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Para acessar o processo de integração é necessário que RM esteja devidamente parametrizado, saiba mais clicando aqui. É necessário também habilitar no perfil do usuário a permissão para o processo “Integração com TOTVS Assinatura Eletrônica". Para conhecer o TOTVS Assinatura Eletrônicaclique aqui. Para o melhor funcionamento da integração, o recomendado é utilizar todas as operações relacionadas à integração com TOTVS Assinatura Eletrônica no RM pelos processos disponibilizados na visão de contrato. Ou seja, não é indicado utilizar operações pela interface do TOTVS Assinatura Eletrônica e nem pela visão do anexo da "Integração TOTVS Assinatura Eletrônica". |
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A partir das versões 12.1.29.299, 12.1.32.155 e 12.1.33 passa a ser obrigatório o preenchimento do usuário e senha serviço para que o processo seja aberto. A versão 12.1.31 não sofreu alteração. | ||||||||||||||||||||||||||
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A partir das versões 12.1.29.299, 12.1.32.155 e 12.1.33 passa a ser obrigatório o preenchimento do usuário e senha serviço para que o processo seja aberto. A versão 12.1.31 não sofreu alteração.
Esta alteração permite que seja agendado o processo para execução sem o limite de 12 horas, tempo que o token leva para expirar.
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Este processo estará disponível no menu do TOTVS Educacional e no anexo da visão do cadastro de contratos.
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Informações |
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Lembrar de habilitar a permissão no perfil para que o menu fique disponível |
title | Autenticação |
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Ao executar o processo será validado se o usuário já realizou a autenticação no portal do TOTVS Assinatura Eletrônica através do RM, se ainda não, será exibido a tela para prosseguir com a autenticação.
Após a autenticação o processo de Integração TOTVS Assinatura Eletrônica será exibido.
Informações |
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Dica | ||||||||
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Caso o usuário do RM não possua acesso ao TOTVS Assinatura Eletrônica o mesmo devera realizar o cadastro clicando em "Cadastre-se aqui!". Ao realizar o cadastro de um novo usuário é importante que seja selecionada uma empresa, caso o cadastro do usuário no TAE seja efetuado sem informar identificar a empresa, posteriormente ao enviar um documento do RM para o TAE poderá ser apresentado o erro abaixo: Motivo: Erro ao consumir API. Código do erro: Forbidden Responsável Financeiro A assinatura do documento eletronicamente será realizada pelo responsável financeiro do contrato (caso o mesmo esteja preenchido) ou responsável financeiro do aluno (caso o responsável financeiro do contrato não esteja preenchido), portanto o processo de integração do TOTVS Educacional já realizará o cadastro do responsável financeiro como um usuário no TOTVS Assinatura Eletrônica. De forma automática e transparente, será o usuário autenticado na execução do processo quem irá executar este procedimento. Quando o usuário for cadastrado no TOTVS Assinatura, será enviado um e-mail para o responsável financeiro solicitando confirmação do e-mail cadastrado e, ao confirmar, será solicitada a criação da senha de acesso ao portal TOTVS Assinatura Eletrônica. O responsável financeiro do contrato deverá acessar o portal TOTVS Assinatura Eletrônica para executar a conferência e assinatura dos documentos enviados. Para maiores informações de como assinar um documento, acesse o manual operacional do TOTVS Assinatura Eletrônica.
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O processo de integração do TOTVS Educacional já realizará o cadastro do responsável financeiro, bem como dos demais assinantes do contrato, que não tiverem cadastro, como um usuário no TOTVS Assinatura Eletrônica. De forma automática e transparente, será o usuário autenticado na execução do processo quem irá executar este procedimento. Quando o usuário for cadastrado no TOTVS Assinatura, será enviado um e-mail para cada destinatário solicitando confirmação do e-mail cadastrado e, ao confirmar, será solicitada a criação da senha de acesso ao portal TOTVS Assinatura Eletrônica. No caso dos validadores e testemunhas, caso o responsável pelo e-mail informado não esteja cadastrado no TOTVS Assinatura Eletrônica, o mesmo recebera um e-mail com convite para se cadastrar na plataforma (no cadastro é importante que seja informado o mesmo e-mail indicado no processo). Os assinantes, validadores ou testemunhas do contrato deverão acessar o portal TOTVS Assinatura Eletrônica para executar a conferência e assinatura dos documentos enviados. Para maiores informações de como assinar um documento, acesse o manual operacional do TOTVS Assinatura Eletrônica. |
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O processo poderá ser executado através da visão do cadastro de contrato ou através do menu principal. Acessando pela visão do cadastro de contratos será processado somente o(s) contrato(s) selecionado(s). Acessando pelo menu principal a seleção dos contrato será realizada pelo filtro genérico indicado. A utilização da opção acima é recomendada nos caso de processamento de um volume maior de contratos, além de permitir que o processo seja agendado, por exemplo, customize filtros que envie somente contratos que ainda não foram assinados. Veja abaixo o comportamento de cada opção do processo:
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O processo poderá ser executado através da visão do cadastro de contrato ou através do menu principal. Acessando pela visão do cadastro de contratos será processado somente o(s) contrato(s) selecionado(s). Acessando pelo menu principal a seleção dos contrato será realizada pelo filtro genérico indicado. A utilização da opção acima é recomendada nos caso de processamento de um volume maior de contratos, além de permitir que o processo seja agendado, por exemplo, customize filtros que envie somente contratos que ainda não foram assinados. Veja abaixo o comportamento de cada opção do processo: Expandir | | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Dica | ||
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A partir da versão 12.1.29.287, 12.1.32.145 e 12.1.33 o processo sofreu alterações conforme imagem abaixo. A versão 12.1.31 não sofreu alteração. |
Regras:
Nome do documento que será enviado.
