Histórico da Página
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Ação: | Descrição: | |||||
Matriz Unidade Negócio | Quando acionado , apresenta a tela Matriz Unidade Negócio. Nesta tela é possível consultar a matriz de unidade de negócio existente para o equipamento em questão.
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Exportação XML | Quando acionado, apresenta a tela de exportação dos dados de abastecimento para o rastreamento, na qual é possível selecionar os abastecimentos por empresa, equipamento, modelo, marca, tag, centro de custo e estabelecimento.
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Manutenção Equipamento – AB0138A
Objetivo da tela: | Incluir nova ocorrência de cadastro do equipamento de manutenir, dados iniciais e informações no sistema de Manutenção de Frota. Essa tela é apresentada ao acionar um dos botões, na tela Equipamento Frota – AB0138. |
Deck of Cards | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Consulta Matriz Unidade Negócio Equip AB0138N
Objetivo da tela: | Consultar a matriz de unidade de negócio existente para o equipamento em questão. |
Exporta Abastecimento
Esta tela pode ser acionada através de duas funções: no botão ou através da aba Hist.Estabel. no botão "Unid Negoc".
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Exporta Abastecimento
Objetivo da tela: | Efetuar a exportação |
Objetivo da tela:
do arquivo XML do abastecimento. |
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Equipamento Frota – Pasta Combustíveis - Tela AB0138B Manutenção Combustível
Objetivo da tela: | Cadastrar dos dados básicos do Bem Patrimonial. Essa tela é apresentada ao acionar o botão Inclusão Bem Patrimonial, na tela Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1. as informações dos combustíveis utilizados pelos equipamentos. |
Principais Campos e Parâmetros:Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: | |||||
Data Inicial | Exibe Inserir a data inicial de inclusão do novo Histórico de Estabelecimento, conforme informado na tela Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1 (AB0138D). | |||||
Bem Patrimonial | Inserir o número do bem patrimonial.
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Cta Implantação | Inserir o a conta contábil do EMS2 para implantação do BEM. | |||||
CC Implantação | Exibe o centro de custo do EMS2 para implantação do BEM.
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Credita PIS | Quando assinalado, indica que o bem credita PIS.
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Credita COFINS | Quando assinalado, indica que o bem credita COFINS.
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Nro Parcelas | Inserir o número de parcelas, caso o PIS ou COFINS seja parcelado.
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ICMS Destacado | Inserir o valor destacado de ICMS referente valor de aquisição do BEM. | |||||
Valor Crédito PIS | Exibe o valor do PIS que a empresa poderá creditar. | |||||
Valor Crédito COFINS | Exibe o valor do COFINS que a empresa poderá creditar. | |||||
Credita CSLL | Quando assinalado, indica que o BEM credita CSLL. | |||||
Exerc. Crédito CSLL | Exibe o exercício de crédito do CSLL. | |||||
Narrativa do Item | Inserir uma narrativa relacionada ao item.
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Equipamento Frota – Pasta Combustíveis - Tela AB0138B Manutenção Combustível
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Objetivo da tela:
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Cadastrar as informações dos combustíveis utilizados pelos equipamentos.
Principais Campos e Parâmetros:
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Data
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Inserir a data inicial de controle do combustível no equipamento. O sistema não permite informar dois combustíveis com a mesma data.
Por intermédio desta data, pode-se guardar o histórico de tipo de combustível do equipamento. Isto é, um equipamento pode ser comprado com motor para “Gasolina”. No entanto, a partir da data 01/01/2004, o mesmo foi convertido para “álcool”, que o sistema armazena o histórico desta conversão.
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Tipo Material
...
Inserir o tipo de material utilizado pelo equipamento.
Para equipamentos que são multi-combustíveis (por exemplo, funciona a gasolina e a álcool), é recomendado que se crie um tipo de material chamado “Gasolina + Álcool” e relacionar este tipo de material com os itens de estuque “gasolina” e “álcool”.
Dessa forma, no apontamento dos abastecimentos, o programa permitirá que sejam informados qualquer um dos dois tipos (álcool ou gasolina) ou ainda que sejam informados X litros de gasolina mais X litros de álcool.
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Reservatório
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Inserir a capacidade do reservatório de combustível do equipamento.
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Consumo
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Selecionar se o tipo de material informado para o equipamento terá seu consumo controlado ou não.
Não Controla: são para combustíveis secundários do equipamento. Por exemplo, um veículo a álcool possui um reservatório de 1 litro para gasolina, a fim de facilitar seu acionamento. Este reservatório de gasolina é um tipo de material que “não controla consumo”. Assim, as quantidades são registradas no sistema, os custos são calculados, no entanto a gasolina (neste caso) não sairá na consulta de km/litro no período.
