Histórico da Página
...
Critérios: refere-se à escolha dos fatores que serão utilizados para calcular o rateio. São três possibilidades:
1-Valor: o fator de rateio será calculado pelo custo, em R$, do equipamento no mês de processamento. Equipamento Equipamento que tiver maior custo direto receberá, proporcionalmente, maior valor de custo indireto.
2-Hora ou km: o fator de rateio será calculado pela produção do equipamento, na unidade de medida do respectivo respectivo grupo operativo, em horas ou em quilômetros. Equipamento com maior produção receberá, proporcionalmente, maior valor de custo indireto.
3-Todos Equiptos: o fator de rateio será calculado pela quantidade de equipamentos disponíveis do centro de custo. Desta forma, o fator e o valor indireto serão os mesmos para todos os equipamentos.
...
- É possível informar mais de um critério por linha de origem (conta, centro de custo, componente, outros), separando-os por ponto e vírgula. A sequência que informar os critérios se refere à prioridade de busca dos dados para cálculo do fator de rateio, por exemplo:
...
1-Rateia aos dias trabalhados: gastos indiretos com combustíveis, em teoria, devem ser rateados apenas aos dias dias que o equipamento trabalhar.
2-Rateia para todos os dias do mês: custos com depreciação, em teoria, poderiam ser rateados a todos os dias do mês.
Comentários sobre regras: uma das fases do cálculo da entressafra é identificar e marcar o movimento de custo do equipamento com o flag de Safra ou de Entressafra. Para isto, o sistema verifica se a data do movimento está dentro do período de safra ou de entressafra. Por este motivo, é importante utilizar as regras para definir se o custo indireto será distribuído a todos os dias do mês ou apenas aos dias que o equipamento trabalhou. É importante salientar que o equipamento pode trabalhar durante o período de entressafra e neste caso uma parcela do seu custo indireto deve ser apropriado diretamente a operação/processo/local.
O método de rateio de valores indiretos de custo para equipamentos deve estar configurado assim: Seção = CSTG_C / Entrada = C
O mês de processamento deve estar contido no cadastro “Entressafra por Empresa e Equipamento”.
Caso o mês de processamento não faça parte do período de acúmulo de entressafra, ou seja, é período de plena safra, então o comportamento é de não distribuir para todos os dias do mês, uma vez que seria desnecessário gerar diariamente uma informação que é mensal e não terá uso diário.
O conceito para distribuir valores para todos os dias do mês passa por, inicialmente, estar configurado desta forma na base de rateio e o mês do processamento estar dentro do período de acúmulo de entressafra, seja totalmente ou parcialmente inserido.
Propriedade do equipamento: filtro do cadastro de equipamentos, que controla quais tipos de equipamento receberão rateio de valores indiretos (Propriedade do equipamento: filtro do cadastro de equipamentos, que controla quais tipos de equipamento receberão rateio de valores indiretos (1-próprio; 2-terceiros; 3-fornecedores; 4-alugado).
Gasto somente de safra:
Para cada componente destino, informe S ou N.
Esta coluna foi criada com o intuito de controlar contas que devem ser consideradas como apenas de entressafra, independentemente se o movimento ocorreu em período de entressafra. Surgiu da necessidade de se dar tratamento específico para a conta combustíveis, nos casos de abastecimento de véspera, que é aquele apontamento realizado um ou poucos dias antes de a safra começar, mas cuja data de abastecimento ainda estava dentro do período de entressafra.
...