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Este procedimento deve ser utilizado para a inclusão dos eventos e configurações referente ao novo plano contábil que entrará em vigor à partir de Janeiro de 2025.   


Elencados os seguintes itens:

  • Mapeamento dos eventos e suas configurações no plano anterior;
  • Inclusão dos eventos para novo plano;

  • Configuração dos eventos.

Configurações:

...

  • Inclusão dos eventos para novo plano;
  • Configuração dos eventos.

Configurações:

PASSO 1 – Acessar o Sistema Contábil

Acessar o sistema e selecionar o novo plano contábil.

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Campos de preenchimento importante/obrigatório:

Empresa – Selecionar a empresa cadastrada no sistema Parâmetros.

Unidade – Selecionar a Unidade onde serão realizados os lançamentos.

Plano – Selecionar o plano


PASSO 2 – Inclusão dos Eventos e Descrição de Eventos

Para realizar a configuração dos eventos e descrição, acessar o Configurações Empresa, na aba Eventos e Descrição de Eventos, onde deverá ser configurado informações para novo plano IFRS9.


Aba - Configurações Empresa>> Eventos

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Campos de preenchimento importante/obrigatório:

Sigla – Sigla do evento definida pelo usuário. Esta sigla será identificadora de uma parametrização de digitação dos lançamentos contábeis.

Descrição – Descrição do evento definida pelo usuário.

Perfil 1ª Assinatura – Utilizado apenas por Cooperativas de Crédito.

Perfil 2ª Assinatura – Configuração opcional. Se configurado, substitui o campo (Perfil Autorizador) para ser utilizado pela empresa, onde este deve autorizar o lançamento para sensibilizar o Balancete. Sempre que um lançamento for originado por uma unidade, a Instituição deverá fazer a 2ª Assinatura. Os perfis exibidos neste campo são os perfis de acesso definidos no Sistema Segurança.

Código Conta – Determina se será utilizado o código estruturado (completo) ou reduzido da conta contábil na digitação dos lançamentos. Para utilizar o código reduzido, deve estar configurado o cálculo do código reduzido para as contas na configuração do Plano de Contas.

Ativo – Marcar esta opção para ativar o evento.


Aba - Configurações Empresa>> Descrição de Eventos

Selecionar o evento que será configurado.

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Configuração é a definição da sequência e dos dados que serão exigidos em cada lançamento.

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Campos de preenchimento importante/obrigatório:

Evento – Selecionar o evento que será configurado.

Componentes – Inserir a quantidade de linhas do evento. Estas linhas serão exibidas no momento da digitação do lançamento contábil.

Componente – Sequencial atribuído pelo sistema para identificação do componente (linha) do evento.

Contrap. – Informar qual componente é o lançamento de contrapartida do outro no evento.

Retorno – Indica para qual componente, o sistema retornará após a realização do lançamento. O primeiro componente configurado não terá retorno.

Somatória Lote – Indica se o valor total do fechamento do lote será informado, apenas por total de débitos ou por total de créditos, ou pela soma dos dois (Ambos).

Dados do Componente – Preenchimento opcional. Caso o usuário deseje configurar, estes dados devem ser configurados individualmente para cada componente (linha) do evento.

Unidade – Define como será informado o código da unidade contábil de competência do lançamento contábil. Opções disponíveis:

  • Informada – Será informada pelo usuário na digitação do lançamento.
  • Constante – Será definida no evento. O usuário deve informar neste momento a unidade que será assumida pelo sistema.
  • Anterior – Será assumida a unidade informada do lançamento (linha) anterior.
  • Não Utiliza – O dado não será exigido.

Conta – Define como a conta contábil será informada no lançamento. Opções disponíveis:

  • Informado – Será digitada pelo usuário no lançamento.
  • Constante – Será definida no evento. O usuário deve informar neste momento o código da conta contábil unidade que será assumida pelo sistema.
  • Anterior – Será assumida a conta contábil informada na linha anterior.

No campo da conta tem possibilidade de consultar a conta contábil:

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Histórico – Define como o histórico será informado no lançamento. Opções disponíveis:

  • Informado – Será digitado pelo usuário no lançamento.
  • Constante – Será definido no evento. O usuário deve informar neste momento o código do histórico que será assumido pelo sistema.
  • Anterior – Será assumido o histórico da linha anterior.

Valor – Define como será obtido o valor do lançamento. Opções disponíveis:

  • Informado – Será informado pelo usuário na digitação do lançamento.
  • Anterior – Será assumido o valor digitado na linha anterior.

Natureza – Define como será informada a natureza do lançamento. Opções disponíveis:

  • Débito – Lançamento a débito. O sistema apresentará o campo natureza preenchido no lançamento.
  • Crédito – Lançamento a crédito. O sistema apresentará o campo natureza preenchido no lançamento. Informado – A natureza será informada manualmente pelo usuário no momento da digitação do lançamento.
  • Anterior – O sistema assumirá a natureza digitada na linha anterior.
  • Inversa – O sistema assumirá a natureza contrária a natureza informada na linha anterior.

Moeda – Indicador de lançamento em 2 (duas) moedas. Define a moeda utilizada no lançamento. Opções disponíveis:

  • Não Utiliza – O dado não é exigido. Informado – Será informada pelo usuário na digitação do lançamento.
  • Constante – Será definida no evento. O usuário deve informar neste momento o tipo de moeda que será assumida pelo sistema.