CONTEÚDO
- Visão Geral
- Exemplo de utilização
- Tela Configurações Contábeis
- Outras Ações / Ações relacionadas
- Tela Configurações Contábeis
- Principais Campos e Parâmetros
- Tabelas utilizadas
01. VISÃO GERAL
O objetivo desta atividade é demonstrar como são realizadas as Configurações Gerais que serão utilizadas nas aplicações do Módulo Contábil.
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
Objetivo
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Caminho
Módulo Contábil Web > Configurações > Configurações Contábeis – ABA_00015
Pré-Requisitos e Restrições
Possuir acesso para o ao módulo Contábil e suas aplicações;.
Para o cadastro de adicionar Signatários e Auditores, primeiramente é necessário que a pessoa a ser vinculada a estes cadastros sejam cadastradas este processo esteja cadastrada no módulo Pessoa.
Ter realizado o cadastro de todas as Qualificações de Signatários necessárias:
- Cadastro de Qualificação do Signatário caso não for utilizar um cadastro existente.
- Cadastro de Auditor caso seja aplicado.
Passo a Passo
Acesse o Módulo Contábil, clique no menu Configuração, em seguida clique em Configurações Contábeis.
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Imagem 1 – Configurações Contábeis
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Totvs custom tabs box |
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tabs | Configurações da Empresa |
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Imagem 2 – Configurações Contábeis
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, Configurações Gerais, Configurações Técnicas | ids | 1,2,3 |
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Totvs custom tabs box items |
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| Configurações da EmpresaPara iniciar, selecione a Empresa, em seguida, clique no botão para Adicionar Signatários. Image Added
Imagem 2 – Configurações Contábeis
SignatáriosNeste campo |
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são vinculados os Signatários da empresa |
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para serem os responsáveis pela assinatura das demonstrações contábeis. |
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- Para realizar o cadastro de um Signatário clique em Adicionar:
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Imagem 3 – Configurações Contábeis
A tela de cadastro será exibida, informe:
- Informe o código da Pessoa a ser utilizada.
- Selecione a Qualificação da pessoa perante á organização.
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Imagem 4 – Configurações Contábeis
Digite o Código ou utilize o botão de Pesquisa para selecionar a Pessoa. Se na Qualificação da pessoa foi atribuída a opção Contador ou Contabilista, serão habilitados os campos relacionados ao CRC. Informe o Número do CRC, UF CRC e a Validade CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Caso possua, digite o Número Sequencial do CRC. Image Added
Imagem 3 – Configurações Contábeis
No campo Qualificação para Fins de Substituição |
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é possível selecionar a qualificação do assinante do termo de verificação responsável pela substituição da ECD. |
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Nota |
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Este campo foi incluído para atender o layout da ECD (Escrituração Contábil Digital) a partir da versão 7 |
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Informe se o Signatário será o Responsável Legal da Empresa. Para finalizar, clique no botão Salvar para inserir o Signatário. Image Added
Imagem 4 – Configurações Contábeis Para cadastrar novos Signatários, repita os passos descritos anteriormente. Após adicionar os Signatários |
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Imagem 5 – Configurações Contábeis
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, prossiga para o cadastro de |
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Auditores. AuditoresNeste campo |
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e que serão vinculados para que se respeite a obrigatoriedade de cumprimento da ECD quando na indicação de entidade sujeita a auditoria, apresentado no registro J935 de Identificação dos Auditores Independentes. Clique no botão Adicionar. Digite o Código ou utilize o botão de Pesquisa para selecionar a Pessoa. Image Added
Imagem 5 – Pesquisar Pessoas
Com o auditor selecionado, agora preencha o Código CVM (Comissão de Valores Mobiliários), em seguida clique no botão Inserir. Image Added
Imagem 6 - Código CVM Para cadastrar novos Auditores, repita os passos descritos anteriormente. |
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Para verificar como cadastrar novos auditores, verifique as explicações disponíveis para aplicação de Cadastro de Auditor.
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Após cadastrar todos os auditores necessários, prossiga para |
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ECF
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as próximas configurações.
