Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Descrição: Controle De Rastreabilidade



Entrada   SB9


Para inclusão do saldo por meio da rotina de saldos iniciais é necessário que o item cadastrado não possua registro nas tabelas SD1, SD2, SD3, SB2 ou SB9.

Para informa mais de um lote na rotina de saldos iniciais, é necessário utilizar o parâmetro MV_A390QTD, este parâmetro permite ou não o usuário informar lotes parciais para o saldo inicial.

 Se o parâmetro não existir no dicionário de dados ou estiver com valor lógico verdadeiro (T) o usuário poderá informar apenas um lote para o saldo inicial. Se estiver configurado com valor logico falso (F) poderão ser informados "N" lotes.


Nome da Var: MV_A390QTD

 Tipo: Lógico

 Cont.: F

 Desc.: Permite ou não o usuário informar lotes parciais para o saldo inicial.



Saída


Na digitação do pedido pode-se atribuir lote/sublote ao produto manualmente, neste caso as quantidades são limitadas ao saldo por lote/sublote informado, ou seja, poderá ser necessário mais de um item no pedido de venda para o mesmo produto.


        Se NÃO for informado o lote, pode-se incluir um único item no pedido de venda para cada produto pois, não se verifica o saldo por lote/sublote neste momento. Neste caso um item do pedido de venda (SC6) poderá gerar mais de um registro no SC9 quando da liberação de estoque pois, o SIGAADV adequará a quantidade vendida a disponibilidade por lote/sublote.


         Na seleção automática o SIGAADV trata lote/sublote baseado na data de validade (método


FEFO - First Expired, First Out - primeiro a vencer, primeiro a sair). O sistema realizará está seleção de lote com base no cadastro de produtos conforme abaixo:


Rastro(B1_RASTRO)= LOTE


FEFO(B1_USAFEFO)= SIM.



Internos


Caso no ambiente possua registros que possuam o controle de rastreabilidade porem os saldos físicos estejam diferentes dos saldos por lote, será SB2 é necessário realizar o acerto entre as tabelas SB2 x SB8, com acompanhamento de analista em campo, conforme abaixo:


Procedimentos de ajuste entre SB2 e SB8,

1. QUANDO O SALDO

DA TABELA SB2 ESTÁ CORRETO:


Exemplo: SB8 = 15 peças SB2 = 10 peças (correto) • incluir uma movimentação interna no lote (nesse caso, saída de 5 peças) • no momento o SB8 ficou com 10 e o SB2 com 05 • entrar no MPSDU e desabilitar o campo B1_RASTRO do produto em questão • voltar às movimentações internas e incluir uma devolução sem informar lote (no nosso exemplo, entrada de 5 peças) • nesse momento o SB8 está com 10 peças e o SB2 com 10 peças • voltar ao MPSDU e habilitar novamente o campo B1_RASTRO


 2. QUANDO O SALDO POR LOTE (SB8) ESTÁ CORRETO:


Exemplo: SB8 = 15 peças (correto) SB2 = 10 peças • entrar no MPSDU e desabilitar o campo B1_RASTRO • incluir uma movimentação interna sem informar lote (nesse caso entrada de 5 peças) • no momento, o SB8 ficou com 15 e o SB2 com 15 • voltar ao MPSDU e reabilitar o campo B1_RASTRO.



Transferência de saldos por lote


Para transferir o saldo de um lote para outro ou mais lotes, via rotina de transferências múltiplas MATA261, informe o item e lote origem e os lotes que receberão o saldo.


RASTREABILIDADE POR LOTE/SUBLOTE


Pode-se optar entre dois tipos de rastreabilidade através do campo “Rastreabilidade Produto” (B1_RASTRO) no Cadastro de Produtos (SB1):

“S” - Rastro por Sublote / “L” - Rastro por Lote / “N” - Não usa rastro


FORMULA PARA PREENCHIMENTO DO LOTE


No campo “Cód. Fórm. Lot.” (B1_FORMLOT) no Cadastro de Produtos (SB1) pode ser definida uma fórmula de preenchimento de lote para cada produto. Este recurso sobrepõe o conteúdo do parâmetro MV_FORMLOT.