Percurso/Quantidade: quando informada esta opção, indica que o sistema deve, para calcular o consumo do equipamento, sempre dividir o percurso realizado pelo equipamento pela quantidade abastecida no período. Esta opção geralmente é para veículos controlados com hodômetro.
Quantidade/Percurso: quando informada esta opção, indica que o sistema deve, para calcular o consumo do equipamento, sempre dividir a quantidade de combustível abastecida pelo percurso rodado pelo equipamento no período. Esta opção geralmente é para máquinas, controladas por horímetro (em que o consumo é medido litros/hora).
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Consumo Padrão
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Inserir o valor do consumo padrão do veículo.
Para consistir o abastecimento, o sistema procurará se existe um consumo padrão para o modelo do equipamento informado dentro da atividade registrada no abastecimento. Caso não encontre consumo por atividade cadastrado, o sistema utilizará o valor do consumo padrão desta tela para calcular os desvios.
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Consumo Secundário
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Inserir o valor do consumo secundário do veículo. Para consistir o abastecimento, o sistema procurará se existe um consumo secundário para o modelo do equipamento informado dentro da atividade registrada no abastecimento. Caso não encontre consumo por atividade cadastrado, o sistema utilizará o valor do consumo secundário desta tela para calcular os desvios.
Nota | ||
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O consumo secundário estará habilitado somente aos equipamentos que contem controle de contador secundário. |
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Desativação
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Inserir a data de desativação do tipo de material no equipamento.
Quando tipo de material estiver ativo, a data deve ficar em branco. Quando o tipo de material não for mais utilizado pelo equipamento, a data deve ser informada. No caso do veículo que funciona a “gasolina” e passou a funcionar somente com “álcool”, deve-se desativar o tipo de material “gasolina” antes de registrar o tipo de material “álcool” para o equipamento.
Equipamento Frota – Pasta Comp./Filtr
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Objetivo da tela:
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Permitir informar os compartimentos de óleo e filtros que serão controlados no equipamento.
Essa tela é apresentada ao acionar a pasta Comp./Filtr, localizado na tela Equipamento Frota.
Manutenção Compartimentos/Filtros – Pasta Período – AB0138C
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Objetivo da tela:
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Apresentar os compartimentos de óleo e filtros de acordo com o período informado.
Essa tela é apresentada ao acionar o botão Manutenção na tela Equipamento Frota – Pasta Comp./Filtr.
Principais Campos e Parâmetros:
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Empresa
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Exibe o código da empresa do equipamento.
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Equipamento
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Exibe o código do equipamento.
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Compartimento
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Exibe o código e a descrição do compartimento cadastrado para o equipamento.
Nota | ||
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O uso real é calculado automaticamente pelo sistema, conforme os lançamentos de abastecimentos e lubrificações. |
Compartimentos/Filtros do Equipamento – AB0138C1– Pasta Pag. 1
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Objetivo da tela:
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Cadastrar os compartimentos e filtros do equipamento.
Principais Campos e Parâmetros:
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Compartimento
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Inserir o código e a descrição do compartimento de óleo ou filtro que deseja controlar no equipamento.
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Inicial
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Inserir a data de início de controle do compartimento no equipamento.
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Tipo Material
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Inserir o código e o sistema exibirá a descrição o tipo de material utilizado por este compartimento.
Nota | ||
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O tipo de material pode estar associado a um ou mais itens de estoque. |
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Capacidade
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Inserir a capacidade nominal do compartimento. Quando for filtro, informar capacidade = 1.
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Uso Inicial
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Inserir o uso do tipo de material dentro do compartimento. Geralmente utilizado para as trocas. Dessa forma, é possível cadastrar um compartimento de óleo, informando que o uso do óleo é de 3.000 km. Neste caso, se a troca de óleo for efetuada a cada 5.000 km, o sistema alertará usuário já nos próximos 2.000 km. Este uso inicial somente é válido após a primeira troca de óleo (ou filtro).
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Subsistema
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Inserir o código e apresenta a descrição o subsistema relacionado ao compartimento de óleo. Por intermédio deste relacionamento, o sistema poderá, no sistema de manutenção mecânica, gerar movimentos de lubrificação para os compartimentos relacionados ao sub-sistema.
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Tipo Remonta
...
Quando assinalado, indica que é comum remontar (ou repor) óleo no compartimento. Este indicador tem a finalidade de registrar os “desperdícios” de lubrificante no módulo Gerencial.
Para o sistema, todo o óleo “completado” em compartimentos cuja remonta é anormal, é considerado “desperdício”. (Normal ou Anormal).
