Histórico da Página
Objetivo
Efetuar o controle do saldo da conta de FGTS dos funcionários da empresa, mantendo atualizados os saldos de depósito e JAM, bem como o saldo para fins rescisórios, tornando disponível automaticamente este saldo para a Programação de Rescisão.
Visão Geral
O Governo Federal aplica os recursos do FGTS em benefício de toda a sociedade, financiando a casa própria, saneamento básico e infraestrutura.
Com vigência a partir de 1967, este Fundo é regido por normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Curador do FGTS, que é composto por representantes do Governo, dos trabalhadores e dos empregadores.
A principal fonte de recursos deste fundo é a contribuição mensal efetuada pelos empregadores, correspondente a 8% ou 2% da remuneração de seus empregados. Este dinheiro é recolhido na CAIXA, ou nos demais bancos, e posteriormente transferido para a conta vinculada do trabalhador.
Segundo a legislação vigente, as suas contas vinculadas podem ser movimentadas e sacadas nas seguintes situações:
- Demissão sem justa causa.
- Término do contrato por prazo determinado.
- Aposentadoria.
- Suspensão do Trabalho Avulso.
- Falecimento do trabalhador.
- Quando o trabalhador for portador do vírus HIV.
- Quando o trabalhador ou seu dependente for acometido de Neoplasia maligna (câncer).
- Permanência da conta sem depósito por três anos ininterruptos, para os contratos rescindidos até 13/07/90, e para a demais permanência do trabalhador por igual período fora do regime do FGTS.
- Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior.
- Rescisão do contrato por extinção total ou parcial da empresa.
- Utilização na compra da casa própria.
Desta forma, o sistema possibilita que seja efetuado o controle dos valores de Saldo das Contas de FGTS dos funcionários da Organização junto a CEF.
O sistema possibilita a importação das informações históricas referentes ao saldo de FGTS, bem como a digitação dos mesmos para controle do saldo do FGTS de seus funcionários.
Com base no valor de depósito (normal e 13°) gerados na folha de pagamento do mês anterior o sistema efetua a atualização do saldo atual.
Esta informação fica disponível para ser utilizada pelo módulo Férias e Rescisões, no momento em que for efetuada a programação e cálculo de rescisões do funcionário.
Funções Envolvidas no Processo
Importação de Informações Históricas FGTS
São importados valores de fundo de garantia anteriores ao mês de referência da empresa, facilitando assim o controle de todos os valores que o funcionário tenha por direito. A execução desta função é opcional. Ver detalhes em Tarefas Importa Informações FGTS - FP1485.
Manutenção Saldos dos Valores do FGTS
Poderão ser efetuadas manutenções nos saldos de fundo de garantia do funcionário. Ver detalhes em Manutenção Saldos dos Valores do FGTS - FP1480.
Atualização Saldo dos Valores do FGTS
Serão atualizados os valores de fundo de garantia conforme os índices dos Juros e Correção Monetária (JAM) do mês/ano de referência. Estes valores são utilizados para fins rescisórios. Ver detalhes em Tarefas Atualização Informações FGTS - FP1487.
Digitação Saldo FGTS
É utilizado para possibilitar a digitação do Saldo FGTS dos funcionários, ele será utilizado no momento em que a empresa deseja controlar o saldo do FGTS de seus funcionários e que não possua nenhum controle interno. Ver detalhes em Tarefas Digitação Saldo FGTS - FP1483.
Veja também
Cálculo da Folha Normal
São calculados os valores para pagamento dos funcionários, e respectivamente os valores de fundo de garantia referente ao mês calculado. Ver detalhes em Cálculo Participação Resultados (Juntamente com a Folha Normal) - FP3020.
Veja também
Processo Cálculos de 13º Salário
Cálculo de Rescisão
São utilizados os valores de Fundo de Garantia já corrigido com os Juros e Correção Monetária, para comporem os cálculos das verbas rescisórias dos funcionários que estão se desligando da empresa. Ver detalhes em Elimina Cálculo Normal de Rescisões - FR5120.
Conceito
Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)