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Chave

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  • A formatação mudou.

...

effectDuration0.5
idconfig
effectTypeslide

...

effectDuration0.5
idconfiguracao
labelConfiguração
effectTypeslide

Checklist de Pré-requisitos para Utilizar o Protheus Insights

Para garantir uma experiência ótima e obter previsões precisas, verifique se você atende aos seguintes pré-requisitos:

  • LIB

...

  • ATUALIZADA:

    • A

...

    • versão mínima da LIB necessária para

...

    • o funcionamento é 20240701. Recomenda-se sempre utilizar a versão mais recente disponível no portal de downloads.
  • Financeiro:
    • Novo Gestor Financeiro configurado conforme as orientações da documentação  (FINA710).
    • Possuir, no mínimo, 11 semanas ou 11 meses de transações na tabela FK5, categorizadas por tipo de movimentação (FK5_RECPAG).
  • Estoque e Compras

    • Ter, no mínimo, 2 anos de histórico de movimentações de estoque (SD3).
  • Contabilidade
    • Conciliador Backoffice configurado conforme as orientações da documentação CTBA940
    • Execução da opção 4 do WizardUUID para preenchimento dos campos MDUIDT

Certifique-se de que todos os itens acima estão atendidos para utilizar o Protheus Insights de maneira eficiente. Para qualquer dúvida ou assistência, entre em contato conosco em [email protected].

Deck of Cards
startHiddenfalse
idstep-config
step1
Card
defaulttrue
effectDuration0.5
id
etapa1
labelEtapa 1
effectTypeslide

Etapa 1

Informações
iconfalse

1.1 Solicitar clientId e clientSecret

1.2 Verificar regras de firewall

1.3 Aplicar pacotes

Protheus Insights

Smartlink

1.

3

4 Executar o "UPDDISTR" ou "UPDBATCH" do pacoteDiferencial BA acumulado (em modo exclusivo)

1.

4 Verificar regras de firewall

5 Configurar o REST

1.1 Solicitar clientID e clientSecret

Para garantir o acesso e a integração com a plataforma Carol, é necessário solicitar as credenciais de clientID e clientSecret. Para isso, envie um e-mail para [email protected] com essas informações da empresa na qual deseja implantar o Protheus Insights:

  • Razão Social:[Inserir a razão social da sua empresa aqui]
  • CNPJ: [Inserir o número do CNPJ da sua empresa aqui]
  • Código TOTVS: [Inserir o Código TOTVS da sua empresa aqui]
  • LIB: [Inserir a versão da LIB que esta utilizando]

Em até 24 horas úteis, você receberá as credenciais por email.

1.2 Verificar as Regras de Firewall:

Verifique e ajuste suas configurações de firewall conforme necessário para garantir a conectividade adequada com os serviços mencionados abaixo, caso haja alguma regra de bloqueio de firewall, por favor, liberar os seguintes endereços:

https://app.carol.ai
https://provisioning.totvs.app
https://link.totvs.app
https://api-smartlink
https://admin.rac.totvs.app
https://provisioning.totvs.app
https://api-maisprazo.totvs.app
https://totvstechfin.carol.ai/api

1.3 Aplicar Pacotes

É necessário atualizar o ERP Protheus com os pacotes abaixo de acordo com a release correspondente ao seu sistema e, em caso de dúvidas técnicas, enviar email para [email protected]

12.1.33:https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1149985 ;
  • Pacote Protheus Insights:

  • 12.1.2310:https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1149984 ;

  • https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1159285

    Dica
    titleImportante

    Para garantir o correto funcionamento, é fundamental que os pacotes de expedição contínua dos módulos que utilizam o Protheus Insights estejam atualizados. Esses módulos incluem: Compras, Estoque e Custos, Financeiro e Contabilidade Gerencial.

    Pacotes de Atualização - Compras

    Pacotes de Atualização - Contabilidade Gerencial

    Pacotes de Atualização - Estoque e Custos e Automação e Coleta de Dados

    Pacotes de Atualização - Financeiro - P12

    1057108


    1.

    3

    4 Executar o "UPDDISTR" ou "UPDBATCH"

    Aplique os pacotes relacionados no ambiente de modo exclusivo:

    Abra o SmartClient e insira "UPDDISTR" ou "UPDBATCH" no campo "Programa Inicial" e, nos demais campos, insira as informações do seu ambiente.

    Selecione as empresas para as quais deseja aplicar a nova funcionalidade.

    Lembre-se sempre de realizar um backup completo do ambiente antes de aplicar pacotes, para garantir a segurança dos dados e a possibilidade de restauração em caso de necessidade.

    Image RemovedVerifique


    Caso tenha duvidas de como executar o verificar a documentação: UPDBATCH - Atualização de pacotes 


    Após concluído, verifique cuidadosamente se todas as tabelas necessárias foram criadas

    corretamente

    .