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% Remonta
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Inserir o percentual de remonta motor padrão para o equipamento. Este indicador somente é habilitado quando o compartimento de óleo for do tipo “Motor”. Este é o padrão da “queima de óleo” aceitável pelo compartimento. O cálculo para se encontrar o percentual de remonta motor é dividir o total de óleo “completado” (ou remontado) entre duas trocas de óleo e dividir esta quantidade pela quantidade de combustível abastecida no mesmo período (entre as duas trocas de óleo).
Período Manutenção Compartimento – – AB0138C2– Pasta Pag. 1
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Objetivo da tela:
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Cadastrar e manutenir os períodos dos compartimentos e filtros do equipamento.
Essa tela é apresentada ao acionar os botões Incluir, Modificar e Copiar, na tela Compartimentos/Filtros do Equipamento – Pasta Pag. 1.
Os períodos de vencimentos são independentes entre os compartimentos. Isto é, não há vínculo entre os períodos de manutenção dos compartimentos.
Exemplo:
Um compartimento possui dois eventos relacionados:
Troca de Óleo: que ocorre a cada 10.000.
Amostra de Óleo: que ocorre a cada 5.000.
Se no momento da amostra de óleo, a vida do óleo estiver com 5.900, ocorrerá a seguinte situação:
O usuário realizará a amostra com 5.9000.
O uso para a amostra de óleo retorna para 0 km.
O uso para a troca de óleo se mantém 5.900.
Quando vencer a troca de óleo com 10.000, o período de amostragem acumulado estará apenas com 4.100 e não será cobrado. Isto porque não há vínculo entre um evento e outro.
Para este problema há três situações:
Cadastrar os eventos separadamente e, quando vencer algum evento, sempre consultar o equipamento para analisar se há outro evento que pode ser realizado.
Cadastrar os períodos de manutenção entre os compartimentos nos planos de manutenção do módulo Manutenção Mecânica.
Utilizar o programa Função Gerenciador da Manutenção (MV0613) para prever o vencimento futuro dos compartimentos de um equipamento, programando a realização destes eventos.
Principais Campos e Parâmetros:
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Compartimento
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Exibe o código do compartimento.
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Evento
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Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do evento que será realizado no compartimento.
Nota | ||
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Este evento deve pertencer a um grupo de evento do tipo “Manutenção Compartimento Óleo”. |
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Padrão
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Inserir o período padrão para realização do evento no compartimento.
Nota | ||
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Caso o equipamento tenha contador secundário, a unidade de medida de controle das lubrificações será definida conforme a Função Cadastro Parâmetros Frota (AB0101) – parâmetro 50. |
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Antecipação
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Inserir o período de antecipação em que o usuário quer ser avisado sobre o vencimento do evento no equipamento.
Exemplo:
Uma troca de óleo é realizada a cada 10.000km, com antecipação de 400km.
Desta forma, quando a vida do óleo chegar em 9.600km, o sistema exibirá este evento com “a vencer” nas consultas de eventos.
O período de antecipação geralmente é o tempo hábil para que o usuário seja avisado com antecedência e o evento seja realizado dentro do período estipulado.
Nota | ||
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Nas consultas de eventos realizados, são considerados eventos (para um período de 10.000 km com antecipação de 400 km):
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Equipamento Frota – Pasta Hist. Estabel
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Objetivo da tela:
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Informar o histórico de transferência do equipamento entre estabelecimento, e também com alteração de grupo, centro de custo ou atividade principal.
Outras Ações/Ações Relacionadas:
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Ação:
...
Descrição:
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Unid Negoc
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Quando acionado, apresenta a tela Unidade de Negócio, em que é possível realizar a manutenção da matriz de unidade de negócio.
Nota | ||
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Este botão ficará disponível apenas se existir a unidade de negócio principal cadastrada na própria manutenção do histórico estabelecimento. |
Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1 – AB0138D
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Objetivo da tela:
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Consultar os dados sobre histórico de transferência entre estabelecimentos ou alterações de centro de custo ou atividade.
Outras Ações/Ações Relacionadas:
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Ação:
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Descrição:
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Inclusão Bem Patrimonial
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Quando acionado, apresenta a tela Manutenção Bem Patrimonial, que permite cadastrar dos dados básicos do Bem Patrimonial e inclusão do mesmo.
