Histórico da Página
O processo Baixa ou Quitação consiste em atualizar o Lançamento Financeiro registrando os dados que comprovem a sua quitação. Este processo está relacionado a atualização dos saldos das contas caixa e à contabilização. A baixa poderá ser realizada manualmente pelo usuário ou por importação de arquivos de retorno de cada Banco. A principal tabela que grava as informações das baixas realizadas é a FLANBAIXA.
No processo de baixa ou quitação do titulo:
- Poderão ser utilizados um ou vários meios de pagamento.
- Através do Anexo/Baixas do Lançamento poderá ser visualizado todos os meios de pagamento utilizados na baixa.
- Será gravado no extrato de caixa tantos registros quantos forem os meios de pagamento utilizados.
- Todas as informações referentes à baixa ficarão armazenadas no lançamento de origem.
- Poderá haver o cancelamento de um item de baixa e o lançamento ficará com o status de parcialmente quitado.
Para realizar esse processo o usuário deve acessar o Módulo Gestão Financeira e seguir os passos sinalizados abaixo:
Para isso acessar: Menu TOTVS - Linha RM | BackOffice | Módulo Gestão Financeira
Dica |
---|
O usuário pode utilizar o filtro do Sistema para selecionar lançamentos financeiros desejados. |
...
O usuário deve selecionar o lançamento desejado e acessar “Processos “Processos | Baixa | Baixar Lançamento”Lançamento”.
Dica |
---|
O usuário poderá acessar este processo também através do ícone (). |
...
Neste exemplo, iremos demonstrar a baixa "completa"
O usuário deve informar os campos:
- Tipo de Baixa: Informar a opção “COMPLETA”;
- Data Baixa: Informar a data em que o lançamento será baixado;
- Moeda: Moeda já será carregada do lançamento financeiro (R$ - Real);
- Gerar: Marcar uma das opções apresentadas “Um extrato para cada lançamento” "Um extrato para todos os lançamentos";
- Histórico: Será carregado automaticamente de acordo com a parametrização realizada.
Será apresentada a tela para edição do meio de pagamento, o usuário deve escolher o meio de pagamento (Ex.: Dinheiro, Cheque, Cartão, etc) e preencher as informações:
...