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Índice

MIT072 – Manual de Operação do Protótipo

Cliente: Gamaro

Data: 10/02/2021

 

Sumário

Sumário 2

  1. O que é o PVI 4
  2. Arquitetura 4

2.1. Servidores 4

2.2. Serviços 5

2.3. A Interface do PVI 6

  1. Primeiro acesso 6
  2. Parâmetros Globais 6
  3. Sincronizando o PVI com o TCGI 9
  4. Cadastro de usuários, grupos e imobiliárias 12
  5. Workflow de movimentação de propostas 14
  6. Situações de Unidade PVI x RM 19
  7. Cadastro de componentes da venda no PVI 20
  8. Etapas do funil de vendas 22
  9. Editando Empreendimentos 23
  10. Criando informativos para os usuários do PVI 30
  11. Como o pvi calcula a comissão de uma venda? 31

13.1 Tipos de comissão 33

Decrescente 33

Parcelas Iguais 33

Parcelas proporcionais 34

  1. Menu Pré-venda 34

14.1 Alçadas de aprovação 34

14.2 Brinde na Compra 35

14.3 Funil de Vendas 35

14.4 Pessoas 36

14.5 Roleta de Vendas 38

  1. O processo da venda 38

15.1 Reservas 39

15.2 Excluir uma reserva 43

15.3 Reserva com nome do próspect 44

15.4 Simulando uma proposta 45

15.5 Editar uma proposta salva 47

15.6 Opões da proposta salva 48

15.6.1 Validar 48

15.6.2 Proposta: imprimir 48

15.6.3 Relatório comparativo 49

15.6.4 Proposta: Enviar por email 49

15.6.5 Plano de pagamento: imprmir 49

15.6.6 Plano de pagamento: XLSx 49

15.6.7 Contrato: imprimir 49

15.6.8 Contrato: salvar Word 49

15.6.9 Avançar etapa da proposta 49

15.6.10 Trocar corretor da proposta 50

15.6.11 Autorizar proposta reprovada 51

15.6.12 Solicitar aprovação 51

15.6.13 Documentos de proposta 51

15.6.14 Documentos de pessoa 53

15.6.15 Comissão 53

15.6.16 Reservas da unidade 55

15.6.17 Mensagens 55

15.6.18 Anexos 55

15.6.19 Log 56

15.6.20 Excluir proposta 56

15.6.21 Excluir proposta no backoffice 56

  1. Menu Contratos 57
  2. Menu Corretores 57

17.1.1 Comissões 57

17.1.2 Compromissos 58

  1. Menu Gerencial 59

18.1.1 Gráficos 59

18.1.2 Comisões 60

18.1.3 Relatórios 60

  1. Menu Agendamentos 62
  • O que é o PVI

Portal de Vendas de Imóveis é uma plataforma WEB que integra os empreendimentos e unidades registrados no TCGI (Totvs Construção e Gestão de Imóveis), auxiliando as equipes de vendas no processo de cadastro e manutenção de leads, análise de viabilidade de propostas de compra de imóveis e cadastro automático de propostas aprovadas no ERP TOTVS. 

 

  • Arquitetura

Componentes de so

Servidor WEB (APACHE ou IIS), por padrão a ferramenta é instalada no IIS. Neste servidor devemos ter:

  • PHP versão 7.3.0 ou superior
  • OBS: obrigatoriamente o PHP deve ficar instalado na pasta c:\protos\php
  • PHP Manager 1.2 ou superior
  • URL Rewrite 2.0 ou superior
  • SQL Server Native Cliente 12.0 (se banco for sql server)
  • Microsoft C++ Redistributable 2015 update 3RC ou superior
  • Microsoft ODBC Driver para SQL Server para php 7.

Banco de dados

O produto funciona com SQL Server 2008 ou superior ou MySQL 5.5 ou superior. Os scripts de criação destes bancos de dados ficam na pasta de instalaçao do PVI conforme caminho abaixo:

  • C:\inetput\wwwroot\protos-pvi\db (se instalação for no Windows)
  • Servidores

SERVIDOR WEB

Item

Descrição

Sistema operacional

Windows 2008 ou superior – 64 bits ou Linux

Memória

*Minimo: 2 GB de RAM

  • Ideal: 8 GB de RAM 

Processador

*Mínimo: AMD Opteron, AMD Athlon 64, Intel Xeon com suporte Intel EM64T, Intel Pentium IV com suporte EM64T

Velocidade do processador:

  • Mínimo: 1,4 GHz
  • Recomendável: 2,0 GHz ou mais rápido

Espaço em disco para o Sistema operacional

Recomendado: 80 GB

• Ideal: 100 GB (instalação complete) Observação: computadores com mais de 16 GB de RAM precisarão de mais espaço em disco para operações de envio de mensagens, hibernação e despejo de arquivos

Espaço em disco para instalação do portal

15 Gb (espaço tende a crescer com o uso da ferramenta devido a gravação de imagens e arquivos de logs)

SERVIDOR DE BANCO DE DADOS

Item

Descrição

Sistema operacional

Windows 2008 ou superior – 64 bits ou Linux

Processador

*Mínimo: AMD Opteron, AMD Athlon 64, Intel Xeon com suporte Intel EM64T, Intel Pentium IV com suporte EM64T

Velocidade do processador:

  • Mínimo: 1,4 GHz
  • Recomendável: 2,0 GHz ou mais rápido

Memória

Minimo Recomendado: 4 GB

Espaço em disco para o Sistema operacional

Recomendado: 100 GB (instalação Completa)

Espaço em disco para o SGDB

1,5 Gb

Espaço em disco para base do portal de vendas

5,0 Gb (espaço tende a crescer com o uso da ferramenta)

  • Serviços

COMUNICAÇÃO COM TOTVS RM.

Para que o PVI se comunique com o banco de dados do TOTVS, ele utiliza os serviços do HOST do RM, portanto estes devem estar habilitados no servidor de aplicação do TOTVS RM. 

Para habilitar os Serviços do HOST RM vide documento no link abaixo:

 http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=89620766

ENVIO DE EMAILS

O PVI tem a possibilidade de envio de emails para seus usuários e ou clientes, portanto o servidor de aplicação do portal deve ter as portas de comunicação com o provedor de emails do cliente liberada no firewall.

COMUNICAÇÃO COM SERVIDOR DE LICENÇAS DO PVI

Para leitura das licenças de uso adquiridas pelo cliente, o servidor WEB do PVI deve ter acesso ao site www.protos.inf.br portas 80 e 443 

GOOGLE MAPS

Para que localidades de mapas sejam demonstradas no PVI o servidor WEB do portal deve ter acesso a URL´s de validação do GEOCODE do Google

https://maps.googleapis.com

http://maps.google.com/

https://drive.google.com

LOCALIZAÇÃO DE ENDEREÇOS

Para que o PVI encontre os endereços através do CEP digitado o servidor deve ter acesso aos sites 

www.cepaberto.com

postmon.com.br

  • A Interface do PVI

O PVI é dividido em duas áreas distintas, a primeira chamada de frontend onde os usuários trabalham e fazem todas as operações para o processo de vendas e a área de parametrização conhecida por backend, onde somente usuários com conhecimento devem ter acesso, pois nesta estão todas as opções de parametrização do software.

FrontEnd

BackEnd

  • Primeiro acesso

O primeiro acesso ao portal de vendas de imóveis Totvs deverá ser feito com o usuário [email protected] e senha totvs. Neste momento somente este usuário está criado com direitos administrativos sobre a ferramente. Recomendamos que após a criação de outros usuários troque a senha do usuário [email protected]

  • Parâmetros Globais

O portal já possui os principais parâmetros para seu funcionamento, definidos como default, mas alguns destes dependem do ambiente do cliente e necessitam ser cadastrados para permitir a operacionalização do PVI. Todos os parâmetros do PVI estão em backend > parâmetros e todos são auto-explicativos e de fácil entendimento, portanto nesta seção trataremos somente dos mais importantes para o iniciarmos o PVI, seguem:

Sistema

  • Nome da Empresa: Descreva no mome que deseja que apareça na barra de títulos do PVI.
  • Servidor SMTP Host:  Nome do servidor SMTP. Após todos os parâmetros SMTP estiverem cadastrados, clique no botão “Testar SMTP” para enviar um email teste para o endereço desejado e validar se a configuração está correta. Para estes parâmetros é importante solicitar estes dados para seu provedor de e-mails.

Os demais parâmetros estão relacionados com o processo de envio de senha e serão preenchidos com as informações disponibilizadas pelo provedor de email:

  • Servidor SMTP usuário
  • Servidor SMTP senha
  • Servidor SMTP servidor requer autenticação
  • Servidor SMTP criptografia
  • Servidor STMP email de resposta
  • Servidor SMTP porta

Proposta

  • Validar valor do VPL acumulado: este parâmetro deve sempre ficar como SIM pois ele garantirá a análise financeira do PVI entre a proposta do cliente e as condições padrões de venda definidas no RM pela tabela de preço e modalidade da venda.  Este parâmetro fará a validação do VPL TOTAL da proposta versus o VPL TOTAL da tabela de vendas da unidade em negociação. Este parâmetro reprova a proposta se o VPL da proposta for menor que o VPL da tabela. 
  • Validar valor do VPL até a entrega: se definido como sim validará o VPL TOTAL da proposta somando as parcelas até a data de entrega do empreendimento, comparando com o VPL TOTAL da tabela também até a data de entrega do empreendimento. Portanto para empreendimentos que se deseja um percentual de receita até a data de entrega, basta construir a modalidade de vendas e ajustar parâmetros dos componentes de venda no PVI para que retratem uma tabela de preços de acordo com o desejado pela incorporadora. Este parâmetro reprova a proposta se  o VPL da proposta for menor que o VPL da tabela até a data de entrega do empreendimento.
  • Validar valor do VPL linear: este parâmetro, quando sim, validará mensalmente o VPL ACUMULADO parcela a parcela da proposta versus o VPL ACUMUALDO mensal da tabela de vendas e se pelo menos um mês estiver com VPL menor que o esperado pela tabela, a proposta será reprovada.

