1) Na Rotina 2302 foi adicionada uma nova opção no botão “Cadastros”, que ao ser clicado agora exibe 2 opções: Image Modified
2) Clicando na opção “Cadastro de Layouts Customizados”, será exibida uma janela para a criação/edição de layouts conforme a necessidade da indústria:
3) Ao clicar no botão “Novo” para adicionar um novo layout, será aberta uma nova janela onde iremos informar a descrição e o tipo de layout: Obs.: Inicialmente o “Tipo” será fixo, mas será evoluído para outros tipos de integração em futuras versões.
4) Caso seja um layout novo, na opção “Selecione a Operação” será apresentada somente a opção “Incluir novo layout e nova versão”. Após gravada a primeira versão, serão adicionadas novas linhas nessa opção para alterar as versões gravadas. 5) Devemos selecionar a opção “Incluir novo Layout e nova versão” para criarmos nosso primeiro layout:
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6) Ao clicar em Ok, será aberta a tela inicial para a customização Image Modified
Descrição dos campos: Configurações da Versão - Versão:
Descrição da Versão = Texto livre obrigatório para identificar o número da versão do manual de integração. - Delimitadores:
Separador de colunas do arquivo = Opções para arquivos com delimitador vírgula (arquivo csv) ou pipe (similar ao csv, mas com o caracter delimitador pipe) e sem separadores, neste caso as colunas têm posições fixas conforme manual de integração)
- Máscaras:
Nesta seção são configuradas as formatações utilizadas no manual de integração para valores com casas decimais e valores de data e hora.
- Motivos de Atendimento do Pedido e Seção de Motivos de Atendimento do Item do Pedido:
Nesta seção são configurados os motivos de atendimento total ou parcial que devem ser gravados no retorno do pedido conforme descrito no manual de integração. Algumas integrações somente contemplam os motivos de não atendimento do item do pedido, neste caso não será necessário preencher os motivos do pedido, somente do item do pedido. Idem para a descrição, algumas integrações requerem o envio do motivo como descrição, nesse caso os campos de código deverão ficar vazios, e as descrições preenchidas conforme descrito no manual de integração.
- Tipos de Dados conforme Manual de Integração:
Esta seção deverá ser preenchida ao se utilizar a funcionalidade para importar o layout do manual de integração. Através destes campos o Winthor conseguirá fazer o relacionamento do tipo de dado do manual de integração com o tipo de dado cadastro do layout, permitindo o preenchimento automático do layout no Winthor a partir da estrutura copiada do manual de integração para dentro do Winthor.
- Tipos de Prazo da Integradora conforme Manual de Integração:
Esta seção deverá ser preenchida quando no manual de integração apresentar campo de tipo de prazo para ser aplicado no pedido de venda. Através destes campos o Winthor conseguirá fazer o relacionamento do tipo de prazo enviado no pedido conforme descrito no manual de integração com o tipo de prazo da integradora do Winthor que estiver usando este layout.
- Situações de Atendimento conforme Manual da Integração:
Esta seção deverá ser preenchida quando no manual de integração apresentar campo de tipo de situação de atendimento (Total, Parcial ou Não Atendido) para ser gravado no retorno do pedido conforme descrito no manual de integração.
- Configurações da Importação:
Esta seção contém configurações de importação do pedido que deverão ser customizadas conforme regras definidas no manual de integração. Em algumas integrações o Número do Pedido da Indústria somente é transmitido no nome do arquivo, bem como o CNPJ de Faturamento do Distribuidor, ocorrendo essa particularidade deverá ser feita a configuração a posição e tamanho dessa informação no nome do arquivo, para que na importação do pedido o Winthor consiga extrair do nome do arquivo o valor dos campos configurados como Sim(S).
- Configurações da Exportação:
Esta seção contém configurações de exportação do retorno do pedido que deverão ser customizadas conforme regras definidas no manual de integração: -- Regra da nomenclatura dos arquivos de Retorno:
Para integrações onde os arquivos de retorno obedecem o mesmo nome do pedido, somente mudando a extensão do arquivo, deve-se selecionar a opção “Mesma nomenclatura do arquivo do pedido alterando a extensão” (Exemplo: de “.PED” para “.RET”); Outras integrações mantêm a mesma extensão, mudando somente parte do nome do arquivo através de um identificador descrito no manual de integração. Neste caso deve-se usar a opção “Mesma nomenclatura do arquivo do pedido alterando o identificador” (Exemplo: de “PEDIDO_” para “RETORNO_”). Existe uma terceira opção que é uma junção das duas primeiras regras. Tanto a extensão como o identificador deverá ser informado em “Arquivos/Requisições” por tipo de arquivo.