Nota | ||
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Esse botão ficará disponível apenas se, no parâmetro 12 - Tipo de Integração Patrimônio, da função Manutenção Parâmetros Integração - AB0116, a opção "Criar o Bem Patrimonial a partir do módulo de Frotas" estiver marcada como "SIM". Esse botão é apresentado apenas na primeira inclusão do histórico de estabelecimento do equipamento. |
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OK
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Quando acionado, apresenta a mensagem de advertência:
"O equipamento pode utilizar Matriz de Unidade de Negócio, a qual deve ser cadastrada para o Histórico de Estabelecimento mais atual do equipamento. Caso não cadastre uma matriz, será utilizado 100% para a Unidade de Negócio principal do equipamento."
controle do combustível no equipamento. O sistema não permite informar dois combustíveis com a mesma data. Por intermédio desta data, pode-se guardar o histórico de tipo de combustível do equipamento. Isto é, um equipamento pode ser comprado com motor para “Gasolina”. No entanto, a partir da data 01/01/2004, o mesmo foi convertido para “álcool”, que o sistema armazena o histórico desta conversão. | ||||||
Tipo Material | Inserir o tipo de material utilizado pelo equipamento. Para equipamentos que são multi-combustíveis (por exemplo, funciona a gasolina e a álcool), é recomendado que se crie um tipo de material chamado “Gasolina + Álcool” e relacionar este tipo de material com os itens de estuque “gasolina” e “álcool”. Dessa forma, no apontamento dos abastecimentos, o programa permitirá que sejam informados qualquer um dos dois tipos (álcool ou gasolina) ou ainda que sejam informados X litros de gasolina mais X litros de álcool. | |||||
Reservatório | Inserir a capacidade do reservatório de combustível do equipamento. | |||||
Consumo | Selecionar se o tipo de material informado para o equipamento terá seu consumo controlado ou não.
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Consumo Padrão | Inserir o valor do consumo padrão do veículo. Para consistir o abastecimento, o sistema procurará se existe um consumo padrão para o modelo do equipamento informado dentro da atividade registrada no abastecimento. Caso não encontre consumo por atividade cadastrado, o sistema utilizará o valor do consumo padrão desta tela para calcular os desvios. | |||||
Consumo Secundário | Selecionar se o tipo de material informado para o equipamento terá seu consumo secundário.
Para informar o valor do consumo secindário é necessário que uma das Percurso/Qtd ou Qtd/Percurso opção esteja selecionado. Para habilitar o Consumo Secundário a opção Percurso/Qtd ou Qtd/Percurso deve estar selecionado.
Caso não encontre consumo por atividade cadastrado, o sistema utilizará o valor do consumo secundário desta tela para calcular os desvios.
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Desativação | Inserir a data de desativação do tipo de material no equipamento. Quando tipo de material estiver ativo, a data deve ficar em branco. Quando o tipo de material não for mais utilizado pelo equipamento, a data deve ser informada. No caso do veículo que funciona a “gasolina” e passou a funcionar somente com “álcool”, deve-se desativar o tipo de material “gasolina” antes de registrar o tipo de material “álcool” para o equipamento. |
Equipamento Frota – Pasta Comp./Filtr
Objetivo da tela: | Permitir informar os compartimentos de óleo e filtros que serão controlados no equipamento. Essa tela é apresentada ao acionar a pasta Comp./Filtr, localizado na tela Equipamento Frota. |
Manutenção Compartimentos/Filtros – Pasta Período – AB0138C
Objetivo da tela: | Apresentar os compartimentos de óleo e filtros de acordo com o período informado. Essa tela é apresentada ao acionar o botão Manutenção na tela Equipamento Frota – Pasta Comp./Filtr. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: |
Empresa | Exibe o código da empresa do equipamento. |
Equipamento | Exibe o código do equipamento. |
Compartimento | Exibe o código e a descrição do compartimento cadastrado para o equipamento. |
Nota | ||
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O uso real é calculado automaticamente pelo sistema, conforme os lançamentos de abastecimentos e lubrificações. |
Compartimentos/Filtros do Equipamento – AB0138C1– Pasta Pag. 1
Objetivo da tela: | Cadastrar os compartimentos e filtros do equipamento. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: | |||||
Compartimento | Inserir o código e a descrição do compartimento de óleo ou filtro que deseja controlar no equipamento. | |||||
Inicial | Inserir a data de início de controle do compartimento no equipamento. | |||||
Tipo Material | Inserir o código e o sistema exibirá a descrição o tipo de material utilizado por este compartimento.