Pessoa

    • Código para o tipo de cliente: caso no RM, no cadastro de clientes, exista obritatoriedade para o campo TIPO DE CLIENTE / FORNECEDOR, neste campo deve ser cadastrado o código de tipo de cliente fornecedor que será utilizado quando o PVI cadastrar uma pessoa no RM.
    • Como deseja gravar os clientes: defina como deseja que o PVI cadastre os clientes no RM, cliente, fornecedor ou cliente e fornecedor (ambos)
    • Permite proposta para prospects de outros corretores: no PVI é possível limitar o acesso a pessoas que já estão em negociação com outro corretor, portanto este parâmetro tem 3 (três) possibilidades:
      • Sim para permitir que todos os corretores possam fazer propostas para qualquer pessoa mesmo aqueles que tiverem sido cadastrados por outros corretores.
      •  Não para não permitir salvar uma proposta com prospect de outro corretor.
      •  "Sim, avisar e gravar mensagem na proposta" para permitir salvar a proposta, porém informar ao corretor e gravar a mensagem: "Prospect X vinculado ao usuário Y."
  • Tipo de cliente Global ou Local: O RM aceita clientes gravados como locais ou globais, este parâmetro define como o PVI cadastrará a pessoa no RM

Empreendimentos

  • Tipo de cálculo VPL: VPL BRUTO define que o cálculo do VPL leva em consideração o valor total da tabela de preços e negociação, este dever ser o parâmetro padrão. O VPL LÍQUIDO elimina do cálculo o valor da comissão do empreendimento, situação em desuso pelas incorporadoras.

Unidade

  • Adicionar reserva automaticamente para o corretor: nas ações de reserva ou proposta o PVI irá reservar a unidade para o corretor, desejável que fique sempre SIM.
  • Alterar a unidade para seguinte situação quando reservada: define qual a situação a unidade terá quando o corretor fizer uma reserva. Estas situações são do cadastro de situações de unidades do PVI 
  • Alterar unidade para seguinte situação quando uma proposta for adicionada a ela: define qual a situação a unidade terá quando o corretor fizer uma proposta. Estas situações são do cadastro de situações de unidades do PVI.
  • Período de retenção de propostas em horas: quantas horas o PVI irá manter a unidade reservada quando esta for uma proposta. Este parâmetro também poderá ser definido por empreendimento no cadastro de empreendimentos (backend)
  • Período de retenção de reservas em horas: quantas horas o PVI irá manter a unidade reservada após o corretor executar a ação de reservar unidade. Este parâmetro também poderá ser definido por empreendimento no cadastro de empreendimentos (backend)
  • Período para aumentar a reserva em horas: quantidades de horas a serem somadas ao tempo da reserva em vigor quando houver a ação de aumentar prazo da reserva.

Layout

  • Mostrar nome da empresa em texto ou logo: se definido em texto, será apresentado na barra de títulos do PVI o nome da empresa que foi definido no parâmetro da aba “sistema”. Se definido como logo, devemos carregar na pasta C:\inetpub\wwwroot\PROTOS-PVI\assets um arquivo com nome “logo.png”.

OBS: em versões futuras ao definir LOGO será solicitado o upload do arquivo sem necessidade e acessar o servidor do PVI.

Impressão

  • Logo: carregue o logo que será utilizado no cabeçalho dos relatórios desenvolvidos no PVI.

TOTVS

  • WebService TOTVS: URL coloque a URL fornecida pelo RM para acesso ao WebService do Host RM
  • WebService: Usuário – cadastre o usuário RM com direitos totais nas funções do TIN, cadastro de clientes e gestão da comunicação com do cliente.
  • WebService: Senha – cadastre a senha do usuário RM que será usado para o acesso aos WebSercices do Host RM.
  • Código de componentes de valor – quais são os tipos de componentes de valor usados pelo PVI. Isto é importante pois o PVI demonstra somente os componentes de valor nas simulações de propostas.
  • Informar o número da venda no instante de envio da venda para backoffice -  por default o PVI cria o numero da venda no RM, para isto o parâmetro VENDA SEQUENCIAL, deve estar ligado no TOTVS Incorporação. Caso contrário é possível antes de enviar a venda, dizer ao PVI qual será o número da venda a ser criada no RM.  Para isto deixe este parâmetro como SIM.
  • Separar componente em grupos -  se SIM, ao enviar uma venda do PVI para o RM, o PVI irá separar cada componente em um grupo distinto, exemplo de proposta:
    • Sinal
    • Mensal
    • Semestral
    • Financiamento

Ao enviar esta venda o PVI irá criar um grupo para cada componente ficando Grupo 1 – Sinal, Grupo 2 – Mensal, Grupo 3 – Semestral e Grupo 4 - Financiamento.

  • URL Servidor TOTVS de atualização: por padrão este campo deverá ficar com o endereço http://protospvi.totvs.com.br que define o endereço do servidor que disponibiliza as atualizações de versões do PVI.
  • Versão do TOTVS RM: deverá contar a versão do RM com o formato X.Y.Z exemplo: 12.1.21, não deve ser acrescentado no número do patch.
  • Versão do TOTVS RM: Revitalizada: SIM para versão revitalizada do RM
  • WebService: Banco de Dados: selecione qual o bando de dados usado pelo RM, Oracle ou SQL Server?
  • Sincronizando o PVI com o TCGI

Conforme demonstrado na arquitetura o PVI usa a estrutura de WebServices do TOTVS para troca de informações e para que este processo funcione é necessário parametrizar alguns dados no TOTVS RM e no PVI.

Parâmetrização no TOTVS RM

Para realizar o sincronismo dos dados entre PVI e RM devemos habilitar os WevServices conforme documentação do link a seguir:

https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=89620766#Procedimentos--2064216139

Anida no RM devemos agora habiitar as actions usadas no processo de comunicação de dados, para isto vamos seguir os passos abaixo:

1 - Iniciamos o processo com a atualização das actions do sistema. Para isto devemos acessar o menu de "Serviços Globais" e depois selecionar "Actions do Sistema"

2 - Ao abrir a tela de actions, selecione o menu de "Processos" e selecione "Atualização de Actions Cadastradas"

3 - Ainda no menu de "Serviços Globais", acesse a opção de "Servidores de Aplicação" e no menu "Processos" selecione "Carregar dados de descrição dos serviços". Este procedimento pode demorar até 5 minutos, favor acompanhar a janela de mensagens no rodapé do TOTVS.

4 – Feito este processo podemos chamar a URL do portal de vendas – PVI acessar a opção backend > Sincronizar. Ao clicar nesta opção, caso haja alguma action para ser parametrizada o sistema informará o nome destas. Estes serão os nomes usados nas etapas seguintes do processo de parametrização das actions. 

5 – Se ao tentar sincronizar o PVI com o RM apareceu a tela acima com os nomes das actions que necessitam parametrização, então acesse novamente o RM em Serviços Globais > Servidores de Aplicação. Clique no botão para adicionar um novo registro e ao abrir a tela de inclusão, clique no botão para listar os ID´s dos servers cadastrados. Ao abrir a janela de pesquisa, digite no campo descrição o nome de uma das actions listadas na tela do PVI (vide nomes no quadro vermelho). Selecione o registro que aparecer com esta descrição e tecle OK.

6 - Na tela de cadastro, coloque o valor "-1" no campo "Número máximo de registros" e clique em Salvar.

7 -  Repita este processo a partir da etapa 5 enquanto houverem nomes na janela vermelha da tela de sincronismo do PVI.

  • Cadastro de usuários, grupos e imobiliárias

 

Usuários

Para que os usuários tenham acesso ao portal é importante cadastrá-los no PVI, para isto acesse Backend> Usuários e adicione as informações solicitadas. 

Na tela de entrada dos dados de cadastro do usuário, na parte inferior, é apresentado uma tela denominada, mapa de permissão de grupos visualizados, esta opção serve para indicar quais grupos de usuários este novo usuário poderá selecionar se ele puder incluir novos usuários. 

Isto se faz necessário para evitar que ele possa criar um usuário no grupo administrador e ter acessos indesejados ao sistema. Portanto se no MAPA DE PERMISSOES DE GRUPOS estiver marcado somente o grupo CORRETORES para o usuário criado e se ele puder incluir novos usuários ele poderá selecionar somente o grupo CORRETORES para os usuários criados por ele.

O PVI permite que usuários possam ter uma hierarquia infinita de superiores definida através do campo SUPERIOR, onde é selecionado o usuário que é superior ao que está sendo cadastrado. Por padrão um usuários que está acima de você pode ver todas as suas ações no PVI, portanto seu supervisor vê todas as pessoas que você está tratando e todas as propostas e reservas feitas por você.

Durante o cadastro do usuário, se for associado um CPF ou CNPJ, o PVI irá validar a existência deste dado no RM no cadastro de vendedores, caso não exista, ao salvar o registro o PVI demonstrará a mensagem abaixo mas o cadastro será feito normalmente

Grupos

No cadastro de grupos definidos as permissões de acesso dos usuários. O PVI já traz por padrão grupos de usuários definidos, como Administrator, Corretor, Gerente e Diretor. O grupo Administrador tem permissão em todas as opções e visões do sistema.

Imobiliárias

Um usuário pode estar relacionado a uma imobiliária durante seu cadastro, portanto é necessário definirmos quais são as imobiliárias que atuam no PVI. Para cada imobiliária cadastrada podemos limitar quais empreendimentos ela pode ver e atuar.  Para parametrizar esta situação, primeiro salve os dados da imobiliária em cadastro e depois edite este registro e selecione quais empreendimentos ela terá acesso. Se nenhum empreendimento for selecionado a imobiliária terá acesso a todos.

  • Workflow de movimentação de propostas

O PVI cria um workflow de situações de propostas para gerenciar o status de cada etapa pelas quais as propostas podem ser submetidas. Este processo se inicia criando as etapas através do menu bakend > Globais > Situações das propostas.

Acessando menu backend.

Acessando menu globais > situação da proposta

Ao abrir a situação, verá que o PVI já traz algumas situações padrões permitindo alteração e ou criação de novas situações.

OBS: Sugerimos que não excluam as opções existentes, caso necessário promovam as alterações necessárias. As situações VENDIDAS e PROPOSTA CANCELADA não devem ser alteradas pois elas possuem ações definidas internamente no PVI.

Ao editar, ou incluir uma situação de proposta  encontramos os seguintes campos:

  • Titulo: nome da situação da proposta
  • Alterar situação da unidade para: este parâmetro mostra um combo com todas as situações de unidades cadastradas no menu SITUACAO DAS UNIDADES. Estas situações podem ter nomes diferentes das situações de unidades cadastradas no RM, mas a finalidade é termos uma ligação entre as unidades presentes no PVI e no RM, mas trataremos disto no menu SITUACAO DE UNIDADES. 

Quando selecionada que a proposta em edição deve mudar a situação da unidade ao avançar a proposta a unidade será alterada para o que for definido neste campo.