    Exemplo: 


    Bloco de código
    languagesql
    SELECT *
    FROM SX3010 WHERE
     FROM SX2010 WHERE X2_CHAVE = 'I14'
    
    SELECT * FROM SX3010 WHERE X3_ARQUIVO = 'I14'

    Image Removed

    Aplique os pacotes relacionados no ambiente de modo exclusivo.

    1.4 Verificar as Regras de Firewall:

    Caso haja alguma regra de bloqueio de firewall, por favor, liberar os seguintes endereços:

    Por favor, verifique e ajuste suas configurações de firewall conforme necessário para garantir a conectividade adequada com os serviços mencionados acima.

    Após garantir que os itens da Etapa 1




    Image Added


    1.5 Configurar REST

    Para configurar o serviço REST, precisamos das seguintes chaves(ini):

    Dica

    Se o REST já estiver configurado em seu ambiente, acesse-o via navegador utilizando o endereço onde o REST está configurado, exemplo http://localhost:8080/rest.

    http://{IP do servidor}:{port}/{path}

    Verifique na lista de APIs disponíveis se a rota api/ba/v1/insights/Alerts está presente.

    Com essa validação concluída, você pode prosseguir para a próxima etapa, caso nao tenha configurado o REST siga o passo a passo abaixo.

    No appserver.ini insira as configurações abaixo:


    Bloco de código
    languagejs
    themeRDark
    linenumberstrue
    [GENERAL]
    MAXSTRINGSIZE=10
     
    [HTTPV11]
    Enable=1
    Sockets=HTTPREST
    
    [HTTPREST]
    Port=8080
    URIs=HTTPURI
    SECURITY=1
    
    [HTTPURI]
    URL=/rest
    PrepareIn=All
    Instances=1,2
    
    [ONSTART]
    jobs=HTTPJOB
    RefreshRate=30
    
    [HTTPJOB]
    MAIN=HTTP_START
    ENVIRONMENT=environment


    Iniciar o appserver

    Screenshot_16.jpgImage Added

    Após acessar o navegador com o endereço http://localhost:8080/rest, será exibida uma lista de APIs disponíveis.

    Definição da URL:
    http://{IP do servidor}:{porta}/{caminho}

    Essa página exibe as classes WSRESTFUL compiladas no RPO do ambiente configurado. Ao clicar nos detalhes de cada classe, os métodos disponíveis serão mostrados.

    Para confirmar que tudo está correto, pesquise pela API :

    Bloco de código
    languagejs
    themeMidnight
    api/ba/v1/insights/Alerts


    Em caso de dúvidas sobre configuração do REST consulte: Documento de referência sobre REST


    Após garantir que os itens da Etapa 1 foram concluídos com sucesso, prossiga para a Etapa 2.

    Card
    effectDuration0.5
    idetapa2
    labelEtapa 2
    effectTypeslide

    Etapa 2

    Informações
    iconfalse

    2.1 Confirmar ativação do PO-UI para uso da nova interface

    2.2 Executar o WIZSMARTBA

    Verificar o schedule FWTECHFINJOB

    Incluir o schedule manualmente FWTOTVSLINKJOB

    2.3 Verificar registro de permissão na tabela I14  

    2.1 Confirmar ativação do PO-UI para uso da nova interface

    Verificar as configurações do appserver.ini para o uso do PO-UI no ambiente de produção:

    Essas configurações alteram a interface do Protheus, ativando o PO-UI, e devem ser realizadas no ambiente de produção para que todos os usuários tenham acesso.

    1. Acesse o arquivo "appserver.ini" e verifique as seguintes configurações:
      • Na seção "[Drivers]", confirme se as linhas "MultiProtocolPort" e "MultiProtocolPortSecure" estão configuradas como:

        [Drivers]
        MultiProtocolPort=1
        MultiProtocolPortSecure=0

      • Na seção "[General]", assegure-se de que o "App_Environment" esteja direcionado para o ambiente principal, por exemplo:

        [General]
        App_Environment= insira_o_nome_do_seu_ambiente

    2.2 Executar o WIZSMARTBA


    Image Added

    Verificar o schedule FWTECHFINJOB

    Após a execução do wizard, ao acessar o schedule no configurador em agendamentos, o job FWTECHFINJOB estará criado automaticamente e habilitado, com a recorrência sempre ativa.

    Image Added

     Incluir o schedule manualmente FWTOTVSLINKJOB

    Após confirmar que o FWTECHFINJOB foi criado automaticamente após a execução do wizard WIZSMARTBA, configure o FWTOTVSLINKJOB clicando no botão "Novo" e inserindo manualmente as configurações necessárias.
    Image Added

    O campo "Dia e hora da primeira execução" será por padrão o horário atual, mas é possível definir um dia e horário específico para a primeira execução.

    Image Added

    Selecione a(s) empresa(s) e filiais de acordo com sua preferência e preencha os demais campos conforme o exemplo da imagem.