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Capacidade | Inserir a capacidade nominal do compartimento. Quando for filtro, informar capacidade = 1. | |||||
Uso Inicial | Inserir o uso do tipo de material dentro do compartimento. Geralmente utilizado para as trocas. Dessa forma, é possível cadastrar um compartimento de óleo, informando que o uso do óleo é de 3.000 km. Neste caso, se a troca de óleo for efetuada a cada 5.000 km, o sistema alertará usuário já nos próximos 2.000 km. Este uso inicial somente é válido após a primeira troca de óleo (ou filtro). | |||||
Subsistema | Inserir o código e apresenta a descrição o subsistema relacionado ao compartimento de óleo. Por intermédio deste relacionamento, o sistema poderá, no sistema de manutenção mecânica, gerar movimentos de lubrificação para os compartimentos relacionados ao sub-sistema. | |||||
Tipo Remonta | Quando assinalado, indica que é comum remontar (ou repor) óleo no compartimento. Este indicador tem a finalidade de registrar os “desperdícios” de lubrificante no módulo Gerencial. Para o sistema, todo o óleo “completado” em compartimentos cuja remonta é anormal, é considerado “desperdício”. (Normal ou Anormal). | |||||
% Remonta | Inserir o percentual de remonta motor padrão para o equipamento. Este indicador somente é habilitado quando o compartimento de óleo for do tipo “Motor”. Este é o padrão da “queima de óleo” aceitável pelo compartimento. O cálculo para se encontrar o percentual de remonta motor é dividir o total de óleo “completado” (ou remontado) entre duas trocas de óleo e dividir esta quantidade pela quantidade de combustível abastecida no mesmo período (entre as duas trocas de óleo). |
Período Manutenção Compartimento – – AB0138C2– Pasta Pag. 1
Objetivo da tela: | Cadastrar e manutenir os períodos dos compartimentos e filtros do equipamento. Essa tela é apresentada ao acionar os botões Incluir, Modificar e Copiar, na tela Compartimentos/Filtros do Equipamento – Pasta Pag. 1. |
Os períodos de vencimentos são independentes entre os compartimentos. Isto é, não há vínculo entre os períodos de manutenção dos compartimentos.
Exemplo:
Um compartimento possui dois eventos relacionados:
Troca de Óleo: que ocorre a cada 10.000.
Amostra de Óleo: que ocorre a cada 5.000.
Se no momento da amostra de óleo, a vida do óleo estiver com 5.900, ocorrerá a seguinte situação:
O usuário realizará a amostra com 5.9000.
O uso para a amostra de óleo retorna para 0 km.
O uso para a troca de óleo se mantém 5.900.
Quando vencer a troca de óleo com 10.000, o período de amostragem acumulado estará apenas com 4.100 e não será cobrado. Isto porque não há vínculo entre um evento e outro.
Para este problema há três situações:
Cadastrar os eventos separadamente e, quando vencer algum evento, sempre consultar o equipamento para analisar se há outro evento que pode ser realizado.
Cadastrar os períodos de manutenção entre os compartimentos nos planos de manutenção do módulo Manutenção Mecânica.
Utilizar o programa Função Gerenciador da Manutenção (MV0613) para prever o vencimento futuro dos compartimentos de um equipamento, programando a realização destes eventos.
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: | |||||
Compartimento | Exibe o código do compartimento. | |||||
Evento | Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do evento que será realizado no compartimento.
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Padrão | Inserir o período padrão para realização do evento no compartimento.
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Antecipação | Inserir o período de antecipação em que o usuário quer ser avisado sobre o vencimento do evento no equipamento. Exemplo: Uma troca de óleo é realizada a cada 10.000km, com antecipação de 400km. Desta forma, quando a vida do óleo chegar em 9.600km, o sistema exibirá este evento com “a vencer” nas consultas de eventos. O período de antecipação geralmente é o tempo hábil para que o usuário seja avisado com antecedência e o evento seja realizado dentro do período estipulado. |
Nota | ||
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Nas consultas de eventos realizados, são considerados eventos (para um período de 10.000 km com antecipação de 400 km):
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Equipamento Frota – Pasta Hist. Estabel
Objetivo da tela: | Informar o histórico de transferência do equipamento entre estabelecimento, e também com alteração de grupo, centro de custo ou atividade principal. Por meio dos botões Incluir ou Alterar da tela (AB0138 – Pasta Hist. Estabel), serão informados os dados sobre histórico de transferência entre estabelecimentos ou alterações de centro de custo ou atividade. |
Outras Ações/Ações Relacionadas:
Ação: | Descrição: | |||||
Unid Negoc | Quando acionado, apresenta a tela Unidade de Negócio, em que é possível consultar e realizar a manutenção da matriz de unidade de negócio.
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Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1 – AB0138D
Objetivo da tela: | Consultar os dados sobre histórico de transferência entre estabelecimentos ou alterações de centro de custo ou atividade. |
Outras Ações/Ações Relacionadas:
Ação: | Descrição: | |||||
Inclusão Bem Patrimonial | Quando acionado, apresenta a tela Manutenção Bem Patrimonial, que permite cadastrar dos dados básicos do Bem Patrimonial e inclusão do mesmo.
