Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Nesta visão será apresentados os insumos cadastradosNesta visão, do lado esquerdo da tela, serão apresentados, conforme o filtro utilizado, no a relação dos insumos cadastrados. Do lado direito da tela pode-se alternar, utilizando os anexos, entre os preços do insumo, serviços ao qual o insumo foi associado ou tarefas ao qual o insumo está associado., por padrão virá aberto o anexo de Preço do insumo:


Image Added


Os filtros para seleção dos insumos são válidos para todos os projetos. Os insumos globais não podem ser editados num projeto local, somente alguns campos ficam disponíveis para alteração. 

Abrindo o anexo de Impactos em composição, é possível visualizar as composições nas quais o insumo está inserido, e Quando estamos visualizando as composições nas quais o insumo está inserido, através de um clique duplo pode-se editar as mesmas e alterá-lasas mesmas.O campo do insumo "Valor c/ leis" sempre estará calculado independente de qual forma de aplicação de lei social estiver selecionada no parâmetro.

Os filtros para seleção dos insumos são válidos para todos os projetos. Os insumos globais podem ser editados num projeto local, mas somente alguns campos ficam disponíveis para alteração. Quando é feita a edição de um insumo, para alterar os preços do mesmo, as informações modificadas no insumo serão salvas automaticamente.

no parâmetro.

Image Added


Identificação

Image AddedIdentificação

Código: Informe o código do insumo, campo obrigatório. Este campo deve ser preenchido de acordo com a máscara definida em "Projeto | Construção & Projetos | Projetos F6 | Exibição | Mascara".

Informações

Observação: é recomendado que a mesma mascara aplicada aos insumos globais, seja a mesma dos insumos locais de seus projetos. Pois, se for cadastrado uma mascara "maior" para insumos globais, e "menor" para insumos locais, na pesquisa do campo código será exibido apenas a quantidade de caracteres definida na mascara do projeto. 

Tipo do Insumo: Informe o tipo do insumo, como Normal, Derivado ou Receita.

Insumo Normal - Será tratado como um insumo comum, com hoje é tratado no sistema.

Insumo Derivado - Caso for este o tipo do insumo, uma aba chamada Insumo Derivado fica habilitada para que seja informados o tipo da derivação, a prioridade de cálculo e a regra de derivação.

Insumo Receita - Este Insumo será usado somente em associações diretas com serviço e o valor dele quando associado será considerado somente para derivação, não devendo afetar o custo do Projeto. A tarefa se comporta como se estivesse desativada. Em relatórios como a curva ABC o usuário realizará deverá realizar um filtro por Grupo de Custo para evitar que ele apareça. O Grupo de Custo é quem informa que os insumos deste grupo são do tipo receita ou normal.

O insumo do tipo Receita não possui detalhamento de tipo de insumo para contratação.

O Foi criado o campo "Tipo de insumo para contratação" só ficará visível na tela de do cadastro de insumos , no qual o usuário poderá optar por um dos seguintes preenchimentos:

  • Padrão
  • Somente contratação
  • Somente Orçamento e Planejamento

Este campo só ficará visível , caso o parâmetro "Utiliza insumos para contratação" estiver habilitado em Totvs Obras e Projetos , através dos parâmetros do Projeto | Contratos |Associação de objetos | Utiliza insumos Insumos para contratação.

O usuário poderá optar por um dos seguintes preenchimentos:

  • Padrão
  • Somente contratação
  • Somente Orçamento e Planejamento

Sobre os tipos de insumos para contratação:

  • Na planilha o insumo planejado não pode ser do tipo somente Somente contratação (filho).
  • Na composição o insumo da composição não pode ser do tipo somente Somente contratação (filho).
  • Se o tipo de insumo for Derivadofor Derivado, o tipo de insumo para contratação não pode ser definido como Somente Contratação (filho).
  • Nos contratos, somente podem ser associados insumos cujo o tipo do insumo para contratação seja Padrão ou Somente contratação.

Informando as opções Derivado ou Receita, a aba Insumo Derivado é habilitada.

Descrição: Nome dado ao Insumo.

Unidade: Informe a unidade do insumo, campo obrigatório.

...

 
Utilizado em Composição por Produção: Informe se este insumo poderá ser utilizado também em composição por produção e escolha o grupo DNIT a que pertence este insumo.

Observação: Se o grupo DNIT escolhido for Equipamento, aparecerá a pasta Custo Horário.

...

Esta pasta possui um único campo texto destinado ao cadastramento de uma descrição detalhada do insumo. Este campo não possui limitações.

Observação: Para imprimir esse campo através do gerador de relatórios, defina o número de linhas que deseja imprimir. Para isso, clique sobre o campo com o botão direito do mouse, selecione a opção "Máximo de linhas" e informe o número de linhas desejadas.

...

Portanto, recomendamos que ao após a criação de um preço "Calculado" o mesmo tenha a sua descrição modificada.

Observação: Este cálculo pode ser feito também através da opção Calcular Custo Horário (Menu Opções), onde poderão ser calculados os valores produtivos e improdutivos de mais de um insumo (equipamento) de uma vez.

...

Unidade: Será preenchida automaticamente com a unidade do produto selecionado através do código ou da descrição do produto.

Observação: Um insumo só pode ser relacionado a um produto do RM Nucleus, depois que for gravado.

...

Somente insumos que são do grupo DNIT B no grupo de custo é que podem ter uma função associada, ou seja, somente insumos do grupo de mão-de-obra. Esse campo não poderá ser modificado, se houver uma apropriação para o insumo corrente.

Observação: Campo visível somente se houver integração com o RM Labore. Se a função está inativa, ela não fica disponível para seleção. Se a função foi desativada e estava vinculada a algum insumo, ao abrir a pasta "Funções" a mesma será desvinculada automaticamente.

...

Descrição: Selecione a descrição do grupo de bem correspondente ao insumo editado.

Observação: Somente insumos que estão em grupos de custo unitário que pertencem ao grupo DNIT A (Equipamentos) ou F (Transporte) podem ter grupos de Bens associados.
Campo visível somente se houver integração com o RM Bonum. O grupo de bem não poderá ser modificado, se houver uma apropriação para o insumo corrente.

...