Rotina 1206 - Incluir Título a Receber |
Passo a passo: | #dica: Para gerar contas a receber avulso na rotina 1206, pode-se utilizar a Movimentação de Caixa ou de Conta Gerencial. |
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que seja realizada a inclusão manual de incluir manualmente títulos a receber referentes às atividades que não estejam ligadas diretamente à venda de mercadorias, sendo: venda de embalagens, sobras de papelão, sucata, entre outros, além da troca de cheques, com a possibilidade de informar dados sobre o cheque (nome do emitente, CGC/ CPF Emitente, alínea, banco, agência, número da conta bancária, número do cheque etc). Nessa rotina, também é possível escolher se a conta a receber será incluída no caixa/banco ou na conta gerencial. Veja abaixo como realizar algumas das possíveis inclusões: Observação: não é possível um pedido lançado manualmente constar como faturado, pois, é necessário movimentar a parte da venda e estoque para isso ocorrer. |
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Incluir Títulos a Receber com Movimentação de Caixa1) Clique o botão Incluir para habilitar os campos e incluir a conta; Observação: o Núm. Lanc. é gerado automaticamente de acordo com a parametrização feita na rotina 532-Cadastrar Parâmetro do Sistema, na aba Vendas, no campo Próx. Núm. Transação Venda. 2) Na caixa Dados Gerais, selecione a Filial, o Cliente, o RCA e a Cobrança; 3) Informe o caixa desejado no campo Caixa e o histórico no campo Histórico Movimento Caixa; 4) Na caixa Título, informe os campos: - Data Emissão;
- Data Vencimento;
- Prestação;
- Valor bruto;
- Valor líquido.
5) Clique o botão Confirmar. Será apresentada a mensagem "Inclusão Contas a Receber gravada com sucesso!".
Incluir títulos a receber com movimentação de conta gerencial1) Ainda na rotina 1206, clique o botão Incluir para habilitar os campos; 2) Na caixa Dados Gerais, selecione a Filial, o Cliente, o RCA e a Cobrança; 3) Informe no campo Conta a conta gerencial que será movimentada e preencha o Histórico para Lançamento de Despesa; |
Informações |
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4) Na caixa Título, informe os campos: - Data Emissão;
- Data Vencimento;
- Prestação;
- Valor bruto,
- Valor líquido.
5) Clique o botão Confirmar. Será apresentada a mensagem "Inclusão Contas a Receber gravada com sucesso!".
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- O campo Cobrança informa ou seleciona o código da cobrança referente ao título que está sendo lançado. Ao selecionar uma cobrança em CHV (Cheque à Vista) ou CHP (Cheque à Prazo), caso o parâmetro 1372 - Fazer leitura ótica de cheque, na rotina 132
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estiver marcado. Com essa marcação do parâmetro- esteja marcado, será apresentada uma tela para a realização da leitura da tarja magnética do cheque;
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• O campo Histórico Movimento Caixa apresenta o texto padrão Inclusão CHP (Troca Cheque) de forma automática quando o campo Caixa é preenchido. Porém, o campo Histórico Movimento Caixa este é um campo editável, onde as informações inseridas serão gravadas no Histórico do Movimento Caixa/Banco e nas observações do título incluído,
• O campo Histórico para Lançamento de Despesa informa o campo Conta para o registro de informações referente ao lançamento de despesas.
3) Na caixa Cheque, informe os seguintes campos:
- CGC/CPF Emitente;
- Alínea;
- Banco;
- Agência;
- Conta,
- Cheque.
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4) Na caixa Título, informe os campos:
- Data Emissão;
- Data Vencimento;
- Prestação;
- Valor bruto;
- Valor líquido
Informações |
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- Os campos da caixa Cheque só devem ser preenchidos quando o lançamento se tratar de cheque;
- O campo Valor líquido
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• O campo Valor Líquido - apresenta o resultado da diferença entre os campos Valor
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Bruto Desconto Bruto Desconto),• - desconto = Valor líquido);
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Desconto ou informa - o valor do desconto referente ao percentual descrito no campo % Desconto.
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Este - Esse campo não permite a inserção de valor superior ao cadastrado na rotina 302 e
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, tampouco, , caso aconteça - ocorra será apresentada a mensagem
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: - "Valor de desconto não pode ser menor que 0!
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.5) Clique o botão Confirmar. Será apresentada uma mensagem de alerta com a seguinte informação: Inclusão Contas a Receber gravada com sucesso!
Observações:
• - ";
- Ao finalizar a inclusão de um título e para incluir outro, clique o botão Incluir.
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Para o lançamento de outro título, será - Será então, apresentada a mensagem
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: - "Inserir um novo título contendo informações do título anterior?
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; Caso o usuário clique Sim - ". Ao clicar Sim nessa mensagem, os campos
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e filtros - da rotina serão preenchidos automaticamente com os dados do título anterior, ficando em branco apenas os campos que não forem preenchidos anteriormente.
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Caso o usuário clique Não e filtros • - serão apresentados em branco para
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nova informação,- a inclusão de novas informações;
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- Para visualizar ou emitir relatórios de títulos lançados, acesse a rotina 1232 - Títulos Alterados
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e selecione - , na caixa Tipo de Período, selecione a opção Títulos Incluídos
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.Realizar a inclusão de títulos a receber com movimentação de conta gerencial.
1) Clique o botão Incluir para ativar os filtros e os campos necessários para a inclusão da conta;
2) Na caixa Dados Gerais, selecione a Filial, Cliente, RCA e Cobrança
3) Na caixa Cheques, informe os campos: CGC/CPF Emitente, Alinea, Banco, Agência, Conta, e Cheque;
4) Na caixa Títulos, informe os campos: Data Emissão, Data Vencimento, número da Prestação do título lançado, o Valor bruto, Valor líquido e o código do Caixa;
5) Clique o botão Confirmar. Será apresentada uma mensagem de alerta com a seguinte informação: Inclusão Contas a Receber gravada com sucesso!
Observações:
• Ao finalizar a inclusão de um título, clique o botão Incluir. Para o lançamento de outro título, será apresentada a mensagem: Inserir um novo título contendo informações do título anterior?; Caso o usuário clique Sim os campos e filtros da rotina serão preenchidos automaticamente com os dados do título anterior, ficando em branco apenas os campos que não forem preenchidos anteriormente. Caso o usuário clique Não os campos e filtros serão apresentados em branco para nova informação,
• Para visualizar ou emitir relatórios de títulos lançados, acesse a rotina 1232 – Títulos Alterados e selecione na caixa Tipo de Período a opção Títulos Incluídos.
Observações: | - e conclua normalmente a impressão do relatório.
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