  • Cor de fundo e cor da letra: define a cor da situação de proposta selecionada. Como no exemplo abaixo
  • Alertar movimento da situação por email: ao cadastrar e-mails neste campo, estes receberão uma mensagem quando a proposta chegar nesta situação.
  • Permite edição: permite editar uma proposta que estiver na situação com esta opção marcada.
  • Permite impressão de contrato: as propostas com esta opção aparecerão no menu da proposta a opção de impressão de contrato, conforme imagem abaixo
  • Permite forçar a proposta: Quando marcado, aparecerá no menu de propostas a opção AUTORIZAR PROPOSTAS REPROVADAS. Esta opção será eliminada em versões futuras, pois esta opção só faz sentido para a situação de propostas REPROVADAS. A opção de AUTORIZAR PROPOSTAS REPROVADAS também somente aparece quando o grupo do usuário que está acessando o PVI tem marcado a opção de mesmo nome conforme imagem
  • Visível na página de propostas: as situações com esta opção vão aparecer somente no menu propostas
  • Visível na página de contratos: as situações com esta opção vão aparecer somente no menu contratos
  • Permite editar comissão: se marcado, aparecerá no menu da proposta a opção comissão, que abrirá a tela de cadastro e ou edição de comissão.
  • Permite altera a situação: se marcado aparecerá no menu da proposta a opção AVANÇAR A ETAPA DA PROPOSTA. As opções possíveis para onde a proposta deverá avançar, deverão ser selecionadas na mesma tela de cadastro de situação de propostas (mapeamento de situações) conforme imagem. As opções que aparecerão no AVANÇAR ETAPA DA PROPOSTA são as opções marcadas nesta tela.
  • Permite edição da comissão somente se for o corretor da reserva ativa: mesmo que esteja marcada a opção de editar comissão, somente será permitido se a proposta a ter sua comissão editada possua uma reserva ativa, com uma corretor associado a mesma.
  • Permite incluir excluir documentos da proposta: aparecerá no menu da proposta a opção DOCUMENTOS DA PROPOSTA, mas é importante saber que para que esta opção apareça, também é necessário que o empreendimento possua quais documentos devem ser cadastrados por proposta. Esta parametrização está em backend> empreendimentos > documentos da proposta.
  • Verificar se a comissão foi lançada: quando marcado, somente permitirá avançar desta situação para a próxima, quando a comissão do corretor estiver cadastrada.
  • Verificar se os documentos obrigatórios estão aprovados: quando marcado, somente permitirá avançar desta situação para a próxima, se todos os documentos da proposta definidos como obrigatórios estão aprovados.
  • Considerar como proposta ativa: determina que esta situação é uma situação de proposta ativa. Isto é importante pois o PVI permite somente uma proposta ATIVA por vez por unidade. Portanto se tenho uma proposta ativa, exemplo VENDIDA  o PVI não fará outra proposta para esta mesma unidade, mesmo que por algum erro a unidade esteja disponível. Por padrão todas as situações que não possuem movimentação devem ser consideradas INATIVAS, exemplo: PROPOSTA CANCELADA e CONTRATO ANULADO.
  • Derrubar filas de reservas das unidades: o PVI trabalha com filas de reservas de unidades. Portanto, podemos ter vários corretores com reservas enfileiradas na mesma unidade e estas reservas ficarão ativas até a proposta ativa alcançar a situação de proposta que tem esta opção marcada. Neste momento o PVI irá eliminar todas as reservas que estavam em fila e não haverá mais contagem de tempo a partir deste momento. Esta opção deve ser usada em uma situação de proposta que reflita um processo de negociação em estágio avançado, cuja possibilidade de cancelamento é baixa.
  • Derrubar reserva ativa: deve ser marcado quando se desejar derrubar somente a reserva que está ativa no momento, esta opção é utilizada na situação de PROPOSTA CANCELADA, onde devemos eliminar a reserva da proposta que está sendo cancelada e se houver fila a próxima deve assumir a reserva.
  • Horas para adicionar a reserva da proposta: por padrão o PVI define valores (globais ou por empreendimento) para as etapas de RESERVA e PROPOSTA, portanto quando estamos avançando as etapas definidas pelas situações de propostas, podemos acrescentar horas para serem SOMADAS ao tempo já determinado para uma etapa. Exemplo:

Está definido que ao fazer uma proposta esta terá duração de 6 horas. Uma das etapas seguintes a proposta é o CONTRATO EM ANALISE e nesta situação cadastramos que serão acrescentadas 4 horas ao tempo que já estava em vigor quando a proposta avançou da etapa anterior, portanto se na etapa anterior faltavam 2 horas para acabar o tempo definido, ao avançar será somado a este tempo 4 horas da situação CONTRATO EM ANÁLISE ficando agora um tempo total de análise de 6 horas.

 

  • Permite excluir: permite excluir a proposta.
  • Visível no menu corretor e comissão: demonstra esta proposta no menu corretor > comissão. Este menu é utilizado quando a empresa deseja que o corretor conheça o status das comissões lançadas para ele.
  • Exigir justificativa ao avançar: quando marcado, somente irá avançar a etapa da proposta se uma justificativa for escrita no espaço destinado a isto.
  • Excluir venda no Backoffice: permitá excluir a venda que foi enviada para o backoffice. Esta opção somente se justiça em situações de proposta após o envio da venda para o backoffice, pois antes não existirá venda enviada. As propostas que o usuário marcar para excluir a venda no backoffice, voltarão para o status de proposta. 
  • Situações de Unidade PVI x RM

Como o PVI trabalha em sincronismo com o TIN – TOTVS INCORPORAÇÃO, ele sempre utilizará como mandatória as informações provenientes do RM TOTVS, mas em alguns momentos ele poderá solicitar ao RM a mudança da situação de uma unidade em proposta. 

Para que o PVI solicite a alteração de uma unidade primeiramente devemos entender o cadastro de situações de unidade no PVI e no TIN. Este cadastro não é sincronizado automaticamente do TIN para o PVI pois no PVI podemos criar situações que agrupam diversas outras situações no PVI, por exemplo a incorporadora deseja que o PVI demonstre como vendidas todas as unidades que no TIN estiverem com as situações “BLOQUEADAS PELA EMPRESA”, “VENDIDA”, “BLOQUEADA JUDICIALENTE” e “RESERVADA PELA EMPRESA” todas sejam vistas como VENDIDAS no PVI, portanto é possível no PVI definir todas as situações de unidade do TIN que compõem a situação da unidade no PVI.  Para visualizar a tela de cadastro de situações de unidades acesse backend > globais > situação de unidades.

Entendido como o PVI agrupa as situações de unidade do TIN, vamos entender os demais campos do cadastro da situação da unidade

    • Título: descreve o nome que desejamos para a situação da unidade
    • Atualizar situação no backoffice: se marcado indica que quando uma proposta alterar a situação da unidade o PVI solicitará que o RM mude a situação da unidade para a situação descrita no campo “Situação do Backoffice” 
  • Situação do backoffice: para qual situação de unidade o RM deverá mudar sua unidade
    • Cor do fundo e cor da letra: cores para as unidades nesta situação
    • Permite propostas: unidades nesta situação permite simulação de propostas
  • Mostrar preço: unidades nesta situação mostram o preço na tela principal da simulação de propostas
  • Permite reservas: unidades nesta situação permitem reservas por corretores
  • Permite enviar venda para backoffice: unidades nesta situação, habilita no menu da proposta a opção de “Enviar Venda para Backoffice” que consiste em gravar a proposta como venda no RM.
  • Visível na tabela de preços: unidades nesta situação são visíveis na tabela de preços 
  • Cadastro de componentes da venda no PVI

O Cadastro de componentes da venda é de extrema importância para o correto funcionamento do PVI, que deve refletir os componentes cadastrados nas modalidades do TOTVS. Portanto se temos no TOTVS uma modalidade com os componentes:

Código

Descrição

1

Sinal

2

Mensal

37 

Parcela 37

280 

Chaves

400 

Financiamento

Para que esta modalidade venda apareça corretamente no PVI, os componentes da tabela de modalidades do TOTVS deverão estar cadastrados no PVI. Para isto acesse Backend > Globais > Componentes da Venda. Neste cadastro é importante registrar o Código do Componente TOTVS no campo ID_ERP, esta é a ligação entre os componentes do PVI e da modalidade do TOTVS, ou seja, para que todos os componentes da venda apareçam no PVI estes devem estar cadastrados e relacionados no PVI.

  • ID ERP - campo para relacionar o código do componente presente na modalidade do TOTVS.
  • ORDEM - através deste campo define-se a ordem em que este componente aparecerá no PVI, exemplo se tenho sinal, mensal e financiamento e estes devem aparecer nesta ordem, devemos ter o campo sinal com o menor valor. Este campo não precisa ser sequencial, somente ter valores de acordo com a sequência desejada.
  • PERIODICIDADE – quantidade de meses de evolução do componente. Ex: 2 fará com que o componente apareça de dois em dois meses, 6 = seis em seis meses.
  • MESES A ADICIONAR DA DATA INICIAL – se a data inicial for hoje quantos meses deseja adicionar a esta data para ser a data inicial deste componente.
  • MESES A SUBTRAIR DA DATA INICIAL – idem ao anterior com operação de subtração.
  • QUANTIDADE MÁXIMA DE PARCELAS – não permitirá que o componente tenha mais parcelas do que está determinado neste parâmetro. Quando o valor é zero o parâmetro é nulo, ou seja, sem limites.
  • QUANTIDADE MÁXIMA DE MESES APÓS ENTREGA – indica até quantos meses após a data de entrega do empreendimento, este componente pode ter parcelas. 
  • PERCENTUAL MÍNIMO DE RETENÇÃO SOBRE O VALOR DA UNIDADE - o número colocado neste campo indicará o valor mínimo que deverá ficar para a empresa neste componente, após descontada comissão (quando houver). Exemplo, digamos que tenhamos uma unidade no valor de R$ 100.000,00 e o componente sinal, possui como percentual mínimo de retenção sobre o valor da unidade de 3%. Desta forma o valor mínimo aceito para a parcela de sinal será de R$ 3.000,00 ou seja 3% sobre o valor total da unidade.
  • OBRIGATÓRIO - este componente é obrigatório e não pode ser excluido da simulação da proposta
  • CALCULAR PARCELAS - calcula a quantidade de parcelas do inicio do componente até a data de entrega do empreendimento.
  • USAR DATA DE ENTREGA COMO DATA INICIAL - tem como data de referência inicial a data de entrega do empreendimento
  • USAR DATA DO COMPONENTE ANTERIOR - este campo é usado se o anterior não for utilizado. Usa a data do componente de ordem imediatamente inferior a este como data de referencia incial.
  • PERMITE MUDAR O COMPONENTE - permite trocar o tipo de componente. Exemplo trocar mensal para anual.
  • PERMITE MAIS DESTE COMPONENTE - permite criar mais componentes
  • PERMITE ALTERAR QUANTIDADE DE PARCELAS - idem a descrição
  • PERMITE ALTERAR A DATA DE VENCIMENTO - idem a descricão
  • DESCONTAR COMISSÃO - quando existe percentual de comissão registrado, ele descontará desde componente o valor da comissão.
  • PERMITE SELECIONAR PARA DESCONTAR COMISSÃO - quando marcado, permite que o usuário selecione o flag no componente durante a simulacão da proposta, indicando que descontará comissão deste componente.
  • CALCULAR VALOR PRESENTE - faz o calculo de VPL desde componente
  • EXIBIR DATA DE VENCIMENTO NA SIMULAÇÃO - quando marcado mostra no componente a data prevista deste, para não apresentar a data de vencimento da parcela, exemplo parcelas de financiamento de MCMV, basta desmarcar este parâmetro no componente.
  • NÃO SOMA PERÍODO - o cálculo do VPL necessita de periodos onde são aplicadas as taxas de atratividade definidas. Caso deseje que o componente permaneça com o periodo 0 (ou seja, sem depreciaçao do VPL), marque este parametro. Exemplo: temos uma venda que o sinal será em 4x e não desejamos que o sinal tenha o VPL descontado, portando se marcarmos este parâmetro neste componente de sinal, ele ficará assim:

