Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Drawback Internacional / CTIT - Importação Temporária - Arg

Características do Requisito

 Informe o requisito relacionado (Issue).Informe as tabelas utilizadas.

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Manufatura

Módulo:

MDK - Drawback

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

DK2000

Informe a rotina.

Informe o nome técnico da rotina.Ato Concessório

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Informe a(s) rotina(s) envolvidas.

Informe o nome técnico da(s) rotina(s) envolvidas.

 

Cadastros Iniciais:

Relacione os cadastros necessários que precisam ser preenchidos antes da utilização desse requisito.

Parâmetro(s):

Informe os parâmetros utilizados.

Ponto de Entrada:

Informe o ponto de entrada relacionado (link).

Tickets relacionados

Informe o(s) chamado(s) relacionado(s).

CD0101Parâmetros Globais
CD0609Natureza de Operação
IM0000Parâmetros de Importação

CC0300

Pedido de compra

CC0305

Impressão do pedido de compra
IM0045Embarque de Importação
IM0055Pontos de Nacionalização
IM0100Notas de nacionalização
RE1001Atualização notas
RE3001Atualização de Documentos
IM0655Relatório Posição Importação/Embarques
RE0402Desatualização Documentos

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado):

País(es):

Drawback / CTIT Argentina - Importação Temporária - Argentina

Drawback - México, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Paraguai

Banco(s) de Dados:

Informe o(s) Banco(s) de Dados utilizado(s).

Tabelas Utilizadas:

Progress / SQL

Sistema(s) Operacional(is):

Informe o(s) sistema(s) operacional(is) utilizados.

Descrição

Escreva aqui a descrição da nova implementação ou melhoria.

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

Windows

Descrição

Controlar os saldos das matérias primas importadas em Regime de Tipificação Temporária. Se altera o programa Itens Documento (re3001) para que seja mostrado o número do ato concessório informado pelo usuário no momento de vincular as ordens ao embarque.


Procedimento para Utilização 

  1. Alterado o programa CD0101 - Parâmetros Globais para que seja possível marcar o parâmetro Drawback para todos os Países.

    Image AddedPara a Argentina, esta alteração foi necessária para o tratamento da DIT - Documento de Importação Temporária.



  2. O programa CD0609 - Natureza de Operação foi alterado para que seja possível parametrizar o tipo de 'Tributação II' (Imposto de Importação) e se é de 'Natureza Drawback'.

    Image AddedPara a Argentina, também será possível parametrizar se é de 'Transferência Drawback' e o tipo da 'Tributação da Taxa de Estatística'.

    Image Added

  3. Foi habilitada a aba "Drawback" no programa IM0000 - Parâmetros de Importação e incluso o campo "Trata Depósito Drawback" para quando o módulo estiver habilitado:

    Image Added

  4. Foi habilitado o programa DK2000 - Ato Concessório para inclusão dos Atos Concessórios:


    Image Added

  5. Image Added Foi adicionado o campo "Transferência Drawback" no programa IM0545 - Consulta de Embarques para consultar se o embarque é do tipo "Transferência Drawback":

    Image Added

  6. Foi habilitado o botão "Drawback" no programa IM0045A - Formação de Ordens de Embarques de Importação que permite informar o " Nr Ato Concessório"/"DIT" para a ordem do embarque: 

    Image Added

  7. Foi incluso o folder "Internacional" e foram incluídos os campos "Depósito Externo" e "Depósito Drawback" no programa CD0138 - Manutenção Itens Materiais:

    Image Added

  8. Foi incluso o folder "Internacional" e incluído o campo "Depósito Drawback" no programa CD0140 - Manutenção Item x Estabelecimento de Materiais:

    Image Added

  9. Image Added Foi alterado o programa IM3100- Nacionalização/Gerac Doctos Entrada, para que quando a taxa de estatística na natureza de operação estiver parametrizada para Isento, o programa não calcular esse imposto.

  10. Foi alterado o programa IM3100 - Nacionalização/Gerac Doctos Entrada, para que:
    a.  No momento da geração da nota, o programa salve o valor que foi inserido pelo usuário na ordem de embarque no item do documento.
    b.  No momento da geração da nota, o item que não seja controlado por lote ou número de série terá o valor do depósito conforme regras:

    Quando o item for de drawback, terá o valor do depósito de drawback cadastrado no CD0140 - Manutenção de Itens x Estabelecimento de Materiais, se não existir o depósito cadastrado neste programa, irá utilizar o depósito de drawback cadastrado no CD0138 - Manutenção Itens Materiais.

    Quando o item de drawback não possuir depósitos de drawback cadastrados ou o item não for de drawback e estiver marcado o parâmetro "Envia Mercadoria Depósito Externo", terá o valor do depósito externo cadastrado no CD0140 - Manutenção de Itens x Estabelecimento de Materiais, se não existir o depósito cadastrado neste programa, irá utilizar o depósito externo cadastrado no CD0138 - Manutenção Itens Materiais.