-- Forma de Geração dos Arquivos de retorno:
Para integrações onde deve ser gerado um arquivo de retorno somente com um pedido, deve-se selecionar a opção “Gerar um arquivo para cada retorno de pedido pendente”. Outras integrações que solicitam um lote de retornos de vários pedidos, deve-se selecionar a opção “Gerar um arquivo com todos os retornos de pedidos pendentes”.
- Arquivos/Requisições:
Permite ativar ou desativar os tipos de arquivos envolvidos na integração, bem como configurar o identificador do arquivo que é exigido em algumas integrações e a extensão dos arquivos de exportação.
- Layout Customizado do Arquivo de Pedido
Essa opção para selecionar o layout de arquivos só ficará visível caso alguma das requisições tenha sido habilitada anteriormente. Será possível customizar o Layout do Pedido a partir da inclusão dos níveis do arquivo (tipos de registro) e campos pelos botões “Incluir Nível” e “Incluir Campo” respectivamente, ou através de Wizard, acessível através da opção “Importar Layout conforme Manual de Integração”, que permite copiar do manual de integração a estrutura do Layout
- Passo a Passo da Importação do Layout conforme Manual da Integração
Opção exclusiva para tabelas em documento do Word (para importar tabelas em arquivo pdf, deverá ser convertido o documento pdf para documento do word e só então copiada a estrutura). 1) Antes de iniciarmos o Wizard, é necessário preencher os campos das seções da customização do layout (descrição, delimitadores, máscaras, etc.) 2) Com o arquivo do manual de integração aberto, selecione a tabela com a estrutura do layout do manual de integração e a copie (CTRL + C). Image RemovedImage Added
3) Retorne ao Wizard, e clique em “Próximo” para o Sistema processar a informação da área de transferência: Image Modified Image Modified Image Modified
4) Identificar qual a linha da tabela que tem o nome das colunas com os atributos dos campos: Image Modified
5) Após clicar no botão “Próximo >” devemos relacionar os nomes das colunas informadas no manual de integração com os respectivos campos do cadastro do layout customizado: Image Modified Image Modified
6) Após relacionar as colunas, clique no botão Próximo; 7) Selecionar as linhas contendo as quebras de tipo de registro (Níveis do Layout) Image Modified Note que ao selecionar novamente a linha com o Registro tipo 1, ela ficou na coloração verde, indicando que além de ser uma Linha de Header, também é uma Linha de Nível conforme a legenda das cores. Image Modified
8) Ao avançar, iremos agora confirmar as linhas com os campos, desmarcado linhas desnecessárias que foram copiadas junto com a estrutura, caso necessário. OBSObs.: Note que as linhas previamente configuradas como Header ou Nível já vêm desmarcadas: Image Modified
9) Clique no btão botão “Finalizar” para o Sistema preencher automaticamente o cadastro do layout customizado a partir das opções selecionadas. 10) Quando o Wizard é finalizado, a rotina retorna para a tela de Customização dos Layouts: Image Modified
11) Deve ser feita a vinculação dos campos “Objeto Winthor” e “Campo Objeto Winthor”, que devem ser preenchidas de acordo com a descrição dos campos: Image Modified
12) Ao clicar em “Confirmar”, será exibida uma janela com as críticas dos campos obrigatórios não preenchidos ou que poderá ser requerido conforme a integração. Image Modified
13) Caso haja necessidade de correção, clique no botão “Voltar para revisar os campos”. Caso contrário Finalize a gravação. 14) Retorne à tela inicial da rotina e acesse o Cadastro de Integradora. Botão Cadastros > Cadastro da Integradora; 15) Realizar a alteração ou cadastro de nova integradora, selecionando o novo Layout customizado: Image RemovedImage Added
16) Na aba Outras Opções, selecione a versão do Layout. Image RemovedImage Added Image RemovedImage Added
17) Ao finalizar, clique no botão Gravar Integradora. 18) Retorne à tela inicial da rotina 2302 e realize a importação do pedido OL.
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