Componente

Período

Data

Sinal 1

0

Mês Inicial

Sinal 2

0

Mês 1

Sinal 2

0

Mês 2

Sinal 4

0

Mês 3

Mensal 1

1

Mês 4

    • PERMITE ALTERAR VALOR - idem a descrição
  • ATIVO
  • Etapas do funil de vendas

O PVI possui uma visão dos processos de venda através de um funil parametrizável. Este funil consiste em demonstrar o processo da venda desde o cadastro da pessoa até a finalização da venda com sucesso ou não.

Parametrizar o funil de vendas consiste basicamente em definir os nomes das etapas do funil e associar a estas etapas as situações de proposta. Feito esta parametrização teremos a visão do funil de vendas no menu CRM > Funil de Vendas, conforme imagem acima.

Para realizar a parametrização acesse backend > globais > Etapas Funil Vendas

Na parametrização do funil as etapas Clientes Novos e Em Atendimento são fixas e não podem ser excluídas.

  • Clientes Novos – estarão registrados nesta etapa todos os clientes cadastrados e sem nenhuma anotação na timeline  e sem nenhum interesse registrado. Esta será sempre a etapa de numero 1 do funil

Obs: para acessar a timeline do cliente no menu CRM > Pessoas, edite uma pessoa cadastrada.

  • Em Atendimento – são todos os clientes que possuem anotações de acompanhamento na timeline ou possuem interesses registrados. Esta será sempre a etapa de número 2 do funil

Ao cadastrar novas etapas devemos somente preencher os campos solicitados de acordo com as descrições abaixo:

  • Titulo: nome da etapa
  • Ordem: posicionamento da etapa na tela do funil.
  • Configurações de alertas:
    • Dias sem atividade: quantidade de dias sem nenhuma movimentação na proposta 
    • Cor que a janela do funil ficara para propostas que atingirem os dias sem atividade
    • Enviar email para superior: informará ao superior que a proposta já está parada no funil de vendas a X dias (definidos no primeiro parâmetro)
    • Emails adicionais: outras contas de email além do superior que receberão esta notificação.
  • Vincular com situações de propostas: quando marcado abrirá uma janela que permitirá selecionar qual situação de proposta está vinculada com a etapa do funil de vendas. Quando parametrizamos este vinculo, o funil de vendas movimenta de forma automática as propostas pelas etapas definidas no funil
  • Editando Empreendimentos

Para que o PVI trabalhe com os empreendimentos estes devem estar cadastrados no TIN, pois no portal podemos somente fazer edição de alguns dados para complementar as informações no empreendimento no PVI. Para editar os dados de empreendimentos devemos acessar Backend > Empreendimentos.

Ao acessar a opção vemos todos os empreendimentos cadastrados e na coluna “Situação” identificamos se este empreendimento está:

  • Ativo – Empreendimento habilitado para ser vendido e trabalhado pelos corretores.  Nesta situação empreendimentos contam licenças.
  • Inativo – Empreendimento não está habilitado para venda. Não conta para o número de licenças
  • Oculto – Empreendimentos neste estado somente aparecem para grupos de usuários que visualizam empreendimentos ocultos. Esta situação serve para testarem os empreendimentos parametrizados sem que todos os corretores acessem o empreendimento. Empreendimentos nesta situação contam para o numero de licenças
  • Visualiza – Empreendimentos nesta situação podem ser visualizados na tela de venda de empreendimentos mas não podem ser vendidos. Permite abrir o mapa de disponibilidade mas não permite reservas nem simular propostas. Para que empreendimentos nesta situação possam ser visualizados, no grupo do usuário deve-se estar marcado ver empreendimentos marcados como visualizar.

Aba Empreendimentos

Nesta aba são cadastradas informações complementares dos empreendimentos que aparecerão no botão de informações na tela principal (frontend) de visão dos empreendimentos a venda. Dados como informações do imóvel, características, área de lazer e demais informações que servem para informar aos usuários detalhes sobre a venda.

Além disto nesta mesma aba também são cadastrados parâmetros que determinam o comportamento do processo de simulação de propostas para as unidades deste empreendimento. Segue a descrição destes:

  • Situação: ativo ou não. Ativo o empreendimento contabiliza a licença. Idem o campo situação da grid inicial do cadastro de empreendimentos
    • Estágio da obra: estágios possíveis da obra. Este cadastro pode ser feito através do menu backend> globais > estágios da obra.
    • Permite parcelas após entrega: se habilitado permitirá que uma proposta tenha parcelas a vencer após a data de entrega do empreendimento
    • TMA: Taxa Mínima de Atratividade ou Taxa de Desconto que será aplicada no cálculo do VPL
  • Percentual de VPL para aprovação: por padrão é 100%, indicando que não existe nenhum desconto na comparação do VPL da proposta com a tabela de preços deste empreendimento, ou seja, o VPL da proposta tem que ser igual ou superior o VPL da tabela. Se desejar que todas as propostas feitas, por qualquer usuário do PVI, possa ser aprovada com 2% de desconto sobre o VPL da tabela, então neste campo indicamos 98% que significa que aceita-se uma proposta que seja 98% do VPL da tabela.
  • Tipo de cálculo de VPL: existem duas possibilidades, a primeira e a recomendada para 99% dos casos é o tipo BRUTO, que indica que o cálculo do VPL será realizado com o valor declarado na tabela de preço. O tipo LIQUIDO, elimina do calculo do VPL o valor da comissão para depois fazer o VPL (sugerimos não usar este tipo LIQUIDO pois este parâmetro será eliminado do sistema em versões futuras)
    • Unidades por linha no bloco: este parâmetro deve ser preenchido somente se o PVI não conseguir dividir corretamente e de forma automática as unidades por andar. Sendo assim aqui deve-se colocar quantas unidades por andar existem ou quantas unidades por andar deseja demonstrar. 
  • Blocos lado a lado: idem ao parâmetro acima so deve ser preenchido se o PVI não conseguiu dividir os blocos corretamente na tela. Normalmente preenchido quando um empreendimento possui vários blocos e a quebra das unidades por andar está comprometida na tela, então pode-se quebrar que deseja ver 3 blocos lado a lado na tela, determinando esta quebra de visão da tela.
    • Dias de vencimento parcelas: pode-se determinar os dias que deseja que as parcelas negociadas nas propostas tenham de vencimento, exemplo: 5,10,15.
  • Período de retenção da reserva: quantas horas as reservas feitas neste empreendimento duram. Se não preenchido usa o parâmetro global  (backend>parâmetros)
    • Período de retenção da reserva (em proposta): quantas horas as propostas feitas neste empreendimento duram. Se não preenchido usa o parâmetro global  (backend>parâmetros)
    • Percentual de comissão: quando aplicado este percentual terá prioridade sobre os demais percentuais de comissão cadastrados. O PVI trata a seguinte hierarquia para o calculo de comissão:
      • Comissão do empreendimento
      • Comissão do usuário
      • Comissão da imobiliária
      • Comissão do grupo de usuário
    • Comissão adicional marcado como existente por padrão: se afirmativo defini que toda venda tem um valor livre e adicionar a acrescentar no valor da comissão.
    • Comissão adicional paga pelo cliente ou empresa: determina quem paga esta comissão adicional
    • Comissão adicional paga por RPA ou NF: tipo de pagamento da comissão adicional
    • Comissão mostrar painel na proposta: mostra ou não abaixo da simulação de propostas um painel para o corretor escolher as opções de comissão (quem paga e tipo de pagamento). Se a incorporadora possui um processo padrão de comissão, este painel pode ser omitido e o PVI seguirá as configurações definidas no empreendimento e se não parametrizado seguirá os parâmetros globais.
    • Comissão paga pelo cliente ou empresa: quem paga a comissão
    • Comissão paga por RPA ou NF: tipo de pagamento da comissão (informativo)
    • Visão de vagas de garagem: deseja a descrição, a quantidade ou nenhuma informação nos campos relacionados a vaga de garagem
    • URL Youtube: url de video no youtube sobre o empreendimento
    • Ocultar data de entrega: Não mostra a data de entrega no quadro do empreendimento
  • Quantidade de propostas simultâneas por unidade: opção não utilizada, será descontinuada
    • Ocultar coluna de data no plano de pagamento: elimina a coluna data na impressão do plano de pagamento
    • Cálculo de desconto da comissão: forma de desconto da comissão quando paga pelo cliente, decrescente (retira tudo valor possivel na ordem decrescente dos componentes), proporcional (realiza regra de proporcionalidade para descontar o valor da comissão dos componentes que participam do calculo), parcelas iguais (divide igualmente o valor da comissão entre os componentes de onde se desconta a comissão)
    • Permite reservas: se marcado este empreendimento permite reservas
  • Permite propostas: se marcado este empreendimento permite propostas 
  • Ordem de disposição do mapa de disponibilidade: opção valida somente quando se possui uma imagem de disponibilidade do empreendimento. Neste podemos definir o que aparecerá primeiro a imagem ou o mapa construido pelo portal.
  • Gerente do empreendimento: define o usuário que será responsável por aprovar as propostas reprovadas do empreendimento e qual será sua comissão no processo de vendas. Sempre que houver um usuário selecionado neste campo ele será a pessoa que receberá mensagens quando o corretor solicitar a aprovação de uma proposta deste empreendimento. Alem disto ao salvar a proposta este gerente do empreendimento será inserido automaticamente no cadastro de comissão com seu percentual associado.
  • Avisar a obrigatoriedade de parcelas mensais simulação: quando marcado, exibirá mensagem quando o plano de pagamento proposto não possuir parcelas consecutivas mensalmente. Mensagem apenas informativa. Não impedirá de realizar a proposta.
  • Mostrar preço inicial das unidades na página de empreendimentos: no frontend no menu empreendimentos, demonstrará ao lado de cada imagem do empreendimento o preço inicial das unidades deste.

