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Data | Versão | Descrição | Autor |
06/09/2016 | 1.0 | Versão Inicial | João Vinícius Sonsim da Silva |
19/10/2016 | 1.1 | V12.1.14 | João Vinícius Sonsim da Silva |
19/12/2016 | 1.2 | V12.1.15 | João Vinícius Sonsim da Silva |
28/07/2017 | 1.3 | V12.1.17 | João Vinícius Sonsim da Silva |
06/10/2017 | 1.4 | V12.1.18 | João Vinícius Sonsim da Silva |
03/04/2017 | 1.5 | v12.1.20 | João Vinícius Sonsim da Silva |
- Sumário
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13/09/2018 | 1.6 | v12.1.22 | João Vinícius Sonsim da Silva |
08/06/2020 | 1.7 | v12.1.28 | Matheus Assmann de Freitas |
03/02/2021 | 1.8 | v12.1.31 | Matheus Assmann de Freitas |
- Introdução (Sumário)
Requisitos de Software para o Portal de Mobilidade
Requisitos de Hardware para o Portal de Mobilidade
Observação
Informações Importantes
Instalação
Atualização
Informações adicionais
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Menu Parâmetros Iniciais
Figura 2 - Menu Instalação
Figura 3 - Menu Banco de Dados
Figura 4 - Menu Acesso
Figura 5 - Resultado dos testes
Figura 6 - Informações da Licença
Figura 7 - Dados usuário admin
Figura 8 - Botão Setup Concluído
Figura 9 - Menu Parâmetros Iniciais
Figura 10 - Menu Instalação
Figura 11 - Resultado dos testes
Figura 12 - Editar Permissões do site no IIS
Figura 13 - Aba segurança
Figura 14 - Alterando permissões de usuário
Figura 15 - Removendo "Somente Leitura"
Figura 16 - Executando scripts de atualização do banco de dados
Figura 17 - Menu administrador
Figura 18 - Menu Importar Licença
Figura 19 - Importar chave de licença
Figura 20 - Importar Serviços
Figura 21 - Importação de Serviços
Introdução
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O Portal de Mobilidade tem como objetivo integrar os aplicativos moveis referente aos apontamentos de campo para os sistemas PIMS Cana e/ou PIMS Multicultivos, permitindo um melhor controle dos dispositivos utilizados e prover controles/funcionalidades que possibilitem um processo de gestão a vista.
Visando a utilização desta ferramenta, foi desenvolvido um Manual para auxiliar o processo de sua instalação através de um Wizard (Instalador).
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software para o Portal de Mobilidade
- Ambiente computacional deve ser estável.
- Windows Server 2008 R2 ou Windows Server 2012.
- Instalação do IIS 7.5 ou superior:
- Para a hospedagem e configuração do Portal no Servidor, tecnologia .NET.
- Incluir no IIS a extensão .apk e o tipo application/vnd.android.package-archive para serem servidos como conteúdo estático pelo servidor (tipos de MIME).
- Instalação .Net Framework 4:
- Tecnologia envolvida no desenvolvimento do Portal
- SQLServer Express 2008 R2
- Usado para armazenar os dados que são configurados dinamicamente no Portal, como, serviços e visões dos relatórios e indicadores do Portal.
- O usuário utilizado para acessar a base do Portal deve possuir privilégios "root"
- Oracle Client ou Oracle Server (Integrado com a Produção)
- Utilizado para acessar a base de dados do PIMS
- O formato do horário no registro do Windows deve seguir o padrão Americano
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hardware para o Portal de Mobilidade
Plataforma: Necessário um servidor para a instalação do Portal, não necessariamente dedicado, que possua uma arquitetura de 32 ou 64 bits. É recomendado utilizar uma arquitetura de 64 bits, já que esta arquitetura suporta a utilização de mais de 4GB de RAM, tendo-se assim um melhor desempenho do servidor.
- Sistema operacional: exige-se a utilização do Windows Server 2008 ou Windows Server 2012. O sistema operacional também deve ser compatível com a arquitetura do Servidor 32 ou 64 bits.
- Memória RAM: 4GB disponíveis por instância;
- Processador: Dual Core 2.0 GHZ ou XEON 2.0 GHZ
- Espaço em Disco: 10GB (o espaço em disco total leva em conta os espaços requeridos pela instalação do .NET, pelo Servidor de aplicações IIS. Entretanto, caso o servidor armazene o banco de dados do PIMS, deve ser considerado à parte o espaço necessário).
- Rede: É necessário que o Servidor esteja em Rede, tanto para acesso interno ou externo. O acesso externo é necessário para que os dispositivos, que estão no campo, tenham acesso aos cadastros.
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Os Acessos ao Portal e aos serviços usam o Protocolo HTTP.
