Histórico da Página
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- Ao adicionar uma guia que necessite ser auditada e também seja incluído uma guia de Anexo Clínico vinculada a esta e que também necessite de auditoria, é necessário que a guia principal e seus anexos necessitem passar por auditoria, pois não é possível auditar a guia principal enquanto houver um Anexo Clínico sem ser auditado.
- Clique no botão Analisar, para efetuar a análise da guia.
- Ao clicar no botão Parecer, o sistema irá efetuar os filtros necessários, para verificar se existem ou não guias de anexos vinculados a guia selecionada.
- Caso exista alguma guia vinculada, o sistema irá exibir um alerta, para sinalizar ao auditor que existem Anexos Clínicos que ainda não foram auditados e que não é possível prosseguir enquanto não forem auditados.
- Ao clicar em Sim, o sistema irá filtrar todas as guias de Anexos Clínicos pendentes de auditoria.
- Audite todas as guias filtradas, para que seja possível liberar a guia principal.
- Após auditar todas as guias de Anexos Clínicos ou caso deseje continuar mais tarde, para que o sistema volte a exibir todas as guias, basta em clicar em Outras Ações e selecionar a opção Atualizar Browse.
- Será apresentada todas as guias na tela, mas trará a guia principal já selecionada, bastando apenas efetuar a auditoria desta normalmente.
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Anexo IV - ATA -> Ata da Junta Médica, enviada ao Beneficiário e Prestador.
O texto presente nessas notificações podem ser alteradas pelo usuário alterando o arquivo .DOT correspondente.
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Para efetuar o processo de Junta Médica, será necessário efetuar as seguintes configurações:
Parâmetros
Antes de configurar os parâmetros abaixo, deverá ser criada uma pasta no servidor dentro da pasta de instalação do sistema. (É possível verificar a pasta de instalação dentro do arquivo appserver.ini na chave RootPath) onde serão armazenados os modelos .DOT que serão utilizados para geração das notificações. No conteúdo padrão enviado abaixo, é necessário criar a estrutura de pastas JNTMED -> Modelos dentro da pasta de instalação do Protheus.
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017).
- Configure o parâmetro MV_SETJNMD, inserindo no parâmetro e insira os valores dos departamentos que podem instaurar a Junta Médica e que terão acesso aos menus de criação das cartas de juntas. O valor inserido deve ser de acordo com o código dos departamentos que estão na tabela BL - Departamento (tabela Genérica). Caso o usuário não esteja alocado num dos departamentos que tenham acesso, as opções de Instaurar Junta Médica e cartas não ficarão habilitadas.
- Ou seja, se o departamento de código 003 (Junta Médica) e o de código 010 (Auditoria Médica) podem instaurar e gerar as cartas de Junta Médica, basta apenas no parâmetro informar 001, 010. Se houver mais setores, informe os códigos, separados por vírgula.
- Configure o parâmetro MV_MODJNTM e insira o caminho do servidor da pasta onde estão os modelos dos arquivos.DOT de Junta Medica.
- Configure o parâmetro MV_CTRJNM e insira o caminho onde os arquivos serão salvos na maquina do usuário no final da geração de arquivos de junta medicaMedica.
Sinalizador
Para o envio de e-mail será necessário a configuração de um sinalizador, para isso:
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- No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações/Auditoria/Auditoria por Guia (PLSA790V).
- Selecione a guia que deverá entrar no processo de junta médica. No menu
- Em Outras Ações, escolha a opção “Instaura\Libera junta médica”.
- Na tela de Auditoria por Guia (PLSA790V), selecione o Clique no botão “Analisar”.
O sistema irá abrir a tela de Análise da Auditoria.
- Ao clicar em Outras Ações, o sistema apresentará os templates para a geração da carta e irá exibir um dialogo com os campos conforme cadastro. O auditor terá a possibilidade de alterar aquilo que acha necessário nas cartas de convocação.
- Serão apresentados os seguintes Templates:
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Para a utilização da funcionalidade é necessária a configuração dos campos BAU_ACEPAR e BR8_PARTICA.
- Acesse a Rotina Atualizações/Tabela Padrão/Aba/Outro.
- Altere um procedimento e preencha o campo Participat (BR8_PARTICA) = "Sim" para gerar a crítica "Auditoria Participativa" no atendimento.
Acesse Atualizações/Rede de Atendimento/Rede de Atendimento(RDA).
Altere uma RDA . Na aba Outros, altere o conteúdo do campo Aceita Part. (BAU_ACEPAR) = Sob-Consulta.
Acesse Atualizações/Atendimento/Liberação SADT e inclua um atendimento.
Informe a RDA e o procedimento que foram configurados.
Ao selecionar o procedimento será apresentada a crítica 574 - Auditoria Participativa.