Aba Imagens

Cadastra as imagens que compõem a apresentação do empreendimento. As imagens são separadas por tipos e estas são visualizadas a partir do botão de informações do empreendimento na página de empreendimentos (frontend)

    • Chamada: imagem que aparecerá na demonstração do empreendimento na página de empreendimentos a venda. Conforme imagem anterior
    • Fachada: Imagens que será demonstrada a partir do botão de informações do empreendimento.
    • Faixa: banner com a logomarca do empreendimento será demonstrada a partir do botão de informações do empreendimento.
  • Lazer: imagens da área de lazer do empreendimento
  • Perspectiva: imagens com visão geral do empreendimento como áreas privativas, comuns e áreas decoradas.
  • Plantas: imagens das plantas das unidades 
  • Obra: imagens do estágio da obra

Sugerimos os seguintes tamanhos por tipos de imagens: faixa – 716px x 158px, logo – altura 250px e largura livre, demais – 1000px x 1000px.

Aba Minutas

Nesta podemos anexar as minutas de contratos que serão utilizadas para impressão pelo PVI dos contratos de compra de unidades imobiliárias. Após criado o documento WORD com as TAG’s que representam os campos do PVI, devemos cadastrar esta minuta no empreendimento desejado. Um empreendimento pode ter tantas minutas quanto necessário for. Estas podem ser associadas a modalidade, desta forma ao se imprimir o contrato de uma proposta ele irá identificar qual a modalidade da proposta e buscar somente as minutas associadas aquela modalidade para a escolha do modelo para impressão. 

Regras para criação de minutas.

Todas as minutas devem ser feitas no WORD 2013 ou superior e o arquivo deve obrigatoriamente ser salvo na extensão DOCX . Para imprimir corretamente o documento deverá ser construído no estilo SEM ESPAÇAMENTO. 

Para documentos que já estejam prontos, siga os passos abaixo para deixar o documento no estilo “Sem Espaçamento”:

  1. Abra o documento WORD
  2. Selecione todo o conteúdo com CTRL + T
  3. Clique no estilo SEM ESPAÇAMENTO (vide imagem abaixo)
  4. Salve o documento como DOCX

Aba Documentos da Proposta

Para definirmos quais documentos serão solicitados durante o processo de confecção da proposta, devemos primeiro em backend > globais > Documentos da proposta. Neste cadastro serão definidos os tipos de documentos possíveis de serem atribuídos aos empreendimentos. Após o cadastro dos documentos, na edição dos empreendimentos definimos quais documentos serão solicitados durante o processo de confecção da proposta de venda do empreendimento. Podemos ter diferentes documentos por empreendimento.

Aba Imagens de Disponibilidade

Neste menu conseguimos inserir uma imagem (planta baixa de um loteamento por exemplo) para posicionarmos as unidades e ter uma visão humanizada da disponibilidade.

Após inserir a imagem e salvar, clique no botão “Posicionar Unidades” para arrastar cada unidade para sua devida posição.

Aba Anexos Informativos

Através deste menu podemos carregar qualquer documento para ser disponibilizado na página de informações do empreendimento. 

Adicione um documento, dê um título para ele e carregue o arquivo de dados que ele será disponibilizado no ícone de informações do empreendimento.

Aba Modelo Proposta

Da mesma forma que podemos criar os modelos de minutas de contratos, também podemos criar modelos de propostas. O processo é idêntico ao descrito acima sobre minutas de contratos.

Aba Documentos da Proposta

Para definirmos quais documentos serão solicitados durante o processo de confecção da proposta, devemos primeiro em backend > globais > Documentos da proposta. Neste cadastro serão definidos os tipos de documentos possíveis de serem atribuídos aos empreendimentos. Após o cadastro dos documentos, na edição dos empreendimentos definimos quais documentos serão solicitados durante o processo de confecção da proposta de venda do empreendimento. Podemos ter diferentes documentos por empreendimento.

Aba Imagens de Disponibilidade

Aba Anexos Informativos

Através deste menu podemos carregar qualquer documento para ser disponibilizado na página de informações do empreendimento. 

Adicione um documento, dê um título para ele e carregue o arquivo de dados que ele será disponibilizado no ícone de informações do empreendimento.

Aba Modelo Proposta

Da mesma forma que podemos criar os modelos de minutas de contratos, também podemos criar modelos de propostas. O processo é idêntico ao descrito acima sobre minutas de contratos.

  • Criando informativos para os usuários do PVI 

Uma forma de manter os usuários informados sobre promoções ou qualquer outro evento relevante para a incorporadora pode ser distribuído através do PVI parametrizando informativos. Acesse backend >  Informativos.

Adicione um novo informativo e neste defina o título, texto descritivo, associe uma imagem que o descreva. Defina em qual período este informativo ficará disponível e se necessário selecione qual grupo e usuário poderá vê-lo (se não selecionado nenhum, todos verão). 

Os informes são acessados pelo frontend do PVI no ícone na barra de títulos ao clicar nele, os informativos ativos e disponibilizados para seu perfil de usuário serão demonstrados

  • Como o pvi calcula a comissão de uma venda?

O PVI pode atribuir automaticamente a comissão do corretor que gerou a venda, mas para isto é necessário ter o percentual de comissão definido. O Portal possibilita que a comissão seja calculada pelo Empreendimento, Usuário, Imobiliária ou grupo de usuário, nesta ordem de precedência, ou seja, se definida uma comissão no cadastro do empreendimento esta irá sobrepor todas as demais.

Uma comissão pode ter seu valor lançado manualmente após proposta feita e entrando no menu de ações da proposta opção COMISSÃO (esta opção só aparece para propostas aprovadas). Ou calculada automaticamente pelo PVI baseado nos percentuais definidos no parágrafo acima. Para isto o parâmetro "Grava Comissão Diretamente" deve estar marcado como SIM.

Se marcado como SIM ao salvar uma proposta o sistema criará automaticamente um valor de comissão. O PVI trata o percentual de comissão definido como sendo o teto de comissão a pagar, não permitindo lançar um valor maior que o definido pelo percentual aplicado aos componentes que estão com o FLAG de descontar comissão habilitados.

A comissão é calculada sobre o valor total da proposta multiplicando sobre o percentual da comissao do empreendimento, ou do usuário, ou da imobiliária ou do grupo do usuário, se todos estes campos estiverem zeramos o valor base de comissão e o valor da comissão serão zero.

Caso a soma das parcelas que permitem descontar comissão (Flag demonstrado na imagem) não seja suficiente para pagar toda a comissão calculada, o valor da comissão será limitado no valor do componente que está marcado com Desconta Comissão.

É possível distribuir a comissão entre mais de um usuario, desde que esta não ultrapasse o teto permitido. Para lançar outras pessoas participantes da comissão basta inserir novos usuários clicando em ADICIONAR LINHA DE COMISSÃO.

OBS: No PVI existem parâmetros que permitem que o sistema calcule ou não o valor da comissão automaticamente e parâmetros que definem se uma proposta poderá avançar para próxima etapa sem comissão lançada. Para modificar estes parâmetros acesse Backend e em pesquisa de parâmetros a palavra COMISSÃO:

  • Grava comissão diretamente - para que o sistema já gere um valor de comissão para as propostas salvas
  • Permitir efetivar propostas sem comissão - permite ou não que uma proposta avance para próxima etapa sem comissão gerada.otal
  • Tipos de comissão

Decrescente

Este tipo de comissão retira o valor dos componentes na ordem em que estes aparecem até totalizar o valor da comissão. Exemplo:

Empreendimento Zeus com comissão de 4%

Plano de pagamento

...

Parcela

...

Data

...

Qtd

...

Valor

...

Comissão?

...

Total

...

Sinal

...

01/06/2019

...

1

...

5.000

...

S

...

5.000

...

Sinal

...

01/07/2019

...

1

...

5.000

...

S

...

5.000

...

Sinal

...

01/08/2019

...

1

...

5.000

...

S

...

5.000

...

Mensais

...

01/09/2019

...

10

...

2.000

...

20.000

...

Financiamento

...

01/10/2020

...

1

...

100.000

...

100.000

...

TOTAL

...

135.000

...

COMISSÃO PAGA PELA EMPRESA 4%

...

5.400

A comissão decrescente desconta o total de comissão da primeira parcela possível de se descontar comissão e se esta não possuir o valor total da comissão o restante será retirado das demais parcelas.

...

Parcela

...

Data

...

Qtd

...

Valor

...

Comissão?

...

Total

...

Comissão

...

Sinal

...

01/06/2019

...

1

...

5.000

...

S

...

5.000

...

5.000

...

Sinal

...

01/07/2019

...

1

...

5.000

...

S

...

5.000

...

400

...

Sinal

...

01/08/2019

...

1

...

5.000

...

S

...

5.000

...

0

...

Mensais

...

01/09/2019

...

10

...

2.000

...

20.000

...

Financiamento

...

01/10/2020

...

1

...

100.000

...

100.000

...

TOTAL

...

135.000

...

COMISSÃO PAGA PELA EMPRESA 4%

...

5.400

Parcelas Iguais

Neste modelo de comissão o PVI irá encontrar o valor possível para igualar todas as parcelas de comissão entre os componentes possíveis de descontar a comissão. Exemplo

...

Parcela

...

Data

...

Qtd

...

Valor

...

Comissão?

...

Total

...

Sinal

...

01/06/2019

...

1

...

2.000

...

S

...

2.000

...

Sinal

...

01/07/2019

...

1

...

7.000

...