Encerramento do ExercícioOs campos Conta de apuração padrão e Histórico Padrão são pré-configurações utilizadas como padrão para que não haja necessidade de informá-las novamente pelo processo de Encerramento de Exercício e para que nela sejam realizadas todas as contrapartidas das contas de Receitas e Despesas, sendo efetivamente apurado o resultado do Período. Caso esses campos não sejam preenchidos nesta aplicação, eles serão requisitados novamente na aplicação de Encerramento de Exercício. Digite o Código da Conta de apuração padrão e do Histórico padrão, ou clique no botão para Pesquisar. Image Added
Imagem 7 - Encerramento de Exercício ECFO preenchimento dos campos da ECF são utilizados para geração do Registro 0030 (Dados cadastrais) |
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código CNAE (Classificação Nacional da Atividade Econômica da |
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Empresa) e o Cód. Natureza |
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Jurídica da empresa. Image Added
Imagem 8 – ECF
Após o preenchimento, clique no botão Salvar Alterações - F4. Image Added
Imagem 9 - Salvar alterações Voltar
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Totvs custom tabs box items |
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Configurações GeraisAs configurações gerais são únicas por sistema, ou seja, a configuração é única e |
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replicada para todas as matrizes e filiais cadastradas. |
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Utiliza Aprovação de Lançamento |
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: Esta opção só deverá ser |
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configurada se a empresa for adotar o processo de Aprovação de Lançamentos na aplicação Autorização de Lançamento. Quando configurado |
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, ao salvar os lançamentos, estes serão gravados, porém, não afetarão os saldos contábeis até que sejam aprovados pelo usuário competente. |
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Nota |
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A configuração do usuário responsável pela aprovação está vinculada ao Cadastro do Lote. Caso não seja parametrizado nenhum usuário para autorização no Lote, todos os usuários que possuam permissão para utilizar o módulo Contábil |
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poderão aprovar lançamentos. No |
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Lote, poderá ser configurado um ou mais responsáveis para autorização. |
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Mesmo que a empresa esteja configurada para utilizar o processo de Aprovação, essa regra não se aplicará aos lançamentos realizados por meio dos lotes 901, 902, 915 e 916. Para os lançamentos oriundos do Lote 912 Encerramento, o que definirá se os lançamentos serão aprovados automaticamente ou não é a configuração |
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da opção Encerramento de Exercício, |
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presenta na aba Configurações da Empresa. |
Permite duplicar lançamentos importados: vinculado a aplicação Importação de Lançamentos, é utilizado em leiautes específicos como Folha de pagamento com dados de Data, Valor, Conta Débito/Crédito, por exemplo. Esses dados quando identificados, é utilizado a configuração desta opção: Alertar - Bloquear - Permitir. Opção padrão para partida simples: lançamentos de primeira fórmula vinculado a aplicação Lançamento Contábil. Quando selecionado Sim, preenche a conta/valor e mantem padronizado na tela para não requisitar novo preenchimento. Data Inicial do Sistema: Visando preservar a integridade do sistema, o campo Data Inicial do Sistema ficará oculto a todos os usuários |
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se tornar visível e editável |
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deve conceder permissão deste recurso |
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através de configuração no módulo |
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Segurança, Clique aqui para acessar a documento Associação de Permissão Usuário/Grupo. Image Added
Imagem 10 - Configurações Gerais Demonstra Relatório - Empresa selecionada: emite ou não relatório da empresa selecionada. Utiliza histórico lançamento concatenado relatório: insere ou não o histórico/lançamento no relatório. Ocultar empresas inativas no relatório: emite ou não empresas que foram encerradas e inativadas. Exibir valores negativos nas exportações: os lançamentos com saldo devedor selecionado deverão apresentar o símbolo de negativo nos livros exportados. Image Added
Imagem 11 - Configurações Gerais Utiliza contabilização por Parâmetros: Contabilização pelos parâmetros contábeis - Pessoa. Ao utilizar essa opção, deve se configurar uma conta contábil sintética com a opção contabiliza por parâmetro e selecionar o parametro Pessoa conforme demonstrado no Cadastro de Plano de Contas. Exibir plano de contas: Exibir somente empresa logada ou todas as empresas. Exibir centro de resultado: Exibir somente empresa logada ou todas as empresas. Utiliza Contabilização Gerencial: O plano de contas Gerencial e Lançamentos gerenciais é opcional por Matriz. Image Added
Imagem 12 – Configurações Gerais Desabilitar impressão do Livro Razão: Desabilita a geração do relatório em tela e/ou a exportação do relatório em PDF. Após realizar todas as configurações necessárias, clique no botão Salvar alterações - F4. Image Added
Imagem 13 - Desabilitar impressão do Livro Razão
Gerar Centro de Custo - Reg. I250 ECD: Habilita a geração do campo COD_CUST no Registro I250 conforme Centro de Resultado informado no Lançamento Contábil. |
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Após realizar todas as configurações necessárias, clique |
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no botão Salvar alterações - F4. Image Added
Imagem 14 - Habilitar a geração do campo COD_CUST no Registro I250. Voltar |
Totvs custom tabs box items |
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| Configurações TécnicasNa aba Configurações Técnicas, para utilização adequada do recurso de Registro de Exportação CSV de Relatórios, que tem como objetivo realizar o download dos relatórios, é necessário configurar o caminho onde esses arquivos serão destinados quando baixados. Nota |
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É necessário solicitar ao departamento de TI da empresa a criação do diretório para armazenar o arquivo gerado. O diretório deverá ter permissão de escrita. Em casos onde o cliente é cloud, recomendamos o seguinte caminho padrão: C:\C5Client |
- Caminho de gravação/download do IIS: É o caminho na estrutura de diretórios do servidor de IIS, informado pelo profissional responsável pela rede e seus servidores. Nesse caminho será feita a gravação e download dos relatórios (caso não estejam sendo exportados assincronamente) e dos arquivos de ECD e ECF. Esta pasta deve conter permissão (concedida pelo mesmo profissional) de leitura e gravação pela aplicação.
Image AddedImagem 15 - Configurações Técnicas
Nota |
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Caso algum usuário exclua o arquivo baixado do Caminho de Gravação, ao acessar o recurso Registro de Exportação CSV de Relatórios e tentar realizar o download do relatório, o sistema exibirá uma mensagem informando a impossibilidade dessa ação. |
Clique no botão Salvar Alterações - F4 para gravar as configurações. Image AddedImagem 16 - Configurações Técnicas
Dica |
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| Acesse aplicação Arquivos Digitais para pesquisar o status da geração do arquivo via banco e realizar o download. Clique aqui para consultar a documentação. |
Voltar |
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Card documentos |
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Informacao | Essa aplicação e seus dados são compartilhados entre a visão Fiscal e Gerencial, e pode ser utilizada tanto em configurações contábeis padrão quanto gerenciais. |
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Titulo | Fiscal e Gerencial |
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03. TELA CONFIGURAÇÕES CONTÁBEIS
Outras Ações / Ações relacionadas
04. TELA CONFIGURAÇÕES CONTÁBEIS
Principais Campos e Parâmetros
Não há
05. TABELAS UTILIZADAS
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