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OK | Quando acionado, apresenta a mensagem de advertência: "O equipamento pode utilizar Matriz de Unidade de Negócio, a qual deve ser cadastrada para o Histórico de Estabelecimento mais atual do equipamento. Caso não cadastre uma matriz, será utilizado 100% para a Unidade de Negócio principal do equipamento." |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição | |||||
Data | Inserir a data de transferência do equipamento de estabelecimento ou alteração de grupo, atividade ou centro de custo. | |||||
Estabelecimento | Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do estabelecimento no qual o equipamento está alocado. | |||||
Grupo de equipamento | Inserir o código e o sistema exibirá o grupo de equipamento no qual o equipamento está alocado. Exemplo: Um exemplo de troca de grupo de equipamento é quando um “Caminhão Transporte Cana” após anos de uso, pode sofrer alterações e entrar para o grupo de “Transporte Água”. Dessa forma, sua característica operacional foi alterada, no entanto, o sistema deve registrar o histórico dos custos conforme o grupo em que atuava na época. | |||||
Atividade | Inserir o código e o sistema exibirá a atividade principal do equipamento. Se no cadastro de parâmetros Função Cadastro Parâmetros Frota (AB0101 – Código 8) estiver selecionado para sugerir atividade do equipamento no apontamento de Abastecimento e Lubrificação (Função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302) ou Função Abastecimento (AB0306)), o sistema gravará como atividade no abastecimento a atividade principal do equipamento informado nesta tela. | |||||
Conta | Inserir a conta contábil para sugestão nos abastecimentos. A conta contábil se digita em dois campos, em que:
No ato do abastecimento, o sistema consistirá se conta contábil informada é do tipo despesa e consumo. | |||||
Conta Lubrificação | Inserir a conta lubrificação para sugestão nas Lubrificações. A conta lubrificação se digita em dois campos, onde:
No ato da lubrificação, o sistema consistirá se conta lubrificação informada é do tipo despesa e consumo.
Mais informações em: Contabilização Item Abastecimento / Lubrificação. | |||||
CC Manutenção | Inserir o Centro de Custo da Conta despesa da ordem, que será sugerido para contabilização da ordem. O centro de custo poderá ser o mesmo que é utilizado na sub-conta da conta de abastecimento e lubrificação. A conta contábil deste centro de custos é a mesma cadastrada no CD0580 - Tipo de manutenção. | |||||
Unidade Negócio | Inserir o código da unidade de negócio. É validada a Unidade de Negócio do Histórico de Atividade do Equipamento. O Histórico de Atividade do Equipamento define de acordo com a data do cadastro, onde está localizado o equipamento, com as informações de Estabelecimento, Atividade e Unidade de Negócio.
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TAG | Inserir o código e o sistema exibirá a descrição da TAG. TAG é uma localização funcional na qual o equipamento pode estar alocado. A estrutura de TAG é dinâmica, isto é, a TAG permite relacionar o veículo a uma “Região de Atuação”, “Setor”, ou alguma divisão departamental que se deseja relacionar o equipamento. Caso não seja necessário relacionar TAGs aos equipamentos, basta criar um código de TAG em branco. | |||||
Placa | Exibe a placa do equipamento. | |||||
Cidade | Inserir a cidade da placa do equipamento. | |||||
UF | Inserir a Unidade Federativa da placa do equipamento. | |||||
País | Inserir o país da placa do equipamento. |
Nota | ||
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Quando um veículo for transferido entre filiais, deve-se entrar nesta tela Histórico Estabelecimento (AB0138D) informando a data e demais dados solicitados. Neste momento, o sistema verifica se há pneus e componentes relacionados ao equipamento. Caso encontre, serão criadas automaticamente fichas de movimentação de pneus e componentes, retirando-os do estabelecimento em que se encontravam e alocando-os ao estabelecimento novo do equipamento. A transferência entre estabelecimentos também é importante, pois o custo dos equipamentos é consolidado no módulo Gerencial por mês/ano e estabelecimento. Dessa forma, é possível consultar qual foi o gasto com combustível (e demais parcelas de custo) por estabelecimento dentro do mês. No momento da confirmação do Histórico deverá ser exibida a mensagem de alerta, alertando que terá a opção de cadastrar uma Matriz de Unidade de Negócio para o Histórico. Caso a integração entre os módulos de Abastecimentos e Lubrificação x BGC ou Pneus x BGC estejam ativas no AB0116 e o equipamento em questão tenha uma ficha de abastecimento ou um movimento de pneus integrado com o estoque no período do fechamento em aberto, os botões incluir, copiar e eliminar estarão desabilitados onde na tela somente será possível Modificar as informações do Histórico e Estabelecimento (não sendo permitido, também, alterar a Unidade de Negócio). Isso porque, ao fazer a transferência do equipamento entre estabelecimento pode-se alterar a UN ou a Matriz desse equipamento, porém o movimento de abastecimento ou de pneus integrou com o BGC com a matriz ou a UN antiga, portanto ela não pode ser alterada (caso haja um estorno, deve estornar para essa matriz/UN). A transferência do equipamento para outro estabelecimento volta a ser permitida após o fechamento do período (antes que tenha uma nova movimentação para o equipamento integrando com o estoque). Para mais detalhes sobre a integração do Frotas com o BGC, consulte o documento Integração de Contas da Manutenção e Frotas com Execução Orçamentária |
Principais Campos e Parâmetros:
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Data
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Inserir a data de transferência do equipamento de estabelecimento ou alteração de grupo, atividade ou centro de custo.
