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O TAF - TOTVS Automação Fiscal trata-se de uma Solução Fiscal especialista com características de consolidação de dados e layouts, é a nova plataforma da TOTVS especializada na consolidação das movimentos fiscais de forma +compacta para atender as obrigações acessórias impostas pelo Governo, e tem como objetivo suportar o processo tributário permeando as Obrigações Principais e Acessórias através de Demonstraçõespelas Demonstrações, Apurações e Cálculos de Tributos.
Trata-se de uma plataforma segregada com controles próprios e funcionalidades importantes para conferir as informações e agilizar entregas, reduzindo complexidades, removendo e unificando a carga de manutenção das informações, além de possuir um repositório segregado para histórico das movimentações declaradas.
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Principais características
- Interfaces amigáveis para manutenção dos movimentos tributários e fiscais;
- Gerador de relatórios personalizaveis para conferência com outputs nos formatos .xls, .pdf, .csv e e-mail;
- Consolidação* fiscal frente às diversidades sistêmicas permitindo um modelo de integração simples e de fácil conectividade;
- Solução de mensageria nativa na aplicação para os diversos órgãos governamentais; sendo ela TXT ou web services com comunicação segura através de ssl/tls e certificado digital modelo a1 e a3;
- Base histórica dos movimentos transmitidos ao fisco e controle de manutenção de operações;
Escopo
O TAF está sendo construído respeitando 3 fases:
Primeira fase - Demonstração
Esta fase inicial do projeto tem como finalidade disponibilizar funcionalidades que possibilitem importar um layout Totvs, validar a importação/conteúdo, conferir os dados importados, permitir manutenção das informações, salvar um LOG das manutenção e gerar a saída para o Fisco.
Para atender o fluxo comentado acima, foi disponibilizado algumas funcionalidades:
1. Cadastros básicos (Auxiliares) - Esses cadastros são chamados de auxiliares pois referem-se às tabelas que o Governo institui com conteúdo pré-definido. Essas tabelas são utilizadas para fazerem relação às movimentações e garantirem as consistência das informações. Podemos citar alguns dentre os 150+ existentes:
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2. Movimentos - Esses cadastros são relacionados as movimentações que serão base para a extração para o Governo. Esses cadastros correspondem as informações necessárias para atender a determinada demanda, e foram otimizados de forma a evitar redundância dentro do produto. Podemos citar alguns dentre os 300+ existentes:
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* A consolidação do TAF é um recurso de junção de movimentações fiscais de diversas origens, ele não aglutina movimentos e nem sumariza valores para não trazer divergências entre o apurado pelo TAF e o realizado nos sistemas origens, principalmente quanto as especificidades de negócio, como base de cálculo de impostos, faixa de alíquotas, recolhimentos em GNR, etc. (entenda também o Complemento de Eventos do eSocial).
Escopo
Para detalhes sobre o escopo do TAF, acessar Escopo.
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- J050-Plano Contas
- J100-Centro Custo
- K030-Apuração Irpj/Csll
3. Relatórios - Esse menu disponibiliza os relatórios contemplados pelo sistema, seja ele um Livro Oficial previsto na Legislação ou não. Podemos citar alguns dentre os 13 existentes:
- Livros Oficiais
São todos os livros previstos no Convênio 31/99
- Registro Entradas P1
- Registro Entradas P1/A
- Registro Saídas P2
- Registro Saídas P2/A
- Registro Prod e Estq P3
- Registro Inventário P7
- Livro Lcp P11
- Listagem de Operações Interestaduais P12
- Listagem de Operações Interestaduais P15
- Código de Emitentes P10
- Recolhimento P14
- Apuração Icms P9
- Relatório de Auditoria - à partir da 12.1.5
Este relatório possui integração com a funcionalidade AuditTrail que deve estar habilitada no ambiente para que funcione corretamente.
4. Miscelâneas - Esse menu disponibiliza funcionalidades de resultado, onde tem relação com as movimentações já cadastradas no produto, ou seja:
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- Integração
Neste tópico encontraremos as funcionalidades de integração do TAF, podendo ser via arquivo texto( Proc. Layout Taf - Txt ) ou no modelo recomendado banco-a-banco( Processamento Automático ou Manual ). Também está disponível o Gerenciador de Integrações( à partir da 12.1.5 ) que permite se efetuar:- Exclusões por Período;
- Validação de regra de layout;
- Manutenção cadastral direcionada e;
- Rastro das integrações.
- Arqs Magnéticos
Permite gerar através da funcionalidade Central de Obrigações( à partir da 12.1.5 ), as funcionalidade pertencentes ao escopo do TAF.- Sintegra Nacional( Convênio 31/99 )
- Sped Fiscal( ICMS/IPI )
- Sped Contribuiçoes
- Gnre Online - Xml
- Escrituração Contábil Fiscal( ECF ) - à partir da 12.1.5
- GIA do Estado de São Paulo - à partir da 12.1.5