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  • Manual - Assinatura Eletrônica - Exclusivo Loja Nacional

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titleSíntese

Este manual detalha as tratativas customizadas durante as solicitações de documentos feitos pelos alunos através do Portal Educacional,  para para possibilitar que o aluno receba por e-mail a declaração de matrícula e segunda via de certificado dos documentos solicitados por atendimento através do módulo TOTVS Aprovações e Atendimento,  após a finalização das assinaturas dos responsáveis.


A customização identificará os atendimentos de solicitação de documentos que estejam parametrizados e disponíveis na fila do módulo TOTVS Aprovações e Atendimentos com o status igual a 'Em andamento' e analisará:

  • Se aquele documento já foi solicitado em algum momento pelo aluno e encontra- se assinado no TOTVS Assinatura Eletrônica: Para documentos já assinados e dentro do prazo de validade, será feito o download do PDF e enviado para o e-mail do aluno.
  • Se aquele documento nunca foi solicitado e/ou está fora da data de validade: Será identificado o responsável pela unidade (filial), o documento será enviado para assinaturas e após estar 100% assinado, será feito o download do PDF e enviado para o e-mail do aluno.


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titlePremissasPré-requisitos
  1. Customização instalada e todos os scripts gerados com sucesso;

  2. Expandir
    titlePermissões de perfil
1 . Liberação dos Menus
  1. Devem ser liberadas nas permissões de perfil dos usuários, os menus do TOTVS Assinatura Eletrônica. Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários acesse

  1. o Manual de Instalação de Customizações

 na
  1. na seção Liberando Acesso aos Menus.

    Para liberar o acesso aos menus do TAE acesse o módulo Serviços Globais | Perfil

| Educacional |
  1. em perfil selecione o sistema Educacional acesse o perfil que deseja realizar a liberação, na aba Acesso a Menus expanda os seguintes itens: Sistema Industria | Mais | TAE:

Image RemovedImage RemovedDetalhes dessa parametrização no Link.

3. Parâmetro Coligada Template Digital

O usuário deverá informar qual a coligada que será considerada para ações do Template Digital.
Disponibilizado no menu TOTVS Educacional | Sistema Indústria | Gestão CNI | Parâmetros Gerais:

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Esse parâmetro é armazenado por Coligada.

3.

  1. Image Added

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2. Parâmetros da Integração TOTVS Assinatura EletrônicaÉ necessário informar os Parâmetros da Integração TOTVS Assinatura Eletrônica, disponível no Menu:TOTVS Educacional | Sistema Industria | Parâmetros TAE

TOTVS Educacional | Sistema Industria | Parâmetros Educacionais

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  1. Expandir
    titleParâmetros Template Digital

     

    Table Excerpt Include
    nameParamGerais
    merge-tablestrue
    pageManual Operacional da Customização - LIB DN
    typepage

  1. Solicitação de documentos do aluno feito através do Portal Educacional

    O usuário deverá realizar a solicitação de documentos através da abertura de atendimentos via Portal do Aluno, de forma nativa. Não haverá interferência customizada neste processo.

    Dica
    titleDica

    Para mais informações sobre o processo, clique aqui

.
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titleParâmetros

Será necessário informar alguns dados para possibilitar as execução das funcionalidades da Assinatura Eletrônica. Para isso, foram acrescentados parâmetros customizados na interface já existente da Integração TOTVS Educacional x TOTVS Assinatura Eletrônica (FS008375 - AAAKH4).

A interface estará disponível em: disponível em: TOTVS Educacional | TOTVS Assinatura Eletrônica | Parâmetros | Parâmetros Educacionais | Modalidades | Anexos | Solicitações.

Image RemovedImage Added

Na interface de Parâmetros o usuário deverá efetuar as seguintes parametrizações:

  • Tipos de atendimentos: Neste item o usuário deverá informar quais tipos de atendimentos serão considerados para integração com o TOTVS Assinatura Eletrônica. Será possível informar ‘N’ tipos de atendimentos.
  • Relatório: Neste parâmetro o usuário deverá informar qual o relatório referente ao tipo de atendimento informado para ser utilizado na integração com o TOTVS Assinatura Eletrônica. Será possível informar apenas uma opção no parâmetro.
  • Tipo de relatório: Neste parâmetro o usuário deverá informar qual o tipo do relatório informado acima, para a customização identificar a tabela master na geração do relatório.  Será possível informar apenas uma opção. Parâmetro do tipo combobox que irá listar as opções: Matrícula e Certificado.


Dica
titleDica

Mais informações sobre parâmetros

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titleParâmetros

Table Excerpt Include
nameParamsEducacionais
merge-tablestrue
pageManual - Assinatura Eletrônica - Contratos / Relatórios
typepage

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titleProcesso para envio de documentos para assinaturas

Pré - Requisitos:

Aviso
titleAtenção

Para o correto funcionamento do processo, todas as orientações/parametrizações descritas nos itens acima deverão estar finalizadas.

O processo customizado 'Processo para envio de documentos para Assinaturas' estará disponível para acesso no módulo: TOTVS Aprovações e Atendimentos | Sistema Indústria | TAE | Processo para envio de documentos para Assinaturas.

O processo poderá ser executado de forma manual e/ou agendado.

Image RemovedImage Added 


Toda vez que o processo for executado, a customização fará as seguintes ações:

  1. Identificar atendimentos em andamento: A customização irá identificar se possui algum registro de atendimento dos tipos definidos nos Parâmetros, cujo status do atendimento esteja igual a ‘Em Andamento’.
    Image Modified

  2. Verificar data de validade da assinatura: A customização irá validar no monitor de relatórios, se existe algum registro de documento assinado, que sejam dos tipos identificados no item acima e estejam dentro do prazo de validade informado nos parâmetros ‘Validade do documento’.