S

...

7.000

...

Sinal

...

01/08/2019

...

1

...

4.000

...

S

...

4.000

...

Mensais

...

01/09/2019

...

10

...

2.000

...

20.000

...

Financiamento

...

01/10/2020

...

1

...

100.000

...

100.000

...

TOTAL

...

133.000

...

COMISSÃO PAGA PELA EMPRESA 4%

...

5.320

Total da comissão divido pela quantidade de componentes de onde se desconta a comissão, neste caso 5.320 / 3 = 1.773,33

...

Parcela

...

Data

...

Qtd

...

Valor

...

Comissão?

...

Total

...

Comissão

...

Sinal

...

01/06/2019

...

1

...

2.000

...

S

...

2.000

...

1.773,33

...

Sinal

...

01/07/2019

...

1

...

7.000

...

S

...

7.000

...

1.773,33

...

Sinal

...

01/08/2019

...

1

...

4.000

...

S

...

4.000

...

1.773,33

...

Mensais

...

01/09/2019

...

10

...

2.000

...

20.000

...

Financiamento

...

01/10/2020

...

1

...

100.000

...

100.000

...

TOTAL

...

133.000

...

COMISSÃO PAGA PELA EMPRESA 4%

...

5.320

Parcelas proporcionais

Nesta modalidade o valor da parcela de comissão é proporcional ao valor da parcela.

...

Parcela

...

Data

...

Qtd

...

Valor

...

Comissão?

...

Total

...

Sinal

...

01/06/2019

...

1

...

2.000

...

S

...

2.000

...

Sinal

...

01/07/2019

...

1

...

7.000

...

S

...

7.000

...

Sinal

...

01/08/2019

...

1

...

4.000

...

S

...

4.000

...

Mensais

...

01/09/2019

...

10

...

2.000

...

20.000

...

Financiamento

...

01/10/2020

...

1

...

100.000

...

100.000

...

TOTAL

...

133.000

...

COMISSÃO PAGA PELA EMPRESA 4%

...

5.320

O valor da comissão proporcional é calculado de acordo com a fórmula:

Valor da parcela / total de parcelas que descontam comissão * valor total da comissão

Desta forma em nosso exemplo acima teremos:

TOTAL DA COMISSÃO: 5.320

TOTAL DAS PARCELAS QUE SE DESCONTA COMISSÃO: 13.000

  • SINAL 1: 2.000 / 13.000 * 5.320 = 818,46
  • SINAL 2: 7.000 / 13.000 * 5.320 = 2.864,61
  • SINAL 3: 4.000 / 13.000 * 5.320 = 1.636,92
  • Menu Pré-venda

No menu com opções para tratamento das pessoas e definição de alçadas por grupo de usuário.

  • Alçadas de aprovação

São percentuais de desconto que podem ser definidos por período para um empreendimento específico, podendo chegar até o detalhe de unidades.

As alçadas são percentuais de desconto que podem ser aplicados sobre o valor presente líquido da tabela de preço da unidade. Toda alçada inicia definindo o período em que esta alçada será aplicada e em seguida os percentuais de desconto que serão aplicados sobre a proposta. Estes percentuais são definidos por grupos de usuários, portanto todos os usuários que pertencem ao grupo terão a alçada de desconto definida.

Exemplo: Desejamos que o grupo de usuários CORRETOR tenha 2% de desconto na aprovação de propostas para o empreendimento Praia Mar, para isto insira uma promoção clicando Adicionar, depois defina o prazo desta promoção e coloque os percentuais de aprovação que os grupos de usuários terão. O desconto é cadastrado respondendo a pergunta “O grupo de corretores pode aprovar uma proposta que seja qual percentual da tabela padrão?” Portanto para que o grupo de corretores tenha 2% de desconto o percentual de VPL para aprovação de uma proposta é de 98%.

Segue tabela explicativa de como deve ficar o cadastro dos descontos sobre o % de VPL de aprovação no PVI.

Percentual de desconto desejado

% de VPL cadastrado no PVI

2%

98%

5%

95%

10%

90%

15%

85%

Segue tela do PVI no cadastro de alçadas

Após incluir e salvar os dados da alçada para o empreendimento e unidades desejados será necessário dois usuários que pertencem a um grupo que tenha a opção de “APROVAR ALÇADAS”. Somente após os dois usuários diferentes aprovar a alçada cadastrada esta será ativada e estará em uso assim que atingir a data de inicio e será automaticamente expirada ao final deste processo.

  • Brinde na Compra

O cadastro de brinde na compra serve para indicar alguma promoção nas propostas realizadas. Exemplo: todas as compras realizadas neste mês os clientes levam armario na cozinha.  Para parametrizar esta ação acesse o menu BRINDE NA COMPRA  e adicione este brinde conforme as imagens:

Ao selecionar o empreendimento aparecerá opção para selecionar o bloco/quadra e qual unidade receberá o brinde. 

Também é possivel definir se existe algum produto no TOTVS que corresponda a este brinde, de forma que ao enviar a venda para o RM, será criado uma ordem de compra para o brinde selecionado. Esta opção não é obrigatória e somente será integrado o produto este estiver marcado no brinde. É possível criar mais de um produto no mesmo brinde.

Os produtos que serão demonstrados neste cadastro são lidos automaticamente do cadastro de produtos do TOTVS RM e para que estes apareçam é importante parametrizar qual grupo de produtos deseja que seja listado no cadastro de brindes. Isto é válido para segregar os produtos e não termos que listar todo o cadastro.

Para definir o grupo de produtos que serão carregados, vá em backend > Parâmetros > TOTVS. Acesse o parâmetro “Grupo de Produtos para Brindes” e digite o código do grupo de produtos desejado.

Após este processo no cadastro de brindes na compra aparecerão os produtos pertententes ao grupo de produtos do RM.

  • Funil de Vendas

O funil de vendas no PVI tem a finalidade de informar, através de uma gestão a vista, a situação de novos clientes até as propostas vendidas e perdidas. Este é totalmente configurável, conforme foi descrito no item 10 deste documento. 

O funil é autogerenciável, pois movimenta seus cards de acordo com os parâmetros definidos, portanto não é possível avançar com os cards arrastando-os entre as etapas parametrizadas. Eles dependem da movimentação das propostas entre as diversas situações.

  • Pessoas

Para realizar esta operação selecione o menu Pré-Vendas > Pessoas e clique em Adicionar. Após esta ação teremos a janela aberta solicitando informações relevantes para as pessoas que serão cadastradas. O cadastro de pessoas por padrão é parametrizado para ser realizado com o CPF, pois é um campo único que poderá identificar corretamente todas as pessoas cadastradas que poderão a se tornar clientes. Apesar disto é possivel parametrizar o portal para o cadastro de pessoas sem o CPF, mas é importante mencionar que cadastrar pessoas sem um campo identificador poderá levar a muita duplicidade de informarção.

OBS: Parâmetro para permitir que o cadastro de pessoas sem o CPF. (Backend > Parâmetros)

Toda pessoa cadastrada, inicialmente aparecerá com a situação NOVO caso ainda não tenha nenhum registro no cadastro da timeline da pessoa. Assim que uma pessoa tem registro em sua timeline sua stuação muda automaticamente para EM ATENDIMENTO. Temos também a situação BANCO que significa que uma pessoa foi enviada para o banco, ou seja, foi retirado do corretor que o atendia e está disponível para ser associado a outro corretor.

Aba Interesses

Após salvar a pessoa cadastrada, é possível navegar pelas abas existentes no topo da tela, a primeira delas é a aba de interesse que serve para descrever qual interesse da pessoa cadastrada. Esta informação poderá gerar relatórios futuros indicando quantidade de pessoas com interesse, o termometro referente ao interesse desta pessoa (quente, morno, frio), além de informações que poderão ser filtradas através de relatórios desenvolvidos pela empresa, conforme necessidade ou em filtro customizado no cadastro de pessoas.

Aba TimeLine

Em TimeLine, registramos todas as mensagens que trocamos com os clientes eliminando as anotações em agendas, ou qualquer outro meio, centralizando fatos relevantes no Portal de Vendas.

Além do registro de informações, podemos também agendar compromissos, basta selecionar a data e hora em que a anotação registra ocorrerá que o portal enviará um email uma hora antes do inicio do compromisso.  Quando um compromisso é agendado, este poderá ser visto na tela de Dashboard (tela inicial do portal) ou no menu Corretor opção compromissos.

Aba Propostas

Esta aba é meramente informativa e indica todas as propostas já feitas para a pessoa selecionada.

Aba Contratos

Esta aba é meramente informativa e indica todos as propostas que já se efetivaram como vendas e estão no ERP. Mesmo que a venda presente no ERP não seja uma venda realizada pelo portal de vendas, nesta aba, veremos todas as compras feitas pela pessoa selecionada e a situação destas vendas, como: quitada, distratada, etc. Não será demonstrada a situação financeira dos clientes.

  • Roleta de Vendas

  • O processo da venda

O PVI está parametrizado com um processo de venda padrão que consiste em 5 etapas,  com um fluxo que sempre anda para frente evitândo retorno no processo. Este fluxo está representado pela imagem abaixo

Todo processo de venda se inicia no frontend do portal na opção Empreendimentos

O menu empreendimentos é o de maior utilidade no dia a dia da operação de vendas, através dele o usuário consegue visualizar informações sobre o empreendimento, simular uma proposta, ver a tabela de preços, acompanhar o mapa de disponibilidade e visualizar videos (se houverem) do empreendimento.

  • Reservas

O Portal de Vendas trabalha com o conceito de reservas e fila de reservas. Isto significa que um corretor pode reservar uma unidade de um empreendimento para si, por um prazo definido. A quantidade de reservas que um corretor pode fazer pode ser definido em parâmretros globais  (backend > parâmetros > Unidade.

Ou no grupo do usuário:

E por ultimo no cadastro do usuário. Desta forma podemos ter um parâmetro global para todos os usuários e um usuário específico que tenha uma possibilidade de reserva diferente dos demais.

Um reserva está vinculada ao corretor e a uma unidade de um empreendimento. Por padrão o PVI só permite uma prposta ativa por unidade reservada. (vide parametros de situação de propostas para determinar quais situações de propostas são consideradas ativas).

Para realizar uma reserva, o usuario deverá clicar no botão de "Simular Propostas" ou “Mapa de Disponibilidade” e em seguida clicar sobre reservar.

