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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

Especificação

Produto

RM

Módulo

TOTVS Gestão Fiscal

Segmento Executor

Backoffice

Requisito/Story/Issue

FISCAL01-9792

Subtarefa

FISCAL01-10115

País

( x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Objetivo

 Detalhar as alterações necessárias no modulo TOTVS Gestão Fiscal para a implementação dos Eventos Cadastraisdo Evento Cadastral R-1000 e R-1070 da EFD-REINF

Estrutura de tabelas

Apesar das pequenas diferenças todos os eventos têm a mesma estrutura então será detalhado abaixo a estrutura que será criada para cada Evento seja ele um Evento de Cadastrado ou Evento Periódico.

draw.io DiagrambordertrueviewerToolbartruefitWindowfalsediagramNameEstrutura Evento REINFsimpleViewerfalsewidthdiagramWidth402revision1

Tabela Evento 

Sugestão de nome: DEVENTOREINF

Id Evento Pai: Deverá ser preenchido com o evento pai, porém pela sequencia lógica da EFD-REINF o Evento R-1000 terá este campo em branco.

Cadastro

Ao acessar o menu EFD-REINF → “Eventos Cadastrais” devem ser listados todos os Eventos do tipo R-1000. O cadastro poderá ser acionado somente pela Filial Matriz ou Filial SCP. Os campos seguirão o padrão de estrutura definidos para os Eventos da EFD-REINF.

A inclusão do registro R-1000 será realizada conforme a estrutura padrão dos eventos da EFD-REINF, porém com os detalhes abaixo.

Tipo:
  • Id. Evento Pai não deve ser visível;
  • Tipo: 
  • será preenchido com o código do evento R-1000 e não deve ser editável;
  • Início do Período: deverá ser informado a data de início da vigência da EFD-REINF
, exemplo:
  • ou deste Evento;
  • Código da Filial: não deve ser editável.

Validações

  • Não pode ser incluído um Evento R-1000
,
  • enquanto existir outro R-
1070, R-2010 etc.

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 Image Removed

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 
  • 1000 não encerrado, ou seja com a data de fim de período preenchida;
  • Não pode existir mais de um R-1000 para o mesmo período, ou seja o inicio do novo R-1000 deverá ser posterior ao fim do período do último R-1000;
  • Apenas o R-1000 mais recente pode ser alterado.

Dados do Responsável pelo Software

Para o Evento R-1000 é necessário informar dados do responsável pelo software no grupo softHouse do XML para isso deverá ser criado um cadastro conforme abaixo.

Mashup

Deverá ser criado através dos mashup da TOTVS um cadastro para informar os dados do responsável pelo software com os seguintes campos:

  • CNPJ da empresa desenvolvedora do software;
  • Razão Social da empresa desenvolvedora do software;
  • Nome do contato na empresa;
  • Informar o número do telefone, com DDD;
  • Endereço eletrônico (e-mail);
  • Versão minima da EFD-REINF;
  • Versão minima do Release.

Estrutura no ERP

Deverá ser criada uma tabela no ERP para armazenar os dados sincronizados com o mashups da TOTVS contendo os mesmos campos do cadastro no mashups e mais um campo de controle para evitar manutenções indevidas no cadastro. Sugiro utilizar o mesmo nome de tabela utilizado no mashups. Além disso é necessário criar um processo de sincronismos com os dados do mashups na tela da EFD-REINF. O processo funcionará de forma semelhante aos processo integrados com o mashup já existente no fiscal. Apenas a alteração deste dados não deve interferir no status do Eventos já transmitidos, contudo terá efeito para todas as novas transmissões.

Layout do Evento

O xml do Evento deverá ser gerado conforme abaixo.

Bloco de código
languagexml
titleExemplo R-1000
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<Reinf>
  <evtInfoContri id="???000000000000000000000000000000000">
    <ideEvento>{...}</ideEvento>
    <ideContri>{...}</ideContri>
    <infoContri>
      <inclusao>{...}</inclusao>
      <alteracao>{...}</alteracao>
      <exclusao>{...}</exclusao>
    </infoContri>
  </evtInfoContri>
</Reinf>