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Estabelecimento
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Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do estabelecimento no qual o equipamento está alocado.
...
Grupo de equipamento
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Inserir o código e o sistema exibirá o grupo de equipamento no qual o equipamento está alocado.
Exemplo:
Um exemplo de troca de grupo de equipamento é quando um “Caminhão Transporte Cana” após anos de uso, pode sofrer alterações e entrar para o grupo de “Transporte Água”. Dessa forma, sua característica operacional foi alterada, no entanto, o sistema deve registrar o histórico dos custos conforme o grupo em que atuava na época.
...
Atividade
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Inserir o código e o sistema exibirá a atividade principal do equipamento. Se no cadastro de parâmetros Função Cadastro Parâmetros Frota (AB0101 – Código 8) estiver selecionado para sugerir atividade do equipamento no apontamento de Abastecimento e Lubrificação (Função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302) ou Função Abastecimento (AB0306)), o sistema gravará como atividade no abastecimento a atividade principal do equipamento informado nesta tela.
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Conta
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Inserir a conta contábil para sugestão nos abastecimentos.
A conta contábil se digita em dois campos, em que:
O primeiro campo refere-se a conta de abastecimento que deve ser sugerida nos programas Função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302) ou Função Abastecimento (AB0306).
O segundo campo refere-se ao centro de custo do equipamento. Este centro de custo serve com o ”subconta” para o lançamento dos combustíveis e também na abertura de ordens de manutenção (do módulo Manutenção Mecânica).
No ato do abastecimento, o sistema consistirá se conta contábil informada é do tipo despesa e consumo.
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Conta Lubrificação
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Inserir a conta lubrificação para sugestão nas Lubrificações. A conta lubrificação se digita em dois campos, onde:
O primeiro campo refere-se a conta de lubrificação que deve ser sugerida na função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302).
O segundo campo refere-se ao centro de custo do equipamento. Este centro de custo serve com o ”subconta” para o lançamento dos lubrificantes.
No ato da lubrificação, o sistema consistirá se conta lubrificação informada é do tipo despesa e consumo.
Nota | ||
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Esse campo somente será habilitado se o parâmetro “55-Diferencia contas para Lubrificação e Abastecimento” existente na função Manutenção Parâmetros Frotas (AB0101) estiver com o valor “Sim”. |
Mais informações em: Contabilização Item Abastecimento / Lubrificação.
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CC Manutenção
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Inserir o Centro de Custo da Conta despesa da ordem, que será sugerido para contabilização da ordem.
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Unidade Negócio
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Inserir o código da unidade de negócio.
É validada a Unidade de Negócio do Histórico de Atividade do Equipamento.
O Histórico de Atividade do Equipamento define de acordo com a data do cadastro, onde está localizado o equipamento, com as informações de Estabelecimento, Atividade e Unidade de Negócio.
Informações | ||
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A Unidade de Negócio e sua validação é realizada apenas se a função de Unidade de Negócio estiver ativa no EMS. |
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TAG
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Inserir o código e o sistema exibirá a descrição da TAG. TAG é uma localização funcional na qual o equipamento pode estar alocado. A estrutura de TAG é dinâmica, isto é, a TAG permite relacionar o veículo a uma “Região de Atuação”, “Setor”, ou alguma divisão departamental que se deseja relacionar o equipamento.
Caso não seja necessário relacionar TAGs aos equipamentos, basta criar um código de TAG em branco.
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Placa
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Exibe a placa do equipamento.
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Cidade
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Inserir a cidade da placa do equipamento.
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UF
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Inserir a Unidade Federativa da placa do equipamento.
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País
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Inserir o país da placa do equipamento.
Nota | ||
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Quando um veículo for transferido entre filiais, deve-se entrar nesta tela Histórico Estabelecimento (AB0138D) informando a data e demais dados solicitados. Neste momento, o sistema verifica se há pneus e componentes relacionados ao equipamento. Caso encontre, serão criadas automaticamente fichas de movimentação de pneus e componentes, retirando-os do estabelecimento em que se encontravam e alocando-os ao estabelecimento novo do equipamento. A transferência entre estabelecimentos também é importante, pois o custo dos equipamentos é consolidado no módulo Gerencial por mês/ano e estabelecimento. Dessa forma, é possível consultar qual foi o gasto com combustível (e demais parcelas de custo) por estabelecimento dentro do mês. No momento da confirmação do Histórico deverá ser exibida a mensagem de alerta, alertando que terá a opção de cadastrar uma Matriz de Unidade de Negócio para o Histórico. |
Transferência Automática de Implementos
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Mais informações em: Transferência Automática de Implementos.