Uma vez o corretor A tenha efetuado uma reserva para a unidade 101, o corretor B também poderá reservar a mesma unidade mas somente o corretor A poderá salvar uma proposta, pois ele é dono da reserva atual. O corretor B será avisado por email caso a reserva dele entre em vigor, devido ao cancelamento ou expiração da reserva do corretor A.

Reserva pelo botão “Simular propostas” 

Reserva pelo “Mapa de Disponibilidade”

Reserva pela “Imagem de Disponibilidade do Empreendimento”

O PVI controla dois tipos de reservas, sendo a primeira somente uma reserva quando um corretor clica no botão de reservas e a segunda quando esta reserva é feita por uma proposta criada. Cada um dos tipos de reservas podem ter prazos (em horas) diferentes por empreendimento. Para isto basta entrar em BACKEND > EMPREENDIMENTOS e definir os prazos de tempo em reservas e propostas.

Parâmetro global para todas as propostas caso o parâmetro do cadastro de empreendimento esteja zerado. (Backend > parâmetros > Unidades

Parâmetros em backend > empreendimentos (primeira aba do cadastro de empreendimentos)

Quando uma reserva é feita o sistema demonstra no topo da tela de simulação de propsotas a reserva e seu prazo para expirar. Neste momento a unidade reservada tem seu status alterado conforme parâmetro de situação de propostas. Ao final do prazo de validade de uma reserva a unidade voltará para seu status padrão "UNIDADE DISPONÏVEL" caso não exista uma reserva aguardando na fila.

Uma fila de reservas é quando dois ou mais corretores selecionaram a mesma unidade. O PVI controla a ordem das reservas no momento em que estas foram selecionadas. Caso uma unidade tenha duas reservas, ao expirar a primeira o PVI assume a segunda automaticamente. Antes de uma reserva expirar o Portal envia email ao usuário ativo da reserva informando o prazo que falta para a reserva cair. Quando uma reserva que estava em aguardo é ativada o usuário receberá um email informando que a reserva deste está no ar.

Tela indicativa de reservas numa unidade. Demonstra o total de reservas que existem em uma unidade.

Para verificar todas as reservas existentes em um empreendimento, o PVI demonstra na visão deste empreendimento a existência destas reservas através do botão RESERVAS DO EMPREENDIMENTO (botão vermelho da tela abaixo). Ao clicar neste botão todas as reservas neste empreendimento e seus respectivos prazos e usuários são demonstrados.

Botão indicador de que existem reservas no Empreendimento

Após clicar sobre o botão de reservas do empreendimento, é exibida a janela contendo todas as reservas existentes no empreendimento.

  • Excluir uma reserva

Somente o dono da reserva, seus superiores ou usuários com direitos administrativos, poderão excluir uma reserva. Para executar este processo pode-se ou selecionar a reserva na tela de simulação de propostas e clicar no botão Excluir.

Ou clicando no botão de RESERVAS DO EMPREENDIMENTO e em seguida EXCLUIR a Reserva

Ou no menu do usuário, opção RESERVAS e em seguida EXCLUIR.

  • Reserva com nome do próspect 

Uma reserva pode ser realizada solicitando os dados do próspect que deseja a unidade, para isto devemos habilitar o parâmetro em backend > parâmetros > empreendimentos, “Reservas: informar dados básicos do próspect ao reservar unidade”

Este parâmetro, quanto habilitado, abrirá a janela abaixo ao clicar em reservar uma unidade:

  • Simulando uma proposta

Após a reserva da unidade é possível simular as condições de pagamento para efetivação do negócio. Clique nas mesmas opções da etapa de reserve e agora siga com o botão SIMULAR existente em todas as telas acima demonstradas. Neste momento será aberta a tela a seguir:

Para uma proposta os campos de CPF, nome e celular são obrigatórios. 

OBS: Esta opção pode ser alterada de acordo com os campos obrigatórios parametrizados no PVI (vide capítulo sobre Pessoas)

Mais abaixo na mesma tela temos a solicitação de dados referente a mídia que trouxe o prospect até esta proposta, o motivo pelo qual ele está comprando e qualquer outra observação deste processo de venda.

Obs: os cadastros de mídias e motivo da compra estão em backend > globais  

Seguindo na tela de simulação de propostas, temos agora as possíveis condições de pagamento ou modalidades de vendas para construção da proposta. Se houver mais de uma modalidade de venda associada ao empreendimento no TCGI e estas modalidades estiverem com vigência ativa, então o PVI irá possibilitar a escolha, ao selecionar a condição de pagamento desejada sua composição será carregada para tela. 

Nesta tela o corretor poderá negociar com o cliente a condição de pagamento mais apropriada e ao final do processo deverá clicar sobre o botão VALIDAR para que a proposta seja avaliada pelo PVI e sua real condição financeira seja analisada, resultando em uma proposta APROVADA ou REPROVADA . Uma proposta só poderá ser salva se for validada anteriormente.

No rodapé da proposta também temos a possibilidade de demonstrar o painel de comissão. Este painel serve para selecionar quem paga a comissão e qual a forma de rateio desta, confome mencionado no item 13 deste manual. Caso o empreendimento use somente um tipo de pagamento de comissão, podemos definir o comportamento padrão desta comissão e eliminar para o empreendimento desejado a visão deste painel onde o corretor deve escolher pela forma de pagamento da comissão. 

Para deixar valores padrões e esconder o painel da comissão acesse backend > empreendimento, na primeira aba ao final da página estarão as opções para esta ação.

Após salvar a proposta a mesma aparecerá no menu PROPOSTAS possibilitando sua edição ou mudança desta para outra etapa.

  • Editar uma proposta salva

Apos a proposta salva, podemos acessar o menu propostas e lá estarão todas as propostas salvas. Aquelas que permitem editão terão o ícone do “lapis” habilitado e ao clicar sobre ele, será carregada a mesma tela da simulação da proposta.

  • Opões da proposta salva

Após termos uma proposta salva temos outras opções além da edição da própria proposta. Para acessar estas opções basta clicar no ícone com “…” (três pontos) ao lado do ícone de edição da proposta. 

Este menu tem diversas opões possíveis que serão descritas a seguir:

  • Validar 

Esta opção no menu da proposta só aparece quando a proposta está reprovada. Ela deve ser usada para tentar aprovar uma proposta usando as alçadas do usuário logado no porlal. Ao selecionar esta opção o PVI validará a alçada do grupo do usuário logado e se possivel aprovará a proposta.

  • Proposta: imprimir

Imprimir os modelos de proposta. O PVI tem um modelo padrão de proposta de compra, mas o usuário poderá crair um novo modelo usando um documento WORD com tags pré-definidas (idem ao processo de criação de minutas de contrato). Estes modelos devem ser inseridos em Backend > Empreendimentos > Modelos de Propostas.

  • Relatório comparativo

Relatório padrão que demonstra a análise financeira da condição de pagamento padrão da unidade comparando com a proposta ofertada pelo cliente.

  • Proposta: Enviar por email

Envia por email o modelo de proposta impresso pelo PVI. Esta opção sempre enviará esta proposta para o email do prospect da proposta e também podemos acrescentar outros emails para receberem uma cópia do documento

  • Plano de pagamento: imprmir

Imprimi a relação de pagamentos mensalmente de acordo com a proposta formalizada e salva.

  • Plano de pagamento: XLSx

Extrai para EXCEL o mesmo plano de pagamento impresso na opção 15.6.5

  • Contrato: imprimir

Imprime o modelo de contrato selecionado. Lembrando que os modelos de contratos podem ser inseridos através da opção Backend > Empreendimentos > Minutas. 

  • Contrato: salvar Word

Faz download do modelo de contrato desejado no formato WORD pra alteração posterior. Somente grupos de usuários que possuem a opção “Salvar Contrato em WORD” visualizam esta opção.

  • Avançar etapa da proposta

Uma das principais opções do menu da proposta. Ela é responsável por movimentar a proposta dentre as diversas stuações possiveis cadastradas em Backend > Globais > Situação da proposta. Existe um complete ciclo de parametrização das situações de proposta que formarão o fluxo por onde uma proposta pode passar.

Durante o avançar a etapa da proposta são feitas diversas analises e somente será permitido o avançar a etapa se todas forem atendidas. 

Em Avançar para são listadas todas as situações possiveis para uma proposta avançar. Dependendo desta situação, pode ou não ser obrigatório uma justificativa e um motivo para avançar a situação da proposta;

  • Trocar corretor da proposta

Se for necessário trocar o corretor responsável pela proposta salva, devemos usar esta opção. Nela é atribuido um novo corretor em substituição ao anterior. 

  • Autorizar proposta reprovada

Esta opção somente aparece para usuários cujo grupo ao qual ele pertence tenha permissão em “Autorizar Proposta Reprovada’. Esta opção você encontra em Backend > Usuários > Aba Grupos. 

Os usuários que possuem esta opção, podem aprovar uma proposta REPROVADA, sem nenhuma validação de alçada, ou seja, mesmo que as condições financeiras da proposta estejam muito abaixo das condições aceitas, esta opção aprovaria a proposta. Podemos dizer que é a opção de mais alto poder na aprovação de propostas reprovadas.

  • Solicitar aprovação

Esta opção aparece para todos os demais usuários que não possuem a permissão descrita no item 15.6.11 e que façam uma proposta REPROVADA e possuam usuários SUPERIORES na hierarquia do cadastro de usuários do PVI. Ao clicar nela, será aberta uma janela para podermos enviar uma mensagem ao superior na hierarquia de cadastro de usuários, solicitando que este valide a propsota com a alçada que ele possui, na tentativa de aprovar a  proposta.

O superior receberá um email com o link para acessar o PVI e validar a proposta promovendo-a para uma aprovação, caso ele tenha autonomia.

  • Documentos de proposta

No PVI é possível definir, por empreendimento, quais são os tipos de documentos necessários após a criação de uma proposta. Para criar estes documentos devemos acessar Backend > Globais > Documentos da Proposta.  

Os documentos de proposta podem ser assoiados a PROPOSTA ou a PESSOA. Um document associado a PESSOA deverá ser associado no cadastro de pessoas e seria válido somente para casos em que necessito ter a documentação do cliente antes de realizar a proposta.

Os documentos, depois de criados deverão ser associados aos empreendimentos em Backend > Empreendimentos > Documentos da Proposta.

Apos os documentos associados, eles serão visíveis no menu da proposta “Documentos da proposta” e ao abrir esta opção aparecerá uma janela onde serão solicitados o upload dos documentos obrigatórios.

