Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Expandir
titleCHECK LIST PARA QUALIFICAÇÃO DE CHAMADOS (clique para ver as opções)
CAT001 (Não Conformidade) - Equipe de MANUTENÇÃO
01Erros / bugs em geral.
02Erros no tratamento de uma legislação no produto: a legislação cita uma coisa e o produto faz outra.
03O produto se propõe a fazer algo e faz diferente do que se propõe.
04Erros inseridos em projetos de inovação, que não sejam falhas grandes na concepção do projeto.
05Correção de erro que requer de alteração de dicionário.
06Problemas de Performance.
07Alteração de documentações de programas, bo’s e help on-line.
08Correções e melhorias de mensagens que podem gerar inconsistência na base de dados ou entendimento duvidoso.
09Acerto de base quando tem a simulação do problema gerado pelo produto padrão.
CAT014 (Sugestão de Melhoria) - Equipe de INOVAÇÃO
30Melhorias do produto que não impedem a utilização do produto e não geram problemas na base de dados do cliente.
31Solicitação de implementação de algo que já existe no produto, porém o cliente deseja que seja de outra forma.
32GAPs de desenvolvimento. Ex: o projeto tratou as notas de saída, mas não tratou as devoluções dessas notas. Não  considerou alguma integração, ou alteração em um programa similar.
33Situações que não faziam parte do escopo (ex: uma integração, uma importação, etc. ) e o cliente solicita que deve ser considerado.
34Automatização de  algum processo.
35Mudança de conceito de produto.
36Criação de documentações de programas e bo’s e help on-line.
37Cliente Piloto
38

Solicitação de fontes não liberados (quando o cliente solicitar um fonte que não está liberado, o chamado deve ser encaminhado para Inovação avaliar em conjunto com a manutenção)

CAT017 (Solicitação de Legislação) - Equipe de MANUTENÇÃO
50Desenvolvimento de novas Legislações.
51Alterações em legislações vigentes.
52

Implementação de regras de negócio  que são oriundas de legislações, exemplo:

  • Tratamento de Impostos;
  • Obrigação fiscal / arquivo a entregar ao governo/fisco;
  • Um processo do produto que possui regra de legislação e esta regra foi alterada por meio de legislação, emenda constitucional, ato cotepe.
53Melhorias em desenvolvimentos de CAT017, utilizando o mesmo processo de CAT014. 
CAT039 / CAT093 / CAT101 – Equipe de ATENDIMENTO
80O atendimento deve deixar claro para o cliente que as melhorias e legislações serão feitas somente no último pacote. Versões/produtos descontinuados/expirados não serão considerados. (pode entrar em conflito com o discurso do atendimento onde é informado que alguns desenvolvimentos são liberados duas releases anteriores.)
81Quando o produto atende uma solicitação do cliente de uma outra forma, o suporte deve enfatizar que o produto já trata a solicitação. Caso o cliente insista, categorizar como CAT014.
82

Cliente parado . O suporte, se necessário, buscará apoio na manutenção ou inovação para  restabelecer a operação do cliente. Posteriormente o chamado deverá ser categorizado  para que seja dada a solução definitiva.

83

O atendimento deve evidenciar a não conformidade do cliente, simulando o reportado internamente. Ou quando não for possivel evidenciar a FNC, a mesma deve encaminhada para a manutenção com o check-list de item não simulado preenchido e com os anexos necessários para analises.

...

Caso Não!<descrever o motivo de não ter simulado! Ajuda SQUAD a levantar situações para esta situação>


...


INFORMAÇÕES DE BASE:

Versão Cliente:12.1.33Banco:
  •  PROGRESS 10
  •  PROGRESS 11
  •  ORACLE
  •  SQL
Versão Interna:

12.1.33


...