Manutenção Matriz Unidade de Negócio His – AB0138L
Objetivo da tela: | Realizar cadastramento, permite modificar ou eliminar unidade de negócio para o equipamento. Essa tela é apresentada ao acionar o botão Unid Negoc, |
Manutenção Matriz Unidade de Negócio His – AB0138L
na tela Manutenção Equipamento Frota – Pasta Hist. Estabel
| Objetivo da tela: | Permite escolher uma opção: incluir, modificar ou eliminar uma unidade de negócio
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Inclui/Modifica Matriz Unidade de Negóci – AB0138M
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Campo: | Descrição: | |||||
Modelo | Exibe o código do modelo do equipamento. | |||||
Plano Manutenção | Inserir o código e a descrição do plano de manutenção relacionado ao equipamento. | |||||
Inicial | Inserir a data de início de controle do plano de manutenção no equipamento. | |||||
Uso Inicial | Inserir o uso inicial do plano no equipamento. Este atributo tem a finalidade permitir que se cadastre um plano de manutenção que já foi realizado para o equipamento. Exemplo: Há um plano de manutenção que deve ser realizado a cada 10.000 no modelo. No entanto, no ato do cadastro do plano para o equipamento, este equipamento já rodou 3.000 (desde a última realização do plano). Assim, deve informar estes 3.000 km com uso inicial, fazendo com que o sistema informa o vencimento do plano após os 7.000 a partir da data de início de controle. O uso inicial somente é utilizado quando não existe registro de baixa do plano para o equipamento. A partir da primeira baixa, o sistema sempre calcula o uso do plano em função da última realização. O uso inicial é de acordo com a unidade de percurso do equipamento (km, horas, etc.). Para uso do plano em dias, informar a Data de Baixa (que é o campo em que o sistema calcula o uso em dias). | |||||
Última Baixa | Inserir a última data de baixa do plano no equipamento. Por intermédio desta data o sistema calcula o uso em dias do plano de manutenção. Cada vez que se executar o plano de manutenção, o sistema alimentará automaticamente a data de baixa do plano. | |||||
Validade | Inserir a data de validade do plano de manutenção, que determina se o plano está ativo ou não.
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Equipamento Frota – Pasta Eixos Eq.
Objetivo da tela: | Configurar os eixos do equipamento para posterior utilização no módulo Pneus. Essa tela é apresentada ao acionar a pasta Eixos Eq., na tela Manutenção Equipamento Frota. |
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Campo: | Descrição: |
Número Eixo | Inserir o número do eixo do equipamento. |
% Suspenso | Inserir a porcentagem do tempo em que o eixo permanece suspenso no equipamento (isto é, sem tocar o solo). Utilizado pelo módulo Pneus, esta porcentagem tem a finalidade de registrar a quilometragem proporcional para os pneus deste eixo, isto é, se o eixo permanecer 30% do tempo suspenso, para cada 100 km rodados, somente serão alocados aos pneus do eixo 70 km. |
Tipo Eixo | Assinalar se o tipo de eixo é direcional ou de tração. Informar também se o eixo é simples ou duplo. |
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Equipamento Frota – Pasta Layout Pos.
Objetivo da tela: | Informar o layout dos pneus dentro dos eixos. Este cadastro é utilizado (e habilitado) somente se o módulo Pneus estiver implantado. Um layout está relacionado à configuração das posições dos pneus para o equipamento. Dessa forma, é possível realizar uma visualização gráfica dos pneus para o equipamento. |
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Campo: | Descrição: |
Início Controle | Inserir a data de início de controle do layout no equipamento. Com isto, é possível que o equipamento sofra manutenções, ganhando mais um eixo ou mais uma posição dentro do eixo. Por meio desde cadastro fica registrado o histórico da configuração do equipamento ao longo do tempo. |
Layout | Inserir o código e apresenta a descrição do layout no qual o equipamento está alocado. |
Utiliza Estepe | Quando assinalado, indica que o veículo utiliza estepe. Isto porque alguns layouts podem possuir estepe na sua configuração, mas o veículo em específico pode não carregar este estepe. Isto ocorre com o layout de um carro de passeio. Possui 2 pneus na dianteira, 2 na traseira e um estepe. Uma carreta pequena pode possuir o mesmo layout, no entanto, não carregar estepe. |
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Equipamento Frota – Pasta Característic
Objetivo da tela: | Identificar as características dos equipamentos, somente para detalhamento da documentação do equipamento. |
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