Observação:
Ao enviar documento o código do contrato será concatenado automaticamente ao nome do documento caso o documento seja enviado para mais de um contrato na mesma execução do processo.
Por exemplo, para um contrato de código 1000 para um documento com o nome: Contrato2021
=> Será visualizado no TOTVS Assinatura Eletrônica com o nome: Contrato2021_1000
Dica | ||
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A partir da versão 12.1.29.287, 12.1.32.145 e 12.1.33 o nome do documento poderá receber as seguintes tags: [COD PERIODO LETIVO], [COD CONTRATO] e [RA]. A versão 12.1.31 não sofreu alteração. Ao informar as tags, as mesmas serão trocadas para a construção do nome do documento. Vale ressaltar que se não informar nenhuma tag a regra anteriormente citada prevalecerá, caso contrário, será obedecido apenas as tags. |
Indica a origem do documento , sendo:
- RM Reports => O documento será gerado pelo gerador do RM Reports utilizando o relatório informado.
- Arquivo PDF => Será informado um arquivo em PDF que será o documento enviado.
E-mail das pessoas que irão participar do documento como um validador ou testemunha no TOTVS Assinatura Eletrônica.
Observação:
Caso o responsável pelo e-mail informado não esteja cadastrado no TOTVS Assinatura Eletrônica, o mesmo recebera um e-mail com convite para se cadastrar na plataforma (no cadastro é importante que seja informado o mesmo e-mail indicado no processo).
Dica | ||
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Assinantes |
A partir da versão 12.1.29.287, 12.1.32.145 e 12.1.33 foi incluso mais entidades para assinatura do contrato. A versão 12.1.31 não sofreu alteração. As novas entidades são:
- Aluno: será enviado para o e-mail do aluno a solicitação para que ele faça a assinatura do contrato.
- Pai: será enviado para o e-mail do pai do aluno a solicitação para que ele faça a assinatura do contrato, vale lembrar que o pai que será considerado, sempre será o último cadastrado, caso ele tenha mais de um pai cadastrado.
- Mãe: será enviado para o e-mail da mãe do aluno a solicitação para que ela faça a assinatura do contrato, vale lembrar que a mãe que será considerada, sempre será a última cadastrada, caso ele tenha mais de uma mãe cadastrada.
- Responsável acadêmico/legal: será enviado para o e-mail do responsável acadêmico do aluno a solicitação para que ele faça a assinatura do contrato.
- Gestor da Instituição do MEC: serão enviados para os e-mails dos gestores da instituição do MEC do aluno a solicitação para que eles façam a assinatura do contrato. Vale lembrar que o cadastro de Gestores está no anexo da Instituição do MEC que poderá está no anexo da Filial ou Nível de ensino.
- Diretor da filial: serão enviados para os e-mails dos diretores da filial do aluno a solicitação para que eles façam a assinatura do contrato. Vale lembrar que o cadastro de Diretores também está no anexo da Instituição do MEC que poderá está no anexo da Filial ou Nível de ensino. Outro ponto importante é que somente serão considerados diretores que estão com suas datas de início e fim compreendido no dia da execução do processo. Caso a data fim estiver vazia este diretor sempre estará válido caso a data de início for menor ou igual ao dia da execução do processo.
- Responsável do contrato ou responsável financeiro: sempre será enviado e-mail para o responsável do contrato ou responsável financeiro do aluno, para esta entidade não será possível escolher não enviar.
- Outros assinantes: serão enviados e-mails para pessoas que não são entidades do TOTVS Educacional, por exemplo um avô e um tio do aluno, sendo que cada outro assinante deverá obrigatoriamente ser preenchido o seu nome, CPF e e-mail.
- Para adicionar um novo assinante, basta clicar no botão adicionar que uma nova linha será criada na tabela (grid), após isso, preencher as colunas.
- Para remover um assinante existente, basta clicar na linha do assinante a remover e clicar no botão remover, com isso o assinante será excluído da tabela (grid).
- Além da obrigatoriedade das colunas, o campo CPF e e-mail também será verificado se são válidos. Caso ocorra algum erro de validação na coluna e desejar cancelar, basta aperta a tecla Esc do teclado que a linha automaticamente será removida (caso a linha tenha sido inserida) ou o novo valor será desfeito (caso a linha já foi adicionada e apenas uma edição está sendo feita).
Aviso |
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Para cada entidade selecionada todas deverão possuir nome, CPF e e-mail, caso não possua o documento não será enviado para o TAE. |
Aviso |
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Esta opção indica que se o documento estiver com o status "Pendente" será excluído no TOTVS Assinatura Eletrônica
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Permite atualizar o e-mail de um documento já enviado. Exemplos:
Para todos os cenários citados é necessário fazer os devidos ajustes e executar o processo novamente selecionando esta opção.
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Para identificar se o contrato foi assinado é necessário executar o processo selecionando esta opção. Na execução do processo o RM consulta no TOTVS Assinatura Eletrônica se a assinatura do documento foi concluída (finalizado), caso positivo, no contrato do aluno opção "Assinado" é marcada e o campo "Data de assinatura" é preenchido conforme a data de assinatura eletrônica do documento.
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Todos os documento integrados com o TOTVS Assinatura Eletrônica e enviados pelo processo do TOTVS Educacional poderão ser consultados através de um anexo disponível na visão dos cadastro de contratos do aluno ( TOTVS Assinatura Eletrônica - Anexo Global ).
Veja Também
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