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- Antes de iniciar o processo de instalação faça a aquisição das Licenças de Uso junto ao setor comercial da Totvs.
- Certifique-se de que o servidor no qual será instalado o Portal de Mobilidade possua todas as liberações para acessar o IP 189138.16219.10588.147222.
- O Instalador deve ser executado com permissões de administrador
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- Quando executado o processo de atualização via instalador, o mesmo realiza automaticamente um backup do Portal de Mobilidade atual. Esse backup O bakcup será salvo no seguinte diretório um diretório acima do diretório de instalação do Portal. Exemplo:
- Instalação do Portal em C:\
- PortalDeMobilidade
- Diretório de Backup C:\Backup\<nome do site> + data do backup
- É extremamente importante que seja realizado um backup manual do Portal de Mobilidade, para prevenir algum problema no backup automático realizado pelo instalador, para isso, copie todo o diretório do Portal de Mobilidade atual, geralmente localizado em C:\inetpub\PortalMobile.
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Instalação
Instalação
Antes de iniciar o processo de instalação do Portal de Mobilidade é necessário que sejam cumpridos todos os pré-requisitos citados nos itens acima.
Menu Parâmetros Iniciais
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O menu parâmetros iniciais permite escolher o aplicativo PIMS (PIMS Cana ou PIMS Multicultivos), o SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) do Pims, a operação que será realizada Instalação ou Atualização, o tipo da instalação (Teste ou Produção) e , a configuração do License Server (Ativar - Se irá utilizar o License Server para gerenciar as licenças, IP - Endereço IP do LIcense License Server, Porta - Porta do License Server) e o protocolo de instalação (HTTP ou HTTPS). Para instalar o Portal de Mobilidade selecione o Aplicativo PIMS, o SGBD, marque a opção Instalação, selecione o tipo de instalação, escolha o protocolo de instalação e clique no botão avançar. O idioma do instalador segue o idioma do Sistema Operacional.
Menu Instalação
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- ID do cliente (campo obrigatório)
- Deve conter a ID única do cliente registrada na Totvs para uso do Portal de Mobilidade. Essa ID deve ser fornecida ao cliente junto com o fechamento do contrato.
- E-mail
- Inserir o e-mail para o qual deseja que seja enviada o Código da licença de uso do Portal de Mobilidade. O código é único e exclusivo e contém a quantidade de dispositivos liberados, os aplicativos e o tempo liberado para uso do Portal de Mobilidade.
- Código da Licença (campo obrigatório)
- Inserir o código enviado pela TOTVS
- Código da Licença (campo obrigatório)
- Inserir o código enviado pela TOTVS
- Nome do Site (campo obrigatório)
- O nome informado nesse campo será usado na criação do diretório de instalação (Exemplo: Se optar por instalar em C:\, o Portal será instalado em C:\<Valor colocado no campo Nome do Site>) e também será utilizado como o nome do site no IIS
- Escolha o local para instalar o Portal (campo obrigatórioEscolha o local para instalar o Portal (campo obrigatório)
- Indique o diretório onde o Portal de Mobilidade será instalado. O diretório sugerido é C:\inetpub
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Após concluir as configurações e clicar no botão "Validar", o instalador do Portal de Mobilidade realiza automaticamente alguns testes para validar as configurações.
Os ícones abaixo indicam o resultado dos testes:
- Erro
- Sucesso
- Aviso
OBS**: Caso ocorra um erro nos itens "StringConnection", "MembershipApi" e "Write", a instalação do Portal de Mobilidade não é concluída, sendo necessário clicar no botão corrigir e rever as configurações realizadas. Caso não haja erro nos itens anteriormente citados o instalador permite concluir a instalação, pois, erros nem itens subsequentes não impedem o funcionamento total do Portal de Mobilidade.
OBS**: No caso de erros de "StringConnection" e "Membership API", e os parâmetros de conexão com o Banco de Dados/Portas estiverem corretos, após clicar no botão "Corrigir" para uma nova análise, é sugerido que o usuário PARE OS SERVIÇOS DO IIS, pois, caso possua alguma outra configuração prévia, poderá ocorrer um conflito entre as portas utilizadas na instalação. Após finalizada a mesma, e as mensagens estiverem OK, basta reiniciar os serviços do IIS.
Após clicar no botão Após clicar no botão Concluir o instalador do Portal de Mobilidade tentará se comunicar com os servidores da Totvs TOTVS para fazer a liberação dos aplicativos de acordo com a sua Licença, havendo sucesso nessa comunicação, serão exibidas na tela as informações da sua licença, como na imagem abaixo:
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Clicando no botão "Ok", será exibida a mensagem de que a instalação está concluída, em seguida a mensagem para fechar o instalador, após fechar o instalador, uma janela do navegador padrão será aberta, nessa janela serão executados alguns testes diretamente no Portal de Mobilidade, tendo sucesso nesses testes clique no botão "Sim, setup completo" ao final da página. Será aberta a tela inicial o Portal de Mobilidade.