No grupo infoContri poderá ter apenas um dos seguinte Grupos

Deck of Cards
historyfalse
idinfoContri
tabLocationleft
Card
id0
labelinclusao
Bloco de código
languagexml
titleinclusao
<inclusao>
  <idePeriodo>{..}</idePeriodo>
  <infoCadastro>{...}</infoCadastro>
</inclusao>
Card
id1
labelalteracao
Bloco de código
languagexml
titlealteracao
<alteracao>
  <idePeriodo>{..}</idePeriodo>
  <infoCadastro>{...}</infoCadastro>
  <novaValidade>{...}</novaValidade>
</alteracao>
Card
id2
labelexclusao
Bloco de código
languagexml
titleexclusao
<exclusao>
  <idePeriodo>{...}</idePeriodo>
</exclusao>

Origem dos dados

Este evento será gerado com base no cadastro da Filial e todos os campos envolvido precisam do controle de alteração do log da filial. Sempre que estes campos forem atualizados  e o Evento já estiver autorizado o status do registro R-1000 em vigência deverá ser modificado para “Alterado”.

Deck of Cards
historyfalse
idinfoCadastro
tabLocationleft
Card
id0
labelinfoCadastro

infoCadastro

Bloco de código
languagexml
titleinfoCadastro
<infoCadastro>
  <classTrib>st</classTrib>
  <indEscrituracao>123</indEscrituracao>
  <indDesoneracao>123</indDesoneracao>
  <indAcordoIsenMulta>123</indAcordoIsenMulta>
  <indSitPJ>123</indSitPJ>
  <contato>{...}</contato>
  <softHouse>{...}</softHouse>
  <infoEFR>{...}</infoEFR>
</infoCadastro>

Origem de dados

Elemento do XMLOrigem
classTribDFILIAL.CLASSIFTRIBUTARIA
indEscrituracaoDFILIAL.EMPOBRIGADAECD
indDesoneracaoDFILIAL.DESONERACAOFOLHACPRB
indAcordoIsenMultaDFILIAL.ACORDOINTISENCAOMULTA
indSitPJAvaliar a possibilidade de criar um campo no cadastro da Filial
Card
id1
labelcontato

contato

Bloco de código
languagexml
titlecontato
<contato>
  <nmCtt>str1234</nmCtt>
  <cpfCtt>str1234</cpfCtt>
  <foneFixo>str1234</foneFixo>
  <foneCel>str1234</foneCel>
  <email>str1234</email>
</contato>

Origem de dados

Elemento do XMLOrigem
nmCttDFILIAL.NOMECONTADOR
cpfCttDFILIAL.CPFCONTADOR
foneFixoDFILIAL.DDDCONTADOR + DFILIAL.TELCONTADOR
foneCelDFILIAL.DDDCELCONTADOR + DFILIAL.CELULARCONTADOR
emailDFILIAL.EMAILCONTADOR
Card
id2
labelsoftHouse

softHouse

Bloco de código
languagexml
titlesoftHouse
<softHouse>
  <cnpjSoftHouse>str1234</cnpjSoftHouse>
  <nmRazao>str1234</nmRazao>
  <nmCont>str1234</nmCont>
  <telefone>str1234</telefone>
  <email>str1234</email>
</softHouse>

Origem de dados

Elemento do XMLOrigem
cnpjSoftHouseDados do Responsável pelo Software
nmRazaoDados do Responsável pelo Software
nmContDados do Responsável pelo Software
telefoneDados do Responsável pelo Software
emailDados do Responsável pelo Software
Card
id3
labelinfoEFR

infoEFR

Bloco de código
languagexml
titleinfoEFR
<infoEFR>
  <ideEFR>str1234</ideEFR>
  <cnpjEFR>str1234</cnpjEFR>
</infoEFR>

Origem de dados

Elemento do XMLOrigem
ideEFRSe o campo abaixo estiver preenchido, então este campo deve ser preenchido com "N"
cnpjEFRDFILIAL.CNPJENTEFEDERATIVO

As demais estruturas não destacadas irão seguir o padrão geral dos eventos

Log do Cadastro de Filial

Os campos abaixo precisam registrar log de alteração.

  • Dados Fiscais | Obrigatoriedade da ECD Hoje este campo registra somente quando o checkbox é habilitado é necessário registrar quando o mesmo for desabilitado também;
  • Dados Fiscais | Desoneração da folha Hoje este campo registra somente quando o checkbox é habilitado é necessário registrar quando o mesmo for desabilitado também;
  • Dados Fiscais | Acordo Internacional para isenção de multa Hoje este campo registra somente quando o checkbox é habilitado é necessário registrar quando o mesmo for desabilitado também.

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

Descrição em Inglês*

[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.