    Se as situações descritas não se aplicarem ou se não existir os depósitos cadastrados, terá o valor do depósito padrão do item.


  11. Foi incluso o campo 'Depósito' no programa IM0100A - Itens do Embarque. Esse campo terá o valor sugerido conforme regras:

    Quando o item for de drawback, será sugerido o depósito de drawback cadastrado no CD0140 - Manutenção de Itens x Estabelecimento de Materiais, se não tiver o depósito cadastrado neste programa, irá buscar do depósito de drawback cadastrado no CD0138 - Manutenção Itens Materiais.

    Quando o item de drawback não possuir depósitos de drawback cadastrados ou o item não for de drawback e estiver marcado o parâmetro "Envia Mercadoria Depósito Externo", será sugerido o depósito externo cadastrado no CD0140 - Manutenção de Itens x Estabelecimento de Materiais, se não tiver o depósito cadastrado neste programa, irá buscar do depósito externo cadastrado no CD0138 - Manutenção Itens Materiais.

    Se as situações descritas não se aplicarem ou se não existir os depósitos cadastrados, será sugerido o depósito padrão do item.


    Image Added

  12. Foi incluso no programa RE3001B - Inclui/Modifica Item Remito o campo 'Nr Ato Concessório'. Ao modificar este campo, é desalocada a quantidade do item no ato concessório informado na ordem de embarque e é alocado no novo ato concessório informado.
    Image Added Não será permitido alterar o DIT quando o documento for do tipo "Transferência Drawback".

    Image Added  
  13. Image Added Foi alterado o programa IM0099 -Preparação para Embarque Parcial,  para:
    1. Incluir uma nova coluna "Qtde Saldo DIT", que para cada item em questão, é exibido o quanto há de saldo no Ato Concessório.
    2. Foi alterado o label "Qtde a Nacionalizar" para “Qtde Isenta”.
      Também foi alterado para que permita efetuar a quebra quando:
      • Embarque/Ordem selecionada (antiga) possuir relacionamento com Drawback.
      • Nota estiver atualizada no estoque
      • Houver saldo no Drawback para a ordem/item/Drawback
        Image Added

        Informações
        titleImportante:
        A quantidade informada na coluna Quantidade Isenta deve ser a quantidade que continuará isenta de impostos, ou seja, a quantidade que continuará vinculada ao embarque original que foi importado com suspensão dos impostos de importação. Então, a diferença entre a quantidade original e a quantidade informada nessa coluna será nacionalizada e para esta nova nota os impostos serão calculados.



  14. Image AddedFoi incluso no programa IM0655 - Relatório Posição de Importação/Embarques, o campo "Embarque Transf. Drawback", que ao gerar o relatório de embarque exibe se ele é ou não do tipo "Transferência de Drawback".


    Image Added

  15. Image AddedFoi alterado o programa RE3001 - Recebimento Internacional para que na atualização do documento do tipo "Transferência Drawback":
    a.  A parcela de compra seja alterada para "Recebida".
                 b. Seja gerado um movimento do tipo "Transferência" para o DIT.
    Image Added
                c. Seja gerado um movimento no estoque com o valor do documento.
    Image Added

  16. Image AddedO programa RE0402 - Desatualização de Documentos foi alterado para que, quando for um documento de "Transferência Drawback", seja eliminado o movimento de transferência do DIT quando o parâmetro "Desatualiza Drawback" estiver marcado.

  17. Image AddedFoi alterado o programa IM3100 - Nacionalização/Gerac Doctos Entrada, para que:
    • No momento da geração da nota de transferência de DIT para consumo para que seja gerado um documento com quantidade 0 e com o valor dos impostos calculados pela AFIP para esse tipo de documento.

      Informações
      titleImportante:

      O título gerado por esse documento será para o fornecedor do IVA parametrizado no programa IM0000 - Parâmetros de Importação , pois essa nota é uma complementar de imposto para custeio do item no momento da transferência.

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
  2. No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

Informe o Nome da Variável

Tipo:

Informe o Tipo

Descrição:

Informe a Descrição

Valor Padrão:

Informe o Valor Padrão

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

Procedimento para Utilização 

    Image Removed Foi adicionado o campo "Transferência Drawback" no programa IM0545 - Consulta de Embarques para consultar se o embarque é do tipo "Transferência Drawback":
    Image Removed
    Foi habilitado o botão "Drawback" no programa IM0045A - Formação de Ordens de Embarques de Importação que permite informar o " Nr Ato Concessório"/"DIT" para a ordem do embarque: 
    Image Removed
    Foi incluso o folder "Internacional" e incluído o campo "Depósito Drawback" no programa CD0140 - Manutenção Item x Estabelecimento de Materiais:
    Image Removed