Código do Erro: 162 - Descrição : O Trabalhador com CPF : XXXXXXXXXXX e Matricula : XXXXXXXXXXXXXX consta na base de dados do Ambiente Nacional do eSocial, mas não foi informada sua remuneração. Ação Sugerida: Verificar se a falta de informação e decorrente de dificuldades operacionais ou se e possível efetuar a regularização.
Motivo: Esta mensagem indica que existem funcionários que possuem vínculo empregatício com a empresa, porém não foram enviados os eventos de remuneração (S-1200) para o ambiente do eSocial.
Validações: 1- Certifique-se que as categorias dos funcionários estão corretamente informadas no eSocial Web. Caso necessário ajuste da categoria, deve-se retificar o evento S-2200. No caso de troca de uma categoria com vínculo para uma sem vínculo empregatício, verifique a necessidade de exclusão do S-2200 com posterior envio do S-2300. 2- Verifique se os eventos S-1200 referente ao período de apuração anual encontram-se aceitos pelo RET (Status '10 - Aceito RET' no RM ou '4 - Consistente' no TAF).
3 - Conforme regra de validação do eSocial: "Para aceitação do evento de fechamento, efetuar as seguintes verificações: b) Validar a integridade entre os eventos de remuneração (S-1200) recepcionados e os trabalhadores "ativos" do RET, da seguinte forma: b1) Todos os trabalhadores admitidos em período igual ou anterior ao período de apuração que não estejam desligados ou cujo desligamento seja posterior ao período de apuração devem possuir o respectivo evento de remuneração já encaminhado para o mesmo período de apuração, exceto: - se o trabalhador estiver afastado durante todo o período de apuração em um dos seguintes códigos de afastamento [03,05,06,07,11,12,13,14,21,22,23,24,25,27,28,30,31];" No caso de afastamento por Acidente de Trabalho (motivo "01 - Acidente/Doença do trabalho"), o eSocial está retornando a mensagem de erro 162 informando que é necessário o envio da remuneração para o funcionário. Entretanto, este funcionário, quando afastado durante todo o ano, também não possui direito ao 13º. Entramos em contato com a Central de Atendimento do eSocial visto que a regra de validação não condiz com a condição de pagamento. Fomos orientados a, nestes casos, lançar uma verba de base de cálculo sem incidência, com rubrica informativa (9989, por exemplo) e um valor simbólico. Encaminhar um S-1200 anual para o funcionário com esta verba informativa e posteriormente encaminhar o S-1299 de fechamento anual.
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