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Índice
exclude.*ndice:

Introdução


       O TReports Agent é um gerenciador de configurações para  Após a instalação e inicialização do TReports de forma muito simples. Possui uma interface amigável ao usuário, responsável por do Smart View Agent, deve-se efetuar os passos de instalação do TReports, configuração inicial do Smart View (por padrão através do endereço

Estado
subtletrue
colourBlue
titlehttp://localhost:7019
) sendo eles:       Informação

  • Informação de dados do Provedor de Segurança, para integração com
Produto e
  • ERP TOTVS e gerenciador de identidade;
       Dados
  • Dados de integração como License Server;
       Dados
  • Dados do SGDB à ser usado
, ou opção por utilizar um banco embarcado como Provedor de Dados
  • para armazenar os metadados do Smart View como Armazenamento de Dados    


Informações
titleProdutos Integrados ao Smart View

Informações mais detalhadas sobre a integração com os ERP's TOTVS podem ser consultadas conforme a página do produto.

Nota

Para atualizar o Smart View Agent, veja Atualização do Agent.

Provedor de Segurança


        Nesta etapa deve ser informada a configuração de um Produto que será integrado ao TReports como autenticador Nesta etapa é configurado o Provedor de Segurança de autenticação dos usuários para acesso ao TReportsSmart View. Deve primeiramente ser dado um nome ao provedor e em seguida devem ser informados, conforme definido detalhado na documentação do Provedor de Provedores de Segurança do ERP TOTVS utilizado. Atualmente, a configuração é realizada com o Protheus.

        Devem ser informados o endereço jwks, endereço base da api e o endereço de criação do token, após isso, o emissor poderá ser recuperado ao informar o login do usuário administrador.

        

o Agent possui duas formas de configuração, sendo:

  • Descoberta Automática - apenas uma URL precisa ser informada;
  • Descoberta Manual - necessário o preenchimento das URLs de criação de token, JWKS e base de API.

Verifique na documentação do seu ERP qual o modelo de descoberta de Provedor de Segurança é suportada.


Deck of Cards
idProvedor de Segurança
Card
defaulttrue
labelDescoberta Automática
titleDescoberta Automática

Caso o ERP suporte a Descoberta Automática, os campos devem ser preenchidos conforme demonstrado abaixo:

CampoValor
Nome do provedorNome do provedor de segurança a ser exibido no Smart View. (Ex.: RM ou Protheus)
Endereço de descoberta

URL de descoberta automática do ERP

Em Recuperar emissor deve ser preenchido um usuário e senha cadastrado no ERP que servirá como administrador do Smart View.

Caso o ERP não suporte a Descoberta Automática, deve-se clicar no link destacado abaixo:
Image Added


Card
labelDescoberta Manual
titleDescoberta Manual

Caso o Agent esteja numa versão sem suporte à Descoberta Automática, a configuração deve ser feita conforme demonstrado abaixo:

CampoValor
Nome do provedorNome do provedor de segurança a ser exibido no Smart View. (Ex.: RM ou Protheus)
Endereço de criação do tokenURL de criação de token do ERP

Endereço Jwks

URL de JWKS do ERP
Endereço base da ApiURL base de API do ERP

Em Recuperar emissor deve ser preenchido um usuário e senha cadastrado no ERP que servirá como administrador do Smart View.

       Após feito o login do usuário administrador, os campos Nome do usuário administradorNome do emissor serão automaticamente preenchidos, concluindo a configuração do Provedor de Segurança. Deve-se então avançar para a próxima etapa.

Servidor de Licença


       Nesta etapa é configurado o Servidor de Licença do Smart View. Devem ser informados os campos abaixo:Servidor de Licença
  • IP do Servidor: Informe o IP do servidor utilizado
no
  • como License
Serve
  • Server.
  • Porta: Informe a porta cadastrada no seu License Server.
  • CNPJ:  Informe o CNPJ da sua empresa.
Informações

O campo CNPJ é opcional.pode ser preenchido formatado (XX.XXX.XXX/XXXX-X) ou direto (XXXXXXXXXXXXX).

Seu preenchimento não é obrigatório para verificar o License Server, porém será necessário para realizar o consumo de licença em alguns tipos de contratos.

       Depois Depois que a configuração estiver concluída, verifique a disponibilidade do seu servidor clicando no botão.

Image Modified

Aviso

É possível avançar a etapa sem informar um Servidor de Licença, no entanto, algumas funcionalidades do sistema serão limitadas.

Nota
titleImportante!

Não se preocupe, caso o servidor de licenças não esteja disponível no momento, a configuração e instalação do TReports será feita normalmente, mas, algumas funcionalidades dentro do sistema não executarão corretamente. 

Informações
titleInformações

Para mais detalhes de como funciona o License Server, acesse a página License Server.

Armazenamento de Dados


Nota
titleProvedor de Dados

Até a versão 2.2.2 do Smart View Agent, essa etapa era denominada de Provedor de Dados

. Ela foi alterada para melhorar o entendimento.