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Atualização
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Antes de iniciar o processo de atualização do Portal de Mobilidade é necessário parar o Site no IIS (Internet Information Service) e aguardar no mínimo 5 minutos antes de iniciar o processo de atualização.
Menu Parâmetros Iniciais
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O menu parâmetros iniciais permite escolher o aplicativo PIMS (PIMS Cana ou PIMS Multicultivos), o SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) do Pims, a operação que será realizada Instalação ou Atualização e o tipo da instalação (Teste Trial ou Produção). Para atualizar o Portal de Mobilidade, selecione o Aplicativo PIMS, selecione o SGBD, marque a opção atualização (ao marcar a opção atualização de atualização a seleção do protocolo ficará desabilitada) e clique no botão para indicar onde está instalado o Portal de Mobilidade que será atualizado, e selecione o tipo de instalação (Teste ou Produção), após, clique em Avançar. O idioma do instalador segue o idioma do Sistema Operacional.
Menu Instalação
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- ID do cliente (campo obrigatório)
- Contém a ID única do cliente registrada na Totvs para uso do Portal de Mobilidade. Essa ID é recuperada das configurações atuais do Portal de Mobilidade
- Inserir o e-mail para o qual deseja que seja enviada a chave de licença de uso do Portal de Mobilidade. A chave é única e exclusiva e contém a quantidade de dispositivos liberados, os aplicativos e o tempo liberado Totvs para uso do Portal de Mobilidade.
- Chave (campo obrigatório)
- Inserir a chave enviada pela TOTVS
- Essa ID é recuperada das configurações atuais do Portal de Mobilidade
- Chave (campo obrigatório)
- Inserir a chave enviada pela TOTVS
- Nome do Site (campo obrigatório)
- O nome informado nesse campo será usado na criação do diretório de instalação (Exemplo: Se optar por instalar em C:\, o Portal será instalado em C:\<Valor colocado no campo Nome do Site>) e também será utilizado como o nome do site no IIS
- Escolha o local para instalar o Portal (campo obrigatório)
- Indica o local da instalação do Portal de Mobilidade que será atualizada.
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- Caso ainda não possua a chave de licença, preencha o campo E-mail com o e-mail no qual deseja receber a chave e clique no botão , caso o e-mail tenha sido enviado para a TOTVS o seguinte ícone é exibido , se não foi possível enviar o e-mail para a TOTVS o ícone é exibido. Caso não receba uma resposta da TOTVS com a chave favor entrar em contato pelo telefone (18) 3302-1200.
- Em posse da chave de licença insira no campo Chave e clique no botão . Caso a chave seja válida o seguinte ícone é exibido , se se a chave não for válida o ícone é exibido. Somente é possível prosseguir com a instalação se a chave de licença for válida.
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Instalação em ambiente de teste
Para realizar a instalação em ambiente de teste é necessário ecessário entrar em contato com a TOTVS para que seja gerada uma ID de cliente com liberação de instalação ou atualização de um ambiente de teste. Após negociado com a TOTVS será liberada uma ID e Chave de licença contendo os aplicativos que forem negociados e o ambiente de teste ficará disponível por 30 dias a partir da data de geração da chave de licença. A instalação do ambiente de teste deve ser realizada em no máximo 24 horas após a liberação da chave de licença, pois, ela é válida apenas por 24 horas após a sua geração. Se não for possível realizar a instalação dentro das 24 horas, será necessário entrar novamente em contato com a TOTVS para geração de uma nova chave de licença.
Liberar permissões de acesso ao diretório de instalação do Portal de Mobilidade através do IIS
Após clicar em "Validar" na tela de Acesso (Figura 4) a tela de resultado dos testes é exibida (Figura 10).
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Atualizar o banco de dados
Após concluir a instalação abra a url http://localhost/Setup/Base.aspx (onde localhost é o endereço principal de acesso ao Portal de Mobilidade. Feito isso serão executados os scripts de atualização do banco de dados.
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Importar Licença através do Portal de Mobilidade
Caso o servidor de onde será instalado o Portal de Mobilidade não possua acesso ao servidor da Totvs localizado no IP 189138.16219.10588.147 222 será necessário realizar manualmente a importação da Licença através do Portal de Mobilidade. Para isso vá até o menu "Administrador" (Figura 16).