  • Documentos de pessoa

Documentação de pessoa seguem os mesmos processos do item 15.6.13 a principal diferença é que os documentos que são associados a pessoa podem ser inseridos diretamente no cadastro de pessoas no menu Pré-Venda > Pessoas, na aba Documentos.

  • Comissão

O PVI pode atribuir automaticamente a comissão do corretor que gerou a venda, mas para isto é necessário ter o percentual de comissão definido. O Portal possibilita que a comissão seja calculada pelo Empreendimento, Usuário, Imobiliária ou grupo de usuário, nesta ordem de precedencia, ou seja, se definida uma comissão no cadastro do empreendimento esta irá sobrepor todas as demais.

Uma comissão pode ter seu valor lançado manualmente após proposta feita e entrando no menu de ações da proposta opção COMISSÃO (esta opção só aparece para propostas aprovadas). Ou calculada automaticamente pelo PVI baseado nos percentuais definidos no parágrafo acima. Para isto o parametro "Grava Comissão Diretamente" deve estar marcado como SIM.

Se marcado como SIM ao salvar uma proposta o sistema criará automaticamente um valor de comissão. O PVI trata o percentual de comissão definido como sendo o teto de comissão a pagar, não permitindo lançar um valor maior que o definido pelo percentual aplicado aos componentes que estão com o FLAG de descontar comissão habilitados.

A comissão é calculada sobre o valor total da proposta multiplicando sobre o percentual da comissao do empreendimento, ou do usuário, ou da imobiliária ou do grupo do usuário, se todos estes campos estiverem zeramos o valor base de comissão e o valor da comissão serão zero.

Caso a soma das parcelas que permitem descontar comissão (Flag demonstrado na imagem) não seja suficiente para pagar toda a comissão calculada, o valor da comissão será limitado no valor do componente que está marcado com Desconta Comissão.

É possível distribuir a comissão entre mais de um usuario, desde que esta não ultrapasse o teto permitido. Para lançar outras pessoas participantes da comissão basta inserir novos usuários clicando em ADICIONAR LINHA DE COMISSÃO.

...

  • Grava comissão diretamente - para que o sistema já gere um valor de comissão para as propostas salvas
  • Permitir efetivar propostas sem comissão - permite ou não que uma proposta avance para próxima etapa sem comissão gerada.

A partir da versão 12.1.31 o PVI possui o campo de gerente do empreendimento e a este podemos associar uma comissão que será sempre gerada quando a comissão da venda for calculada. A comissão do gerente abate sobre o percentual de comissão total definido no empreendimento, exemplo:

Percentual de comissão total: 5%

Comissão do gerente: 1% 

Neste exemplo acima se uma venda for realizada o corretor terá 4% de comissão e o gerente 1%.

O gerente do empreendimento é cadastrado em backend > empreendimentos na primeira aba do cadastro do empreendimneto desejado.

Sempre quando um gerente de empreendimento estiver associado em um empreendimento, todas as solicitações de aprovação de propostas reprovadas serão enviadas para este gerente e não mais para o superior do corretor que fez a venda.

  • Reservas da unidade

Esta opção demonstra todas as reservas existentes da unidade 

  • Mensagens

Neste menu é possivel registrar mensagens que ficarão armazenadas na proposta e poderão ser acessadas a qualquer momento. Estas mensagens poderão ser enviadas por email para pessoas específicas.

  • Anexos

Em anexos poodemos incluir qualquer documento em uma proposta. Estes anexos não são controlados e não necessitam ser validados. Aqui podemos colocar uma cópia do contrato assinado, documentos recebidos na proposta e qualquer outro arquivo que julgar importante no processo da venda.

  • Log

Na opção LOG podemos acompanhar todas as ações realizadas na proposta. É o melhor local para analisar tudo que aconteceu deste a criação da proposta.

  • Excluir proposta

Para esta opção aparecer ela deve ser habilitada em Backend > Globais > Situação da proposta, selecionando a opção “Excluir Proposta’. Uma vez habilitada ela permite que a proposta seja excluida da base de dados do PVI.

  • Excluir proposta no backoffice

Da mesma forma que o anterior (15.6.20), esta opção somente aparecerá quando habilitada em  Backend > Globais > Situação da proposta.

A funcionalidade desta opção é excluir uma venda enviada ao TOTVS TCGI, ou seja, finalizamos o processo de vendas e eviamos a proposta para o TOTVS para esta se transformar em venda. So que identificamos algum erro no processo e precisamos excluir a venda em preparação que foi criada com o processo de exportação da proposta do PVI.  Então quando a situação VENDIDA permite excluir venda no backoffice, o PVI irá apagar a venda que foi criada no TCGI e voltará a situação da proposta para a primeira condição desta (Aprovada ou Reprovada).

Esta opção só faz sentido ser liberada na situação de proposta VENDIDA, pois ela só funciona para propostas que já foram integradas com o TCGI.

  • Menu Contratos

O menu contratos é identico ao menu propostas ele existe para limitar a visão das propostas entre propostas e contratos. Esta visão é parametrizada através das situações de propostas (Backend > Situação de proposta) onde selecionamos em qual menu as diversas situações de proposta podem aparecer. Na imagem abaixo a situação de proposta APROVADA somente aparece no menu PROPOSTAS.

Todas as demais opções descritas no item 15, valem para o menu CONTRATOS.

  • Menu Corretores

Neste menu temos duas opções:

  • Comissões

Demonstra todas as propostas que o usuário tem visibilidade e a situação da comissão de cada uma delas. Para que as propostas apareçam neste menu, estas devem ser parametrizadas em Backend > Globais > situação de proposta onde a opção VISIVEL NO MENU CORRETOR E COMISSÔES deve estar marcada.

Uma vez marcada a proposta será apresentada com uma coluna com o valor da comissão gerada / editada para o corrector responsável pela venda. 

Esta tela tem o caráter informativo para o corretor, indicando a situação da comissão que ele ainda não recebeu. 

A mudança das situações de comissão será realizada no menu “Gerencial > Comissão”.

  • Compromissos

Lista todos os compromissos registrados para o corrector. Os compromissos são criados nesta tela através do botão ADICIONAR ou através do cadastro de registros na TIMELINE do cliente gerando uma tarefa agendada (compromisso)

Todos compromissos serão listados nesta tela e aqueles que forem executados poderão ter sua situação modificada, bastando clicar sobre o a palavra da coluna “STATUS”. As situações possíveis são Aguardando e Executado.

  • Menu Gerencial

  • Gráficos

Neste menu são apresentados gráficos prontos com informações referentes a vendas, atendimento de clientes, estoque de unidades e conversão de vendas por tipo de mídia. 

                 

 

  • Comisões

Aqui também encontra-se o menu de comissão onde será possível definir uma situação para a comissão de propostas vendidas. A finalidade desta tela é demonstrar ao corretor se uma determinada comissão já está disponível para ser faturada ou não.

As propostas que aparecerão neste menu devem ser parametrizadas através do menu Backend > Globais > Situação de propostas. As situações que tiverem a opção “Visível no menu corretor e comissão.

As propostas visíveis neste menu podem ter suas situações alteradas, manualmente, de acordo com a situação atual da comissão daquela proposta. Como padrão temos duas situações, sendo “Liberda ou Bloqueada”, mas estas situações podem ser substituidas ou mesmo acrescidas através do menu Backend > Globais > Situação da proposta.

Para se alterar a situação atual da comissão de uma proposta, basta no menu Gerencial > comissão, selecionar a situação desejada para aquela proposta na coluna NOVA SITUAÇÂO.

  • Relatórios

É possível no PVI criar uma extração de dados das tabelas existentes no banco de dados. As opções para a visualização destes dados agrupados serão visíveis através deste menu Gerencial > Relatórios.

Para se criar estas visões é necessário ter noções da linguagem SQL para a criação dos scripts de extração dos dados. A criação dos relatórios deve ser feita através do menu Backend > Relatórios. Após acessá-lo podemos editar um relatório existente ou criar um novo. 

Ao adicionar um novo relatório será solicitado o nome deste e o script em linguagem de programação SQL para a extração dos dados das tabelas do PVI. Para conhecer as tabelas existentes e os nomes dos campos para a construção do script SQL para a extração dos dados basta selecionar a opção “Visualizar tabelas”.

Após criar o script SQL a proxima parte será definir parâmetros parao relatório e definir os nomes reais das colunas que serão apresentadas.

Após salvo o relatório, este será apresentando no menu Gerenciais > Relatórios e poderá ser selecionado para impressão.

O resultado do relatório pode ser impresso (abrirá uma nova aba no Browser com a visualização do relatório) ou baixado um arquivo CSV para abertura através do EXCEL.

  • Menu Agendamentos

Neste menu podemos visualizar agendamentos para eventos criados nas propostas. Estes devem ser eventos relacioandos a situação de uma proposta, exemplo:  uma proposta está a situação “Contrato em Assinatura” e nesta situação devemos solicitar o agendamento da assinatura do contrato e quem executa esta atividade é o usuário “Mestre TOTVS”, então criaremos um evento chamado ASSINATURA DO CONTRATO, associaremos este evento a situação da proposta “Contrato em Assinatura, para que toda proposta nesta situação, permita que seja agendado o evento.  Também devemos determinar qual grupo de usuários pode ter este evento associado, ou seja, quem será o responsável por esta ação.

Para realizar a parametrização acima vamos acessar Backend > Globais > Eventos da agenda. Ao inserir um novo registro será solicitado no nome deste evento e a quais situações de proposta este evento estará associado, ou seja, em quais situações de proposta eu consigo gerar um agendamento para este evento criado.

Feita esta parametrização agora vamos determinar quais usuários podem ser associados ao evento de Assinatura de Contrato, ou seja, quem serão os usuários para quem vamos associar estes eventos quando estes forem definidos nas propostas. Para isto acesse Backend > Usuários > Grupos, edite o grupo desejado, role a tela deste grupo até o final. Aparecerá a opção “Mapa de Eventos da Agenda Autorizados para o Grupo”

Marque os eventos que este grupo de usuário é responsável e salve. A partir de agora, em todas as propostas que estão na situação de CONTRATO EM ASSINATURA aparecerá no menu de PROPOSTAS ou CONTRATOS uma opção chamada “Agendamento”, possibilitando a criação do evento de Assinatura do Contrato para a proposta selecionada, definindo um responsável por esta ação.

Ao clicar em agendamento podemos criar a agenda para o evento criado anteriormente.

Este evento, após salvo, aparecerá no menu AGENDAMENTOS no frontend do PVI. Portanto este menu será somente

Aprovação:

...

Aprovador por:

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Assinatura

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Data