SITUAÇÃO

Estou utilizando as seguintes configurações para o processo:

MV_IMPCTC = 0 - ERP

MV_LIBCTC = T

MV_GERTIT = T

DUJ_TITFRE = 2 - Não

DVG_GERTIT = 1 - Sim

DEG_REPQUI = 2 - Encerramento

DEG_GERCTC = 1 - Fechamento da viagem

Parametrizando o sistema dessa forma, será seguido o seguindo fluxo:

  • Criação da viagem
  • Fechamento da viagem. Neste momento será primeiro criado o contrato de carreteiro para após fechar a viagem. No fechamento, será efetuada a integração com a Repom, criando o contrato na Repom com o status Em trânsito. O contrato de carreteiro irá nascer como em aberto.
  • Apontamento das operações
  • Apontamento do registro de ocorrência
  • Encerramento da viagem. Neste momento, o sistema irá encerrar a viagem, alterar o contrato de carreteiro para o status Aguardando Aprovação (ou seja, será enviado para a rotina TMSA251 para aprovação) e será enviado a quitação para a Repom do contrato, quitando o contrato na Repom.

Ocorre que, ao enviar a quitação do contrato para a Repom no Encerramento da viagem, invalida o processo do MV_LIBCTC, visto que, caso no momento da liberação seja identificado pela equipe aprovadora que o contrato está com algum valor incorreto não haverá a possibilidade de estornar o processo na Repom.

Verifiquei a documentação do processo onde estou utilizando como base tanto para parametrização quanto para conceito o diagrama abaixo:

Como podemos visualizar neste diagrama, é possível a utilização da parametrização MV_LIBCTC igual a T com o parâmetro MV_IMPCTC igual a 0 e o DEG_REPQUI igual a Encerramento da viagem desde que o contrato de carreteiro tenha sido gerado antes do fechamento da viagem, que é o que está ocorrendo na parametrização citada acima, visto que ao fechar a viagem o sistema primeiro chama a geração do contrato de carreteiro, para após efetivar o fechamento da viagem e integração com a Repom.

Em outro ponto desta mesma documentação, inclusive na sequencia do diagrama, é citado sobre a utilização da parametrização do MV_LIBCTC, onde caso este parâmetro esteja configurado com MV_LIBCTC igual T e o DUJ_TITFRE igual a 2 - Não, o momento do envio da quitação do contrato da Repom será por meio da rotina TMSA251 - Liberação de Contratos:

Efetuei um teste também com o campo DEG_REPQUI igual a 0 - Não utiliza, onde o sistema não faz o envio da quitação do contrato no encerramento da viagem, porém na liberação do contrato é apresentado a seguinte mensagem:

RESULTADO ESPERADO

Deve ser efetuado um dos processos abaixo:

  • Alterar os fontes envolvidos no processo para que quando o cliente utilize o parâmetro MV_LIBCTC igual a T, a quitação do contrato para a Repom seja enviada somente no momento da liberação do contrato na rotina TMSA251
  • Alterar os fontes envolvidos no processo para que quando o cliente utilize o parâmetro MV_LIBCTC igual a T, o contrato de carreteiro seja enviado para aprovação antes do encerramento da viagem, permitindo assim efetuar o fluxo de aprovação do contrato
  • Caso não seja efetuado nenhum ajuste no sistema, alterar a documentação deixando claro que o parâmetro MV_LIBCTC não irá atender seu conceito no cenário exposto acima

Estou à disposição caso queiram conversar sobre o assunto. Favor não rejeitar antes de conversarmos sobre.

...

SIMULAÇÃO
Cod ProgramaAção
Evidencia

View file
name16043835.7z
height250

Tabelas

View file
nameTabelas 12.1.33.7z
height250

Log

View file
namelog_repom20230118.7z
height250

Inspetor de objetos

View file
namefontes.7z
height250


...


Informações para Situações não Simulada

Para Todas as Situações

DocumentoArquivo
Clientlog<salvar neste espaço o documento>
Extrato de Versão<salvar neste espaço o documento>
Simulação do cliente (sem específicos)
  •  SIM
  •  NÃO

...