Caso queira utilizar uma fórmula geral para preenchimento do Lote de todos os produtos, deve informá-la no parâmetro “MV_FORMLOT” e não preencher o campo “Cód. Fórm. Lot.” (B1_FORMLOT - Cadastro de Produtos) dos produtos que utilizem este recurso. O SIGAADV baseia-se nestas informações, para gerar lote/Sublote automaticamente quando efetuada entrada do produto. Não existindo estas informações e não se informando o número do lote quando da digitação, este será definido da seguinte forma: constante “AUTO” mais o conteúdo do parâmetro MV_PRXLOTE. Ex. AUTO000001.


Na rastreabilidade por Sublote, o saldo é considerado separadamente em cada Sublote e na rastreabilidade por Lote, o saldo é considerado por lote como um todo. O uso da Rastreabilidade por Sublote possibilita um controle detalhado da movimentação, com a informação do Lote e do Sublote a cada transação realizada.

Na Rastreabilidade por Lote o número do Sublote é ignorado no arquivos de movimentação ( SC6, SC9, SD1, SD2, SD3 e SD4 ), sendo necessária apenas à informação do número do lote nas movimentações.



PROCESSOS DE ATRIBUIÇÃO DE LOTES/SUBLOTES


Nota fiscal de entrada

Na digitação da nota fiscal de entrada o número do lote/Sublote para o produto será gerado automaticamente pelo sistema ou informado pelo usuário. Será criado um registro no Arquivo de Saldo por lote/Sublote para o PA e gravado um registro no Arquivo de Movimentações por lote/Sublote. Na exclusão da nota fiscal o saldo por lote/Sublote é recomposto e o registro do Arquivo de Movimentações por lote/Sublote será estornado. O registro no SB8 não será excluído, porém o saldo disponível para o lote/Sublote gerado nesta transação serra zerado. Quando o produto, via nota mínima, é enviado ao CQ a tabela SD7 também conterá o controle de lote. Na digitação de nota fiscal de devolução de venda, ao se informar a nota fiscal de saída e o item original, o SIGAADV buscará os dados do lote no arquivo SD2 e preencherá os campos relativos ao mesmo no item da nfe digitado.


Movimentações Internas

Na digitação de requisição interna é obrigatório informar o número do lote/Sublote. Na digitação de devolução interna não é obrigatório; quando não informado o SIGAADV gera um número de lote automaticamente. O saldo por lote/Sublote é baixado e grava-se registro no arquivo de Movimentações por Sublote. No estorno das movimentações o saldo por lote/Sublote será recomposto e o registro do Arquivo de Movimentações por lote/Sublote será estornado. O registro no SB8 não será excluído, porém o saldo disponível para o lote/Sublote gerado nesta transação será zerado (válido para movimentos de devolução).


Transferência

Na digitação das transferências é obrigatório informar o número do lote/Sublote (disponível a tecla [F4] no campo Lote/Sublote). O saldo por lote/Sublote da local origem é baixado e grava-se registro no arquivo de Movimentações por lote/Sublote. Será criado registro no Arquivo de Saldo por lote/Sublote para o Produto + local destinatário e gravado um registro no Arquivo de Movimentações por lote/Sublote. No estorno de uma transferência o roteiro de atualizações é idêntico ao da movimentação interna.


Empenho

É permitido ao usuário selecionar os lotes/Sublote dos componentes empenhados ou na abertura da OP ou posteriormente através da opção de ajuste de empenhos, atualizando o saldo empenhado por lote/Sublote. Quando da abertura da OP o SIGAADV sugerirá o lote a ser empenhado para cada componente desde que a pergunta “Sugere Lote/Loc Emp?” Tenha o conteúdo sim (tecla F12 na rotina de manutenção de OP). No ajuste ou exclusão de empenho (manualmente ou pela exclusão da OP) o saldo empenhado é recomposto.


Produção

No apontamento da produção o número do lote/Sublote para o produto da OP em questão (PA), será gerado automaticamente pelo sistema ou informado pelo usuário. Será criado um registro no Arquivo de Saldo por lote/Sublote para o PA e gravado um registro no Arquivo de Movimentações por lote/Sublote. Na baixa de componente, não existindo lote/Sublote informado para o empenho do mesmo, o SIGAADV requisitará baseado na data de validade (método FEFO - First Expired, First Out - primeiro a vencer, primeiro a sair). O saldo por lote/sublote e baixado e grava-se registro no arquivo de Movimentações por Sublote. No estorno de uma produção o roteiro de atualizações será o mesmo do estorno da movimentação interna. Quando produção enviada ao CQ a tabela SD7 também conterá o controle de lote.