    Image Added

    O horário da primeira execução será conforme o que foi definido no agendamento. Após isso, ele permanecerá como sempre ativo, conforme selecionado no agendamento.

    Image Added

    2.4 Verificar registro de permissão na tabela I14  

    Ao realizar a consulta na tabela I14, ela deve apresentar um registro de permissão. Para identificar o campo I14_MODULO igual a 'ALL', o registro deve conter a data atual. Esta permissão é renovada semanalmente de forma automática, atualizando o campo I14_DTRESP.

    Caso ocorra a indicação de que a tabela não existe, possivelmente devido à permissão não ter sido recebida e com isso a tabela ainda não foi criada, verifique se a tabela I14 está presente nas tabelas SX2 e SX3, conforme orientado na etapa 1.4. Se estiver presente, envie um e-mail para [email protected] informando a empresa e o código Totvs que fez a configuração, mas ainda não recebeu a permissão.

    Bloco de código
    languagesql
    titleExemplo
    SELECT * FROM I14010 WHERE I14_MODULO= 'ALL'
    
    



    Image Added

    Após garantir que os itens da Etapas 1 e 2 foram concluídos com sucesso, prossiga para a Etapa

    2

    3.

    etapa2 2
    Card
    effectDuration0.5
    id
    etapa3
    labelEtapa
    3
    effectTypeslide

    Etapa 3

    Informações
    iconfalse

    3.1 Habilitar Parametro MV_INSIGHT

    3.2 Adicionar no menu do Estoque e custos o Armazém IA (ARMZIA) 

    3.3 Cadastrar Armazéns no Armazém IA

    3.1 Habilitar Parametro MV_INSIGHT

    Image Added

    3.2 Adicionar no menu do Estoque e custos o Armazém IA (ARMZIA) 

    Image Added

    3.3 Cadastrar Armazéns no Armazém IA

    Acesse pelo módulo de Estoque e Custos o novo item cadastrado em Produtos > Produto > Armazém IA.

    Este cadastro é de extrema importância, pois você deverá cadastrar os armazéns que têm demanda. Com base nesse cadastro, a inteligência artificial irá considerar os campos-chave (código do armazém) para filtrar quais insights serão gerados. Observa-se que por padrão, os armazéns 01 e 03 já estão cadastrados, podendo ser alterados ou excluídos se não forem utilizados. É necessário cadastrar os armazéns de demanda e produção.

    Image Added

    Atualização: Os registros incluídos pela rotina serão gravados na tabela 4B. Os dados já incluídos na antiga tabela 2B serão migrados automaticamente para a nova tabela.

    Após garantir que os itens da Etapas 1, 2 e 3 foram concluídos com sucesso, prossiga para a Etapa 4.

    etapa3 3
    Card
    effectDuration0.5
    id
    etapa4
    labelEtapa
    4
    effectTypeslide

    Etapa 4

    Informações
    iconfalse

    4.1 Entendendo a execução do modelo de IA

    4.2  Como testar a comunicação Smartlink

    4.1 Entendendo a Execução do modelo de IA

    Aguardando a Execução do Modelo de IA

    Após a conclusão das etapas anteriores, o usuário deve aguardar a próxima execução do modelo de IA, que ocorre semanalmente aos domingos. Durante essa execução, os dados coletados diariamente através do job schedule FWTECHFINJOB são processados e analisados para gerar insights.

    Recebendo os Insights

    Os insights gerados são disponibilizados na segunda-feira de manhã, após a primeira execução do modelo de IA no domingo. Esse processo é realizado através do job schedule FWTOTVSLINKJOB, que habilita outros jobs responsáveis por enviar os insights para o Protheus.

    Importante:

    Os insights podem ser recebidos diariamente, sendo gerados conforme regras específicas para cada tipo.
    É crucial manter os jobs ativos para continuar recebendo atualizações de insights.
    A geração de insights ocorre diariamente, seguindo regras específicas para cada tipo de insight.
    A execução semanal do modelo de IA incorpora aprendizados contínuos, melhorando sua precisão ao longo do tempo.

    Acesse o configurador dentro da pasta Smartlink e clique na opção Parametros de Conexão, caso nao esteja disponível consulte a documentação Comunicação SmartLink para configurar o FwSgdpParm.

    Clique no botão Testar conexão para verificar se esta funcionado a comunicação.

    Image Added

    Atenção, estas informações são sensíveis e caso voce delete e clique em confirmar será necessário executar o wizard novamente.


    Dica
    iconfalse

    Importante:

    As chaves clientId e clientSecret são exclusivas e não devem ser compartilhadas entre ambientes.

    Outros produtos como "techfin", "gesplan", podem usar esses campos credenciais parecidas, então garanta que esta utilizando as chaves (clientId e clientSecret) corretas para o Protheus Insights ao executar o WIZSMARBA.

    3