de calculo, deverá ser maior que a última ocorrência cadastrada e maior que a data de aquisição. 

Valor da venda

Opcionalmente, pode-se informar o valor da venda dos patrimônios a ser aplicado para cada patrimônio baixado automaticamente.
 

Motivo de Baixa

O motivo de baixa deve estar previamente cadastrado antes da execução do processo. Para maiores informações sobre o cadastro do motivo de baixa.
 

Contabilização

A contabilização da baixa respeitará as informações definidas no Evento Contábil para criação dos lançamentos.
Ao marcar esta opção a contabilização da baixa ficará como pendente, podendo ser realizada posteriormente após a execução com sucesso da baixa. 

Observações:

Para a contabilização o sistema considera a data do lote e a data da ocorrência, ou seja, o sistema não contabilizará ocorrência com data fora do período do lote contábil.
A contabilização só será realizada caso seja marcada a opção Contabilizar Ocorrência.
 

Campo Observações

Campo livre que permite que sejam descritas informações que, posteriormente, podem ser visualizadas no histórico da
ocorrência.
 
Log

...