Pedido de venda/geração de nota fiscal



Na digitação do pedido pode-se atribuir lote/Sublote ao produto manualmente, neste caso as quantidades são limitadas ao saldo por lote/Sublote informado, ou seja, poderá ser necessário mais de um item no pedido de venda para o mesmo produto. Se não informado pode-se incluir um único item no pedido de venda para cada produto pois, não se verifica o saldo por lote/Sublote neste momento. Neste caso um item do pedido de venda (SC6) poderá gerar mais de um registro no SC9 quando da liberação de estoque pois, o SIGAADV adequará a quantidade vendida a disponibilidade por lote/Sublote. Na seleção automática o SIGAADV trata lote/Sublote baseado na data de validade (método FEFO - First Expired, First Out - primeiro a vencer, primeiro a sair). Até este momento o saldo por lote/Sublote está apenas empenhado. No estorno da liberação do pedido o saldo é recomposto. Na geração da nota fiscal efetiva-se a movimentação, ou seja, o saldo por lote/Sublote será baixado e se inclui registros no arquivo de Movimentações por Sublote. Na exclusão da nota fiscal o saldo por lote/Sublote será recomposto e o registro do Arquivo de Movimentações por lote/Sublote será estornado. Quando nota fiscal de devolução de compra, o SIGAADV buscara os dados sobre o lote com base na nota fiscal de entrada e item da mesma, ou seja, no arquivo SD1.




Parâmetros

O parâmetro MV_RASTRO determina a utilização do controle de rastreabilidade. O mesmo deve ter o conteúdo “S”.

O parâmetro MV_LOTVENC bloqueia automaticamente lotes com data de validade expirada. Para tanto basta preencher o conteúdo do mesmo com ‘N’.

O parâmetro MV_FORMLOT permite a utilização de uma fórmula genérica para preenchimento automático,  quando da digitação da entrada, do Lote de todos os produtos.

O parâmetro MV_PRXLOTE controla o número do próximo lote a ser gerado automaticamente pelo SIGAADV.

O parâmetro MV_DATALOT controla a data da última verificação automática de lotes com data de validade vencida. Não deve ser alterado pelo usuário.






REQUISITOS


Roteiro para utilização


• MV_RASTRO=s

•. Cadastrar um produto com o campo B1_RASTRO = L (Lote)

•. Entrar no menu Atualizações – Estoques – Saldos Iniciais e incluir um saldo para o produto

• O sistema trará um Help A220RASTRO solicitando a adequação desse saldo em um lote:

"Para adequar a quantidade digitada à rastreabilidade, utilize a rotina de manutenção de Lotes.

• Entre na rotina Atualizações > Rastreabilidade > Manutenção de Lotes e inclua o saldo anterior em um lote

 - Atentar-se também na data de validade do lote. Informe sempre uma data à frente

• Verifique em Consultas – Cadastros – Genéricos – Tabela SB8 que o saldo já está em um lote:

• Em Relatórios > Posição de Estoques > Posição por Lote, o relatório é impresso normalmente.




Produção com Lote

  Para o apontamento de produção via Estoque/Custos, deve -se:

1- Habilitar o parâmetro MV_RASTRO= S;

2- Alterar o campo RASTRO (B1_RASTRO) no cadastro do produto para LOTE;

3- Gerar a OP (MATA650);

4- VIa APONTAR PRODUÇÃO (MATA250) preencha os campos obrigatórios, incluindo também no campo LOTE (SD3->D3_LOTECTL) o lote a ser preenchido.


OBS: Para evitar que no momento do apontamento, o campo de lote venha a ficar em branco, via configurador altere o campo para OBRIGATÓRIO.

Para que no apontamento de produção quando o produto Pai controla lote, para que seja apresentada tela de criação de lote é necessário utilizar o parâmetro MV_PRODAUT com conteúdo T. Caso contrário será apresentado apenas o campo na tela de apontamento para preenchimento.