       Na etapa de Provedor configuração do Armazenamento de Dados será definido qual banco de dados será utilizado para o TReportsarmazenar os metadados do Smart View, sendo possível escolher entre os tipos tipos SQLite, PostgreSQLe , SQL Servere Oracle (a partir da versão 3.5).

       Quando selecionado o provedor SQLite, não é necessário realizar nenhum tipo de configuração ou instalação adicional, por se tratar de um banco embarcado ao TReportsSmart View. Para realizar um backup, é necessário copiar o arquivo os arquivos da pasta "db" na raiz da pasta onde o Agent foi instalado. (ex: PastaAgentSmart View foi instalado "{pasta-de-instalação}\db\TReports.Agent.sqlite)".

Nota
titleProvedor de Dados SQLite

A opção de provedor de dados como SQLite deve ser utilizada para fins de testes e experimentação, pois possui capacidade e performance limitada

       Para os casos de seleção provedores do tipo PostgreSQLSQL Server, deve ser configurada a conexão a um banco TReports. É possível validar a conexão caso seja um banco de dados já existente, ou no caso de o nome do banco informado na conexão não existir, será criado um banco de dados para o TReports com o nome informado. Deve ser informado um usuário com permissão para criação de basesservidor de banco de dados, preenchendo as seguintes informações:

  • Data Source - endereço do SGBD;
  • Initial Catalog - nome da base a ser utilizada;
  • User ID - Id do usuário;
  • Password - senha do usuário.

       Já para o provedor Oracle, deve ser realizado o preenchimento das seguintes informações:

  • Data Source - endereço do SGBD com porta, além do nome do serviço (Ex: dbserver:1521/XEPDB1);
  • User ID - Id do usuário;
  • Password - senha do usuário.

É possível, caso necessário, incluir mais parâmetros na string de conexão através do botão "Adicionar parâmetro".

Nota

O usuário de conexão ao servidor deve possuir permissão para criação de bases e tabelas, conforme detalhado abaixo:

PostgreSQL

  • Caso a database a ser utilizada ainda NÃO exista:
    • Usuário deve possuir o privilégio de Superuser;
      OU
    • Usuário deve possuir privilégio de Create databases;
  • Caso a database a ser utilizada exista:
    • Usuário deve ser Owner da database;

SQL Server

  • O servidor deve permitir autenticação via usuário do SQL Server (SQL Server Authentication);
  • O usuário deve ter permissão conectar à database engine.
  • Caso a database a ser utilizada ainda NÃO exista:
    • Usuário deve possuir a Server Role "dbcreator"
  • Caso a database a ser utilizada exista:
    • Usuário deve ser mapeado na database com a role de "db_owner"
      OU
    • Usuário deve ser mapeado na database com as roles;
      • db_datareader;
      • db_datawriter;
      • db_ddladmin

Oracle

  • Usuário deve possuir o privilégio de Create table, alter any table e drop any table;
Aviso
titlePostgres

O usuário de conexão ao servidor deve ter acesso de leitura na base padrão postgres, utilizada para verificação dos acessos.

Aviso
titleSQL Server

É recomendado que a base SQL Server esteja com a Collation configurada como Latin1_General_CI_AS.


Assim que todas as informações forem preenchidas, deve-se validar a conexão através do botão "Testar conexão". Nessa validação é exibido um relatório que exibe se:

  • Foi possível conectar ao SGBD com o usuário/senha informado;
  • A base de dados informada existe. Caso não exista, é verificado se o usuário possui permissão para criar;
  • O usuário pode criar e editar tabelas da base informada;

Exemplo:

Image Added

Caso alguma das verificações falhe, o item verificado é exibido em vermelho e não será possível concluir a configuração.

Em alguns casos os itens são exibidos em amarelo, como forma de alerta, indicando que o Agent não pode verificar a permissão. Nesse cenário será possível concluir a configuração.

Exemplo:

Image Added


Assim que a conexão for validada, clique em "Concluir". 

Fim da configuração


       Após configurar o Armazenamento de Dados, será apresentado a tela final de configuração, clique em "Abrir o Smart View" para iniciar o uso do Smart View ou em "Ir ao Diagnóstico" para verificar as configurações de instalação do Smart View:

Image Added

Informações
iconfalse
titlePróxima Etapa

Para iniciar o uso da ferramenta configure um conector. Link para mais informações Configurando Conectores.

Informações
iconfalse
Informações
iconfalse

Produto: Framework

Informações
iconfalse

Processo: Configuração TReports Configuração Smart View Agent

Informações
iconfalse
Informações
iconfalse

Status: Finalizado

Informações
iconfalse

Data: 21062021 

Informações
iconfalse

Autores:

Adriano Diniz Agrizzi

André Iago Vieira Gonçalves

Aline Cristina Braz de Oliveira

Carlos Philippe de Farias Marques

Diogo Damiani Ferreira

Usuário desconhecido (fernando.souza)

Isabelle Oliveira Silva

Cesar Henrique Silva Rodrigues_ 

Cristian Ricardo Holz 

Diogo Damiani Ferreira

Gabriel Lopes de Paula 

Henrique Santos de Aguiar 

Icaro Belmiro Tassi 

Yuske Eduardo Velit Arruda 

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