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  1. Validade do document
    Image Added

    A coluna STATUS do Monitor, informa a situação do documento que foi enviado para assinaturas.
    Image Added

  2. Documento já assinado e dentro do prazo de validade: O processo customizado irá identificar o atendimento aberto; validar que já existe um registro de solicitação e documento no monitor de relatórios e que prazo de assinaturas do mesmo está vigente. Sendo assim, o documento não será enviado novamente para assinaturas.
  3. Documento assinado no monitor de relatórios: O processo customizado irá identificar o registro de documento assinado no monitor de relatórios e irá enviar o PDF do documento para o e-mail do aluno.

Para identificar o
  1. Informações
    titleImportante
    1. O texto do e-mail
será verificado o parâmetro '
    1. enviado ao aluno, será formatado nos Parâmetro Educacionais na aba E-mail
'(Descrito no item 'Premissas').
    1. ;
    2. NÃO será criado um novo registro de documento para assinaturas no monitor de LOG. Permanecerá o registro anterior
(cenário 1),
    1. com status
: '
    1. Assinado
'
    1. e
'E
    1. E-mail enviado;

    Exemplo de e-mail

enviado'.
  1. , enviado ao aluno:
    Image Added

    A coluna STATUS  e-mail do Monitor, informa a situação do documento que foi enviado por e-mail.
    Image Added

  2. Documento já assinado e FORA prazo de validade:

 O
  1. O processo customizado irá identificar o atendimento aberto; validar que já existe um registro de solicitação e  documento no monitor de relatórios e que prazo de assinaturas do mesmo está FORA da validade. Sendo assim, o documento será enviado novamente para assinaturas.  Para identificar o responsável pela assinaturas, será verificado o estado de endereço do aluno e a pessoa responsável pela unidade (filial) informada no parâmetro 'Responsável assinaturas'(Descrito no item 'Premissas').

       

  1. Após o envio para assinatura, chegará um e-mail para os responsáveis realizarem a assinatura do documento através da plataforma do TOTVS Assinatura Eletrônica.

    O Responsável deverá entrar na plataforma para realizar a assinatura do documento.

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É possível também realizar a assinatura de vários documentos diretamente pelo SGE, marcando os documentos que serão assinados e executando o processo: assinar documento.

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Com isso, o documento ao ser enviado para o TOTVS Assinatura Eletrônica, será enviado também sua assinatura. É importante que o usuário tenha validado o documento antes de realizar a assinatura. O usuário deverá se certificar de que o documento está correto e marcar a opção de ciente da tela.

Todas informações referente aos relatórios gerados, serão gravadas no Monitor de Relatórios através do menu: TOTVS Aprovações e Atendimentos | Sistema Industria | Monitor de Relatórios.

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Serão exibidos os resultados de cada job de Documento enviado para a integração. Para cada documento será gerado um registro de monitoramento.

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Além de visualização dos dados, na tela do Monitor é possível incluir ou excluir destinatários para assinatura do documento no TAE e fazer o download do arquivo.
A coluna STATUS do Monitor, informa a situação do Documento que foi enviado.

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O e-mail será enviado para o endereço registrado no cadastro do aluno (PPESSOA.EMAIL), considerando todas as configurações de e-mail definidas no Parâmetro (já descrito neste documento). O documento será enviado em formado PDF.

Exemplo de e-mail, enviado ao aluno:Image Removed

Primeira solicitação do documento: O processo customizado irá identificar o atendimento aberto; validar que ainda não existe um registro de solicitação e documento no monitor de relatórios. Sendo assim, o documento será enviado pela primeira vez para assinaturas. Para identificar o responsável pela assinatura, será verificado o estado de endereço do aluno e a pessoa responsável pela unidade (filial) informada no parâmetro 'Responsável assinaturas'(Descrito no item 'Premissas').       

Após o envio para assinatura, chegará um e-mail para os responsáveis realizarem a assinatura do documento através da plataforma do TOTVS Assinatura Eletrônica.
O Responsável deverá entrar na plataforma para realizar a assinatura do documento.

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É possível também realizar a assinatura de vários documentos diretamente pelo SGE, marcando os documentos que serão assinados e executando o processo: assinar documento.

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Com isso, o documento ao ser enviado para o TOTVS Assinatura Eletrônica, será enviado também sua assinatura. É importante que o usuário tenha validado o documento antes de realizar a assinatura. O usuário deverá se certificar de que o documento está correto e marcar a opção de ciente da tela.

Todas informações referente aos relatórios gerados, serão gravadas no Monitor de Relatórios através do menu: TOTVS Aprovações e Atendimentos | Sistema Industria | Monitor de Relatórios.

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Serão exibidos os resultados de cada job de Documento enviado para a integração. Para cada documento será gerado um registro de monitoramento.

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Além de visualização dos dados, na tela do Monitor é possível incluir ou excluir destinatários para assinatura do documento no TAE e fazer o download do arquivo.
A coluna STATUS do

Table Excerpt Include
nameMonitorRelatorio
merge-tablestrue
pageManual - Assinatura Eletrônica - Contratos / Relatórios
typepage


Aviso

A conclusão do atendimento será tratado pela área de serviços TOTVS e para o correto funcionamento da customização, todos os dados deverão ser parametrizados conforme orientação descrita no documento Assinatura Eletrônica - MIT043 - Plano de Configuração.

Monitor, informa a situação do Documento que foi enviado.

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O e-mail será enviado para o endereço registrado no cadastro do aluno (PPESSOA.EMAIL), considerando todas as configurações de e-mail definidas no Parâmetro (já descrito neste documento). O documento será enviado em formado PDF.

Exemplo de e-mail, enviado ao aluno:Image Removed