Na confirmação, a guia será encaminhada para a Auditoria.
Acesse Atualizações/Auditoria/Auditoria Por guia
- Localize a guia e clique na pasta Participativa.
- É possível incluir participativa, excluir participativa ou enviar e-mail para o operador agendado.
- Para incluir uma participativa, basta clicar em Incluir, preencher os campos de acordo com a necessidade e confirmar.
- Em Outras Ações é possível visualizar ou excluir demanda.
- Para visualizar quais procedimentos são de auditoria participativa, clique em Analisar.
- Corra a barra de rolagem até o final e verifique na coluna Partic. se o procedimento é participativo.
- Caso exista uma participativa criada e a realização da auditoria participativa ainda não foi confirmada, no momento da análise do procedimento participativo, é apresentada a mensagem: Este procedimento possui um agendamento de análise participativa.
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Exemplo: solicitação de passagem área aérea para atendimento em outro Estado.
- Acesse a Rotina Atualizações/Tabela Padrão/Aba/Outro.
- Altere um procedimento e preencha o campo Requerimento (BR8_REQUER) = Sim
- Na analise de autorização da guia é gerada a crítica “Demanda por requerimento”.
Acesse Atualizações/Auditoria/Auditoria Por guia
- Localize a guia e clique na pasta Demanda.
- É possível incluir, alterar, excluir e visualizar uma demanda.
- Clique em Incluir.
- Insira o código do tipo do processo e confirme.
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Exemplo: auditor interno (na maioria das vezes um médico) analisa as autorizações efetuadas pelos auditores (técnico, operacional ou administrativo).
Obs: Com a opção de interna-saúde habilitada, não será possível reservar a guia.
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- No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Auditoria / Auditoria Por Guia (PLSA790V).
- Selecione a guia que será auditada e o botãoe cliquem em Analisar.
- Caso o auditor tenha acesso para gerar uma nova guia, será exibido o botãoem Outras Ações. Ao clicar neste botão, será mostrado a opção Incluir.habilitado a opção Incluir.
- O Auditor deverá Como envolve o trabalho de auditoria, o auditor deve- se atentar para as seguintes regras abaixo, antes de trabalhar nesta guia:
Caso opte em dar o parecer na guia atual, antes de gerar uma nova:
1.2.Caso a guia conste apenas um exame para dar Parecer, ele não deverá realizar nenhuma operação caso veja a necessidade de gerar uma nova guia.
1.3.Caso a guia conste mais de um procedimento para dar Parecer, o auditor poderá dar parecer nestes procedimentos, mas deverá sempre deixar um procedimento sem Parecer, para gerar uma nova guia.
Caso opte em gerar a nova guia direto
1.2.O auditor poderá gerar a nova guia e dar o seu Parecer nos procedimentos na nova guia gerada.
- Para gera uma nova guia, clique no botão Incluir.
- O sistema irá exibir uma janela com todos os procedimentos que estão incluídos nesta guia. Nestes procedimentos exibidos, o auditor jamais deverá alterar nada, pois já terá negado na auditoria, devendo apenas incluir os procedimentos que julgar corretos para a nova guia.
- Para incluir procedimentos, selecione a Seta para Baixo do teclado, para adicionar uma nova linha.
- Informe os procedimentos e quantidades desejadas.
- Ao clicar no botão Confirmar, será apresentada uma mensagem perguntando se o auditor deseja realmente gerar a nova guia ou não.
- Ao clicar em Sim, o sistema irá exibir o progresso das operações realizadas.O sistema sistema realizará todos os processos para gerar uma nova guia.
- No final, será exibida uma tela para selecionar qual e-mail deseja utilizar como modelo para enviar ao Prestador.
- Ao clicar em OK, o sistema irá efetuar o envio do e-mail para o Prestador, informando sobre a nova guia e o cancelamento da anterior.
- Será apresentada uma mensagem informando que a guia anterior foi cancelada e uma nova foi gerada, exibindo o número desta nova guia.
- A guia anterior fica com o status de cancelada e o registro de auditoria da anterior é deletado, ficando apenas na nova guia.
- Caso a guia anterior tivesse algum parecer, o mesmo seria migrado para a nova guia e caso tivesse Banco de Conhecimento incluído, também seria migrado automaticamente para a nova guia.
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Tem como objetivo facilitar a visualização do histórico da guia analisada pela auditoria na rotina de Digitação de Contas.
Veja como funciona na prática:
- Acesse Atualização/ Proc Contas / Digitação de Contas.
- Selecione uma guia que passou por auditoria e em Outras Ações, clique em Reg.Auditoria
- Caso seja uma liberação que foi auditada e dessa liberação conter autorizações, ao posicionar na guia de autorização, o sistema irá retornar os dados da auditoria da liberação e caso a autorização tenha passado por auditoria, irá retornar também essa informação.