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Na tela seguinte (Figura 18) inclua a sua chave de licença e clique em "Importar Configuração", caso não seja possível importar, solicite junto a Totvs o arquivo da sua licença, para importa-lo clique em "Upload License" e indique o arquivo enviado pela Totvs. Após isso o Portal de Mobilidade terá toda as informações referentes a duração da licença, quantidade de dispositivos e aplicativos liberados.
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Importação de serviços
Após realizar a instalação é necessário fazer a importação dos serviços que serão utilizados no Portal, para isso vá até o menu "Administrador" (Figura 16). Navegue até o item "Importar Serviços" (Figura 19).
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Caso não seja possível realizar a importação dos serviços através da comunicação com os servidores Totvs, solicite junto a Totvs os arquivos para que seja realizada a Importação Manual, para isso, indique a Totvs quais os serviços serão importados. Após recebidos os arquivos, vá até a seção Importação manual, indique qual o serviço a ser importado, clique em Upload Serviços e encontre o arquivo referente ao serviço. referente ao serviço.
AVISO: Antes de realizar a importação automática dos serviços, verifique a seção "Configurando corretamente o servidor de importação de serviços." ao final deste manual
Alterando formato da data do client Oracle
Deve-se verificar no regedit a seguinte chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\ORACLE\KEY_OraClient10g_home1\NLS_LANG
A chave NLS_LANG deverá ficar com valor igual AMERICAN_AMERICA.XXXXXXXX
Deve-se criar neste diretório abaixo a chave NLS_DATE_FORMAT com valor igual DD/MM/YYYY.
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\ORACLE\KEY_OraClient10g_home1
Formato de Data do Windows
Neste passo deve-se verificar o formato de data do Windows. Entrar em Painel de Controle>>>Região e Idioma>>>Configurações Adicionais>>>Data
O formato de data deverá estar como dd/MM/aaaa
Configurando a manipulação de arquivos .apk no IIS
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- Clique em adicionar e acrescente o seguinte "Tipo de MIME"
- Extensão: .apk
- Tipo: application/vnd.android.package-archive
Configurando para uso da Ordem de Serviço Offline (OS Offline)
Caso o cliente deseje utilizar a Ordem de Serviço Offline, é necessário verificar se as configurações necessárias existem dentro do arquivo web.config, que está localizado em C:\inetpub\PortalMobile.
Abra o arquivo web.config e procure pela tag <listeners>, verifique se dentro dessa tag existe a tag abaixo, caso contrário adicione.
<add fileName="App_Data\Manfro\Manfro.log" footer="" formatter="Single Line Formatter" header="" rollFileExistsBehavior="Increment" rollInterval" header="" rollFileExistsBehavior="Increment" rollInterval="None" rollSizeKB="1024" timeStampPattern="dd-MM-yyyyy" listenerDataType="Microsoft.Practices.EnterpriseLibrary.Logging.Configuration.RollingFlatFileTraceListenerData, Microsoft.Practices.EnterpriseLibrary.Logging, Version=4.1.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=31bf3856ad364e35" traceOutputOptions="None" rollSizeKBfilter="1024All" timeStampPatterntype="dd-MM-yyyyy" listenerDataType="Microsoft.Practices.EnterpriseLibrary.Logging.ConfigurationTraceListeners.RollingFlatFileTraceListenerDataRollingFlatFileTraceListener, Microsoft.Practices.EnterpriseLibrary.Logging, Version=4.1.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=31bf3856ad364e35" traceOutputOptions="None" filter="All" type="Microsoft.Practices.EnterpriseLibrary.Logging.TraceListeners.RollingFlatFileTraceListener, Microsoft.Practices.EnterpriseLibrary.Logging, Version=4.1.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=31bf3856ad364e35" name="Manfro" />
Ainda com o web.config aberto, procure pela tag <categorySources> e verifique se dentro dela existe a tag abaixo, caso contrário adicione.
<add switchValue="All" name="Manfro">
<listeners>
<add name="Manfro" />
</listeners>
</add>" name="Manfro" />
Ainda com o web.config aberto, procure pela tag <categorySources> e verifique se dentro dela existe a tag abaixo, caso contrário adicione.
<add switchValue="All" name="Manfro">
<listeners>
<add name="Manfro" />
</listeners>
</add>
Configurando corretamente o servidor de importação de serviços.
No momento da instalação ou atualização a tag <ServerTotvsServices> será configurada de acordo com o banco de dados do PIMS (Oracle ou SQLServer). O objetivo desta tag é indicar ao Portal de Mobilidade em qual servidor Totvs ele deve buscar os serviços, sendo para Oracle o servidor http://138.219.88.222/Portal e para SQLServer o servidor http://138.219.88.222/PortalSQL. Antes de realizar a importação dos serviços, verifique se a tag esta configurada corretamente!