- Se a guia posicionada possuir número de liberação, o sistema irá verificar se existe auditoria para essa liberação, além de verificar se existe Anexos Clínicos e/ou Prorrogação de Internação (quando for guia de Resumo de Internação ou Honorários) vinculadas a liberação.
- Se existir guia de internação associada a guia posicionada (pelo campo BD5_GUIINT), o sistema irá verificar se existe auditoria para essa guia também.
- A tela do Registro de Auditoria é apresentada da seguinte forma:
- A parte superior é correspondente a tabela de Auditoria (B53), que exibe todas as guias que passaram pela auditoria e que atendem aos filtros acima explicados.;
- A parte inferior exibe o Parecer do auditor, para cada item auditado na guia. No lado direito - ao lado do grid de parecer - se destaca o campo memo, que exibe de forma clara o texto de do parecer do Auditor.
K) Interação Auditoria Genérica
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- Para a utilização da funcionalidade é necessário realizar a criação de um Setor "Fictício" para o Beneficiário e um outro para o Prestador.
- No Configurador (SIGACFG), acesse Base de Dados/Dicionário/Base de Dados/Tabelas Genéricas, e cadastre os novos setores na tabela genérica "BL".
- No Configurador (SIGACFG), Ainda no Configurador acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure os seguintes parâmetros:
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Cadastro de Motivo Padrão
- No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações/Cadastro Contas/Cadastro Motivo Padrão (PLSCMOTPD)
- Será aberta a tela com todos os Motivos Padrão que poderão ser utilizados no cadastro de interação.
- Para incluir um novo, clique em "Incluir"
- Informe os dados necessários e confirme.
Operadores do Sistema
- No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações/Operadora/Operadores do Sistema (PLSA980)
- Altere o campo Alt. Público para "1 - Sim" para permitir que o operador envie interações para Beneficiário ou Prestadores.
Atendimento
- No Plano de Saúde, acesse no menu Atualizações/Atendimento uma das opções:
- Solicitação Sadt/Consulta,
- Solicitação Odontológica,
- Execução Sadt/Consulta,
- Autorização de Reembolso,
- Solicitação de Internação
- Anexo Clínicos.
- Selecione uma guia.
- Em Outras Ações clique em "Interação".
- Na tela será possível incluir uma interação que será visível apenas pelos operadores internos da operadora.
Veja como funciona na prática:
Procedimento para Utilização
- Acesse Atualização\Auditoria\Por Guias (PLSA790V)
- Selecione uma guia.
- Em “Outras ações” clique na opção Interação.
- Será apresentada a tela para incluir uma interação que poderá ser vista por Operadores Internos, Prestadores e/ou Beneficiários.
- Na parte superior da tela é apresentado todos os procedimentos da guia que está em auditoria.
- Selecione os procedimentos que deseja fazer algum tipo de interação/comentário.
- Na parte inferior da tela são apresentados os campos Público, Resposta e Motivo Padrão.
- Se o operador do sistema tiver permissão para alterar o "Público" de destino da interação (Opção "Alt. Publico" criada no cadastro de Operadores do Sistema), , ele poderá escolher entre:
- Não selecionar nenhum público - Nessa situação a iteração estará disponível apenas internamente.
- Ambos - A interação poderá ser visualizada por Operadores Internos, Beneficiários e Prestador, contudo, será apenas uma mensagem e não poderá ser respondida por nenhuma das partes.
- Beneficiário- A interação poderá ser visualizada por Operadores Internos e Beneficiários, nesse caso o Beneficiário terá que anexar algum arquivo no portal do Beneficiário para que o processo de Auditoria continue.
- Prestador- Se a caixa de seleção "Resposta" estiver com o valor "Sim", a interação poderá ser visualizada por Operadores Internos e Prestador, nesse caso o Prestador terá que responder a interação no portal do Prestador ou via Call Center para que o processo de Auditoria continue, senão, se caso a caixa de Seleção estiver com o valor "Não", o Prestador poderá apenas visualizar a iteração.
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10. Caso queira visualizar ou inserir mais interações, selecione novamente o mesmo registro e clique no botão “Outras ações” e em seguida na , clique em "Outras Ações” e selecione a opção Interação.
12. As interações salvas serão apresentadas na grid.
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Campo | Descrição |
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Parecer | Indica o parecer do auditor em relação a análise do procedimento (autorizado ou negado). |
Motivo | Campo habilitado quando o procedimento é negado. Informa o motivo da negativa. |
Obs. Analis | Observação que pode ser descrita pelo auditor durante a análise do procedimento. |
05. TABELAS UTILIZADAS
- B53 - Auditoria de Guias